segunda-feira, 19 de julho de 2010

ESPECTÁCULO LUSÓFONO


Foi este o nome dado a um concerto realizado na passada Sexta Feira, dia 16, na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão.
Não podiamos deixar de noticiar este espectáculo aqui no nosso blog, pois pensamos que iniciativas como esta devem ser divulgadas. Graças a estas pessoas, as nossas tradições mantêm-se e o nosso património cultural continua a ser divulgado. Neste caso, tivemos a oportunidade de recordar cantigas do nosso folclore que praticamente já ninguém ouve e de conhecer algumas músicas do folclore Brasileiro. Por este motivo, foi dado ao concerto o nome de Espectáculo Lusófono.
Temos a certeza de que todos os que visitarem o Começar de Novo irão lembrar, com saudade, algumas destas cantigas: Balaio, Verdes são os Campos, Pescador da Barca Bela, Coro da Primavera, Acordai, Luar do Sertão, Negrinho do Pastoreio, gente Humilde, Felicidade, Malhão do Douro, Ò Erva Cidreira, Ladrão do Negro Melro e Coro das Caçadeiras. Além destas cantigas, tivemos também o prazer de ouvir poesias de Flor Bela Espanca, Fernando Pessoa, Miguel Torga, Carlos Drumond de Andrade e Cecília Meireles.
Os responsáveis por este e outros espectáculos já realizados são o grupo coral ESAS da Escola Secundária de Alberto Sampaio em Braga e o coro Vivace Musica pertencente à Associação de Moradores das Lameiras, em Vila Nova de Famalicão. Queremos aqui deixar os nossos parabéns a todos os componentes destes grupos pelo excelente trabalho que estão a fazer em prol do nosso património cultural e também o nosso agradecimento por nos terem proporcionado uma noite tão agradável. Às nossas amigas, Judite, Odília e Fátima, componentes do coro Vivace Musica um beijinho muito especial de parabéns.
Emília e Hermínia

14 comentários:

  1. Que bom fazer parte de um momento mágico como este. Amigas estou passando para deixar um abraço apertados para as duas neste dia especial do amigo de hoje e sempre. :)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, Ro pelo abraço. Sendo ou não dia do amigo, é sempre muito bom receber abraços e sendo de pessoas como a Rosário então é uma delícia. Muitos beijinhos carregadinhos de amizade e obrigada pela visita.
    Mila

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que, mesmo assim, se vai conseguindo manter algumas das nossas tradições.
    Um beijinho
    Romicas

    ResponderEliminar
  4. Faço jus da divulgação do nosso património cultural tão vasto e rico.
    Penso que este género de espectáculo deveria andar por esse país adentro.
    Portugal é bonito, é simpático, tem pessoas boas.
    Lamentável que na TV divulguem concertos em Lisboa e Porto, mas não se divulgue o que há de raiz e e do património da nossa terra.
    Parabéns pela divulgação.
    Ah! Sempre que houver algo interessante, por que não divulgar no vosso blog?
    Muitas vezes, estes acontecimentos passam-nos ao lado.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. É Romicas, graças à boa vontade de algumas pessoas, a maioria professores e professoras, as nossas tradições vão-se mantendo. Um beijinho e obrigada pela visita.
    Emília

    ResponderEliminar
  6. Oi Cantinho! De facto podia ter comunicado que iria assistir a este espectáculo; fui sozinha e não me lembrei de lhe dizer. Falha minha, desculpe. Para a próxima não me esquecerei de lhe dizer. Um beijinho e fiquei contente pelo interesse demonstrado.Sei que iria gostar de assistir.
    Emília

    ResponderEliminar
  7. Olá!

    Tão bom ver que o que é antigo é valorizado. Hoje, rarissimas são as vezes em que se relembram e valorizaram antigas (e ainda actuais) tradiçoes.
    Tão bom que hajam iniciativas deste genero. São mesmo de louvar!

    Beijinhos

    Joana

    ResponderEliminar
  8. Que bom te ver, Joana! Obrigada pela visita e um bom fim de semana
    Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  9. Obrigada, Dri pelo abraço. Um grande beijinho e espero que tenhas um bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  10. Olá Emilia

    Foi uma agradável surpresa, quando vi o seu comentário.
    Como me descobriu?
    Dei uma voltinha por aqui e gostei do que vi.
    Já estou a segui-la.
    Breve voltarei.

    Bjs.

    Elisa

    ResponderEliminar
  11. Pois é, Elisa, foi fácil dar consigo. Eu tinha uma ideia do nome do seu blog e, hoje, ao visitar o da Graça vi lá o seu. Fiquei muito contente por ter respondido ao meu convite e também por ter gostado do Começar de Novo. Espero que agora não nos percamos de vista e possamos assim trocar experiências. Um beijinho e até breve.
    Emília

    ResponderEliminar
  12. MINHA QUERIDA

    A HISTORIA DE NOSSO PAIS DEVE SER SEMPRE PRESERVADA.
    aLEM DE Q NÃO HA NADA MAIS SENSIVEL DO QUE A ARTE PARA MOSTRAR NOSSA EVOLUÇÃO (OU NÃO) ENQUANTO HUMANIDADE.

    AFAGOS
    DENISE

    ResponderEliminar
  13. Para isso, Denise, muitas vezes é preciso que pessoas como estas se disponham a dar um pouco do seu tempo para divulgarem o nosso património cultural que de outra maneira desapareceria.É pena, mas é assim. Um beijinho e obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar