terça-feira, 17 de setembro de 2013

SER

imagem retirada do google

".SOU... composta por urgências: minhas alegrias são intensas; minhas tristezas, absolutas.
 Entupo-me de ausências, Esvazio-me de excessos.
 Eu não caibo no estreito, eu só vivo nos extremos.
 Pouco não me serve, médio não me satisfaz, metades nunca foram meu forte!

 Todos os grandes e pequenos momentos, feitos com amor e com carinho, são pra mim recordações eternas.
 Palavras até me conquistam temporariamente...
 Mas atitudes me perdem ou me ganham para sempre.

 Suponho que me entender não é uma questão de inteligência
 e sim de sentir...
 de entrar em contato...
 Ou toca, ou não toca.”

 Clarice Lispector

 Gostei muito deste poema da Clarice, mas destacaria a seguinte estrofe:

 "Todos os grandes e pequenos momentos, feitos com amor e com carinho, são pra mim recordações eternas. Palavras até me conquistam temporariamente... Mas atitudes me perdem ou me ganham para sempre."

 Os pequenos momentos vividos com amor e carinho são fundamentais para uma vida plena de alegria. Quanto às palavras... elas são importantes, mas ainda mais são as atitudes

 Um beijinho para todos.

 Emília Pinto

30 comentários:

  1. Querida amiga

    Quando a alma tem fome de beleza,
    chegar aqui,
    sentir as palavras e o seu perfume,
    é encontrar o doce alimento da
    alegria...
    Alimento que me renova as energias,
    quando muito já silenciou pelos caminhos...

    A amizade é o alimento da esperança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sua simpatia e gostei muito desta definição:" A amizade é o alimento da esperança" Quando nos sentimos querido ficamos com mais força para ansiarmos por dias melhores. Volta sempre amigo. Um beijinho e até sempre.
      Emília

      Eliminar
  2. Uma atitude pode realmente comprometer, destruir uma amizade. E isso é precioso...
    Gostei muito...
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraço
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As atitudes são fundamentais, mas, assim como acontece com as palavras, tem que haver sempre cuidado. Atitudes e palavras sempre assertivas, se possível. Obrigada, Marta, pelo carinho. Uma boa semana. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  3. Sem dúvida que os grandes e pequenos momentos vividos com amor e carinho, são recordações eternas.

    No entanto, na vida também existem momentos magoados e dolorosos que são memórias eternas.

    Nem sei dizer quais pesam mais!

    As atitudes são essenciais...fundamentais!

    Beijinhos.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso, Lisa que ambos pesam muito, pois há dores que nunca passam e momentos fantásticos que duram para sempre. Um beijinho, Lisa e...temos que saber conviver com as alegrias e dores, pois na vida temos de tudo. Fica bem, amiga e espero sinceramente que a tua semana seja serena. Até sempre!
      Emília

      Eliminar
  4. Tudo o que nos toca profundamente funciona como uma eterna e extremada atitude, seja ela de cariz positivo ou negativo em função dos valores de cada um..
    Palavras podem sempre ser demais... mas também são uma pobre forma de tentar penetrar atitudes, tantas vezes inesperadas ou incompreensíveis.
    Esta Clarice...era decerto mulher. E mais: magoada por outros seres humanos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também concordo, Maria, ela era MULHER e de certeza tinha grandes mágoas de outros seres humanos. Penso que todos nós temos, não é amiga? Beijinhos e até breve. Uma boa semana e obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  5. Eu sou fã de Clarice Linspector, embora alguns livros sejam dificeis de serem lidos por ter uma escrita de estilo solto, apresentando uma gramática elíptica e fragmentada, alias, uma marca característica dela.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito do pouco que conheço desta autora, mas vê-se que o que escreve não é de fácil leitura. Tenho a certeza de que quem a ler interpretará as suas palavras de uma forma diferente; não é direta...tem que se ler " nas entrelinhas", como costumo dizer, para se tentar descobrir o que ela quer dizer. Obrigada pela visita, Sissym. Um beijinho e até breve, aí em sua casa.
      Emília

      Eliminar
  6. Gosto bastante de Clarice Linspector. Para mim os grandes ou pequenos momentos vividos com amor, são recordações que tento eternizar.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que vale a pena trazer para o presente e tentar eternizar é só esses momentos vividos com amor e alegria. O resto deve ficar no passado, se possível bem enterradinhos. Obrigada, Lilás pelo carinho da visita. Desejo-te uma bela semana, de preferência com muita alegria. Um beijinho, amiga!
      Emília

      Eliminar
  7. Gosto muitíssimo de Clarice Lispector e é raro não estar de acordo com os seus escritos , tal como acontece aqui com o que diz , Emilia .
    Mais importante que muitas palavras é , de facto , a atitude .

    Beijo grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Lilaz, só palavras interessam pouco; o que interessa é que se ponha em prática aquilo que se diz. Também gosto muito desta escritora, embora, reconheça que conheço muito pouco da sua obra. Um beijinho, amiga e muito obrigada pela visita.
      Emília.

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Olá Lisette!
      Atitude é o que precisa a nossa sociedade; contribuir com as nossas boas atitudes para uma comunidade melhor é a obrigação de todos nós. Fica bem, amiga e muito obrigada pela sua presença. Uma boa semana!
      Emília

      Eliminar
  9. Eu também gosto muito do que Clarice escreveu e nos deixou.
    Bjs. e bom início de Outono.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O início do Outono está a ser bom, com um calorzinho reconfortante; espero que continue assim por mais algum tempo, pois o frio deixa-nos a todos mais pessimistas, pelo menos a mim acontece isso. Muito obrigada pela visita, Irene e desejo-lhe uma boa semana.Beijinhos e até sempre!
      Emília

      Eliminar
  10. Emilia:
    Gostei deste poema, não tem meios termos, por isso nunca fica pela metade.
    Assim , dias intensos,procurando a verdadeira face da vida,a verdadeira amizade, o entendimento, pelos atos e não pelas palavras, essas "leva-as o vento".Dificil tarefa!
    Ontem e hoje estive no escritório, soube-me bem, aa gaivotas cobriam os rochedos mais proximos ,parecia um casamento....o areal o manto!!!!!!!!!!
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estive por esses lados, mas não fui ao " escritório" Estava um calorzinho muito bom e só espero que perdure, pois gosto de calor. Claro que " as palavras leva-os o vento " e por isso, para que não seja fácil voarem convém que lhes juntemos as atitudes; ficarão cá por baixo, contribuindo assim para a melhoria da nossa sociedade. Um beijinho, Hermínia e até breve.
      Emília

      Eliminar
  11. Fez-me tão bem ler este poema!
    Obrigado por partilhar.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que bom, Rita! Gosto muito quando o que publico agrada aos meus amigos. Um beijinho e uma boa semana.. Fique bem!
    Emília

    ResponderEliminar
  13. Sou!
    E todos somos esse Uno, Essência, feitos de uma base comum :Amor.
    Venha ele donde vier, seja ele demonstrado da forma que for. As palavras também sabe bem ouvi-las mas têm um porém: leva-as o vento! por isso Emília estamos de acordo quando diz que as atitudes são a concretização desse tudo. As metades não foram feitas para os que se satisfazem com restos que sobram e se dão aos outros para prender...O problema é que esta dádiva quando é plena, total nos traz ás vezes tantos amargos de boca. E ficamos o olhar pensando se vale a pena este Todo!
    Uma poesia lindíssima .
    De si já só espero o todo! Porque a sua sensibilidade é completa querida amiga
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E numas belas asas azuis aqui chegou muita poesia em cada palavra do teu comentário, Manuela, palavras sensatas e sempre carinhosas. " A dádiva quando é plena , total nos traz às vezes tantos amargos de boca " de facto, amiga, mas ao mesmo tempo deixa-nos uma satisfação grande; Como já muitas vezes disse, dou-me por inteiro, sem reservas, sem desconfianças, sempre com muita sinceridade e não imagina como tenho tido necessidade de mudar essas minhas características. Não consigo na totalidade, mas com o tempo acabo por não" abrir totalmente o livro " Não gosto nada de fazer isso, pois o facto de me considerar " um livro aberto agrada-me; no entanto, como bem diz " os amargos de boca " são tantos
      que não temos outra saída. Apesar dos pesares, Manuela, acho que vale a pena esse TODO.; sentimo-nos bem...sentimos que temos essência. Um beijinho, querida amiga e obrigada pelas suas palavras sempre tão assertivas; os meus posts ficam mais ricos com a sua opinião, pode ter a certeza. Fique bem e até sempre
      Emília..

      Eliminar
  14. OI EMILIA!
    LINDO TEXTO DA "CLARICE LISPECTOR".
    A DOM DA PALAVRA NÃO É PARA TODOS, MAS, AS ATITUDES CORRETAS "DEVEM" SER E SÃO ELAS, AS ATITUDES, AS DEMONSTRADORAS DO CARÁTER DE CADA UM.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As palavras são fundamentais mas tem que haver muito cuidado ao usá-la; devemos ser assertivas e não ficar só por elas; temos de lhes acrescentar a atitude, a acção; não só dizer, mas fazer. Obrigada, Zilani e até sempre
      Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  15. Julgo que sim. Compreender as pessoas é uma questão de sentir!
    Bjssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sempre muito contente quando te vejo por aqui, Vieira, mas, confesso, por motivos variados
      andei bastante ausente e aos poucos estou voltando- Brevemente me terá aí para um café.Tens razão...para compreender uma pessoa temos que a sentir, conhecer e sentir os seus problemas, as suas atitudes, a sua maneira de agir. Se sentirmos de verdade com certeza não julgaremos tanto. Beijinhos e muito obrigada pelo carinho da visita.
      Emília

      Eliminar
  16. Querida Emília

    Que bom encontrar aqui Clarice Lispector, com um poema tão lindo, palavras que nos fazem reflectir no importante que é fazer as coisas por inteiro e sermos dignos uns dos outros, através das nossas atitudes.

    Também vim aqui para tomar o tal cafezinho contigo,:) embora a esta hora nos tire o sono, não é? Mas fica a intenção e, através, destas nossas mensagens o longe faz-se perto. E não há nada que o espírito e o pensamento não alcancem.

    Minha querida, muito obrigada pelos teus lindos comentários no Xaile de Seda, e o apreço que sinto nas tuas palavras. Fico muito comovida, sempre.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom receber um miminho destes logo pela manhã, Olinda! Um dia haveremos de tomar esse cafézinho, num esplanada em dia de sol e à tarde para não nos tirar o sono. Mas...também pode ser um chá, pois o que interessa é a boa conversa que com toda a certeza teremos. Às vezes estamos tão perto que seria fácil um encontro. No teu xaile vi que a nossa amiga Emília Moreira vive em Vila do Conde. Imagina...vivo pertíssimo e todo o Sábado de tarde e Domingos vou lá para ver o mar.. Vou combinar com ela um encontro, pois tenho que conhecer a minha " xará ", como dizem os brasileiros. Fico muito feliz que tenhas gostado deste poema, um poema que nos alerta para a necessidade de nos entregarmos de corpo e alma a tudo e a todos,pois a nossa sociedade está muito carente de ESSÊNCIA Muito obrigada, amiga, pelo carinho que sempre mostras para com o Começar de Novo e pelos belos comentários.Gosto muito de saber a opinião dos meus amigos seguidores sobre as mensagens que tento passar. Beijinhos e fica bem!
      Emília

      Eliminar