segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

TOLERÂNCIA




"Quando eu ainda era um menino, ocasionalmente, minha mãe gostava de fazer um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. E eu me lembro especialmente de uma noite, quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de trabalho, muito duro.

Naquela noite longínqua, minha mãe pôs um prato de ovos, linguiça e torradas bastante queimadas, defronte ao meu pai. Eu me lembro de ter esperado um pouco, para ver se alguém notava o facto.

Tudo o que meu pai fez, foi pegar a sua torrada, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia, na escola.

Eu não me lembro do que respondi, mas me lembro de ter olhado para ele lambuzando a torrada com manteiga e geléia e engolindo cada bocado.

Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha mãe se desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele disse:

" - Amor, eu adorei a torrada queimada... só porque veio de suas mãos"

Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite em meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada.

Ele me envolveu em seus braços e me disse:

" - Filho, sua mãe teve um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada... Além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém.
A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu também não sou o melhor marido, empregado, ou cozinheiro, talvez nem o melhor pai, mesmo que tente, todos os dias! O que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, escolhendo relevar as diferenças entre uns e outros, é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e duradouros. Desde que eu e sua mãe nos unimos, aprendemos, os dois, a suprir um as falhas do outro.

Eu sei cozinhar muito pouco, mas aprendi a deixar uma panela de alumínio brilhando, ela não sabe usar a furadeira, mas após minhas reformas, ela faz tudo ficar cheiroso, de tão limpo. Eu não sei fazer uma lasanha de frios como ela, mas ela não sabe assar uma carne como eu. Eu nunca soube fazer você dormir, mas comigo você tomava banho rápido, sem reclamar e brincávamos juntos durante este tempinho, com sua mãe você chorava, pelo xampu, pelo pentear, etc.

A soma de nós dois monta o mundo que você recebeu e que te apóia, eu e ela nos completamos. Nossa família deve aproveitar este nosso universo enquanto temos os dois presentes. Não que mais tarde, o dia que um partir, este mundo vá desmoronar, não vai, novamente teremos que aprender e nos adaptar para fazer o melhor.

De facto, poderíamos estender esta lição para qualquer tipo de relacionamento: entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos, colegas e com amigos. Então filho, se esforce para ser sempre tolerante, principalmente com quem dedica o precioso tempo da vida, a você e ao próximo."

Desconheço o autor!

Este texto foi-me enviado por e-mail e resolvi partilhá-lo. Nunca é demais falar sobre TOLERÂNCIA; afinal, ela é a base para um bom entendimento em casa... no prédio onde moramos...no nosso bairro; ela é a base para a construção daquele mundo pacífico que todos ambicionamos.

Emília Pinto

38 comentários:

  1. Ser Tolerante é um dom


    Aqui deixo o farol que serve para nos guiar.para nos unir e tantas vezes para Amar...


    O FAROL




    Este Farol...

    É diferente...

    É farol...

    Alto e longo...




    Alberga...

    Muitos sonhos...

    Muitas fantasias e...

    Muitas Amizades...




    Farol...

    Que gira...gira...

    Deixa um raio de luz...

    A propagar-se...

    Em todas as direcções...




    E aqui...

    Concretamente...

    Neste farol...

    Eu paro...




    Fico a olhar...

    E a meditar...

    Pois sinto...

    Que aqui...




    Neste farol...

    A cumplicidade...

    Está mesmo presente!...


    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  2. Que lindo Emília! Fiquei até emocionada.Vou divulgar esse texto porque realmente ele nos desperta para algo que acabamos muitas vezes por esquecer: a tolerância às diferenças. Vou usá-lo para minha aula inaugural na próxima semana. é um bom tema para se debater em sala com esses jovens cada vez menos tolerantes. Obrigada pela partilha! Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Lindo texto Emília,

    Realmente as pessoas não conhecem direito a ação de tolerancia, elas querem apenas que sejamos perfeitos, nossos defeitos são feios, nós somos insuportáveis.

    E essas outras pessoas são tão boas, inteligentes, competentes,tanto que não conseguem conviver com outra pessoa igual em carne e espírito, tolerar seus defeitos, e olhar para seu próprio umbigo e enxergar o que tem medo de reconhecer.

    Conheço um "amigo" assim.

    Eu não tenho a pretensão de ser perfeita, apenas sei conviver com as minhas qualidades, aquelas que ninguém quer ver.

    Nessa altura da minha vida, tanto faz...


    beijos.

    sonia.

    ResponderEliminar
  4. Tem muitos precisando ler este texto, beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  5. A tolerância é uma arte.

    http://vemcaluisa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Oi Lili. Obrigada por partilhar aqui o seu farol, pois precisamos muito de luz, de um farol que nos ilumine para que possamos enxergar o outro como um igual; uma luz que nos guie para a TOLERÂNCIA. Um beijinho e volte sempre.
    Emília

    ResponderEliminar
  7. Oi Sonia. Obrigada pela visita. Todos nó conhecemos alguém pouco tolerante, infelizmente! Se houvesse mais compreensão pelas diferenças dos outros com certeza vivíamos melhor. Um beijinho e espero que tenha uma boa semana
    Emília

    ResponderEliminar
  8. Com certeza Lisette! Sempre alertas para os problemas de transito que matam tanta gente; é que além do descuido que se tem quando se pega num carro, há sempre uma grande falta de tolerância quando se está a conduzir; fic-se impaciente quando há uma fila, quando alguém, por algum motivo interrompe o trânsito, enfim...muita falta de respeito. Há que se ter também muita tolerância quando se anda na estrada. Um beijinho e obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar
  9. Tens razão, Vanessa! Ser tolerante requer cuidado, treino e muita paciência: como uma obra de arte, tem muitas vezes que ser revista e a cada dia melhorá-la um pouco; nem sempre sai bem à primeira, e há que retocar, voltar a tras, tentar de novo. Vamos lá então recomeçar a obra e acabar de vez com esta falta de tolerância que muitas vezes temos. Um beijinho e obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar
  10. Que bom que te agradou o texto. Fico contente que o aproveites para a tua aula, pois de facto está muito interessante para ser debatido com os jovens que, concordo, são muitas vezes pouco tolerantes. Um beijinho e muito sucesso para o debate.
    Emília

    ResponderEliminar
  11. Nossa que bonito texto. Tolerância é tudo não é queridas?!
    MILA, Deus há de me dar força para realizar este sonho: sentar com vc e tomar aquele café e rir muito.
    beijos

    ResponderEliminar
  12. É lindo mesmo este, texto, Eliane! Quem dera que todos os pais soubessem de uma maneira tão bonita ensinar os filhos a serem tolerantes. Claro que vamos tomar esse cafezinho juntas; ou aqui em Portugal ou aí no Rio. Se este ano for ao Brasil, pode esperar, pois entrarei em contato e lá estaremos nós a conversar e a rir. Um beijinho e boa semana!
    Mila

    ResponderEliminar
  13. Texto lindo mesmo, Emília. Adorei pela ternura, simplicidade e, sobretudo, pela forma como mostra que a tolerância começa justamente (como tudo na vida, aliás) nos mais pequenos pormenores. Muitos de nós não nos apercebemos, sequer, das nossas pequenas e grandes intolerâncias. E isto ocorre nas situações mais triviais. Em muitas circunstâncias, o que se constata é que não fomos preparados desde pequenos para aceitar aquilo que não gostamos nos outros. A intolerância atinge profundamente a qualidade das nossas relações. Creio que é um dos grandes desafios do nosso século: Promover a convivência pacífica fundada na confiança e aceitação.
    E agora sou eu que digo: "Boa escolha" amiga Emília! Um abraço e obrigada pela partilha
    Teresa

    ResponderEliminar
  14. UMA ESCOLHA FEITA COM CARINHO, EMÍLIA
    Esse texto com certeza vai me fazer refletir em algum momento da minha vida.
    Obrigda!

    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Olá Emília

    Um texto envolto em ternura. Adorei!

    Essa tolerância é fundamental nas ligações afectivas, na vida a dois, para se evitar o desgaste.

    Na vida quotidiana tb tem que haver tolerância para se evitar o extremismo e violência em todo o mundo.

    Bjs.

    Elisa

    ResponderEliminar
  16. Muito bom texto pra se refletir ...
    Tolerância é fator essencial para todos.


    Bjo e uma Semana de Paz.

    ResponderEliminar
  17. Sabe, optimismo, penso que é dentro da família que se deve começar a preparar as pessoas para a tolerância e foi isso que me agradou neste texto; este pai aproveitou uma situação muito comum e nada grave para ensinar o filho que devemos entender e ser tolerantes com os outros, pois não podemos ser bons em tudo e muitas vezes há razões para que as coisas não saiam tão bem. Compete sempre à família dar o 1º passo, para que os homens de amanhã saibam como se devem comportar. Muito obrigada, amiga, pela visita e pelas palavras tão simpáticas. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  18. Emília

    Maravilhosa historia! (TOLERÂNCIA) precisamos pratica mais para que posamos viver mais em harmonia. querida agradeço seu carinho em meus blogs em forma de comentários,
    Saio deixando para ti votos de uma ótima semana com muita paz beijos em tua alma.

    ResponderEliminar
  19. Este texto também me levou a refletir em muitas coisas, Iram, porque muitas vezes somos intolerantes dentro de casa, no seio da nossa família; se o somos em casa, imagine como seremos fora dela. Um beijinho e muito obrigada pela visita. Apareça sempre, pois é um gosto recebê-la.
    Emília

    ResponderEliminar
  20. Olá Mona Lisa. Se não procurarmos ser tolerantes dentro de nossas casas, com os amigos,com os colegas de trabalho, como poderemos ambicionar um mundo pacífico e tolerante? Será impossível. Temos que começar em nós mesmos, sendo compreensivos com os que estão junto de nós, pois assim daremos o exemplo aos mais novos que um dia serão os donos do mundo. Com ternura este pai conseguiu dar uma lição extraordinária ao filho. Um beijinho e espero que voltes sempre. Uma boa semana
    Emília

    ResponderEliminar
  21. Gostei, até porque me trouxe boas recordações.

    ResponderEliminar
  22. Sem tolerância, Malu, não conseguimos conviver de uma maneira agradável. Se estamos com amigos , familiares, colegas de trabalho e passamos o tempo todo a criticar e a causar conflitos de certeza que o ambiente se tornará péssimo. Aceitando as diferenças que cada um tem, como individuo que é, tudo correrá muito melhor. Só assim um dia conseguiremos a paz tão desejada. Um beijinho e obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar
  23. Obrigada Verónica. Achei muito pertinente este texto, pois vivemos numa época de enormes conflitos, causados por falta de tolerância. Também achei importante, pois ele mostra como, em casa, podemos ensinar as nossas crianças esta virtude tão necessária. Um beijinho e obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar
  24. Antes de mais, Alvaro, quero-te agradecer a visita ao Começar de Novo. Irei com certeza, de seguida, visitar o teu blog. Se este texto te trouxe boas recordações é porque tiveste uns pais que te ensinaram o significado desta palavra tão importante; se não foi neste aspecto, foi noutro também importante que te marcou pela positiva e isso é sempre muito bom. Um beijinho e espero que voltes mais vezes. Serás sempre bem recebido. Uma boa semana
    Emília

    ResponderEliminar
  25. Herminia Lopes e Emilia Pinto31 de janeiro de 2011 às 23:23

    Oi Emilia!
    Gostei, de toda essa tolerância, faria um mundo bem melhor do que temos, como diz no relacionamento , entre casais, filhos , amigos....
    Vamos fazendo por isso, vamos dando essa tolerância, para deixer aos mais novos todos esses ensinamentos, por vezes não é coisa facil são aqueles tais "sapos" que se engolem, mas logos se esquecem.
    Amiga até breve e seja tolerante com a sua amiga.........(bem precisa)
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  26. Que coincidência mesmo meninas.
    Quase que posto este texto no lugar daquele.
    Lindo, reflexivo, um exemplo.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  27. Preciso de ser tolerante consigo e a Hermínia comigo; se assim não fizessemos não seríamos amigas, não é verdade? Tantas amizades, tantos amores, tanto companheirismo que se desfazem por não haver tolerancia! Vivemos em sociedade, mas esta poderia ser muito mais pacífica se tivessemos sempre presente esta palavra. Um beijinho Hermínia e durma bem.
    Emília

    Emília

    ResponderEliminar
  28. Pois é, Nilce, esta coincidência quer dizer que nos preocupamos com a paz, com o bom entendimento entre as pessoas, enfim...tentamos ser tolerantes. Um beijinho e muito obrigada pela visita.
    Emília

    ResponderEliminar
  29. É raro de facto, Ediney e por isso vemos tantas guerras por esse mundo afora e tantos desentendimentos dentro das famílias. Este texto, no entanto, vem-nos mostrar que é dentro de casa que o trabalho tem de começar a ser feito, ensinando aos nossos filhos através destas pequeninas coisas que temos de ser tolerantes. Como eu costumo dizer, a educação para a cidadania começa dentro do seio familiar. Um beijinho e obrigada pela visita. Fica bem!
    Emília

    ResponderEliminar
  30. Por natureza o Ser Humano é um SER imperfeito ...logo necessitamos tanto da tolerância e bondade dos nossos semelhantes. Todos as classes sociais, culturais, religiosas... são paradoxas.“O que sabemos é uma gota de água, o que ignoramos é um oceano”.
    Temos q encontrar mutuamente caminhos para uma boa harmonia e ponderação.
    TOLERÂNCIA... chave fundamental p os relacionamentos e sentimentos das acções humanas.
    PARABÉNS Hermínia e Emília
    Grato por vc abordarem sempre temas essenciais á vida.
    FELIZ DIA
    Bjs

    ResponderEliminar
  31. Sempre muito carinhoso connosco, Jacaree!!! Tolerância é o que mais falta hoje em dia, mas temos que fazer a nossa parte, começando por praticá-la logo dentro das nossas quatro paredes. Um beijinho e que sempre encontre tolerância no seu caminho, pois, como bem diz, o ser humano não é perfeito.. Fique bem!
    Emília

    ResponderEliminar
  32. Querida amiga Emília!

    Magnífico exemplo de como deveríamos ser todos, sem excepção.
    Como o Mundo seria bem melhor.
    A tolerância é um valor a recuperar urgentemente.
    Toda a gente sabe e vive a reclamar. Como se houvesse alguém perfeito!!!

    Obrigada por este momento.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  33. É isso mesmo, Ná! Não há ninguém perfeito e nós também estamos nesse lote, por isso temos que tolerar os outros assim como queremos que o façam connosco. Muito obrigada pela visita! Apareça sempre! Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  34. Penso que a tolerância é um dom. Nem todos a têm. Mas podemos semeá-las...um bocadinho em cada dia que passa.
    Gostei deste texto.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  35. È de facto um dom, mas quem não o tem deve esforçar-se por isso, pois também gostamos que nos desculpem quando falhamos ou que nos compreendam quando pensamos ou agimos de maneira diferente; não somos iguais e há que ter isso sempre em mente! Um beijinho, cantinho e espero que tudo te corra bem
    Emília

    ResponderEliminar
  36. que texto lindo... pela simplicidade e pela verdade de que ser tolerante é mesmo isso. É memso assim!
    Obrigada pela escolha e pela partilha
    beijinho,
    Isabel

    ResponderEliminar
  37. Um texto simples e com uma grande lição; a educação para a cidadania começa em casa. Um beijinho, Isabel e muito obrigada pela visita.
    Emília

    ResponderEliminar