terça-feira, 9 de agosto de 2016

INTERESSANTE!




Enquanto muitos países celebram o dia nacional com desfiles militares, o dia 17 de maio é uma festa que acolhe a todos e, especialmente, as crianças.
 Antes de sair para a festa nas ruas, muitos saboreiam um típico "café da manhã do dia 17 de maio" – quase sempre um agradável encontro com amigos e vizinhos – com pães frescos, ovos mexidos, salmão defumado e, para os adultos, champagne.
 Os desfiles infantis acontecem por todo o país e são guiados por bandas de música que caminham pelas ruas de suas respectivas comunidades.
 O maior de todos os desfiles tradicionais atrai dezenas de milhares de pessoas agitando suas bandeiras e gritando «viva!»
. Em Oslo, o desfile é saudado pela família real que acena para a multidão.
 Nacionalistas? Talvez, porém a característica não-militarista e atmosfera onde reinam a alegria e destacam-se as crianças, coroam as celebrações com um ar bastante informal e agradável.


In visitnorway.com.br


Sei que pouco importa a maneira como na Noruega se festeja o seu" dia da Pátria ", mas, o que me levou a fazer este post é a mensagem que este país deixa a todos os outros. O passado  da maioria dos países foi de lutas e guerras, mas será que isso tem que ser lembrado todos os anos? Penso que não! O que importa é o presente e sendo as crianças o futuro dessas mesmas nações seria bom que os desfiles militares fossem substituidos por toda esta alegria e convivência familiar que acontece na Noruega. Uma maneira muito interessante de ensinar aos jovens que a paz é um bem precioso para o desenvolvimento de um país.



Emilia Pinto

29 comentários:

  1. Só o facto de saborear um pequeno almoço com a família e os amigos é um bom passo para a paz... E mostrar às crianças que tal é possível ajuda a ter uma nova perspectiva de um Mundo que está tão violento, tão perdido...
    Obrigada pela partilha.
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Marta, que interessa o passado? Para quê lembrar dias terriveis de lutas pela independência? Deve-se olhar para a frente, ensinando os mais pequenos que a amizade e o convivio entre todos é a melhor forma de festejar o dia da nação. Muito obrigada, querida amiga e muita saúde e paz para ti e para os teus. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  2. Gostei desse modo de festejar, privilegiando a PAZ! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei, Chica. Desta maneira, todos têm prazer em festejar o dia da Pátria e, com paradas militares e discursos dos politicos, ninguém se importa e aproveitam o feriado para irem para a praia; muitos nem sabem o significado desse dia. Beijinhos e obrigada.
      Emilia

      Eliminar
  3. infelizmente ,a guerra está cada vez mais próxima
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá alfacinha. Muito obrigada por teres vindo conhecer o começar de novo; espero que tenhas gostado e que voltes mais vezes. Fui visitar o teu cantinho, mas não consegui comentar; escrevi, mas não deu para publicar, penso que foi por causa daquelas letras que temos de copiar. Fica bem, amiga e volta, certo? Beijinhos

      Eliminar
  4. ...E, enquanto isso, aqui há confusão todos os dias! Mas o povo está em cima, e a Internet, Youtube, redes sociais e as ruas tomadas de manifestos estão fazendo muita pressão para que o Brasil volte a crescer, que o governo olhe para a saúde, educação e segurança. E que baste de corrupção! Haverá o dia em que festejaremos essa luta com cafés da manhã e crianças saudando. É livre sonhar...
    Beijo, querida Emília.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que considero o Brasil a minha segunda Pátria e já vivi ai problemas semelhantes; O Brasil conseguiu sempre superar e agora vai acontecer o mesmo. É um sonho que se vai transformar em realidade, com toda a certeza. Obrigada Tais pelo carinho da visita, Fica bem!
      Emilia

      Eliminar
  5. Boa noite, querida Emília

    Uma forma de estar na vida que transmite tranquilidade e valores comunitários, muito importante para a formação das crianças. Também a não ostentação de material bélico, num dia em que se quer a aproximação de todos num ambiente de convívio saudável, tem o seu peso. Uma atitude que denota sabedoria, numa leitura do que é fundamental tendo em conta o momento e o local.

    Bem nos basta aquilo que não podemos controlar, como as intempéries, os incêndios, mãos criminosas. Estou a ouvir as notícias da situação dos incêndios na Madeira, Funchal, as pessoas em pânico, em sofrimento. Tenho lá dois sobrinhos, tiveram que fugir de casa por causa do fogo. Felizmente estão bem de saúde e fora de perigo. O fogo continua activo...e com muitos focos.

    Aproveito aqui o teu blogue para desejar a todos os habitantes do Funchal que tudo corra pelo melhor durante a noite e possam ver rapidamente o fim dessa desgraça.

    Beijinhos.

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei o que se passa na cabeça das pessoas para cometerem actos tão bárbaros; tanto sofrimento numa época do ano que deveria ser só de descanso, tranquilidade e de belos passeios pelos nossos parques e florestas; tanto de bom que a natureza nos oferece nestes dias de calor e vêm essas mãos criminosas e transformam o verde num mar de cinzas. Falta-nos a educação que se vê nos paises nórdicos e também a mão pesada da justica. E à tua solidariedade junto a minha, nao só com o sofrimento do povo do Funchal, mas também com as populações aqui à nossa volta. Um beijinho, querida Olinda e tudo de bom. Espero que os teus sobrinhos continuem bem e que não tenham perdido os seus bens Até breve!
      Emilia

      Eliminar
  6. Um convívio entre governantes e restante população. Um incentivo à PAZ que deveria ser seguido por todo o mundo!

    Beijinhos.

    Lisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho e esse foi o principal motivo desta minha publicação. Só assim será possivel unir a população para uma verdadeira comemoração do dia da pátria. Obrigada, Lisa e votos de paz e saúde para ti e teus familiares. Beijinhos.
      Emilia

      Eliminar
  7. Mto interessante mesmo, Emília!
    O Dia da Pátria tem de ser de mta alegria, sem esquecer, no entanto, a sua História.

    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há necessidade nenhuma de, a cada ano, se lembrar as guerras; melhor fazer ver ao povo que a paz e a convivência saudável entre as pessoas é o maior tesouro que um país pode ter Gostei muito de te ver por cá, Céu, pois já estava com saudades. Continuação de boas férias, sempre com muita alegria. Um beijinho e obrigada.
      Emilia

      Eliminar
  8. As crianças normalmente tão mal conhecidos pelos adultos .
    Com fome de toda a espécie ... comida , amor , respeito , atenção . Seres muitas vezes tornados adultos à força para que os pais" brilhem " ,através delas . Moeda de troca ,nas lutas entre os pais .Compradas com os mais disparatados "brinquedos " .
    Seres que bem conduzidos , têm tanto para dar e ensinar .

    Amemo -las , pois , e saibamos regá-las e dar - lhes o adubo certo , para que cresçam fortes , sádias e " limpas " .
    Este mundo grita por isso .

    Amiga Emília obrigada pela partilha deste texto .

    Forte abraço , e boas férias ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esquecemo-nos que as crianças são o futuro, são o nosso legado e não é com demasiados "disparatados brinquedos" que vamos fazer delas futuros cidadãos, felizes, realizados e corretos, " limpas ", como bem dizes. Por isso gostei tanto deste sistema norueguês, compartilhar com as crianças a alegria de terem uma pátria livre e próspera, sem que para isso seja preciso lembrar guerras passadas Muito obrigada, Maria por tão belo comentário. Desejo-te também boas férias, se possivel, sempre com alegria. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  9. Respostas
    1. E as florestas lá muito respeitadas; se algumas árvores por algum motivo têm de cair, o mesmo número tem de ser plantado. Aqui ardem e depois fica assim mesmo, um mar de cinzas. Amigo, muito obrigada pela visita. Um beijinho e vamos lá ver se, pelo menos as flores escapam neste verão de labaredas. Até breve.
      Emilia

      Eliminar
  10. Boa tarde, cultura diferente de outros países, que transmitem o orgulho da sua historia com o desfile do poder militar, sem pensar nos jovens que são o garante do futuro que deve de ser de paz e solidariedade.
    Bom fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é António e não adianta falar na paz se não mostrarmos, com o exemplo, aos mais novos que as lutas acabaram e agora a prosperidade só pode ser atingida sem armas e com um coração aberto aos outros. Obrigada, amigo e tudo de bom. Um beijinho
      Emilia,

      Eliminar
  11. Boa tarde Emília!
    Bonita maneira de comemoração, uma forma positiva de mostrar às crianças que a paz começa em nós, com nossa postura diária.
    Um abraço,
    Sônia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sonia. Tenho estado um pouco ausente, mas aqui é Verão e por isso tempo de férias; isso faz com que as visitas se atrasem, mas logo que possa estarei aí para um cafezinho. Fiz uma pequena viagem pelas capitais nórdicas e a Noruega encantou-me, não só pela maneira como comemoram o dia da patria, mas também pela segurança que se sente; não se vê um policia nas ruas e o meio ambiente é tratado com o maior respeito. Temos muito a aprender com este povo. Beijinhos, amiga e um bom fim de semana
      Obrigada pela visita
      Emilia

      Eliminar
  12. Soube quando lá estive e acho a melhor maneira de comemorar !

    Não me surpreende, dada a leveza de espírito e a informalidade norueguesa

    Além de tudo o mais, a Noruega é um país lindissimo

    Beijinhos, linda, e excelente fim de semana alargado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse acima, temos muito a aprender com este povo, um povo que não gosta de ostentação e que preserva o ambiente de uma maneira fantastica. Por isso é um pais lindissimo, com parques verdes abertos a todos e sem necessidade de policias a vigiarem; o povo é suficientemente educado para saber que só lucra em proteger o que a natureza lhe oferece. Obrigada, São pela visita. Tudo de bom. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  13. Olá Emília.
    Eu também me sentiria muito bem participando dessas festividades. Nesses encontros com pessoas alegres, vinda dos lugares mais variados, temos sempre o que comemorar. E quando encontramos parentes ou amigos nessas festas a satisfação fica muito mais intensa. Nesses encontros festivos comemora-se a vida.
    Um ótima semana.
    Abraço.
    Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é a vida que se tem de comemorar dia a dia e não ficar recordando lutas e guerras passadas. Isso acabou e deve-se festejar a paz, ensinando às crianças o convívio saudável entre as pessoas. Um beijinho, Pedro e obrigada pela visita.
      Emilia

      Eliminar
  14. Olá Emilia
    Antes de mais nada gostei muito de seu blog. Seria ótimo por aqui termos uma verdadeira comemoração enaltecendo a paz e a união, mas temos ainda muito que viver e crescer há de chegar esse dia, sem desfiles militares e valorização das guerras do passado, por enquanto o dia da Pátria amada aqui é obsoleto.
    beijinhos, Léah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, Leha, muito obrigada pela visita. Já fui conhecer o teu cantinho e voltarei lá com toda a certeza. Sabes, aqui agorara é verão e o Agosto é o nosso mês de férias; as empresas , na sua maioria fecham e as praias enchem de gente; esse é o motivo por que ando um pouco afastada dos blogs amigos; também estou fora de casa e nem sempre tenho disponibilidade para aceder à Internet. Quanto ao dia da Pátria, aqui também é " absoleto" e ninguém lhe dá importância; o que importa é o feriado que as pessoas aproveitam para passear; se fosse festejado de outra maneira o sentimento seria muito diferente. Amiga, espero que voltes mais vezes e um dia destes receberás a minha visita. Um beijinho e obrigada
      Emilia

      Eliminar