quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ONIOMANIA - O QUE É?




Comprar, comprar e comprar... Muita gente compra para obter status, por necessidade, ou até mesmo por modismo, mas há quem compre pelo simples prazer que esse ato proporciona. Essas pessoas são os chamados consumidores compulsivos . A oniomania, doença que ataca esse tipo de compulsivo, é caracterizada como um transtorno de personalidade e mental, classificado dentro dos transtornos do impulso. Para o consumidor compulsivo, o que o excita é o ato de comprar, e não o objeto comprado. Essa pessoa "tem vontade de adquirir, mas não de ter", afirma o psicólogo Daniel Fuentes, coordenador do Ambulatório do Jogo Patológico (Amjo) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. Segundo ele, a maioria dessas pessoas é composta por mulheres, mas todas possuem temperamento forte, são ágeis, dinâmicas, inquietas, perfeccionistas, possuem uma desenvoltura social e cultural maior, são imediatistas e muito inteligentes. Muitos problemas podem ser gerados por essa doença. Os compulsivos contraem dívidas de até dez vezes a sua renda mensal, o que gera problemas pessoais e familiares. Quando são privados dos meios de compra, chegam até a roubar. Algumas vezes aplicam golpes, passam cheque sem fundo e pedem dinheiro emprestado para quitar dívidas advindas de sua compulsão. Não é um defeito de caráter, é uma doença mesmo, a pessoa não é desonesta, ela tem uma incapacidade de controlar esse impulso. Ao comprar, elas não pensam em colecionar coisas, mas acabam sempre comprando um determinado tipo de objeto.



Informação tirada da internet.



Estamos a entrar numa época em que compramos muito e achei por isso oportuna a publicação deste post. É muito natural que queiramos oferecer um presente aos nossos familiares, aos nossos amigos, principalmente nesta quadra Natalícia. Mas não nos deixemos envolver pelo consumismo! Quando formos comprar um presente, pensemos em algo de que a pessoa esteja a precisar....em alguma coisa que realmente a vá fazer feliz, por mais insignificante que possa parecer; presentear deve ser um acto de carinho, um " olha...hoje pensei em ti..." e não uma maneira de nos valorizarmos pelo valor do presente que damos; muitas vezes o objecto vai ser abandonado em um canto qualquer ou escondido numa gaveta.. Claro que nem sempre o acto de comprar muito quer dizer que soframos de oniomania, mas significa muitas vezes um consumismo exagerado e desperdício. Pense nisso e ofereça presentes....daqueles que provocam um brilho no ollhar e um lindo sorriso no rosto de quem os recebe. Esses, sim, são os que realmente agradam!

Um beijinho

Emília Pinto

55 comentários:

  1. Olá

    Parabéns pelo texto oportuno, numa época que perdeu o seu simbolismo.
    A união e partilha deram lugar ao consumismo desenfreado.

    Infelizmente, vivemos numa sociedade de consumo, de desperdício.

    Bjs.

    Elisa


    da sociedade de consumo

    ResponderEliminar
  2. A cada ano chega o Natal a lembrar-nos dessa palavra mágica, a Solidariedade que não deveria ser esquecida nos 365 dias do ano. Infelizmente é! O espirito de Natal transformou-se...agora só se pensa em comprar, comprar e comprar. Obrigada, Mona Lisa e um beijinho.
    Emília

    ResponderEliminar
  3. Bom dia meninas.
    Texto muito interessante e oportuno.
    O consumismo e a vontade de ter nos torna egoístas. Compramos o que não precisamos e esquecemos de quem realmente precisa.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  4. Na hora certa vc escreveu este texto.
    Nesta época as pessoas enlouquecem. Ou pensam que todos podem. Ou ficam na depressão, ou se endividam ou a vaidade as faz comprar.
    É tão bom receber carinhos e presentes fora de datas não acha?
    Tenho me contido a cada ano. E tenho optado por viajar um pouco. Gastar comigo.
    Beijos Mila

    ResponderEliminar
  5. Olá garotas, super oportuna a matéria. Eu a cada ano fico mais pasmma de ver com tanta antecedência as lojas e afins prontinhos para o Natal. As pessoas nem seguer receberam seu 13 salário e ele já está todo comprometido por conta do compra! compra! compra! O super mega papai noel de um shopping aqui em Sampa faz tamanho sucesso que está segunda tinha até segurança em volta dele. Primeiro que é um shopping de classe alta e os humanos normais que por ali passam querem tirar pelo menos uma foto. Eu posso com isso!!!! bjs

    ResponderEliminar
  6. Emília
    Que boa esta sintonia! Já a sentia quando a lia no blogue da Joana e agora cada vez mais. E é muito bom ter este sentimento. Para mim, é dos maiores presentes que a vida pode dar. Obrigada!
    Teresa

    ResponderEliminar
  7. Meninas muito bom esse post, tenho uma prima que é consumidora compulsiva, mas não temos como faze-la se tratar, pois ela não aceita, compra tanta coisa inutil, sem serventia, apenas pelo ato....muito dificil.

    Quanto há época de Natal, procuro sempre comprar uma lembrança que agrade a pessoa, afinal o que vale é o sentimento e não o valor.

    BJS!

    ResponderEliminar
  8. Que bom vê-la por cá Nilce! Tornamo-nos egoístas, sim !Alguém disse " ser feliz é ter o suficiente " e acho que é isso que temos de meter na nossa cabeça. Ter o suficiente é o que bastante, não é preciso mais. Um beijinho, obrigada pela visita e por seguir o Começar de Nov.Volte sempre!
    Emília

    ResponderEliminar
  9. É isso mesmo, Eliane, gastar em coisas que nos dêm prazer e que contribuam para nos sentirmos felizes. Carinho, amizade é o que as pessoas mais precisam e isso é fácil de dar; para presentes deste tipo não há épocas especiais...devem ser dados sempre. Um beijinho e muito obrigada pela visita. Gosto muito de tê-la por cá.
    Mila

    ResponderEliminar
  10. Também não entendo, Rosário, semelhante loucura. Antigamente aqui só se enfeitavam as ruas e lojas por volta do dia 8 de Dezembro, depois começou a ser no dia 1 e agora a meio de Novembro já está tudo enfeitado; shoppings e lojas da cidade. O povo fica iludido e já começa nessa correria danada sem pensar que tem de pagar as contas no fim do mês; aqui o crédito mal parado está a aumentar nas famílias e não é por compra de casas ou investimentos, mas sim pelo consumismo exagerado.Não entendo o que as pessoas têm na cabeça! Um beijinho, querida amiga e espero que tudo esteja a correr bem. Fiquei muito feliz com a sua visita
    Mila

    ResponderEliminar
  11. Para mim foi também um grande presente ouvir palavras tão carinhosas. Aco que toda a gente gosta de receber Gentilezas destas. A Joana foi dos primeiros blogs que comecei a seguir e até hoje nos mantemos em contacto virtual; tenho nela uma grande amiga, mesmo não a conhecendo pessoalmente e tenho a certeza que connosco vai acontecer o mesmo Muito obrigada, Teresa e aparece sempre! Um beijinho e...fica bem!
    Emília

    ResponderEliminar
  12. Oi Ná! Infelizmente também conheço uma pessoa; tem dado cabo da vida dela e arrasta junto a família. A diferença é que esta aceitou tratar-se. Vamos ver no que dá. É uma doença muito desagradável que se pode tornar em verdadeira tragédia quando a pessoa não aceita esse exagero como doença. Muito obrigada pela visita e apareça sempre; gosto muito de a ter por aqui. Um grande beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  13. Em tempos vi um programa na TV sobre este tema, com testemunhos de compradores compulsivos e fiquei impressionada.
    É terrível o vício, causa de inimizades e divórcios .
    E este ano, é "obrigatório" cortar nas despesas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Oi cantinho. É na realidade uma doença difícil de curar, principalmente porque as pessoas que estão com este vício não o admitem; sem aceitarem a doença, não podem ser ajudadas. Um beijinho e obrigada pela visita.
    Emília

    ResponderEliminar
  15. Oi Emilia!
    Tenho pena que nalguns ,seja mesmo doença, a compra compulsiva, noutros,é outra loucura , se o amigo tem, ele também tem de ter, e nunca se conformam , tornam-se uns insatisfeitos..
    Nesta época as compras são desenfreadas, os cartões de crédito sobrepoem-se, mas ainda acredito ,que há gente com bom senso.

    Até breve
    Herminia
    Herminia

    ResponderEliminar
  16. Agradeço a visita e o comentário. Ah, obrigado também à sua amiga (pessoa do blog) que indicou. Pena que não sei quem qual foi, mesmo assim meu agradecimento. Ah, o visual do blog ficou lindo viu!

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Alguns é doença e desses eu tenho pena, Hermínia, mas daqueles que compram só para aparecer, para competir com os vizinhos não tenho pena nenhuma, pois são pessoas invejosas que não olham a meios para conseguirem o status daqueles que podem. O melhor é andar com os pés bem assentes no chão e gastar o necessário. Um beijinho e obrigada pela visita.
    Emília

    ResponderEliminar
  18. Queria saber quem foi, J. Araújo? Pois não vou dizer, terá que adivinhar! Fico contente que tenha gostado do visual. Um beijinho e vá lá...tente adivinhar!
    Emília

    ResponderEliminar
  19. Parabéns por abordar esse assunto tão importante, nesse mundo louco!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  20. Obrigada, Ana Lucia pelo carinho da visita. O mundo parece mesmo louco, na verdade! Pode ser que esta crise mundial sirva para colocar uns parafuzinhos na cabeça de algumas pessoas. Dizem que as crises têm sempre o seu lado bom, não é? Beijinhos e até breve!
    Emília

    ResponderEliminar
  21. Boa noite Emília,
    existem mais pessoas vitimas de oniomania do que as que possamos imaginar. É uma doença terrível e provoca infelicidade.

    Em relação aos presentes de Natal, penso como a Emília, dar presentes, faz-me muito feliz, mas procuro sempre dar coisas úteis e necessárias.

    Beijinhos,
    Ana Martins
    Ave Sem Asas

    ResponderEliminar
  22. Olá Ana! É um gosto muito grande tê-la cá! Gosto muito de dar e, claro, de receber, mas ponho muito carinho naquilo que ofereço; interessa-me muito mais o valor sentimental que o monetário: Já recebi presentes caríssimos que não me agradaram nada e outros muito simples que guardo até hoje. Quantas vezes não desejei que, em vez do presente, me tivessem feito a GENTILEZA de um telefonema ou de uma visita em determinados momentos menos bons? Isso, sim, teria sido um verdadeiro presente! Um beijinho, amiga e obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar
  23. Amiga,

    Natal traduz Nascimento e nunca consumismo. Ao longo dos tempos foi-se desvirtuando o significado desta data e tornando-a cada vez mais motivo para descomprimir nossos traumas, gastando sem pensar...Há muitos anos que deixei, por comum acordo de trocar prendas. Passo o Natal, consoada e dia com a minha família, meu marido e filho, são dias de paz e aconchego.

    Beijinhos doces
    Margarida

    ResponderEliminar
  24. Que lindo comentário, Margarida! É isso mesmo o que deve ser o significado de Natal: paz,solidariedade, carinho, aconchego; ou melhor, isso deveria ser para todos os dias do ano; o Natal deveria ser como que um " chamar de atenção " para esses sentimentos que deveriam estar sempre presentes na nossa vida. Um beijinho e um bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  25. Queridas amigas,

    Eu faço parte ainda dessas pessoas que compram demais, já cheguei comprar dois pares de sapatos exatamente iguais, e constatar meses depois, sem ter usados nenhum deles.

    Agora estou melhorando, tratando com médico mesmo.

    Ótima semana para voces. Eu vi pela TV um confronto em Potugal, o povo revoltado com medidas governamentais. Aqui também a situação é crítica, tem muita gente morrendo no Rio de Jeniro.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  26. Sim, Sonia aqui o país está na banca rota e houve uma greve geral ,embora não tivesse havido um apoio total, de modo que o país não parou. Economicamente isto está muito mal e, para controlar as despesas o governo cortou no salário dos funcionários públicos; isso é lógico que não agrada, pois deviam era acabar com os salários milionários dos gestores públicos, políticos e nas mordomias. Mas política é igual em todo o lado; os pequenos é que sempre pagam o pato, como se costuma dizer. Tenho acompanhado a situação no Rio e é uma tristeza! Um país que até enfrentou bem a crise financeira mundial e vê-se com problemas trríveis de violência. A nossa cá também tem aumentado muito; ainda há dias houve assaltos em ouriversarias na hora de serviço; entraram encapuçados, ameaçaram os empregados e roubaram o que quiseram e isso não aconteceu em cidade grande, mas sim numa cidadezinha pequena.Quanto ao post, Sonia, o importante é que a pessoa reconheça que está doente e procure ajuda. Parabéns por isso, pois não é nada fácil admitir. Um beijinho e obrigada pela visita.
    Emília

    ResponderEliminar
  27. Boa noite,

    Confesso que cada vez gosto menos do Natal. Gosto das cores e do facto de ser uma altura em que a familia se junta. Mesmo não chegando a duas mãos cheias de gente, é complicado devido às diversas ocupações estarmos todos juntos.
    A troca quase obrigatória de prendas não me faz sentido absolutamente nenhum. Não gosto de dar por dar, perde a magia e o sentimento que proporciona a oferta.

    Beijinho grande a ambas

    ResponderEliminar
  28. Oi Joana. Sabes que o que mais me aborrece é essa história de troca de presentes? Fui aos poucos acabando com isso e agora praticamente só ofereço ao marido, filhos e netos.Gosto de ofererecer quando me dá vontade e detesto este consumismo desenfreado que se vê nesta quadra.Mas, está nas nossa mãos acabar com isto; se todos começassem a trocar os presentes por GENTILEZAS mais afectuosas, mais solidárias, com certeza que o Natal teria outra graça; assim está-se tranformando numa época de stress e correria. Um beijinho, Joana e um bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  29. Emilia,tentei descobrir seu email e não consegui,não sei se usa o MSN,se usar faça a gentileza de me adicionar,me daria MUITO prazer papear consigo.
    Afinal precisamos marcar nossos passeios para quando estiver aqui em Sâo paulo.(rs)

    adicione-me : licia_sp@hotmail.com

    serei grata e me fara muito feliz

    te quero muito bem
    Denise

    ResponderEliminar
  30. Que bom, Denise! Vou adicioná-la e vou-lhe mandar o meu mail. Um beijinho e obrigada. Bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  31. Olá.

    Presentes preciosos
    são aqueles que nascidos
    do nosso coração,
    fazem toda a diferença
    na vida de alguém.

    Palavras plenas de vida,
    nascem neste espaço.
    Que elas continuem assim,
    repletas de essências.

    ResponderEliminar
  32. Seja bem-vindo Aluisio! Palavras assim carinhosas são presentes preciosos e são eles que nos fazem continuar. Espero que volte! Tenha um bom fim de semana e muito obrigada pela visita. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  33. Passei de novo no tópico pra desejar bom final de semana. Beijos

    ResponderEliminar
  34. Quantas mais vezes passar melhor! É um gosto tê-la cá. Um beijinho e um bom fim de semana para você também, com calma aí no Rio, espero eu! Muito obrigada´
    Mila

    ResponderEliminar
  35. Obrigada pela visita ao meu blog!
    Bom Fim de Semana!
    Bjs

    ResponderEliminar
  36. É muito bom visitá-la no seu cantinho, Ana e é um prazer muito grande recebê-la cá. Volte sempre!
    Um beijinho e muito obrigada. Um bom fim de semana!
    Emília

    ResponderEliminar
  37. é por isso que estou com um divida homerica no banco e não tenho um centavo que não seja dividas, dividas

    ResponderEliminar
  38. Não sei se está a brincar ou a falar a sério, Ediney, mas esse é o problema desta doença; chega uma hora em que tudo vai e só fica a coragem para procurar ajuda, não é? Muito obrigada pela visita e espero que consiga dar cabo das dívidas. Um beijinho e espero que tudo lhe corra pelo melhor.
    Emília

    ResponderEliminar
  39. Minhas Queridas
    Este texto não podia ser mais oportuno neste momento de crise mas que as pessoas não se coibem (grande parte) de comprar só por comprar!
    Tenho um amigo sacerdote com quem trabalhei em Moçambique que costumava dizer: "Aquilo que tens a mais em tua casa , não é teu, é do teu irmão pobre". Guardei sempre esta mensagem comigo e transmito-a muita vez aos jovens com quem trabalho.
    Contudo, minhas queridas, há momentos que uma compra nos pode animar e ajudar-nos a mandar embora uma depressão...
    Uma tarde, pouco tempo depois de ter ficado sem o meu marido, meti-me no carro sem destino, chorando quase não vendo a estrada. Parei numa grande superfície e resolvi ver as montras das lojas. Na montra de uma delas, estava um licoreiro precisamente na côr de uns cálices de pé alto que um casal nosso amigo nos tinha oferecido (só os copos...) por altura do nosso casamento. Não resisti: comprei-o e vim feliz para casa! Tirei os cálices guardados, coloquei-os numa salva de prata e no meio, o licoreiro que é uma peça lindissima.
    Quando o meu filho chegou a casa e viu o conjunto disse: Que engraçado Mãe...o Pai procurou tanto um licoreiro que desse com estes copos...para te fazer uma surpresa!!
    Há compras que ajudam a fazer o luto!!
    Beijocas
    Graça

    ResponderEliminar
  40. Linda essa história; afinal acabou por fazer um agrado ao seu marido comprando aquilo que ele procurou tanto para lhe fazer uma surpresa. Lindo!O que é preciso nestes actos de compra é não cair nos exageros e comprar sem haver qualquer necessidade. Comprar faz bem e todos nós já passámos por momentos em que uma comprinha fez o mesmo efeito que um remédio. Obrigada, Graça, pelo lindo comentário. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  41. Tirando a compulsão pelo consumismo, presenter é uma delícia.

    ResponderEliminar
  42. Amigas!
    Este texto caíu como uma luva... Supimpo
    E um facto, q os países e as pessoas em geral estão a atravessar um conjuntura eco. social, política....como se diz, no poupar é que está o ganho. Há q inovar reconstruir e melhorar. Talvez possa-mos inverter a situação aprender a lidar com esta crise,.... possamos descobrir o que realmente precisamos para termos qualidade de vida.
    Com pouco dinheiro pode-se fazer grandes poupanças...reciclar, reaproveitar, doar...planiara ser purdente
    ou até mesmo evita compras coisas supérfulas.
    Jamais se viu as pessoas como o dia de hoje comprarem tudo feito, ou fazer todas as refeições fora de casa....etc.
    Quase todos os dias tem algo novo no seu armário ...etc.
    É possivel q muitas pessoas tem prob. compulsivos, oniomania,...mas tb. preguiçosas....comodismo, vícios ilusões...
    Felizmente q não se pode comprar as coisas mais preciosas da vida do SER HUMANO.

    Boa semana.

    Bjs Até breve.

    ResponderEliminar
  43. Oi Vanessa, muito obrigada pela visita. É muito bom dar e receber presentes, mas sem cairmos no exagero, correndo o risco de que o presente vá parar esquecido, pois não teve utilidade nenhuma. Um beijinho e que tudo te corra bem.
    Emília

    ResponderEliminar
  44. Jacarée, já há muito tempo ouvi na televisão um pequeno comerciante a falar da crise e dizia ele " tire o S à palavra crise e veja o que fica..CRIE. Nunca mais esqueci. Costumo dizer que as crises têm sempre o seu lado bom e esta vai pôr muita gente com os pezinhos bem assentes no chão, pois andam completamente desatinadas; também fico admirada com o que vejo em certas pessoas...não sei onde vão buscar o dinheiro para tantas coisas. É claro que há muito desperdício, muito consumismo exagerado; mas, com a crise já há muita gente a consertar coisas em vez de jogar fora. Obrigada pelo belo comentário. Um beijinho, amigo!
    Emília

    ResponderEliminar
  45. EMILIA
    obrigada pelas palavras bonitas
    Avó adora mimos sobre os netos...


    O Raul Fez Anos...
    o Raul é o meu neto mais velho...
    é o meu menino e vive comigo.
    Agora em nome do Raul

    O meu obrigada por tanto mimo...


    Beijos

    ResponderEliminar
  46. Obrigada, Africa em Poesia pela visita. Os nossos netinhos são a coisa mais linda que temos...são os nosso meninos a quem dedicamos um amor tão grande quanto aquele que temos pelos filhos, mas um amor diferente. Seja feliz! Um beijinho e até breve
    Emília

    ResponderEliminar
  47. Menina!
    eu compro, compro,compro ,será que tenho esse negocio? kkk nãããoooo...meu cartão e meu salário não deixaaammmmm...

    obrigada pelo carinho la no blog beijão

    ps: ja me mudeiii obaaa!!!

    ResponderEliminar
  48. Olá Dri. Que bom que já se mudou! Olhe, o problema das pessoas que têm esse disturbio é precisamente esse...o salário e o cartão não permitem tanta compra, mas mesmo assim eles compram...compram...compram...não há quem os detenha. Beijinhos e obrigada pela visita.
    Emília

    ResponderEliminar
  49. Amigas!
    Não conhecia o termo "oniomania" para definir os consumidores compulsivos.
    Já aprendi mais alguma coisa :)

    Mais que essa fobia é mais feminina do que masculina, mas pensando bem, é certamente mais propenso a que sejam sobretudo as mulheres que compram tudo, mesmo o supérfluo, com o dinheiro dos maridos...

    Conheci um caso de perto e a pessoa andava sempre numa agonia atroz.
    Que horror!

    Tema interessante.
    Parabéns.
    Bjs

    ResponderEliminar
  50. Oi Ná. Sabes, eu também náo conhecia o nome dessa doença e, pensando nisso, depois de me ter deparado com o distúrbio numa pessoa conhecida, resolvi falar do assunto, principalmente por achar que muita gente estaria como nós...não conhecer o termo. De facto, é mais lógico que apareça nas mulheres, embora neste caso que conheço seja de um homem ainda jovem. Um beijinho e muito obrigada pela visita. Espero que tenhas um bom feriado, apesar do frio.
    Emília

    ResponderEliminar
  51. Olá Emília.
    Era capaz de assinar por baixo do que escreveu acerca do consumismo.
    Um beijinho grande para si e para a família.

    ResponderEliminar
  52. Que bom, cuidandodemim...é sinal de que andamos em sitonia! Muito obrigada pela visita e pelas simpáticas palavras
    Emília

    ResponderEliminar
  53. Emília

    Vejo que anda cá pela blogosfera desde antes de mim, que comecei com o Sustentabilidade é Acção em Março de 2009 :)

    Quanto ao consumismo, e já não falando nos "doentes" ou "maníacos", é um dos assuntos que abordo frequentemente por lá, pois é um dos grandes inimigos da sustentabilidade.

    O petróleo "barato" tornou tudo barato, as pessoas compram sem precisarem, os recursos do planeta são desbaratados, as emissões de CO2 disparam, e no entanto, há tanta gente no mundo sem o essencial.

    É bom ver que há muita gente a reflectir sobre este assunto, que é bem mais grave do que aparenta.

    Parabéns pelo blogue! E obrigada pela visita :)

    ResponderEliminar
  54. Obrigada, Manuela pela visita e comentário. É um dos assuntos que me preocupa muito e, como lhe disse lá no seu cantinho, há vários textos aqui sobre o planeta que há muito pede socorro. Um beijinho e até breve.
    Emília

    ResponderEliminar