quarta-feira, 14 de março de 2012

GRATIDÃO






GRATIDÃO....uma GRANDE PALAVRA!
Apesar de GRANDE, está muito esquecida nos dias de hoje.
Mesmo o AMOR, tão ambicionado por todos, tão cantado por poetas, só poderá ser GRANDE se levar, bem juntinho a ele, a GRATIDÃO.


Emília Pinto

54 comentários:

  1. Bom dia
    Este video está na mesma linha do meu poema.
    As coisas são simples e belas, mas andamos tão apressados que nem damos atenção às mesmas coisas boas e reais de cada dia.

    Viver é uma arte que devemos aprender novamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Viver é uma arte ", dizes muito bem, Luis, mas uma arte dificil de aprender nos tempos que correm. As pessoas habituaram-se a viver num patamar tão alto que agora não sabem viver com mais tempo livre para poderem apreciar o que de bom a vida tem. É difícil resistir ao apelo do consumismo e por isso há que trabalhar mais e mais para se conseguir obter tudo aquilo que torna o dia a dia mais confortável. Claro que se chega a uma altura e se vê que não valeu a pena tanta correria, mas essa consciência em geral só chega muito tarde e aí já o tempo é muito curto para se começar a viver com qualidade de vida. Mas...mais vale tarde que nunca, não é? Tenho pena é das nossas crianças que, por causa disso, vivem com muita carência de afectos e isso os prejudicará para a vida toda. Um beijinho, Luis e obrigada pela sua participação.
      Emília

      Eliminar
  2. Olá Emília/Hermínia

    Viver é sem dúvida uma arte, infelizmente, esquecida há muito. A gratidão faz parte do saber viver , dos prícipios da educação também ela descurada ,por tantos,nos dias de hoje.
    A gratidão devia estar patente no dia a dia. No entanto a maioria, continua a olhar somente para o seu umbigo ignorando o seu semelhante.

    Vida e gratidão deviam andar de mãos dadas pelo bem do nosso e, principalmente ,do futuro da juventude.

    Beijos.

    Lisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Lisa...a educação hoje tem outras prioridades, infelizmente e por isso as esperanças de que tenhamos a gratidão e outros valores na sociedade em que vivemos começam a desaparecer. A correria é muita e não sobra tempo para aqueles pequenos gestos tão simples mas que fazem uma diferença enorme. A natureza está aí todos os dias com belezas imensas que mereciam ser apreciadas, mas em vez disso, damos-nos ao luxo de as estragar como se não fizessem parte de nós. Um dia vamos chegar à conclusão que não nos acrescentou nada tanta correria, mas já será tarde e o pior é que vamos perceber que nada fizemos para que as gerações futuras tenham um comportamento diferente. Um beijinho, Lisa e muito obrigada pelo carinho da visita.
      Emília

      Eliminar
  3. Oi Emilia!
    Mais uma lição, mais uma refleção.
    Olharmos o dia a dia com uma dádiva e transmitirmos o que melhor que nos oferece.
    Tanta coisa pequena, que tantas vezes passa ao lado, todos esses promenores , vistos com olhos de ver ,sentimos quanto nos é dado de bom, e a tal gratidão por termos tanto.Apreciar as mudanças,e deixar as rotinices.
    Gostei.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Requer muita força de vontade e um aprendizado constante para que saibamos viver a vida com qualidade. Ainda não aprendemos e o tempo corre sem dó nem piedade. É sempre tempo para começar...é sempre tempo para mudar as atitudes, mudar consciências e acima de tudo é urgente que ensinemos aos mais novos que o que está à nossa volta é um presente da vida e como tal deve ser apreciado e tratado com muito carinho e gratidão. Um beijinho, Hermínia e...vamos lá...tentando a cada dia uma mudança nas nossas atitudes; ainda vamos a tempo...é só querer.
      Emília

      Eliminar
  4. Minha amiga muito certo o que escreveu, mas muita gente parece
    que o esqueceu.
    Beijinhos e desejo que esteja bem.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Irene, pela visita. Fico contente que tenha gostado. É uma tarefa difícil saber ler a vida como ela merece...palavra a palavra, página a página, sempre com muita atenção para que consigamos interpretar de uma forma correcta tudo o que ela nos mostra e nos diz. A vida é como um livro e, assim como ele, também chega ao fim, por isso há que a aproveitar bem dando prioridade ao que realmente importa e o que mais importa é a essência, a essência das coisas, a essência do ser humano. Esquecemos-nos disso e passamos o nosso tempo a correr atrás de futilidades. Um beijinho e até breve.

      Eliminar
  5. Saber agradecer é entregar amor pelo amor trazido...um gesto, uma palavra, um sorriso, um carinho valem por tudo na vida...
    Obrigada pela vossa amizade minhas queridas Emilia e Hermínia
    Beijos com carinho para quem mora no meu coração sempre:)
    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sempre muito contente quando te vejo por cá, Miguxa. Que bom! Ser grato é muito fácil, amiga; é como dizes...um pequeno gesto de carinho, um olá, uma palavra amiga, um sorriso nos lábios. É bom para quem recebe estes pequenos gestos de afecto e é melhor ainda para quem os dá. Vemos muito desalento por aí, muita tristeza, muita preocupação, mas nem sempre sabemos ser solidários com esses que passam maus bocados; ficamos indiferentes e não somos capazes de dizer: " apesar de tudo, tenho muita coisa a agradecer à vida". É muito difícil dizer isto, porque somos muito insatisfeitos e queremos sempre mais e mais; quando temos um pequeno problema só pensamos nele e somos incapazes de ver as outras coisas fantásticas que a vida nos deu e que por isso devemos estar gratos. Eu sei que é muito mais fácil falar que fazer, mas por saber disso é que eu achei importante esta mensagem; sermos gratos à vida só nos faz bem! Muito obrigada por teres vindo cá, Margarida. Um beijinho muito especial e espero que tudo te corra bem. Até breve!
      Emília

      Eliminar
  6. Adoravel o filme. Obrigada pela partilha.
    Um abraço e desculpe a ausência que se deveu a motivos de saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente que tenhas gostado da mensagem, Elvira.
      Não tens de pedir desculpas pela ausência, pois eu sei que nem sempre o tempo chega para as nossas visitas e muitas vezes há outros problemas que as impedem, como foi o teu caso. Espero sinceramente que estejas já completamente restabelecida e que apareças sempre que puderes,pois é um grande gosto receber-te. Um beijinho e muito obrigada pelo carinho.
      Emília

      Eliminar
  7. Fácil mesmo é cobrar e agradecer tem ficado para trás.Já na infância,parto sempre pra esse lado nas minhas reflexões,é preciso ensinar a dizer muito obrigado!
    Abraço grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão simples não Bergilde? Muito obrigada a tudo, a um sorriso..ao sol que brilha, aos rios que correm, às estrelas no céu. Presentes pelos quais devíamos estar gratos, mas desaprendemos como se faz. Não temos tempo para ver tudo isso e portanto torna-se fifícil agradecer.Hoje infelizmente só se exige e a preocupação em retribuir é sempre muito pouca ou nenhuma. Um beijinho, amiga e muito obrigada pela visita. Fica bem e espero que consigas sempre ser grata por todas as dádivas que recebes. Nem sempre é fácil, amiga!
      Emília

      Eliminar
  8. Emilia: tudo é simples se o ser humano quiser, faço coisas por dedicação e por amor aqueles que precisam de mim,mas não espero agradecimentos por parte das pessoas, pelo simples motivo a que acho que é um dever meu ir visitar as pessoas da terceira idade e os doentes. adoro fazelo e gostos de ouvir as suas histórias de vida.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Santa Cruz...tudo é simples se quisermos e ser altruísta, ser solidário é a obrigação moral de cada um de nós. Infelizmente há muita gente que pensa que só grandes acções são gestos de solidariedade, mas,não é verdade. Quantas vezes uma palavra amiga, uma visita, um olhar carinhoso e um ouvido atento não fazem verdadeiros milagres na vida de algumas pessoas? Mas há alturas em que, só quando vemos de perto as desgraças alheias, é que nos lembramos da sorte que temos e do quanto a vida foi generosa connosco; mesmo assim, passados alguns minutos já nos esquecemos e a gratidão lá se vai.
      Santa Cruz, já tentei ir ao seu blog várias vezes, mas não consigo. Se puder diga-me o que tenho de fazer, por favor. Muito obrigada pela visita e espero que tenha sempre uns dias cheios de luz para poder continuar a ajudar os outros.
      Emília

      Eliminar
  9. Um espectáculo, a Natureza! Cores- vários cambiantes- luz, som, movimento e nós, parte integrante desta maravilha.

    Querida Emília, o trabalho de captar os movimentos da natureza nos seus mais ínfimos pormenores, 24 horas por dia, é algo de sublime que requer dedicação e amor. O video traz-nos momentos de sonho no desabrochar de uma flor, no nascer e pôr do sol, na deslocação das nuvens...enfim, a gratidão ao seu autor é imensa pela sua disponibilidade e por registar momentos que eu nunca teria a oportunidade de ver com tanta precisão e beleza.

    E mais...aceitar um novo dia como uma dádiva, vivê-lo em pleno, agradecer a Deus por mais essa oportunidade de 'começar de novo', de corrigir erros, de partilhar com os outros o que Ele me tiver concedido.

    E na partilha com os outros saber distinguir o quanto eles me dão em amizade, em atenção, em amor...

    Tens razão, a GRATIDÃO é a palavra-chave, sabendo reconhecer o quanto devemos uns aos outros e dar-lhe o devido valor.

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é tudo isso que nos falta, Olinda! Arranjar tempo para apreciar as coisas belas que a natureza nos dá, como uma benção e saber agradecer todos os dias por isso. Não fazemos, nem uma coisa nem outro. É uma dádiva também a oportunidade que a vida nos dá de conhecermos pessoas maravilhosas que tanto nos dão quer em carinho quer em experiências. Mas isto nós também muitas vezes desprezamos pela bendita falta de tempo.Sabes, Olinda, costumo dizer que ficamos muito tempo sem visitar um amigo, sem lhe fazer um telefonema, só porque andamos muito ocupados, mas, se por infelicidade ele morre, faltamos até ao trabalho para ir ao funeral. Será que era isto o que queria o amigo? De certeza que não. Muito obrigada, amiga, pelo belo contributo que deste a este " debate" e desejo sinceramente que os teus dias sejam sempre iluminados. Um beijinho e até breve
      Emília

      Eliminar
  10. Esse vídeo e maravilhoso. A gratidão é um gesto maravilhoso. Muitas pessoas esqueceram o que é isso. Tem pessoa passa a vida cobrando, mas na horas de agradecer ela esquece.
    Adorei , uma lição de vida.
    Bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Smareis. Que bom vê-la por cá! Na verdade hoje em dia só se vê exigências e cobranças. Agradecer é um ato completamente esquecido e o pior é que não estamos a saber transmitir às nossas crianças o verdadeiro significado da palavra gratidão o que nos faz perder as esperanças de que tenhamos uma sociedade mais grata no futuro. Um beijinho, amiga e muito obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  11. Olá amiga. A gratidão está mesmo esquecida. O Universo é generoso e com toda certeza, gratidão é um vibrar energético que somente traz o benfazejo em nossas vidas. Beijos e fique com Deus.

    ResponderEliminar
  12. Que bom que veio visitar-nos, Maria José!!! Muito obrigada pelo carinho. De facto, a gratidão é um sentimento que só nos beneficia, pois quando agradecemos é porque estamos de bem com a vida e estar de bem com a vida significa antes de mais estar de bem connosco, estar de bem com a nossa consciência. E como é boa essa sensação, não amiga? Quando estamos assim tudo nos parece mais belo e somos capazes de gestos mais nobres para com aqueles que todos os dias por nós cruzam e que muitas vezes precisam só de um carinho para que a vida lhes pareça mais leve. O universo vibra a nosso favor, por isso só sendo gratos a ele conseguiremos uma vida de qualidade...uma vida plena de essência.Vamos lá então...aprender a sermos gratos por tudo o que a vida nos oferece. Um beijinho, amiga e obrigada! Fica bem!
    Emília

    ResponderEliminar
  13. Respostas
    1. O que é simples é sempre o mais importante, também concordo, mas nós seres humanos temos a mania de complicar tudo e dar valor àquilo que parece grande, mas na realidade só o é em tamanho. GRANDES são as pequenas belezas da natureza, os pequenos gestos de carinho, de solidariedade e de respeito pelos outros. Saber apreciar estas pequenas coisas e saber distribui-las à nossa volta é um acto de Gratidão à vida. Um beijinho, Lisette e muito obrigada pela visita. Um bom fim de semana.
      Emília

      Eliminar
  14. Emília amiga:
    Tem razão. A gratidão faz parte dos sentimentos mais nobres.
    Sinto-me grata aos meus pais, que me deram a vida. Aos meus irmãos, que partilharam a infância comigo.
    Aos meus sogros, que me deram o homem que amo. A ele, por tudo o que temos vivido juntos e pelos filhos que me deu. Aos filhos, que me fazem sentir a alegria de ser mãe e me deram netos.
    Sinto-me grata aos amigos, pela sua amizade.
    Sinto-me Grata a Deus, por tudo o que me deu.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho muito que agradecer por tudo isso, Maria. São bençãos tão grandes que acho que não seremos nunca capazes de agradecer o suficiente. A essa dádiva devemos juntar também todas as belezas que a natureza nos proporciona e que muitas vezes não só não apreciamos, como estragamos. Um beijinho, Maria e muito obrigada pela visita e pelo belo comentário. Um bom fim de semana
      Emília

      Eliminar
  15. Gratidão , o que devemos à Mãe Natureza e tão esquecida está .
    E o pior não está apenas nesse esquecimento , mas nos maus tratos que lhe são impostos .
    Temos que dizer para nós mesmos , diariamente , como estamos gratos , até pelas coisas menos boas .
    Tudo é um presente .

    Beijo grande , Emília , e bom fim de semana ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é esse, Maria, além de não estarmos gratos e de nem sequer repararmos nas belezas que a natureza nos dá, ainda as estragamos, como se fossem propriedade exclusivamente nossa. É de todos e para todos e, felizmente ainda há quem as aprecie e quem lute para que sejam preservadas.Ser gratos à vida por tudo o que ela nos dá, mesmo até nas coisas menos boas não é fácil, mas, como muito bem diz, é um aprendizado que devemos fazer a cada dia que começa. É para o nosso bem, pois quando conseguirmos agradecer com certeza nos sentiremos melhor e os dias serão mais iluminados e a caminhada muito mais suave. Um beijinho, amiga e muito obrigada pela contribuição a este " debate" tão urgente nos dias de hoje. Fique bem!
      Emília

      Eliminar
  16. Emília
    Hoje deixo-lhe umas palavras do meu antigo blogue, com gratidão e amizade.

    “O teste da felicidade é a gratidão.”
    G. K. Chesterton

    A surpresa de uma nova dádiva aguarda-nos a cada passo do nosso caminho dando-nos sempre a oportunidade de ser felizes.
    Quando sentimos gratidão reconhecemos o bem que devemos aos outros, apreciamos aquilo que nos foi dado e alegramo-nos com isso. Experimentamos uma "energia calma" e ficamos mais próximos, pela partilha, dos que nos rodeiam.
    Ao reconhecermos o bem que devemos aos outros estamos a direccionar-nos para o exterior e rompemos o laço egoísta entre "nós", as nossas "possessões" e "riquezas". Tal implica humildade. Implica também aceitação (de que somos receptores de um benefício) a qual, por sua vez, requer reflexão, responsabilidade, desprendimento. É esse, no fundo, o caminho da gratidão: Um caminho de consciencialização, humildade, reconhecimento, aceitação e maturidade.

    Um caminho que nos vai mostrando o que é realmente significativo e ajuda a desvalorizar o que é acessório e irrelevante. Um caminho de contemplação do belo milagre da vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E agora sou eu que agradeço este texto tão profundo que muito enriquece a mensagem do video que aqui coloquei. Quando estamos receptivos às dádivas que a cada canto a vida nos mostra, sentimos-nos bem interiormente e conseguimos apreciá-las. Isto só se consegue com humildade, com o reconhecimento de que muito devemos a todos os que por nós cruzam, porque eles sempre deixam alguma coisa que nos enriquece; é só sabermos ver o lado bom em vez de só olharmos para o lado negativo que é o mais fácil. Sabemos que é dificil ver o sol mesmo naqueles dias cheios de nuvens pesadas e escuras, mas temos que aprender a vê-lo, pois ele está lá; quando conseguimos fazer isso ficamos mais iluminados e tudo parece mias fácil. Faz-nos bem a gratidão, Teresa e eu dou muito valor àquelas pessoas que pouco têm, que passam por problemas sérios e que mesmo assim não se cansam de agradecer; olhamos para elas e vemo-las sorridentes como se nada lhes faltasse. Admiro muito essas pessoas e acho que se sentem assim, porque são capazes de agradecer.Sabe, ainda não sou capaz de aceitar tudo o que a vida me dá como uma benção, mas devia. Já tenho anos suficientes para ter aprendido a trilhar esse caminho, embora tenha consciência de que tento todos os dias e de que chegarei lá. É um aprendizado constante e não sou de desistir. Um beijinho, amiga e muito obrigada pelo belo " testamento" que nos leva a uma profunda reflexão sobre a felicidade que existe na Gratidão. Um bom fim de semana e volte mais vezes. É muito bom tê-la por aqui.
      Emília

      Eliminar
  17. Olá Emília!
    Sempre com propostas que desafiam e sempre oportunas.
    Mas será que ainda haverá tempo para agradecer? Ou o agradecimento é uma "obrigação" que já caiu em desuso? Ah, como somos pequenos para ainda não suportarmos a injustiça da ingratidão.Mas se já Ele falou que não voltaram para trás para agradecer!.. Não seremos tão pequenos assim, afinal!
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tempo para agradecer, Manuela? Creio que vamos sempre a tempo e, apesar de a gratidão estar em desuso, acho que devemos lutar por ela, porque quando nos sentimos gratos é sinal de que estamos bem interiormente. Lembra-se de lhe ter falado naqueles pássaros que ao entardecer vêm dormir numa palmeira aqui na entrada do meu prédio? Pois é...há dias em que os ouço e fico grata pelo lindo canto que se espalha por todo o prédio e nem sequer me importo com a sujeira que fazem na nossa passagem; é sinal de que estou bem e de que vejo o sol brilhar apesar de ele já começar a se esconder. Outros dias porém, nem sequer os ouço mesmo sabendo que eles lá estão cantando e sujando como de costume. Há dias uma moradora do prédio disse: " muito gosto de ouvir estes passarinhos lá em casa..."...via-se pelo rosto dela que estava de bem com a vida e por isso sentia-se agradecida pelos belos cantos dos passarinhos. Claro que a gratidão não se usa nos dias de hoje; as pessoas andam de mal com a vida porque ela lhes está a tirar muita coisa no campo material; é claro que isso preocupa qualquer um de nós e por isso não agradecemos à vida; ainda não tivemos a capacidade de reconhecer que para se ser feliz é preciso ter o suficiente e, claro, se não temos mais do que o suficiente não somos capazes de agradecer. Essa frase eu li-a há muito já não sei onde e a partir daí entendi que o mal de todos nós é esse...queremos sempre mais e mais e enquanto não percebermos que o suficiente tem que ser o bastante para nos sentirmos felizes não seremos capazes de ser gratos. Muito obrigada pela visita, Manuela e pelo comentário enriquecedor, como sempre. Tenha um bom fim de semana. Um beijinho e fique bem!
      Emília

      Eliminar
  18. Emilia
    obrigada pelo carinho por saberes ler o meu coração que é verde e o Sporting é mesmo o meu grande Amor. Receber carinho de uma Benfiquista ainda me sabe melhor. beijinhos verdes para ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens de agradecer, Lili. Ser amigo é ficar feliz com a felicidade desse amigo e, quando qualquer clube joga com um estrangeiro, aqui em casa torce-se sempre pelo português, seja ele Benfica, Sporting ou Porto Só quando o Luquinhas está presente é que temos de torcer sempre pelo Benfica. Um bom fim de semana, amiga e obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  19. Uma palavra que devia estar contínuamente presente nas nossas vidas, mas que nos tempos que correm anda infelizmente muito escondida. Que no coração de todos nós, a gratidão possa voltar a renascer e a fazer-se sentir.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria! A gratidão é um sentimento que nos faz sentir bem. Quando somos capazes de sentirmos-nos gratas pelos pequenos gestos e pelas belezas da natureza que todos os dias nos são oferecidas é porque estamos bem interiormente. Quando não estamos bem, nem reparamos nelas. Por isso há que tentar a cada dia que começa abrir a janela e deliciarmos-nos um pouco com o sol que nasce, com o belo jardim que está em frente da nossa casa, com o canto dos pássaros. Se conseguirmos fazer isso o dia correrá de certeza melhor. Um beijinho, amiga e espero que tenhas um bom fim de semana também.

      Eliminar
  20. Querida Emília
    Este vídeo é simplesmente fabuloso.
    Além de imagens lindíssimas tem um texto digno da maior reflexão.
    Chama-nos a atenção para pormenores a que, muitas vezes, ficamos alheios, e que são dignos, também eles, da nossa maior gratidão.
    É verdade que a gratisão anda um pouco esuqecida. Aceitamos como valores adquiridos factos que, na realidade, são verdadeiras dádivas da Natureza.
    Um hábito que adquiri com a idade (quando se é mais novo não se pensa muito nisso...) é, ao acordar, "dizer" mentalmente; "Obrigada, Senhor(*), por mais este dia que me é concedido"
    (*) - Seja Ele quem for, esteja onde estiver, acredite-se ou não num ser superior. A verdade é que mais um dia nos foi concedido para viver, e por esse facto devemos estar gratos.
    E tudo se torna mais fácil.

    Bom fim de semana para ambas, minha amigas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei mito contente que tenha gostado da mensagem, Mariazita.
      A verdade é que para conseguirmos atingir esse estágio de simplesmente agradecer por mais um dia, é necessário um aprendizado constante e só com o passar dos anos o vamos conseguindo.De certeza, Mariazita, que esse seu costume de agradecer a Deus por mais um dia a deixa muito mais forte para enfrentar todos os momentos desse dia. Claro que não importa se é a Deus, se é à natureza, se é simplesmente à vida; penso que Deus é vida, vida é Deus, vida é natureza ; tudo se resume numa entidade superior à qual nos agarramos e à qual devemos agradecer pela benção que é viver mais um dia. Tudo se torna mais fácil quando somos capazes de enxergar nas mais pequeninas coisas, nos mais pequenos gestos, uma grande DÁDIVA da vida. Fico-lhe imensamente grata pelo seu belo contributo a esta mensagem; esta troca de experiências e de opiniões são muito importantes, pois são temas que requerem atenção de todos nós; se cada um fizer a sua parte com certeza que as consciências começarão a mudar. Um beijinho, amiga e desejo que tenha uma bela semana. Até breve.
      Emília

      Eliminar
  21. Da simples atitude do ser gentil e educado, à gratidão que vem do coração. Hoje, são mesmo raros aqueles que se lembram de colocá-la em prática.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo raros; Anabela! Andamos demasiadamente ocupados e não paramos um pouco para agradecer à vida o tanto que ela nos dá. Achamos sempre pouco, mas quando ela nos tira algo realmente importante, aí sim, percebemos o quanto fomos ingratos, mas muitas vezes já não vamos a tempo de mudar as nossas atitudes. Um beijinho, amiga, e muito obrigada pela visita, sempre muito amável Fica bem e espero que tenhas uma excelente semana
      Emília
      Emília

      Eliminar
  22. Emilia gostava muito de a conhecer, também tenho casa na sua terra que tanto ama. Adorei o filme que publicou, e por incrivel que pareça comovi-me ;-)a gratidão é realmente uma palavra que cada vez mais se torna esquecida, e não só o orgulho e o sofrimento de alguns também dão cabo dela!
    Gosto de saber que há muita gente que ainda deixa que esta palavra toque nos seus corações, porque esta palavra faz parte das pessoas que sabem agradecer e são sensiveis aos outros com simples gestos deixam que seja partilhada.
    Parabéns pelo seu blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia. Foi com muito gosto que li o seu comentário e também gostaria de a conhecer. Não sei se tem blogue ou não; se tem, gostaria muito que deixasse o seu link para poder contactá-la. Não sei a que terra se refere, mas presumo que seja ao Brasil. Espero que volte cá para me dizer como posso
      retribuir este carinho. De facto a gratidão está em desuso, um pouco por culpa de todos nós e por isso achei importante publicar esta mensagem. Gratidão faz bem a quem a recebe, mas melhor ainda a quem a dá, pois como já disse nos outras respostas sentimo-nos muito bem quando temos essa capacidade de simplesmente agradecer por mais um dia, seja ele bom ou não. Cada dia é composto por vários momentos e se há os maus também os há bons e nem esses nós sabemos agradecer. Muito obrigada, Sofia pela visita e pelas palavras carinhosas. Tenha uma bela semana e não se esqueça de aparecer mais vezes, certo? Um beijinho .

      Eliminar
  23. Obrigada pelo comentário tão bonito ao meu poema.
    Ainda não tinha visto este video, adorei. E por incrível que pareça, muita coisa ali dita vem de encontro ao meu poema Sentir.
    São coincidências destas(apesar de não acreditar em coincidências), que me levam cada vez mais a acreditar na sincronia do Universo. Acredito que nada acontece por acaso, acredito que se estivermos de coração aberto, de coração puro, só poderemos atrair o que a vida tem de bom. Por isso, sinto-me grata por conhecer este blog, por conhecer pessoas que só me enriquecem a alma.
    Obrigada por existirem
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo por um simples blog podemos estar gatos!!! Parece um pormenor tão insignificante...tão sem importância, mas eu não penso assim. Agradeço muitas vezes à vida a ideia que me deu de entrar neste mundo virtual; conhecer gente maravilhosa com quem tenho aprendido muito e de quem já me sinto amiga, trocar experiências e conhecer opiniões diferentes sobre assuntos sempre interessantes tem sido muito bom e muito enriquecedor. Quem é capaz de colocar em poesia um Sentir tão belo, como o fizeste, Rita, só pode estar de bem com a vida e ter um coração cheio de gratidão. Não é fácil a cada amanhecer agradecer por mais um dia e muito menos estar gratos à vida mesmo quando ela nos parece ingrata. É preciso muita sabedoria para procurar no meio de tantos desalentos alguma coisa para agradecer; em tudo há sempre os dois lados só que para nós é sempre muito mais fácil olhar para o negativo. Agradeço-te muito as palavras tão carinhosas para com o nosso Começar de Novo e podes acreditar que para nós foi uma dádiva ter-te conhecido e podermos assim apreciar as tuas mensagens transmitidas em forma de poema o que as torna ainda mais belas. É sempre de coração aberto que te leio, que sinto o que transmites e também de coração aberto que deixo a minha interpretação à tua poesia. É sempre o meu Sentir que lá deixo. Um beijinho e muito obrigada pelo comentário muito interessante, como sempre. Fica bem e desejo que tenhas uma excelente semana
      Emília

      Eliminar
  24. Com muito carinho agradeço sua amizade
    desejo a todos nós uma semana abençoada e feliz.
    beijos no coração.
    Com saudades pois tive que me
    mais espero marcar minha presença sempre.
    Evanir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gratidão é o que sinto quando leio as tuas palavras sempre tão carinhosas, Evanir. Sei que estou em dívida contigo, mas um dia destes receberás a minha visita. Entretanto deixo-te um beijinho de agradecimento e os votos de que a tua semana seja excelente. Fica bem, amiga e volta sempre. Até breve!
      Emília

      Eliminar
  25. Boa Noite Amigas!

    Vos agradeço por partilhares este video...
    É sempre um prazer saudável, ler vossos maravilhosos posts.
    Otima, semana Bejs carinhosos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ver-te por cá, amigo. Já há muito que não aparecias e já sentiamos a tua falta, mas sabia que não tinhas esquecido os amigos e que mais cedo ou mais tarde te veríamos por aqui. Muito obrigada pela presença e pelas palavras sempre tão carinhosas. Um dia destes receberás a minha visita, podes ter a certeza. Uma bela semana, amigo, e um beijinho. Até breve!
      Emília

      Eliminar
  26. Querida Emília!

    O vídeo é fantástico e a mensagem não é o menos.
    Realmente a gratidão é uma palavra abolida no dicionário de demasiada gente.
    O egocentrismo ganhou terreno sobretudo nestas últimas décadas e disso somos testemunhas nós, a nossa geração que teve outra educação e que sabe ainda agradecer por tudo o que nos é dado, seja de que forma for, venha como e de onde vier.
    Contudo, e mesmo na nossa geração, há os que não sabem dizer obrigada/o.
    Conheço alguns e fico sempre com a sensação de vazio, de tristeza. Não que façamos as coisas para receber algo em troca, mas um gesto de gratidão é sempre bem vindo e sinal de boa educação.

    Beijinhos e obrigada por este tema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disseste tudo, Ná! Não é que façamos as coisas para que nos agradeçam, mas um " obrigado/a " não custa nada e denota boa educação. Fico muito triste também quando vejo os pais de hoje a não fazerem questão que as suas crianças agradeçam seja que gesto for e isso leva-me a temer que essa palavra até dos dicionários fuja. Mas, Ná, também conheço adultos, infelizmente. O que muito me choca é que na loja social onde faço voluntariado e onde as pessoas necessitadas vão buscar alimentos e roupas ( devidamente credenciadas pela assistente social ) algumas não se dão ao trabalho sequer de dizer o tão simples " obrigado" Precisam, não têm o que comer, mas custa-lhes a trocar o orgulho pela gratidão. Claro, também há aquelas excepções que nos deixam felizes, pois até nos dão um beijinho à saída. É pena que não se aprenda de uma vez por toda que os pequenos gestos de gratidão são actos de carinho que se dá e que se recebe e essa troca só faz bem a todos nós. Obrigada pela visita e pelo importante contributo dado a este tema; é bom trocar opiniões sobre assuntos que nos incomodam e que gostaríamos de ver mudados. Um beijinho e fica bem! Até breve!
      Emília

      Eliminar
  27. Querida , como é bom receber sua mensagem!
    Obrigada pela a sua visita! Que o silêncio seja uma bussola para os momentos de reflexão. E gratidão seja sua bandeira com forma de vida.
    Beijos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tento ser grata à vida sempre, Lucimar, embora isso não seja muito fácil. A vida não nos dá só coisas boas; muitos problemas nos aparecem todos os dias e em vez de agradecermos pelo momentos bons ficamos presos a esses problemas deixando de apreciar todas as outras belezas com que a vida nos presenteia. É próprio do ser humano só olhar para o negativo e a ele ficar agarrado, amaldiçoando a vida por esses factos maus. Mas, temos que nos esforçar para mudar essa nossa tendência, pois se começarmos o dia agradecendo, com certeza tudo nos parecerá mais fácil. Muito obrigada, amiga, pelas palavras carinhosas e vou tentar, sim, que a " gratidão seja a minha bandeira como forma de vida". Um beijinho e espero que apareças sempre. Farei o mesmo.
      Emília

      Eliminar
  28. Minha amiga Feliz dia do blogueiro, que os nossos blogs sejam sempre a ponte para divagarmos e sairmos da nossa rotina, conhecendo assim novas realidades e aumentando o nosso conhecimento e a porta para deixarmos entrar a amizade, que mesmo sendo virtual, nos ajuda tantas vezes nos momentos dificeis da nossa vida.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria. É mesmo isso o que vejo nos blogues; uma oportunidade que nos deram de " conhecer" novas pessoas, de trocar ideias sobre temas que nos preocupam; enriquecemo-nos e
      através das mensagens que colocamos deixamos saír aquilo que nos vai na alma como um desabafo. Muito obrigada, Maria por ter entrado na minha vida desta maneira e espero sinceramente que continuemos a partilhar experiências por muito tempo ainda. Um beijinho e até breve
      Emília

      Eliminar