quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

FANTÁSTICA!



Dei este título ao post, porque é o que realmente acho da notícia que ouvi há dias na Rádio Renascença sobre a integração das diversas raças na nossa sociedade portuguesa. Como todos sabem, a etnia que mais problemas tem é a cigana, por razões das mais variadas. Para resolver este problema ou, pelo menos, atenuá-lo, a autarquia de Sines candidatou-se ao projecto Mediadores Municipais do ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural e passou a contar com a colaboração do Mediador Cigano. A este projecto candidataram-se outras autarquias que também já estão a beneficiar deste tipo de ajuda.


A área prioritária de actuação do mediador cigano será a educação, através de uma intervenção junto dos mais novos, com o intuito de valorizarem a escola e a formação profissional como elemento indispensável para o seu desenvolvimento pessoal.
Os resultados esperados do projecto são:



- Diminuir em 5% o insucesso escolar das crianças e jovens de etnia cigana;
- Apoiar 60% dos estudantes na concretização das suas tarefas escolares;
- Encaminhar 5 jovens para a formação profissional;
- Alargar a idade de frequência da escola de 5% de raparigas estudantes.

-Abranger 70% da comunidade educativa em acções de sensibilização sobre a cultura cigana

( informações tiradas da internet)

Segundo o Mediador da autarquia de Sines que estava a ser entrevistado na Rádio Renascença este projecto está a ter bons resultados, pois tem havido muito colaboração da parte dos cidadãos ciganos; muitas vezes já são eles a procurarem o mediador para se aconselharem sobre os mais variados assuntos o que é uma prova de que estão interessados numa boa integração na sociedade onde estão inseridos.

Não conhecia este projecto, mas achei-o de grande importância. É do interesse de todos que as várias culturas que integram a nossa sociedade vivam em harmonia. É um passo importante para diminuir a violência que, em muitos casos, está associada à dificuldade de integração das diferentes raças. Espero sinceramente que este projecto piloto tenha sucesso para que assim seja implementado em todo o país.



Emília Pinto

17 comentários:

  1. Eu sou sincera, não tenho nada contra eles, mas se poder bem longe deles...LOl

    ResponderEliminar
  2. Olá Pedacinho, como vai? Eu não tenho nada contra eles nem contra qualquer outra raça aceito e repeito quem tenha; o problema é que eles estão aqui e por isso o melhor para todos é que estejam bem integrados. Penso que seria bem diferente se já se tivesse feito alguma coisa há mais tempo. Um beijinho e um bom fim de semana.Obrigada pela visita e oipinão
    Emília

    ResponderEliminar
  3. Oi Emilia!
    Era realmente bom que todas autarquias assim procedessem, muitas coisa se evitaria.
    Acho uma medida inteligente,.
    Na nossa em tempos tiveram até uma psicologa que muito fez para a integração, chegou a levar muidos para a escola, mas.....acabou foi pena.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  4. É Hermínia, as pessoas parece que têm gosto em acabar com o que é bom e, no caso das autarquias, às vezes há o problema dos votos, da cor política e aí há que trocar aquele que faz alguma coisa por outro que não faz nada.Há urgência em que se mudem as mentalidades, por isso achei interessante este projecto. Aos poucos vai-se chegando lá.Tenho esperança que, quando os nossos netos forem adultos, haja muito menos descriminação e se viva mais pacificamente com todas as raças; afinal nós não somos os donos do mundo; ele pertence a todos. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  5. Oi amigas como vão. Muito obrigada pelos parabens deixado em meu blog.

    Quanto seu texto. Não sei como é a vida dos ciganos em portugal. Mas o projeto é bem interessante.

    Aqui no Brasil eles deveriam ser também integrados, com a escola, com oportunidades de emprego, social e cultura.
    Ficam apenas nas ruas a ler sorte e morar em terrenos vadios, sem a menor cultura, isolados do mundo.

    Um otimo fianl de semana
    Bjs
    Andresa

    ResponderEliminar
  6. Não tem nada a agradecer, Andresa. Acho o seu comentário muito interessante. É que se essas ditas minorias se sentirem integradas a violência diminui, pois quando as pessoas não têm oportunidades só lhes resta roubar. Aqui em Portugal a situação deles tem melhorado um pouco, mas ainda há muito a fazer. Quando eu era criança era assim que viviam os ciganos cá em Portugal; roubavam para comer e viviam em terrenos baldios; quando eram incomodados partiam para outras paragens; hoje ainda alguns vivem assim, mas a situação está melhor. Um bom fim de semana, amiga e volte sempre. Gostamos muito de saber as suas opiniões.
    Emília

    ResponderEliminar
  7. Na verdade os ciganos sempre me chamaram muita atenção..e comecei a ler um livro sobre eles Esmeralda.
    Bom final de semana
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Mais um livro para a minha lista. Gosto muito de ler. Espero que estejas a gostar. É sempre bom para ficarmos a conhecer a cultura de outras raças. Um beijinho e obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar
  9. Amigas
    Uma notícia realmente animadora..eles são "escorraçados" de todos os lados..ninguem quer conviver com eles..têm fama ( e se calhar proveito) de desordeiros...no entanto, eu vivi numa zona dita "chic" durante 15 anos onde havia uma pequena aldeia, num pinhal perto das nossas casas...enquanto eles ali permaneceram, nunca houve assaltos, roubos e tropelias, era uma santa paz e quando os deslocaram para outro lado, porque os terrenos foram comprados e surjiu um surto de novas moradias e prédios, pouco tempo depois começou a haver assaltos e roubos..
    Eles só precisam de respeito para que sejemos também respeitados.
    Um bom domingo, minhas queridas e um beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  10. Olá Graça. Gostei muito do seu testeminho, pois eu não me canso de dizer que, se respeitarmos essas ditas " minorias " elss também nos respeitarão. Não é fácil respeitar quando se é tratado como ser inferior e como se eles não tivessem direito a viver no mesmo mundo que nós. Muita gente acha que todo o mal vem da parte deles; eu costumo responder que se isso fosse verdade então estavamos bem, pois haveria pouca violência, dado qu eles são minoria. Penso que há gente boa e má em qualquer raça; é preciso é que todas tenham as mesmas opotunidades e não sejam tratados como seres de outro planeta.Um beijinho, amiga e uma boa semana. Obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Não consigo perceber o porque de se ostracizar as minorias, as outras raças e etnias. Por vezes, por serem minorias, pensa-se logo que é preciso ter cuidado dado que podem "eventualmente" ser agressivos e violentos. Sabes, acredito que se eles se sentirem bem recebidos e aceites, as hipoteses de se tornarem violentos são remotas. Mas claro que há pessoas mal formadas...
    Penso é que o importante é, em vez de por ser diferente, porm-os para trás, aprendermos a entender e aprender com outras culturas e maneiras de estar na vida.

    Um beijinho cheio de carinho

    ResponderEliminar
  12. Eu também penso assim, Joana e acho que aos poucos a sociedade está aprendendo que a nossa cultura ganha muito com a mistura com outras raças; ficamos mais ricos e o caminho é fazermos tudo para que haja uma boa integração; pessoas mal formadas, infelizmente temo-las em todas as raças e é por isso que é tão importante a educação nessas minorias, principalmente na etnia cigna onde a escola praticamente não fazia parte da vida deles.Um beijinho e obrigada pela visita e comentário. É bom que se discutam estas coisas
    Emília

    ResponderEliminar
  13. Penso que no Porto tb há.
    Mas acho que estas acções devem ser feitas.
    É muito importante para a sociedade, independentemente da cor, língua nacionalidade.


    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Também acho e foi esse o motivo para colocar a notícia no Começar de Novo.Temos que procurar viver em harmonia nas nossas comunidades se quisermos fazer algo pela paz no mundo. Ela começa em nós e junto de nós. Um beijinho e obrigada pela visita.
    Emília

    ResponderEliminar
  15. Olá Amigas

    Infelizmente existe muito RACISMO...
    As sociedades enfrentam muitas realidades e tem muito que aprender... saber lidar com as diferenças.
    A etnia cigana não escapa à exceção, ELA defronta-se com realidades diferentes,talvez por ser uma raça que não se adapta as SOCIEDADES aos costumes... e culturas...são incompreendidos e oferecem resistência no contexto da socialização.
    Assim como as crianças ciganas, recebem uma educação que gira em torno dos seus familiares e seus saberes...transmitem valores éticos e culturais que são a essência universal da sua qualidade cigana.
    Muitas vezes a criança é considerada intrusa e incompreendida, porque a sociedade não aceita seus hábitos,seus costumes e tradições vê isso como mal educados...são consideradas marginais.
    O seu insucesso é considerado intruso... por não serem compreendidas.

    Um grande bej. boa semana.

    ResponderEliminar
  16. É mesmo muito difícil para as sociedades aceitarem as diferenças. Portugal não estava muito habituado a ser receptor de emigrantes e penso que isso dificulta muito a integração. Quanto à etnia cigana, talvez pela sua característica nómada, eles estejam nenos habituados a regras, mas, com as novas gerações que já nasceram de outra maneira e já permanecem mais tempo na mesma comunidade, as coisas vão mudando.No entanto, já que nos consideramos superiores, mais formados e pt com mais capacidades, penso que somos nós a ter de dar o maior passo para que essa integração seja mais fácil. Aos poucos vai-se chegando lá! Gostei muito do seu comentário. É boa a troca de ideias sobre assuntos que interessam a todos. Um beijinho e uma boa semana
    Emília

    ResponderEliminar
  17. Grato pela visita, que retribuo. Tenho nos meus blogs muitos e variados posts sobre os ciganos, que admiro. Desta minha visita ao blog fiquei a conhecer este projecto mas defendo não a integração, mas sim a co-existência e o respeito pela diversidade cultural.
    Bom trabalho
    Victor Manuel

    ResponderEliminar