segunda-feira, 28 de junho de 2010

AS CHAMINÉS DAS FADAS


Com este nome de conto se conhece uma das formações endémicas da Capadócia. As mais altas e impressionantes ficam entre as montanhas de Orlu e Kerlim. As Chaminés das fadas compõem-se de terra na parte inferior e de basalto na superior. Formaram-se há milhões de anos, ficando com uma forma conica que acaba em forma de chapéu. As chaminés seguem aparecendo e desaparecendo, pois, ao perderem o chapéu que as protegem, as velhas chaminés começam a desfazer-se. Situada na Anatólia Central, a paisagem única da Capadócia é fruto do minucioso trabalho da natureza. As imensas rochas formadas pelas erupções vulcânicas têm mudado com o passar do tempo pela erosão e também pela acção do homem. Os vulcões desta região foram os escultores destas maravilhas e a natureza, seguindo o seu curso, vai modificando a paisagem criando novas construções.
Os vales da Capadócia são férteis e, sobrevoando a região numa fantástica viagem de balão, vemos uma autêntica manta de retalhos colorida. Os vinhedos ocupam uma vasta area, dando origem ao conhecido vinho da Capadócia.
Fiz esta viagem de balão por volta das 5 horas da manhã; deve ser feita ao nascer do dia por causa dos ventos; foi uma experiência única! Única e espectacular é também a paisagem que a natureza desenhou nesta região da Turquia.
Espero que tenham gostado e que, quando forem à Turquia façam esta viagem de balão; eu hesitei, mas a vontade foi superior ao receio e, podem crer, foi uma experiência incrível.
Emília Pinto

19 comentários:

  1. Acredito que seja uma experiência maravilhosa... e espero poder vivê-la um dia, como meu cara metade. Um passeio de balão faz parte dos nossos sonhos, por isso, é só juntar Capadocia+balão "et voilá"!
    Um beijinho
    Romicas

    ResponderEliminar
  2. Se o seu sonho é fazer uma viagem de balão, então faça-a sobre os vales da Capadócia, pois a paisagem é única. Estas chaminés das fadas são só uma pequena amostra; a quantidade de balões no ar é outro dos espectáculos. Um beijinho e obrigada pela visita, Romicas.
    Emília

    ResponderEliminar
  3. Mas que experiência fantástica que deve ter sido Emília. Também quero ter uma assim um dia.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. que maravilha e q privilegio o seu de ter feito essa ,que me parece ser uma viagem maravilhosa.

    grata por compartilhar
    afagos

    ResponderEliminar
  5. Oi Cuidandodemim,Se um dia tiver oportunidade, não deixe de a fazer, pois é muito bom. Um beijinho e obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar
  6. Denise, a Turquia não era um país que me fascinasse, mas estava errada. É um povo acolhedor, simpático e de tradições diferentes, mas interessantes. Vale a pena visitar. Um beijinho, amiga e obrigada pelo carinho
    Emília

    ResponderEliminar
  7. Oi Emilia!
    Com esta descrição veio complementar a nossa conversa.Deve ser realmente único!
    Bonito, pelo pouco que se vê, mas amiga.....cá de balão, andei quando era miuda "as saias bem engomadas", fico pelo seu testemunho!
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  8. Pois olhe, Hermínia,é pena que se fique pelas saias bem engomadas, pois andar de balão não dá medo nenhum; a altura não é muita.Claro que pela minha descrição pouco se vê, mas o que me impressionou foi a natureza conseguir esculpir uma mulher com tanta perfeição. A Capadócia é um autêntico museu ao ar livre sendo as peças expostas todas criadas pela natureza. Um beijinho e até logo.
    Emília

    ResponderEliminar
  9. Um amigo meu disse que é fantástica a Capadócia.
    Nunca fui à Turquia, mas já podia ter feita essa viagem.
    Quem sabe um dia?

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. É de facto única a paisagem da Capadócia, cantinhodacasa e, quando lá for, não deixe de fazer a viagem de balão. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  11. Bem que bela experiencia deve ser. Um asensação de plena liberdade e paz imagino.

    Hei-de ver se consigo um dia!

    Um beijinho para ambas

    ResponderEliminar
  12. Claro que vais conseguir, Joana! Obrigada pela visita e desejo que tenhas um bom fim de semana. Muitos beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  13. Será quase impossível a viagem, mas valeu a historia, muito interessante.

    Parabéns, beijos.

    ResponderEliminar
  14. Olá Emília!

    Caramba, que belíssimo passeio! E radical também. Não sei se eu teria coragem não. Mas imagino que experiência fantástica você viveu. Senti falta de mais fotos, penso que viu um montão de coisas de tirar o fôlego.

    Interessantíssima essa postagem, adorei!

    E parabéns pela coragem. É isso aí. A vida é curta e tem que ser vivida em toda sua plenitude.

    Um montão de beijocas!!!

    ResponderEliminar
  15. Não diga isso, Sonia, pois nada é impossível e todos os dias as coisas mudam; o que parece impossível hoje torna-se possivel amanhã; a vida é assim e temos que manter a esperança de que vamos conseguir. Um beijinho amiga e obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar
  16. Que bom que gostou! Eu tenho muitas fotos lindas desta zona, mas, olhe, não sei colocá-las aqui; estas tirei-as da net. Mas olhe, o melhor é marcar uma viagem à Turquia e ir à Capadócia; irá com certeza fazer esta viagem de balão, pois não dá medo nenhum e é uma viagem única; ter-me-ia arrepaendido se me tivesse deixado vencer pelo receio;Vai ficar fascinada por este país, embora, à 1ª vista não pareça.Um beijinho e até breve.
    Emília

    ResponderEliminar
  17. Desculpe, Tânia, respondi ao seu comentário, sem referir o nome. Um beijinho e, não se esqueça...próxima viagem, Turquia.
    Emília

    ResponderEliminar
  18. Olá Emília, cá estamos nós, os noivinhos que vos acompanharam neste circuito na Turquia. Estavamos curiosos por visitar este seu cantinho, que realmente é delicioso!
    Por mais que tente descrever aquela madrugada e aquele passeio de balão, ficará sempre àquem, porque é uma viagem que só mesmo sentindo... Não sabia que hesitou... todos estavam calmos e ansiosos... e valeu mesmo a pena... Bem dizia o Yusuf que eram dois sacríficios que valiam mesmo a pena!
    Aliás ainda não encontramos um novo adjectivo para descrever aquela viagem!
    Bjinhos,
    Lígia e Flávio

    P.S. Foi um prazer enorme conhecê-la e privar com todos vocês!

    ResponderEliminar
  19. Que agradável surpresa, Lígia! Não sabe como fiquei contente por vê-la por aqui! Espero que continue a visitar-me, pois foi um grande prazer tê-los conhecido; acho que tivemos muita sorte com o grupo do nosso autocarro, pois eram todos muito simpáticos.Adorei a viagem e a companhia de todos. Um grande beijinho para os dois e um dia de certeza que nos voltaremos a encontrar. Obrigada pela visita e pelo carinho.Hoje já é muito tarde, mas amanhã visitarei o seu cantinho. Até breve!
    Emília

    ResponderEliminar