quarta-feira, 23 de maio de 2012

SENTIR-SE JOVEM




Juca Chaves

 Nascimento 22 de outubro de 1938 (73 anos) Rio de Janeiro Nacionalidade Brasileiro Ocupação Compositor, músico, humorista Jurandyr Czaczkes, mais conhecido como Juca Chaves (Rio de Janeiro, 22 de outubro de 1938), é um compositor, músico e humorista brasileiro. Com formação em música erudita, começou a compor ainda na infância. Iniciou sua carreira no fim da década de 1950, tocando modinhas e trovas num estilo suave. Nos anos 60 montou um circo nas proximidades da Lagoa Rodrigo de Freitas, do Corte de Cantagalo. Ali apresentou seu show Menestrel Maldito. Conforme o próprio Juca, o nome do circo era uma sigla: S de "snob", D de "divino Dener", R de "ralé", U de "uanderful", W de "water-closet", S de "Sdruws mesmo".
 Juca foi um crítico do Regime Militar, da grande imprensa e do próprio mercado fonográfico. Chegou a ser exilado em Portugal na década de 1970 mas, ao incomodar o governo de Salazar com suas sátiras que então ganhavam espaço nas rádios e televisão locais, transferiu-se para a Itália. De volta ao Brasil, apresentou programas de televisão. Na década de 1980, lançou sua gravadora independente, a Sdruws Records. Um de seus bordões mais conhecidos é: "Vá ao meu show e ajude o Juquinha a comprar o seu caviar", seguido de sua risada característica.

 Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Com a ironia que lhe é própria, Juca deixa-nos aqui uma bela mensagem. Espero que gostem! Um beijinho


Emília Pinto

32 comentários:

  1. Oi, Emília!
    Muito bom. Sou "fanzoca" do Juca desde pós 64.
    Ele continua com a mesma "veia" humorística, de alto nível. Vou carregar, para o "facebook", não conhecia esse vídeo.

    Valeu, amiga!
    Beijinhos,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, Lúcia, nunca mais ouvi o Juca Chaves desde que regressei do Brasil. Este video foi-me enviado por uma amiga portuguesa e aí eu matei saudades, pois gosto muito do humor dele. Resolvi, por isso, partilhar já que a mensagem é muito importante. Fico feliz que tenha gostado. Beijinhos, amiga e até breve.
      Emília

      Eliminar
  2. Querida Emília:
    Como veio a propósito, para mim, este post!
    Ando-me a sentir velha, triste, um farrapo de gente. Seu Juca, acaba de me dar uma lição de vida. Uma das maiores, que alguma vez recebi.
    Acho que vou ouvir e ver muitas vezes, este video.
    Obrigada querida, por esta dádiva, que chegou na hora certa.
    Abraço cheio de ternura
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural que se sinta assim, Maria, depois do que aconteceu. Todos nós nos sentimos um farrapo de vez em quando e por isso achei importante colocar este video que nos dá uma mensagem muito interessante misturada com o humor característico do Juca Chaves. Faz-nos sempre bem ler ou ouvir palavras que nos levantem o ânimo. Fico muito feliz poder ter contribuído de alguma forma para que se sinta melhor. Força, amiga! Um beijinho carinhoso e votos de que se sinta cada vez mais animada. Até breve!
      Emília

      Eliminar
  3. Olá Emília

    Realmente a idade não depende dos anos, mas do temperamento.Há pessoas que já nascem velhas, outras jamais envelhecem.

    Adorei o vídeo!

    Beijinhos às duas.

    Lisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, Lisa...há pessoas que não envelhecem apesar das rugas e dos cabelos brancos e outras que, como dizes, já nascem velhas: a minha mãe costuma dizer que não é velha, mas que tem é muita idade( 83); gostava de chegar à idade dela com esse espírito jovem. Um beijinho, amiga e muito obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  4. Oi Emilia!
    Gostei do video.
    Degradação do corpo, mas não do espirito!
    Espirito jovem ,é o melhor creme para as rugas.
    Olhar o espelho em dias invernosos,aí...vejo bem as marcas do tempo!
    Há muito pouco tempo ,parei entre duas fotografias, claro que havia diferença,reconheci-me e sorri,vi dois tempos numa só pessoa,mas... ainda rejuvenecida!
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que tenha sorrido ao ver duas fotos da mesma pessoas, mas de tempos diferentes. É bom sinal, Hermínia. Claro que os dias invernosos nos deixam com uma maior sensação de desgaste, de envelhecimento, mas o Inverno acaba, vem a Primavera e o ânimo melhora; o sol tem esse poder...faz-nos rejuvenescer. Também gostei muito do video e já há muito não ouvia este senhor que muito admirava quando vivia no Brasil. Um beijinho e não se esqueça...agora estou mais livre e poderemos tomar um café. Até breve!
      Emília

      Eliminar
  5. Muito interessante. Fiquei com o ego lá bem acima.
    Um abraço e tudo de bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de ouvirmos palavras destas que são de facto a realidade ficamos mais animadas. Temos que nos convencer que envelhecemos, quer queiramos quer não, então o melhor é aceitar esse facto com optimismo aproveitando cada fase da vida o melhor que pudermos e soubermos. Obrigada, Elvira, pela visita. Fica bem, amiga! Um beijinho
      Emília

      Eliminar


  6. ¿A que huelen las flores?
    Las flores huelen a romance primaveral…
    Y sus pétalos es la obediencia de tus ojos
    Para admirar la madrugada…
    Cada fin de semana virtual.

    Que tengas
    un precioso día
    sin mediar los enojos.

    María del Carmen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria del Carmo, pela visita sempre tão carinhosa. Um bom fim de semana e que os teus dias sejam sempre iluminados. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  7. Olá amiga. Bela postagem e homenagem a esse homem, que anda esquecido pela mídia. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que voltei do Brasil para Portugal nunca mais ouvi nada deste humorista de quem gostava muito quando aí vivia. Foi um prazer muito grande a oportunidade que me deram de o recordar. Gostei também muito da mensagem que ele aqui nos transmite. Obrigada pela visita, Maria José. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  8. Querida Emília

    Bom dia

    Este video traz-nos uma mensagem que devemos ter sempre presente. Com tanto afã que há por aí com as plásticas, os ginásios, as dietas...é bom que as pessoas parem um pouco e pensem nisto: a juventude encontra-se precisamente dentro de nós, na nossa forma de pensar e de encarar o mundo. Claro que devemos ter cuidados com a nossa saúde e com a nossa aparência, mas dentro do que é normal sem representar nenhuma espécie de adicção.Realmente, as rugas da alma são as piores, e a melhor ginástica é sorriso. E em todos os sentidos. :)

    Gostei muito deste humorista, que eu não conhecia. Na sua forma risonha diz-nos grandes verdades.

    Bejinhos.

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente, Olinda. As pessoas fazem tantas cirurgias plásticas que ficam até com um aspecto " ridiculo" Esquecem-se de tratar as rugas da alma; essas se não forem tratadas com sorrisos e afectos nem com o melhor cirurgião desaparecem e o pior é que alastram e vão principalmente para o rosto; um olho sem brilho é o maior indicio de envelhecimento da alma; quando colocamos um sorriso nos lábios os nossos olhos brilham e, ao olharmos o espelho parece que as rugas desapareceram. Costumo dizer que os óculos escuros não servem só para nos proteger do sol; servem muitas vezes para esconder o olhar apagado que reflete a grande tristeza que nos vai na alma. Fico muito feliz que tenha gostado de ouvir o Juca Chaves. Fica bem, amiga e muito obrigada pelo carinho da visita e pelo belo comentário. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  9. Querida Emília

    Adorei este video, grandes verdades que são ditas e que bonita forma de envelhecer.
    Realmente, as maiores rugas são as da alma, se conseguirmos tratar dessas, as físicas são bem aceites.
    Obrigada por partilhar esta linda mensagem
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente que tenha gostado Rita. É com o nosso interior, com a essência da nossa alma que nos devemos preocupar mais, pois é aí que está o segredo para que consigamos aceitar as diferentes etapas da vida com naturalidade. Um beijinho e muito obrigada pelas carinhosas palavras. É sempre um gosto vê-la por cá.
      Emília

      Eliminar
  10. Emília, boa noite!
    Adorei, adorei, adorei!
    Não conhecia este humorista, mas acho que o poema do vídeo é simplesmente fabuloso, fabuloso e verdadeiro. As piores e mais vincadas rugas, são mesmo as da alma.

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Ana! Quando morava no Brasil encantava-me o humor do Juca Chaves. Depois que voltei nunca mais o ouvi e por isso fiquei muito feliz com este video que me chegou através de um e-mail. Foi bom matar saudades e ao mesmo tempo aproveitar a bela mensagem que ele aqui nos deixa. Fico muito satisfeita que tenha gostado. Muito obrigada pela visita e espero que tenha um belo fim de semana, com muita alegria e a alma cheia de cor. Fique bem e um grande beijinho.
      Emília

      Eliminar
  11. Boa Noite .Emilia.
    Como fiquei feliz em ver esse video do talentoso Juca Chaves
    sempre ria muito dele quando cantava os versos dele para os policos aqui no Brasil.
    Tive oportunidade de ver o Juca num teatro aqui na minha cidade
    foi uma noite de muitos sorrisos .
    Eu também matei minha saudade aqui no seu blog .
    Feliz final de semana amiga beijos.
    Evanir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Evanir. Foi muito bom ter-lhe proporcionado um momento feliz ao recordar o Juca Chaves. Também gostei muito e, apesar de nunca o ter visto ao vivo, gostava muito dele. Um beijinho e muito obrigada pela visita. Um bom fim de semana, amiga!
      Emília

      Eliminar
  12. Excelente escolha:)!
    De um homem a sério!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sempre contente quando apareces por aqui e mais ainda quando as escolhas que faço te agradam. Precisamos de homens assim em todo o lado e ainda bem que, apesar da idade, o Juca continua com o seu bom trabalho. Um bom fim de semana, Alvaro e muito obrigada pela atenção. Um beijinho e fica bem!
      Emília

      Eliminar
  13. Como estou de acordo . Óptimo vídeo .
    As ruas que vão aparecendo não devem ser incómodo . As da alma sim .
    São tristes .

    Um beijinho e bom domingo , Emilia ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Maria, as rugas da alma envelhecem-nos o corpo e principalmente o rosto. É bom que nos preocupemos muito mais com essas. Um bom Domingo e um excelente semana, amiga. Um beijinho e obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  14. As pessoas precisam saber envelhecer, beijo Lisette.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos sabemos que aceitar a velhice não é fácil, mas também sabemos que se envelhecemos é porque estamos vivos, portanto o melhor é aceitar as diferentes fases da vida com alegria e optimismo. Só ganhamos com isso. Um beijinho, Lisette e obrigada pelo carinho.
      Emília

      Eliminar
  15. Querida amiga

    Com sua forma
    particular,
    Juca fala do simples
    ao complexo
    com a inteligência
    contida na alegria.

    Que os sonhos te acompanhem sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre com inteligência e um humor agradável nos deixa importantes mensagens o Juca Chaves. Obrigada pela visita amigo!Que os teus dias sejam sempre iluminados e alegres. Isso é muito importante na nossa caminhada. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  16. Ser jovem é saber envelhecer...
    Os vossos posts,queridas amigas,são de tal forma intensos que na verdade qualquer frase é sempre pouco para tanta juventude...
    Resta saber quantos dos nossos "maduros"se sentem jovens e quantos idosos , dentro do habitual cinzento da nossa sociedade, serão capazes de sentir este voo no pensamento cada vez mais penoso!
    Mas este é outro assunto!
    A mensagem principal é essa mesmo: não deixar que a velhice se instale e entranhe no peito e na pele, e pensar positivo, tentar viver a vida com a intensidade que nos for permitida.
    E saibamos pelo menos envelhecer, porque afinal de contas as rugas que se vão escrevendo na nossa pele...valem muito dinheiro.
    É uma história de vida e a vida na nossa pele!
    Grande abraço e bjis para a Emília e Hermínia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, Manuela, queria muito seguir a mensagem que este humorista aqui nos deixa. Sei muito bem aceitar as rugas do rosto e todos os outros sinais físicos que nos aparecem, mas tenho muito medo das rugas da alma, essas, sim, me assustam muito, apesar de ter uma mãe que aceita as do rosto e se nega a deixá-las passar para o seu interior; é um exemplo que devo seguir. Tem 82 anos, mas, como sempre diz, não é velha, só tem muita idade. Também concordo que é muito difícil para os nossos idosos envelhecerem com arte, pois não estamos a permitir-lhes isso; estamos a retirar-lhes a alegria de viver com o abandono a que muitos são sujeitos. Sempre peço à vida que me dê a lucidez bastante para dar aos meus idosos o carinho que eles merecem, pois foi muito mais do que isso o que sempre me deram e, felizmente, ainda dão. Fico sempre muito feliz, amiga, com as suas palavras que agradeço de coração. Fique bem e obrigada mais uma vez. Um beijinho carinhoso
      Emília

      Eliminar