quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

SABEDORIA DE AVÓ



"Quando eu for bem velhinha, espero receber a graça de, num dia de domingo, me sentar na poltrona da biblioteca e, bebendo um cálice de Porto, dizer a minha neta: Querida, venha cá! Feche a porta com cuidado e sente-se aqui ao meu lado. Tenho umas coisas pra te contar.
E assim, dizer apontando o indicador para o alto:
O nome disso não é conselho, isso chama-se colaboração! Eu vivi, ensinei, aprendi, caí, levantei e cheguei a algumas conclusões. E agora, do alto dos meus 82 anos, com os ossos frágeis e os cabelos brancos, minha alma é o que me resta saudável e forte. Por isso, vou colocar mais ou menos assim:
É preciso coragem para ser feliz. Seja valente! Siga sempre seu coração! Para onde ele for, seu sangue, suas veias e seus olhos também irão. E satisfaça seus desejos! Esse é seu direito e obrigação!
Entenda que o tempo é um paciente professor que irá te fazer crescer, mas a escolha entre ser uma grande menina ou uma menina grande, vai depender só de você.
Tenha poucos e bons amigos!
Tenha filhos!
Tenha um jardim!
Aproveite sua casa, mas vá a Fernando de Noronha, a Barcelona e a Austrália.
Cuide bem dos seus dentes!
Experimente, mude, corte os cabelos!
Ame. Ame pra valer, mesmo que ele seja o carteiro. Não corra o risco de envelhecer dizendo "ah, se eu tivesse feito..." Tenha uma vida rica de vida! Vai que o carteiro ganha na loteria... Tudo é possível, e o futuro é imprevisível. Viva romances de cinema, contos de fada e casos de novela.
Faça sexo, mas não sinta vergonha de preferir fazer amor. E tome conta sempre da sua reputação, ela é um bem inestimável. Porque, sim, as pessoas comentam, reparam, e se você der chance elas inventam também detalhes desnecessários.
Se for se casar, faça-o por amor. Não faça por segurança, carinho ou status. A sabedoria convencional recomenda que você se case com alguém parecido com você, mas isso pode ser um saco! Prefira a recomendação da natureza que, com a justificativa de aperfeiçoar os genes na reprodução, sugere que você procure alguém diferente de você. Mas para ter sucesso nessa questão, acredite no olfato e desconfie da visão. É o seu nariz quem diz a verdade quando o assunto é paixão.
Faça do fogão, do pente, da caneta, do papel e do armário, seus instrumentos de criação!
Leia. Pinte, desenhe, escreva!
E por favor, dance, dance, dance até o fim, se não por você, o faça por mim.
Compreenda seus pais. Eles te amam para além da sua imaginação, sempre fizeram o melhor que puderam, e sempre farão.
Não cultive as mágoas, porque se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é que um único pontinho preto num oceano branco deixa tudo cinza.
Era só isso minha querida.
Agora é a sua vez!
Por favor, encha mais uma vez minha taça e me conte: como vai você?"

Desconheço o autor.

A muitas crianças de hoje é-lhes tirado o privilégio de conviverem com os avós; a sua experiência, sabedoria e disponibilidade são de uma riqueza incalculável, uma riqueza que ajudaria muito essas crianças a encontarem O SEU NORTE
Ser avó é uma experiência fantástica! Eu que o diga!!!
Emília Pinto

58 comentários:

  1. Parabéns pela postagem!
    Ameiiii.
    Uma lição de Amor,Carinho,que enche a Alma!
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  2. Foi isso mesmo que encontrei nesta mensagem: " uma lição de Amor, Carinho, que enche a alma" Muito obrigada, Isa, pela visita. Um beijinho e desejo-lhe um otimo fim de semana, com muito sol.
    Emília

    ResponderEliminar
  3. "Ame. Ame pra valer, mesmo que ele seja o carteiro.'
    fiquei emocionado, mas por vezes é tanta solidão que nem o carteiro nos quer bem

    ResponderEliminar
  4. Deve ser um privilégio ser avó. Eu tento imaginar a doçura, o carinho, a sabedoria, a nostalgia... Um beijinho muito especial a todas as (boas) avós :)
    E um beijinho também para si Emília.

    ResponderEliminar
  5. Alguém nos quer, sim, Ediney! E se não for o "carteiro" serão os filhos, os netos, os nossos AMIGOS. Tenho a certeza que a sua filhotinha o quer de uma maneira fantástica! Um beijinho e ainda bem que o post o emocionou. Foi uma emoção boa, tenho a certeza! Um beijinho e tenha um bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  6. Nem imaginas, cuidandodemim, como é bom ser avó! E quando se é uma avó ainda nova, melhor ainda, porque podemos brincar, pular e correr com eles, como gostam. Fico cansada quando faço tudo isso com os meus, mas fico de alma lavada. Um beijinho, amiga, e muito obrigada pelo carinho. Espero que tenhas um belo fim de semana, com muito sol
    Emília

    ResponderEliminar
  7. Nossa Emília que texto mais lindo!!

    Achei lindo tudo mais essa parte "acredite no olfato e desconfie da visão" É o seu nariz quem diz a verdade quando o assunto é paixão" É umas das mais lindas! Essa vovó é muito sabia! rs parabéns bela postagem...

    Quero agradecer seu carinho amo quando leio seus comentários e seu blog, vou guarda esse texto para posta la no sensibilidade e darei os créditos para o seu. perdão pela ausência tenho estado meio afastada da Internet devido muito trabalho! Mais agradeço seu carinho em meus blogs.

    Desejo para você um lindo fim de semana com o aroma das mais belas flores.✿ ܓ beijos na alma.

    ResponderEliminar
  8. Achei este texto uma fofura! Fico muito contente que o leve para o seu blog.Obrigada pelas palavras carinhosas e apareça sempre. Um bom fim de semana e muitos beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  9. O papel que os avós desempenham nas vidas dos mais novos é de uma importância inestimável. Na nossa sociedade em que a esperança de vida tem aumentado consideravelmente,a palavra de ordem desta nova realidade devia ser justamente a valorização dos mais velhos. Valorizar a oportunidade de vivenciarmos a partilha de experiências entre as diferentes gerações que se vão encontrar pela primeira vez na História; o capital imenso dos mais velhos decorrente da sua experiência de vida; a possibilidade de recriar uma família alargada em que o papel dos avós pode ser determinante; o tempo de que dispõem, e de cuja falta tanto se queixa a generalidade das pessoas, para determinados afazeres diários; a nova flexibilidade do cérebro mais velho (em bom estado de saúde) que lhe permite optimizar algumas das suas capacidades; a disponibilidade dos seniores para o envolvimento no trabalho comunitário… Adorei este texto que tão bem valoriza a importância da sabedoria dos mais velhos e não resisto deixar outro que embora seja bem conhecido sempre me faz sorrir quando o leio. Tem sido divulgado via email mas, muitas vezes, referindo uma fonte errada. O texto é uma composição da autoria de crianças de oito anos e consta do livro “Enfants Partout”. Um abraço e bom fim de semana!
    “Uma Avó é uma mulher que não tem filhos; por isso gosta dos filhos dos outros.
    As Avós não têm nada que fazer, é só estarem ali.
    Quando nos levam a passear, andam devagar e não pisam as folhas bonitas, nem as lagartas.
    Nunca dizem: Despacha-te.
    Normalmente são gordas, mas, mesmo assim, conseguem atar-nos os sapatos.
    Sabem sempre que a gente quer uma fatia de bolo, ou uma fatia maior.
    Uma avó de verdade nunca bate numa criança; zanga-se, mas a rir.
    As avós usam óculos e às vezes até conseguem tirar os dentes.
    Quando lêem histórias nunca saltam bocados e não se importam de contar a mesma história várias vezes. As Avós são as únicas pessoas que têm sempre tempo.
    Toda a gente deve fazer o possível por ter uma Avó, sobretudo se não tiver televisão.”

    ResponderEliminar
  10. Olá

    Um texto repleto de amor, ternura, sabedoria e experiência ,adquiridos na vida.

    Mais uma publicação para reflectir, nos dias de hoje.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  11. Mas que lindo, Optimismo em Construção! Muito obrigada por teres enriquecido o texto que publiquei com este tão fofo e ternurento. Eu já sou avó e posso-te dizer que os avós são tudo isso. Pena que hoje não se saiba aproveitar a disponibilidade que eles teem para ajudar na criação dos mais novos. Tantas coisas que eles teem para ensinar, para contar e ainda não vi um neto que não gostasse de ouvir o que os avós adoram transmitir; vejo-os de olhinhos arregalados, escutando com atenção as histórias que os avós contam; coisas das suas vidas, da sua criancice e juventude.Os pais, sempre tão ocupados e os avós sozinhos, desejando do fundo do coração ocupar o seu tempo com os netos; além de ajudarem os filhos, não se sentiriam tão solitários. Um beijinho e muito obrigada pelo carinho. Tenham um optimo fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  12. É isso mesmo, Mona Lisa. Um texto para reflectir nos dias de hoje, pois as pessoas queixam-se tanto da falta de tempo e não sabem aproveitar o tempo que os avós teem e a disponibilidade que mostram para ajudar; vão muitas vezes para lares, quando podiam ficar em casa dos filhos a criar os netos, a preparar as refeições, etc, etc. Não se sentiriam tão abandonados e inúteis, coisas que os fazem sofrer muito. Um beijinho, obrigada pela visita e um bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  13. Herminia Lopes e Emilia Pinto25 de fevereiro de 2011 às 19:17

    Oi Emilia!
    Toda a ternura, todo o amor, toda a doçura, se encontra neste texto.
    Sou avó, é uma das maiores bençãos de Deus.
    Tive uma avó que me deixou saudades, tantas, mas tantas, que relembro a cada instante ,relembrando em casa tudo o que ela fêz, por mim.
    Sigos os seus passos ,o c arinho que me dava ,estou a transmitir igual à minha neta.
    Até aquelas pequenas coisas ,o pãozinho com manteiga, que todas as crianças adoram eu o tive na hora certa, poi faço o mesmo, lá vou ter com ela nos dias de piscina levar o pâozinho e ela fica .tal qual eu...feliz .
    Não é preciso presentes grandes.,são coisas bem pequenas que deixam a marca para sempre.
    -Sei que sou "beijoqueira", mas ela para já ainda me deixa dar todos os beijinhos.
    Espero bem, que Deus me deixe viver uns anitos mais para lhe poder ensinar algumas coisas sérias da vida, aquele conselho que elas aceitam das avós.
    Não me alongo mais, Gostei.
    SAté breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  14. Precioso lo que has compartido.

    Los nietos son algo realmente indescriptible, verse prolongado en el futuro es fascinante.

    Aunque las generaciones son muy pero muy diferentes en vivencias cotidianas, el alma y espiritu no tiene epoca ni edad.

    Cariños

    ResponderEliminar
  15. " A alma e o espirito não teem época nem idade" Isso mesmo, Abuela. Os usos e os costumes, as vivências do dia a dia, mudam de geração para geração, mas o fundamental que é o sentimento, o coração, a alma, esses, mantem-se os mesmos ; o carinho dos avós pelos netos e vice-versa é o mesmo independentemente da época. Um beijinho e muito obrigada pelas palavras carinhosas

    ResponderEliminar
  16. Sabia que ia adorar este texto,Hermínia, pois, como avó, sabe que é toda essa ternura, dedicação e disponibilidade que os netos adoram nos avós. Pena que daqui a pouco os nossos crescem e essa adoração vai diminuir. Bem...pode ser que não, pois ainda hoje os meus filhos adoram os avós. Um beijinho e ainda bem que gostou. Até breve
    Emília

    ResponderEliminar
  17. Agradeço as palavras simpáticas no «lidacoelho»
    É um tempo difícil mas se Deus quiser tudo acabará bem e eu apenas quero que o nosso amor e respeito nunca termine.
    ...Difícil abrir as asas e deixá-los voar...

    Gostei destes conselhos e se os meditarmos bem eles são muito importantes. Felizes os avós que têm netos que os escutam e que gostam de partilhar as suas aventuras.

    ResponderEliminar
  18. Com toda a certeza que o respeito e o amor não terminarão, Luis! Nunca estamos preparados para vermos os nossos passarinhos a deixarem o ninho e voarem sozinhos; é muito difícil, mas nós já fizemos isso também.
    Também considero que é muito importante para os avós terem netos que os ouçam e que os repeitem; pena que os filhos, muitas vezes sejam os culpados desse afastamento; velho estorva e por isso há que o deixar sozinho. E o pior é que muitas vezes fica só e abandonado. Um beijinho, amigo e muito obrigada pelo carinho da visita
    Emília

    ResponderEliminar
  19. nem me fala Elília.

    Eu já cheguei a delirar a falta de uma avó.
    Morro de pena que minhas filhas vivem tao longe do carinho das avós.

    Bom fim de semana, querida

    ResponderEliminar
  20. Oi Iram! Entendo-a muito bem, pois eu também convivi pouco com as minhas, infelizmente. Os meus filhos ( uma filha e um filho) até aos 9 e até aos 14 anos, tiveram sempre perto os avós. Depois regressámos a Portugal e eles ficaram, mas continuam muito apegados a eles; este ano os dois foram passar o Natal com os avós e o meu filho levou os filhinhos dele ( 18 meses e 4 anos); foi uma delícia para os meus pais terem os netos e os bisnetinhos 15 dias na casa deles. Como vê, eu já sou avó e, como ainda sou nova( 58????) ainda corro, jogo bola e participo de todas as brincadeirinhas deles; é uma delícia! Um beijinho, amiga, e muito obrigada pela visita. Tenha um belo fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  21. Eu sou suspeita para falar de avós, basta lembrar do meu blog ... Achei muito lindo esse texto, simples e profundo, também um chá de ânimo para nós vivermos a vida intensamente. Obrigada por partilhar!

    ResponderEliminar
  22. Sabes que pensei em ti, quando publiquei este post, Anabela? Precisamente pelo blog dedicado à tua avó. Gostei desse teu gesto, sabias? É um verdadeiro " chá de ânimo" e também uma lição de vida para quem já é avó, que é o meu caso. Espero um dia falar assim para a minha netinha Eduarda que tem 18 meses. Um beijinho, amiga, e um bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  23. Me fez chorar...
    Beijos meus
    Um bom final-de-semana

    ResponderEliminar
  24. Infelizmente os avós hoje morrem em "ambientes assépticos" de lares e hospitais. Não há convívio geracional.
    Abraço

    ResponderEliminar
  25. Bem-vinda ao Começar de Novo, Priscilla! É um gosto recebê-la aqui e espero que goste e volte mais vezes. É bom chorar de emoção e este texto nos traz emoção e nostalgia; talvez traga também tristeza, pois muitos de nós já não teem cá as nossas avós.. Um beijinho, muito obrigada pela visita e espero que tenha um belo fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  26. É um dos males da nossa sociedade, Alvaro, deixar que os nossos idosos passem os ultimos dias completamente esquecidos num canto qualquer. Poderiam ainda dar um grande contributo ao seio familiar se os deixassem. Esperemos que isso mude! Um beijinho e obrigada pela visita. Tenha um belo fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  27. Fiquei eternecida Mina, um sentimento tão belo, traduzido em palavras. Digno de menção honrosa!
    abraço

    Meg (será que um dia serei também avó???gostaria tanto, se houvesse condições de trabalho, por cá, já poderia sê-lo, se a minha filha pudesse...mas tenho esperança!)

    ResponderEliminar
  28. Claro que vai serr avó, Meg! Como diz o padre Fábio de Melo, no post anterio há que saber esperar. Sei que não é fácil e nem sempre conseguimos, mas, como não há outro remédio, o melhor, é aceitarmos que Temos de saber esperar. Um beijinho, amiga e obrigada pelo carinho da visita. Tenha um belo fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  29. Querida Emília!

    Juro que até ao fim do texto o julguei teu...
    É assim mesmo que te sei! É assim mesmo que me sei também, só não sou ainda avó :(

    Parabéns por este maravilhoso post.
    Ele abre portas e janelas e tira teias de aranhas em muitos sótãos mal arejados, oxalá estivesse errada.

    Beijão e feliz Domingo, neste que está lindo.

    ResponderEliminar
  30. Sabes, Ná, não é meu, mas poderia ter sido. Eu fiz um dia um para o meu neto Luqcas( 4 anos ) que está muito ternurento. Vou colocá-lo para que leias. Pelas palavras somos capazes de conhecer as pessoas, não Ná? Já me conheces bastante.Aqui está ele


    Luquinhas, o blog que os teus pais criaram para ti, começa com uma linda mensagem da Xuxa. Sabes, os teus papais cresceram ouvindo as músicas dessa linda apresentadora de programas infantis que sempre se preocupou com os meninos e meminas do Brasil. Hoje, também tu, apesar de pequenininho, já te encantas com as músicas dela; o teu rostinho se ilumina...,os teus olhinhos brilham..., parece até que entendes a mensagem que ela tenta passar, não só às crianças, mas também aos adultos que com elas convivem. As palavras..., eu sei..., não as percebes...,mas a vóvó espera que, quando cresceres mais um pouquinho, as ouças com muita atenção e te lembres delas durante a tua vida.Sabes, porquê, Lucas? Porque a vida é assim mesmo: bela..., alegre..., doce...., nós às vezes é que a estragamos...,corremos muito..., não reparamos nas pequeninas coisas à nossa volta e que são tão belas!...Olha só as lindas árvores que tens no teu jardim!....Que flores bonitas!...E as borboletas? Não são maravilhosas?

    A vóvó vai agora repetir essas palavrinhas mágicas da Xuxa, bem devagarinho...; presta atenção!...; olha como são lindas!...

    « É bom estar com você..., brincar com você....,deixar correr solto como a gente
    quiser...Em qualquer faz de conta, a gente apronta! É bom ser moleque
    enquanto puder...; ser super humano, boneco de pano, menino ou menina que
    sabe o que quer. Tudo o que é livre..., é super incrível...., tem cheiro de bala,
    capim e chulé.
    Doce...., doce...;a vida é um doce..., vida é mel que escorre da boca feito um
    doce...,um pedaço de céu...»

    Vês, Lucas, é assim que a vóvó gostaria que visses a vida. Tu vais crescer..., ela vai mudar...., mas pode continuar a ser doce. Claro que às vezes vais escorregar no mel..., tropeçar numa nuvenzinha mais carregada..., mas isso não é problema..; só tens que te levantar, erguer a cabeça e seguir em frente, com a certeza de que a vida te vai sempre dar um novo começo para recomeçar.

    A vóvó Mila deseja que sejas muito feliz, que sigas o teu caminho sempre com muita doçura e deixa-te aqui um beijinho..., grande..., doce...e de mel carregadinho.

    Emília Pinto ( vóvó Mila )

    Um dia Ná, vais escrever um assim para os teus netos. Beijos
    Emília

    ResponderEliminar
  31. Oxalá querida Emília! Sonho com esse dia, mas o meu filho não acerta as companheiras.
    Vamos ver o que o destino me reserva.
    Bem hajas por tudo, especialmente por seres assim, um espelho sem reflexos baços.
    Tenho a certeza que te conheço doutros tempos, doutro lado, mas sempre do meu lado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Engraçado,Ná, sabes que o teu rosto não me é estranho e o do teu filho também? Até chamei um dia a minha filha e perguntei-lhe se não conhecia o teu filho de algum lugar; ela me respondeu que não, mas...continuo com a mesma ideia; sabes, estudei em Ponte de Lima, em Braga e no Porto. Quem sabe, não nos cruzámos em alguns desse lados? Bem...pelo menos através das palavras ( são mágicas) a gente se vai conhecendo. Beijinhos e obrigada
    Emília

    ResponderEliminar
  33. Grande, Vovó! Luquinha e Dudinha mandam beijos. Dé

    ResponderEliminar
  34. Oi Dé! Até que enfim apareces no blog da mami!!! Tenho que escrever qualquer coisa para a Dudinha, mas, não sei...acho que aquele me saiu assim, num momento de inspiração; não sou boa nestas coisas. Mas um dia ela há-de ter qualquer coisinha escrita pela vóvó Mila. Aparece mais vezes! beijos para os fofinhos e para vocês dois também ( claro...mais pequenininhos)
    Mami

    ResponderEliminar
  35. Emilia

    Linda portagem de avò...


    Gostei imenso
    Tbm adorei a tua reflexão no meu blog sobre o meu poema

    Poesia Posso Guardar?

    achei muito bom e queria guardar para um dia qualquer pegar e mostar... UM BEIJINHO

    ResponderEliminar
  36. Oi Lili. Que bom que gostou. Viu a homenagem que eu fiz ao meu netinho? Está na resposta ao comentário da Ná. gostava da sua oinião. Quanto à minha reflexão, bem...fiquei até sem fala! Gostou assim tanto? Claro que pode guardar. Para mim é uma honra! Um beijinho, amiga e volte sempre. Tenha uma bela semana e obrigada pelo carinho
    Emília

    ResponderEliminar
  37. Mila eu já tinha lido e achei ternurento
    Ser avó é algo especial eu sei porque sou avó e tive que ser avó e mãe e o amor é mais doce ainda.
    Mas como dizia um dia numa cartinha um amigo nosso para a minha filha (mãe do meu neto)..
    Eu não queria que tu crescesses,queria que fosses sempre pequenina, com a idade as pessoas muitas vezes tornam-se feias e más...

    Nós pedimoa a Deus que os nossos sejam sempre doces.. Um beijo grande

    ResponderEliminar
  38. É Verdade, Lili. Com o passar dos tempos os netos deixam se ser aquela fofura que se atiram nos braçao dos avós a darem e a pedir beijinhos. Quem sabe os nossos continuam doces, cheiinhos de mel? Um beijinho e obrigada. Um boa semana
    Emília

    ResponderEliminar
  39. Olá Emília,

    Infelizmente eu não conheci nenhuma de minhas avós, a materna faleceu cedo demais, eu não estava nem na encomenda. A paterna, foi para o céu quando eu estava na barriga da minha mãe.

    Somos eu e minha mãe, dois grandes amigos, falamos um com outro assim olhos nos olhos, sem mentiras, prezo muito o respeito pelas pessoas experientes.

    Entendo que inteligencia e sabedoria são diferentes, mas, caminham lado a lado, para ser inteligente não precisa de muita escola, precisa de sabedoria.

    Beijos.

    Ricardo

    ResponderEliminar
  40. Eu conheci as minhas, mas convivi pouco com elas; a paterna recordo com saudade, mas a materna, não; ela deixou de considerar a minha mãe sua filha, porque não casou com quem ela queria e portanto os netos ficaram de fora também,. Enfim...coisas tristes! Um beijinho e obrigada pela visita. Tenha uma boa semana, Curinga!
    Emília

    ResponderEliminar
  41. Que post lindo !

    Eu adorava de paixão minha vo e fico
    só imaginando no dia que eu tiver netinhos ... :)
    Acho que deve ser a coisa mais maravilhosa do mundo ...

    Bjo e uma Linda Noite

    ResponderEliminar
  42. É sim, Malu! Os netinhos são a coisa mais fofa do mundo, pelo menos enquanto são pequeninos. Adoro ser vóvó! Muito obrigada pela visita e fique bem! É sempre um gosto vê-la por aqui.
    Emília

    ResponderEliminar
  43. Emília!
    Voltei aqui para te dizer que estive naquele blog sobre o qual você comentou comigo e não mais achei a postagem. O que será que aconteceu?

    ResponderEliminar
  44. Oi Anabela. Irei ver também. Se tirou fez bem! Um beijinho e obrigada. Fica bem
    Emília

    ResponderEliminar
  45. Emília, as avós, de facto, são uma "instituição" do melhor que há... E eu que o diga!
    Infelizmente, a minha mãe já cá não está, mas enquanto viveu dedicou-se aos netos, brincou e contou estórias que eles adoravam...
    A outra avó, ainda hoje consegue transmitir a sua sabedoria, as suas frases dos tempos antigos e os meus filhos "devoram" esses conhecimentos e, concerteza, vão transmit-los aos seus filhos.
    A relação deles com a avó Rosa é tão boa, que não passa um dia que não a visitem ou lhe mostrem o amor que sentem por ela.
    Infelizmente, eu não soube o que isso era, porque não conheci nenhuma das minhas avós. Mas tenho a certeza de que vou adorar ser avó...
    Um beijinho
    Romicas

    ResponderEliminar
  46. Emilia,querida
    é tão gostoso saber que vc gostou tanto de morar no nosso Brasil.
    É tão bom também te conhecer cada vez mais através dos comentários tão cheio de carinho quando fala.
    Tão bom também ter vc como amiga...
    Tão bom dizer muito obrigada a vc pela atenção
    Tão bom tudo isso.

    Um beijo, amiga

    ResponderEliminar
  47. Oi Romicas. Eu também fico muito orgulhosa de ver os meus filhos terem tanto carinho com os avós. É sinal de que conseguimos transmitir-lhes valores e o respeito pelos mais velhos; só assim podemos ter esperança de que um dia seremos acarinhadas pelos nossos filhos e netos. Claro que vai adorar ser avó, amiga. É uma sensação fantástica. Segunda e Terça os meus netinhos veem para cá. O meu filho perguntou-me se não tinha nenhuma saída no carnaval; eu disse que não, pois não há programa capaz de me fazer deixar de passar um fim de semana com eles; tenho que aproveitar esta fase em que eles adoram os beijinhos e as brincadeiras da vóvó Mila.. Muito obrigada pelo carinho da visita. Um grande beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  48. Também foi muito bom ter-te conhecido, Iram e é sempre um gosto ler os teus relatos de uma vida fora do país onde nasceste; aqui há uma grande semelhança entre nós e isso é uma delícia. O Brasil é a minha segunda pátria; costumo dizer que sou Luso Brasileira e é assim que me sinto. Devo muito ao Brasil e ao seu povo acolhedor. Um beijinho e volta sempre.
    Emília

    ResponderEliminar
  49. Emília,

    Tem selinho para você no Mar de Poesias
    Uma linda tarde para você beijos.

    ResponderEliminar
  50. Eu diria a MELHOR das experiências.
    Brindemos a isso Mila,com o melhor Porto.

    afagos de bem querer
    Denise

    ResponderEliminar
  51. Tiveste uma boa ideia, Denise. Em Junho vamos beber um...., é melhor não ser um Porto, café juntas e brindar aos nossos netos. Se fosse cá seria com um Porto. Claro, fica para quando a Denise me fizer uma visita.
    Beijinhos e Um VIVA ÀS AVÒS!
    Emília

    ResponderEliminar
  52. Nuito obrigada,Veronica, pelo carinho. Irei ver. Beijinhos e até breve
    Emília

    ResponderEliminar
  53. Querida Emília,

    Você nem imagina como me emocionei ao ler esse post, eu, que tanto amo a minha avó, uma mãe para mim e como sofro ao vê-la doente, frágil. Obrigada por nos brindar com esse texto tã sábio, verdadeiro, lindo.
    Beijos, amiga.

    ResponderEliminar
  54. Lembro bem da visita que fez à sua avó e que relatou no seu blog. É triste quando a velhice chega e se sofre tanto. Nenhum idoso merecia sofrer ao terminar o seu tempo. A minha avó paterna também nos deixou com muito sofrimento e a avó paterna dos meus filhos também.Pelo menos,devemos brindá-las com o nosso carinho enquanto cá estiverem, coisa que, infelizmente nem sempre acontece. Um beijinho Yanne, e muito obrigada pela visita.
    Emília

    ResponderEliminar
  55. Uma lição bem semelhante à que a minha avó me foi dando, ao longo do tempo em que as nossas vidas camimharam paralelas...Penso que a assimilei bem!
    Já a minha mãe não foi assim para os meus filhos, era uma senhora maravilhosa mas pouco "profunda" nas suas intervenções sobre metas a atingir.
    Eu procuro seguir o exemplo da minha avó, junto dos meus netos de um modo adaptado à sociedade actual:):):)
    Abracinho meu!

    ResponderEliminar
  56. É isso, Teresa...temos que aprender com os bons exemploe para procurarmos agir do mesmo modo em relação aos nossos netos. Eu também tento ser para os meus fofinhos aquilo que os meus pais teem sido para os meus filhos: uns avós que os entendem, que os ajudam e que lhes sabem transmitir os valores fundamentais para a formação de um seres verdadeiramente humanos. Um beijinho e muito obrigada pela visita. Tenha um bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  57. Bonito texto! O convívio entre gerações só pode dar bons frutos, e faz parte do equilíbrio emocional das pessoas. Que saudade da minha avó Emília, que era uma pessoa tão simples e divertida!
    Obrigada pelo texto :)

    Beijos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  58. Muito obrigada pela visita, Manuela. Fico contente por levá-la a recordar com saudade a sua avó. Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar