terça-feira, 7 de setembro de 2010

HOJE, 7 DE SETEMBRO....

Comemora-se a Independência do Brasil, um dos factos históricos mais importantes deste país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade do Brasil, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

O processo de independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o "cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil"

in Sua Pesquisa.com


O Saber não ocupa lugar, não é verdade?

Um beijinho muito especial a todos os nossos amigos Brasileiros.

Emília Pinto

12 comentários:

  1. Olá meninas! Concordo plenamente! Nunca é demais procurarmos saber mais sobre História!

    Está tudo bem com vocês? Tenho estado muito atarefada e só agora estou a visitar todos os amigos bloguistas.

    Vim para vos convidar para participarem aos desafios da Aldeia da minha vida.O tema é: "já fui à serra".
    Se têm uma história engraçada, curiosidades interessantes, vivências únicas, lendas (…) relacionadas com uma serra, partilhem connosco na aldeia, enviando um texto ou fotografias (máx. 2) para aminhaldeia@sapo.pt.
    Se preferirem, podem comentar e responder aos nossos desafios de 10 a 30 de Setembro .

    Os três primeiros mais pontuados no dia 30 de Setembro ganha o livro"Aldeias Históricas de Portugal-Guia Turístico", da minha autoria, no valor de 17 €.

    Conto com a vossa participação!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  2. Oi Susana. Obrigada pela visita e pela informação. Iremos consultar!Espero que esteja tudo a correr bem com a amiga e que seja sempre muito feliz. Um beijinho
    Emilia

    ResponderEliminar
  3. Cara Hermínia,

    Hoje quando comemoramos a independencia do Brasil, fico aqui pensando com os meus botões, que saímos do domínio dos portugueses, mas estamos numa fase tão ruim, que arrisco a dizer que agora estamos no domínio do tráfico de drogas, matança de mulheres, impunidade politica, leis ultrapassadas, justiça lenta e fracassada, enfim, Tiradentes perdeu a cabeça, foi enforcado, mas tantos outros estão na mesma situação ou até pior.

    Se a política e a justiça social não mudar, o país irá de mal a pior. Não está mais dando para assistir tele-jornal, pois, se fosse de pano, torcendo sairia sangue, e de papel deveria picar todo e colocar no lixo, tantas as mentiras e promessas nas campanhas eleitorais.

    Foi bom voce relembrar esta fase boa do nosso país.

    Abraços,

    ResponderEliminar
  4. Oi Sonia. Teria que lembrar esta data, pois vivi aí muitos anos e pt difícilmente esqueço. Tem razão quando fala na situação do país, aliás, essas pragas estão presentes em todas as sociedades e a comunicação social fala demais das coisas más e poucas vezes se lembra das coisas lindas que correm por esse Brasil afora. Aqui em Portugsl também está difícil ouvir os noticiários... só desgraça; a gente até se esquece que o ser humano tem também o seu lado bom. Eu vejo aqui todos os dias as noticias do Brasil, da Record, pois é a única que passa aem pagar e fico sempre muito triste com a violência no Brasil; infelizmente o nosso país também tem sofrido um grande aumento nessa questão, mas aí, é pior. Esperemos que as coisas mudem, pelo menos nesse aspecto, pois é a única coisa que podemos fazer...não perder a esperança NUNCA! Um beijinho e obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar
  5. Oi Emilia
    Vim `a nossa casinha, e gostei muito, porque gosto de história, logo este post me agradou.
    Enriqueceu-me pois não sabia com tantos. pormenores.
    Bem , agora sem ofensa e num tom de brincadeira será que, a frase bem conhecida "CALMA NO BRASIL, PORTUGAL AINDA É NOSSO" , vem daí? ou nunca ouviu essa frase?
    Será que tem algun relacionamento?
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  6. Claro que ouvi essa frase muitas vezes. Será que virá daí? Bem, o pai de D.Pedro fugiu com a família real para o Brasil aquando das revoluções francesas; depois teve que voltar. Será que com isso ficou o medo de que Portugal deixasse de ser nosso? Bom... pode-se ir averiguar de onde vem essa frase à net. Mas sabe que é capaz de vir daí? Sabe que no Brasil há um dia dedicado a Tiradentes e é feriado? Pois é, para eles ele foi um mártir da independência. Fico contente que tenha gostado!Um beijinho e até....
    Emília

    ResponderEliminar
  7. Olá

    Realmente o saber não ocupa espaço.

    Mea culpa...mea culpa...
    Obrigada pela partilha e lembrança.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  8. É sempre bom recordarmos um pouco do que aprendemos de história, embora, neste caso haja factos que constam mais nos manuais de história do Brasil do que nos nossos, como é o caso do Tiradentes; para eles foi um herói, para nós não e, se bem me lembro, só ouvi falar dele quando o meu filho ( brasileiro) entrou para a escola. Obrigada pela visita e um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  9. Olá. Muito bem e o saber não ocupa nenhum espaço.
    Então ontem foi o "feriadaço", palavras de uma amgia virtual que vive em São Paulo há anos, mas é Portuguesa.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. è isso mesmo, cantinho! Claro que fizeram ponte e lá foi tudo para o feriadão, como tab costumama dizer. O problema é que o frio e a chuva estragou a praia e muitos já voltaram a casa na segunda; isso foi bom para o trânsito que fica um desastre na entrada para as grandes cidades, principalmente S. Paulo de onde todos fogem para irem até às zonas de praia quando há um feriado prolongado Um beijinho e obrigada pela visita.

    Emília

    ResponderEliminar
  11. Interessante o apontamento sobre a história do Brasil no seu blog. Se quiserpode ler o que eu escrevi no meu sobre o 7 de setembro.

    ResponderEliminar
  12. Olá Anabela. Que bom que gostou! Por acaso ontem quando visitei o seu, li o post sobre este assunto que está muito interessante também. Um beijinho e obrigada pelo carinho
    Emília

    ResponderEliminar