quarta-feira, 11 de abril de 2012

O AMOR CONTAGIA, SIM!



Sinopse
 "Após uma tentativa de suicídio e voluntariamente ser internado em um hospital psiquiátrico, Hunter "Patch" Adams descobre um belo dom de poder ajudar as pessoas usando o bom humor. Dois anos depois, Patch entra em uma universidade de medicina para se formar como um respeitável médico e ajudar o mundo colocando alegria no coração de seus pacientes. Em uma classe cheia, com pessoas desconfiando de suas notas e julgando mal seu modo de alegrar os doentes, Patch vai lutar contra um desafio, mas com isso vai pôr uma mensagem dentro da universidade que não só contagiará de alegria seus amigos, como também o mundo todo, pois ele provará que o amor é contagioso."
 In Wikipédia

  Nesta entrevista à tv Cultura do Brasil este médico que inspirou o filme mostra a sua decepção; a mensagem que ele queria passar ao mundo não foi bem realçada no filme e isso desiludiu-o. No entanto,continua com a sua missão, fazendo-nos acreditar que a vida é maravilhosa e que neste nosso mundo há pessoas fantásticas  que nos levam a seguir em frente com a certeza de que o AMOR CONTAGIA e de que vale a pena SORRIR

Espero que gostem!

 Emília Pinto

41 comentários:

  1. Oi Mami. Fiquei impressionado com o discurso (e prática) do Patch. Beijos! Dé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Dé, eu não conhecia, mas também me impressionou; muito difícil, hoje em dia, encontrar pessoas para quem o dinheiro não conta a não ser para ajudar os outros. Nós é que temos sempre a mania de achar que o mundo está mal, que ninguém se preocupa com o que se passa ao lado, mas felizmente não é bem assim; há muito boa gente fazendo coisas fantásticas por esse mundo afora, mas, claro, notícia boa não dá audiência e por isso só nos massacram com o que há de pior. Muito obrigada pela dica, pois eu desconhecia este senhor e ele merece que se fale dele. Um beijinho da tua
      Mami

      Eliminar
  2. Oi Emilia!
    Não tenho du vidas quanto ao post!
    Contagia sim, é preciso amor, relações cordeiais , relações em que se acredite, tudo será mais leve,e tudo parece mais risonho!
    Muitos, não recebem e acabem por ficar amargos, personalidades que desconheço qual o nome que se possa dar, talvez a minha psicologa cá de casa, me possa ensinar, mas outros há, que pouco ou nada receberam e na ânsia do amor, dão e pedem, vezes há, que são espezinhados, mas logo se levantam e continuam a dar esse amor, por vezes incondicional, terá outra nome este "modo de ser", como lhe digo ,cada pessoa é um mundo,outros acham ridiculo o amor, outro me disse , que sobre o "amor nada se sabe ", fiquei surpreendida ,mas o certo é que o ouvi e não respondi, talvez a falta de sinceridade entre as pessoas , talvez as agruras da vida, talvez os desenganos, quem sabe tudo isso deve ter relacionamento com o que ouvi.
    O Senhor Patch, terá as suas razões, na clinica, teria visto, pessoa cabisbaixas, de baixo astral, outras sorridentes de olhos vazios, balbuciando palavras sem nexos, e outros casos ainda piores,desconfianças, medos, e toda essa bagagem depois de uma reflexão verificou que ensinar o amor, ensinar a amar, pregando o bem, talvez ele tivesse começado dentro da própria clinica.
    Falando eu assim ,infelizmente ,acompanhei alguém por esses lados, e vinha de lá com o coração dilacerado, não via um sorrisio, não via nada de positivo, todo o pessoal envolvente é frio , até as prórias instalações, são horrorosas, velhas .sem qualquer incentivo que mostre ao doente que pode ajudar à cura.
    Mostar que está mal ...vale sempre apena.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse acima, há gente fantástica por esse mundo afora que desconhecemos. Os meios de comunicação fazem de tudo para que acreditemos que o ser humano não tem jeito e que a sociedade se está a desmoronar, mas não é bem assim. Temos que aprender a dar menos ouvidos às desgraças e a olharmos para o que há de belo no mundo e nos homens; só assim conseguiremos sorrir e caminhar com esperança. Pessoas como estas merecem que acreditemos que o bem impera. Obrigada pelo comentário super interessante, Hermínia. Gostei da sua opinião. Um beijinho e até breve.
      Emília

      Eliminar
  3. Confesso a minha ignorância. Desconhecia o médico e o filme. Mas uma coisa ele tem razão. O amorao próximo, ou amizade como se queira chamar é o mais importante e a única maneira de levar para a frente um mundo saudável em todos os aspectos.
    Um abraço e obrigada por esta partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha Elvira, também desconhecia o filme e muito menos este Ilustre Médico. Foi o meu filho que me falou dos dois e me aconselhou a partilhar. Eu ainda acredito muito no ser humano e sei que há muita gente boa neste nosso mundo; o problema é que somos todos os dias bombardeados com notícias de desgraça que nos deixam tristes e nos fazem perder as esperanças. As boas acções deveriam ser tratadas no tal horário considerado nobre para que assim todos pudessem ver que afinal a nossa sociedade ainda tem muita cor e que a vida vale muito a pena. Obrigada, Elvira, pela visita e espero que à tua volta não faltem os sorrisos, pois é deles que todos precisamos. Um beijinho e fica bem!
      Emília

      Eliminar
  4. Como diz a Elvira, também não conhecia e fiquei seduzida! Felizmente que ainda há gente que pensa nos outros. Estou convencida que a crise que assola o mundo está dando frutos generosos, ao contrário do que se poderia pensar!
    Mil beijos.
    Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Graça, não conhecemos este Senhor nem muitos outros que por aí andam a espalhar o bem. Não nos querem deixar sorrir e só nos dão a conhecer a fome, os crimes e as guerras; todos os dias, em todas as notícias o cenário é o mesmo. Quanto às crises, costuma-se dizer que elas têm sempre o seu lado positivo e esta não será diferente; muita coisa vai mudar, principalmente as consciências. Um beijinho, amiga e obrigada pela visita. Até breve, aí na tua casa.
      Emília

      Eliminar
  5. Nada sabia sobre o filme e esse corajoso depoimento.
    São essas atitudes de amor e generosidades que nos fazem
    ainda acreditar que a humanidade tem salvação.

    Aproveitei e fui assistir as outras partes do "Roda Viva",
    que é um excelente programa da TV Cultura.

    Obrigada, Emília, pela divulgação, na partilha.

    Beijinhos,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meios de informação, tanto aí, quanto aqui só se preocupam em noticiar as desgraças e isso faz com que pensemos que o mundo não tem mais jeito. Felizmente que existem alguns canais que ainda fazem questão de mostrar o lado bom da sociedade, mas são sempre os canais a que a maioria não assiste ou então em programas transmitidos à tarde ou depois da meia noite. Divulgar estes casos no horário considerado nobre, nem pensar!!! Gostava muito de assistir a Tv cultura, mas agora a única que vejo é a Record News por volta da meia noite; pelo menos fico a saber o que se passa nesse meu querido país. Um beijinho, Lúcia e agradeço-te muito a visita e o comentário.

      Eliminar
  6. Olá Emília!
    Obrigada pelo seu comentário, excelente artigo!
    Na grande maioria das vezes, oferecermos apenas um genuíno sorriso aquece muitos corações e quebra muitas barreiras!... e não custa nada :)
    Também já vi o filme e achei fantástico!

    Obrigada pela partilha

    Beijinhos Mónica Fernandes

    ResponderEliminar
  7. Olá Emília!
    Obrigada pelo seu comentário, excelente artigo!
    Na grande maioria das vezes, oferecermos apenas um genuíno sorriso aquece muitos corações e quebra muitas barreiras!... e não custa nada :)
    Também já vi o filme e achei fantástico!

    Obrigada pela partilha

    Beijinhos Mónica Fernandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Monica, por ter acedido ao meu convite e ter vindo cá. Os afectos, os pequenos gestos, as simplicidades da vida é o que realmente nos faz bem, mas a verdade é que nem sempre nos apercebemos disso. Quem mais beneficia desses pequenos mimos que damos somos sempre nós; sentimo-nos bem ao vermos que uma palavra amiga, que um sorriso, que um simples olá modificou o semblante de uma pessoa, mas depressa esquecemos e lá voltamos nós para os nossos pequenos contratempos. É pena que assim seja, pois são pequenas coisas que nada custam e que fazem muita diferença na vida de algumas pessoas. Penso até que todos nós já sentimos a importância de uma palavra amiga que nos foi dada numa hora de maior aflição. Um beijinho, Monica e fica bem! Até breve!
      Emília

      Eliminar
  8. Emília, minha amiga:
    Vi e revi, o depoimento do Patch Adams. Parece que ele não ficou muito feliz com o filme. Ficou aquém das expectativas dele, omitiu coisas, que ele acha importantes. Reconhece, que se não fosse o filme, não teria dinheiro, para algumas coisas úteis.
    Gostava de ver o filme, para dar a minha opinião.
    Numa coisa, ele tem razão: Ter amigos é muito importante.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria. Não vi o filme, mas vou ver se o vejo. Ele não ficou feliz, pois a principal mensagem não foi transmitida pelo filme; segundo o que entendi, eles deturparam um pouco o que ele queria transmitir, de qualquer modo, valeu a pena, porque se não fosse o filme ele não estaria a dar estas entrevistas, conseguindo assim o dinheiro necessário para as suas obras. Penso também que ele tem toda a razão, pois tratar doenças num ambiente de amizade e de alegria é um grande contributo para uma boa recuperação. Nós sabemos ver a diferença quando num hospital somos atendidos por profissionais humanos que sabem dar-nos um sorriso e uma palavra de alento. Sei que nem sempre é fácil e por isso sempre digo que para essas profissões é preciso que se tenha vocação. Muito obrigada pela visita, Maria e pela sua opinião. Brevemente far-lhe-ei uma visita. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  9. Neste mundo em que praticamente só se vende más notícias, é uma lufada de ar fresco ouvir este depoimento, e saber que afinal acontecem também coisas boas.
    Acredito que o amor contagia, sim...
    Beijinhos Emília e obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, Rita.." só se vende má noticia" e isso vai fazendo com que deixemos de acreditar no ser humano. Mas, felizmente, não é bem assim...o mundo tem muita cor, só é preciso é que saibamos olhar mais para o lado positivo que para o lado negativo e para isso basta olharmos à nossa volta; encontraremos de certeza um ser humano maravilhoso que se preocupa com os outros e que dá o seu melhor para que todos sejamos mais felizes. Muito obrigada pela visita, Rita e até breve aí em sua casa. Estou um pouco atrasada, mas não faltarei ao nosso encontro. Um beijinho.
      Emília

      Eliminar
  10. Olá Emília/Hermínia

    Uma lição de solidariedade tão necessária nos dias cinzentos e incertos que vivemos.
    Tenho que ver o filme. Obrigada pela partilha.

    Beijinhos.

    Elisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás como eu, Lisa! Tenho também que ver o filme! Para que não nos deixemos contagiar pelos dias cinzentos e incertos que vivemos, temos que nos lembrar destes casos e pensar que afinal o mundo não está perdido e assim o colorido da vida entra logo nos nossos corações. É que se não fizermos assim o interesse pela vida se vai, não é verdade? Olhamos à nossa volta e só vemos rostos acabrunhados e isso tem que mudar; temos de fazer a nossa parte distribuindo sorrisos e dando aos outros mais esperança. Um beijinho, Lisa e muito obrigada pela visita. Fica bem, amiga! Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  11. Claro que gostei imenso e não só, concordo plenamente.

    Há momentos em que todos sentimos vontade de desistir, até da vida, sim!
    Mas a dor acaba por diminuir e quando mais pensamos no valor que ela tem, não só para nós próprios mas para quem nos ama, a dor que lhe causaremos, apetece sorrir e abençoar a vida cada momento, cada minuto.

    Houvessem muitos Patch Adams entre nós ...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ná. Antes de mais quero pedir desculpas por ainda não te ter visitado, mas, depois de ter passado a Páscoa em casa do meu filho na Régua de onde só voltei na segunda à noite, ainda não consegui colocar as minhas coisas em ordem.
      Tens razão...quando sentimos vontade de desistir, basta pensarmos na dor que causaremos aos que nos amam para que a vontade volte e encaremos a vida com um sorriso. Temos de pensar que há muitos Patch Adams por aí a fazerem coisas maravilhosas; só assim poderemos acreditar que a nossa sociedade não está perdida e que vale a pena lutar para vermos mais sorrisos à nossa volta. E foi com esse intuito que uma amiga blogueira me convidou para participar num blog, o Reinventar um Portugal mais risonho, onde só serão colocadas atitudes positivas dos portugueses e belezas deste nosso Portugal; isto para se tentar que se dê mais valor ao nosso país, ao que ele tem de bom, pois andamos todos muito desalentados por tanta notícia má. Se quiseres visitar é só ver no nosso perfil e clicar no nome do blog. Muito obrigada pela visita, Ná e até breve aí em tua casa. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  12. Num ambiente tão profundamente cadavérico (...) nada como pensar que para lá de tudo há um sentimento que ajuda a superar os infortúnios e além disso ainda sobra sempre. Quanto mais se divide, mais se multiplica: Amor! Mas de tão banalizada restam as obras para dar créditos aos sentimentos.
    Um abraço para as duas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vim agora de sua casa e não encontrei o recado que lá deixei. Não sei o que se passou, mas, não importa. Afinal, a Manuela está aqui com a sua visita habitual que muito me agrada. Gostei do que de disse sobre o amor...quanto mais se divide mais se multiplica, por isso não devemos ter medo de amar e a melhor forma é amar através de obras, de atitudes. Apesar de tanta desgraça, aparecem-nos casos destes que nos animam e nos levam a continuar a acreditar que o amor existe e que contagia; faz-nos bem a nós e a quem o recebe. Um bom fim de semana, Manuela e obrigada pela visita.
      Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  13. Olá Emília!
    Tem toda a razão comentou sim! Eu é que ando um pouco mais atarefada e em breve talvez compreenda a razão...
    E é um prazer, acredite, vir a sua casa. O conteúdo dos seus posts fazem-me extravazar...desculpe! Mas é porque me dá muito material que me atrai e desperta!
    A Pascoa? Sabe Emília, para mim é mistura de uma tristeza imensa em que a alegria não se lhe sobrepõe. E para mim é a festa maior, seja de católicos ou não. Mas...sei que me compreenderá quando lhe disser que aquela campaínha do compasso já não toca, que as flores mimosas da Cruz que nos visitava já não é mais a mesma, que a ausência do espírito pascal me causa uma apatia enorme porque não me reencontro nesta apatia coletiva.
    Sinais dos tempos em que eu própria sou um dos sinais!
    Obrigada pelas suas palavras sempre tão amigas e companheiras
    Bom fim de semana
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Manuela pelo carinho da resposta. Penso que não é só a Manuela a pensar isso. Muita coisa mudou, nós mudámos e o espírito tanto da Páscoa quanto de outras datas importantes desapareceu. Há ausências que nos entristecem também e consequentemente não somos capazes de ver colorido na cruz que nos visita. Mas vamos tentando ver as coisas pelo seu
      lado melhor e manter dentro de nós esse espírito que está desaparecendo à nossa volta. Um beijinho, amiga e tenha um bom fim de semana
      Emília

      Eliminar
  14. Queridas amigas... não vi o filme... mas vou procurar, porque acredito memso na força do contágio. O contágio do Amor. Perdoem a minha ausência. Vou lutar por me manter acesa e continuar sempre, sempre, a acreditar. Beijinho amigo a desejar muito esse encontro que ainda não pôde acontecer, mas em que acredito também, pela força do desejo que tenho.
    Beijinho... e obrigada pela vossa presença... pela vossa postura na vida, que contagia!!!
    Sempre,
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom vê-la por cá, Isabel. Eu também não vi o filme, mas deve ser muito bom, apesar de, segundo o Patch Adamas, não ter transmitido exatamente a mensagem que ele gostaria. Quando à ausência, não se preocupe; nem sempre o tempo e a disposição nos permitem estar tão presentse quanto gostaríamos, mas os amigos entendem. De facto, Isabel, foi pena não nos termos encontrado, pois foi muito bom ter conhecido a Teresa e a Joana, mas outras oportunidades surgirão com toda a certeza. Muito obrigada pela visita e espero que tenha uma bela semana. Um beijinho
      Emília

      Eliminar


  15. Paso a saludarte mientras me sea posible y el tiempo me lo permita, para acompañarte en el fin de semana, produciéndome una grata emoción compartirlo contigo.

    Al permitirme disfrutar de tu entrada, pensada con la lógica del sentimiento para satisfacción de todos los que tienen el gusto de leerlas y opinar del tema en cuestión sobre el que se verse.

    Con afecto por mi parte me despido, hasta otro memento que nos siga permitiendo reforzar nuestra amistad a través de las palabras en equilibrada armonía...

    Un abrazo para saludarte
    y un beso para acompañarte

    María del Carmen



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei muito contente que tenhas vindo visitar-nos, Maria del Carmen. Com certeza que nos visitaremos uma à outra, cimentando assim esta amizade que acaba de nascer através das palavras. É muito boa esta troca de experiências que se faz através dos temas publicados nos blogs; é uma forma de nos enriquecermos interiormente. Tenha uma bela semana, amiga! Um beijinho e até breve
      Emília

      Eliminar
  16. Querida Emília

    Adorei mais esta mensagem de amor e solidariedade.Pelo título e pelas tuas palavras depreendo que dando amor teremos de volta amor sendo que se propagará como uma boa semente. Deveria ser assim, sem dúvida. Nem sempre acontece, infelizmente. Contudo, temos de ter fé na bondade dos nossos semelhantes.

    Não posso ouvir o video agora porque estou sem som. Mas voltarei para isso. :)

    Obrigada pela tua visita e pelo comentário sempre cheio de apreço.É sempre uma alegria ler as tuas palavras que transportam amizade e uma grande reflexão sobre as questões da vida.

    Uma excelente semana, minha querida amiga.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Olinda, pelas palavras sempre tão carinhosas. São pessoas como estas do vídeo que nos fazem ganhar animo e seguir em frente, acreditando que o mundo não é tão feio como nos querem fazer crer e que há sempre alguém pronto a fazer maravilhas para que ele se torne cada vez mais justo e fraterno. Um boa semana, cheia de momentos felizes. Um beijinho e até breve
      Emília

      Eliminar
  17. Eu adorei sua postagem li sem parar para respirar
    linda e comovente.
    Como seria bom se nesse mundo ainda conseguisse através de grandes exemplos de amor reconstruir um mundo melhor.
    Linda semana beijos no coração.
    Evanir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Emília e Hermínia!
      Belo post, parabéns...o despertar a solidariadade, bem precisamos de uma injeção de emergência para despertar a consciência das nossas acções... quantas pessoas sofrem efermidades... e mesmo assim são o exemplo de vida para muitos...a humanidade está frustada face as dificuldades da vida...carenciada de algo fundamental, como o amor, estima, auto-estima e calor hunano...precisamos de dar as mãos e caminhar-mos juntos o isolamento não permite autoajuda.
      Tudo de bom para vc.
      Bjs carinhosos

      Eliminar
    2. Ainda bem, Evanir, que temos pessoas como estas para, com o exemplo delas, nos lembrarem de que é necessária a solidariedade e que muitas vezes ela está apenas num sorriso, numa palavra carinhosa, coisas que não custam nada e que nós não damos facilmente. Um beijinho, amiga e muito obrigada pela visita. Que os teus dias sejam sempre iluminados.
      Emília

      Eliminar
    3. Olá Jacaré! Muito bom vê-lo por cá a dar-nos o seu testemunho sobre este tema tão urgente na nossa sociedade. Vivemos cada vez mais isolados uns dos outros, tratando do próprio " umbigo" e esquecemos-nos dos que andam à nossa volta: com essa nossa atitude estamos também a esquecermo-nos de nós, pois sozinhos não somos ninguém; precisamos uns dos outros, não é verdade? Ainda bem que há seres humanos fantásticos com atitudes maravilhosas e que nos levam assim a acreditar que, afinal, o mundo não é tão negro como parece. Um beijinho, amigo, e muito obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  18. Adorei este vídeo, que desconhecia por completo, tal como o médico, Patch Adams.
    Gostaria imenso de ver o filme. Vou tentar encontrá-lo.
    Eu acredito no Amor, sim; num sentido universal acredito que quanto mais se dá mais se recebe.
    Há dias vi um filme de que gostei imenso. Chama-se, salvo erro, "Favores em cadeia" ou qualquer coisa no género. Mostra-nos que ao fazermos bem a três pessoas e induzi-las a fazerem o mesmo, em pouco tempo haverá milhares de pessoas a praticarem o bem. É um princípio que, em meu entender, se aplica também ao amor. A esse amor de que fala o Dr. Adams.

    Obrigada pela partilha.

    Semana feliz. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Mariazita! Como diz a Manuela num comentário acima, o amor é a única coisa que ao se dividir se multiplica. Assim se forma um amor em cadeia que vai contagiando uns e outras. Este médico segundo parece, a única coisa que tem é um seguro de saúde, porque lhe ofereceram um. Isto sim...é o que podemos chamar uma pessoa abençoada. Também não conhecia este senhor e também não vi o filme, mas vou tentar ver. Às vezes dizemos que não há pessoas boas no mundo, que os verdadeiros líderes não existem mais, mas enganamo-nos; existem sim, só que, infelizmente não nos deixam conhecê-los; massacram-nos com notícias más de tal maneira que ficamos desanimados e deixamos de acreditar no Ser humano. Mas, temos de contrariar esta nossa ideia, pois aqui está uma prova de que os seres benditos existem. Um beijinho, amiga e obrigada pelo seu testemunho. Tenha uns dias excelentes e de boa saúde para todos vós. Até breve!
      Emília

      Eliminar
  19. Fiquei curiosa, gostava imenso de ver o filme.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lilás! Deve ser muito bom o filme, embora, como diz aí no video, o médico tenha ficado um pouco desiludido, pois a verdadeira mensagem que ele queria passar não foi bem entendida pelo realizador; mesmo assim acredito que valha a pena ver. Obrigada pela visita, amiga e tenha uma boa semana. Volte sempre!
      Emília

      Eliminar
  20. Querida Emília

    Acabei de ver e ouvir o video, fiquei impressionada com a mensagem de amor ao próximo que o entrevistado nos transmite. O amor vai sim passando de pessoa para pessoa, multiplica-se, cria um elo, uma cadeia, numa caminhada em que todos são importantes. A boa disposição, a educação, o interesse que os profissionais nos demonstram quando somos atendidos num Estabelecimento Hospitalar é quase meia cura porque é quando estamos fragilizados que precisamos de apoio e carinho.

    Obrigada por este post que nos traz tanto ensinamento, alento e esperança nos nossos semelhantes.

    Boa noite.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que conseguiu ouvir o vídeo. Tem toda a razão, Olinda e é por isso que sempre digo que é preciso ter vocação para aquelas profissões que lidam com a alma humana, com o seu sofrimento e com as suas dores. Só grandes vocações conseguem fazer uma cura séria. O mal é que em muitos hospitais temos pessoas que estão ali sem o mínimo de vocação. Penso que em todas as profissões se deve ter gosto pelo que se faz, mas nestas, a vocação é fundamental. Obrigada, amiga, por ter voltado cá e ter deixado mais este belo testemunho. Fique bem! Um beijinho e até breve
      Emília

      Eliminar