terça-feira, 6 de abril de 2010

CHARME E PERSONALIDADE




São duas componentes essenciais na formação individual que podem e devem ser cultivadas.
O que tem o charme e a personalidade a ver com as emoções? A minha resposta é: tudo. Basta dizer que da personalidade de uma pessoa ressalta a forma como ela percebe e regula os seus estados emocionais e os sentimentos relativamente a si e aos outros (algo que pertence ao domínio da consciência de si, da inteligência interpessoal e da inteligência emocional).

Logo, será interessante abordarmos a questão do charme e da personalidade, pois, nos dias que correm, são áreas em que quase todos nós apostamos, mesmo sem darmos conta da nossa preocupação - quando procuramos uma determinada roupa, um certo perfume, um penteado diferente, o que queremos nós? Realçar! Ter uma figura bonita, asseada, elegante!.

O perfume da personalidade
Quem não gosta de ter charme? Só os falsos modestos dirão que não. O curioso é que as pessoas mais simples até conseguem mostrar charme mesmo sem o saberem. O charme é um componente da personalidade, talvez aquele que exerce mais fascínio e glamour para o exterior. Ser charmoso é ser atraente, é possuir algo oque costumamos chamar de magnetismo pessoal, é saber ser gentil, ter boas maneiras, revelar um encanto enigmático (carisma), quase como um perfume subtil.

Na verdade, eu penso que o charme é o perfume da personalidade. É o que empresta à pessoa aquele "toque especial", aquela diferença quase discreta que torna a pessoa eleita entre as demais.

De onde vem o charme? Pois bem, encontramo-lo sobretudo nos gestos, nas posturas, no tom de voz, no sorriso natural, no olhar, na educação, no conteúdo das palavras e no próprio vestir.

Já a personalidade envolve tudo isso e mais o resto, incluindo a maturidade e a inteligência que a pessoa revela na condução da sua vida. Pode ser uma pessoa simples mas poderosa pelo seu jeito de ser e de estar na vida. Tudo isto reflecte-se também no estilo de vida que a pessoa segue, aquilo que escolhe, aquilo que quer, os sonhos que persegue.

Estilo e carisma
Ter charme e personalidade é ter estilo, um jeito muito próprio de levar a vida e de amar os outros. Sim, porque a pessoa charmosa, com personalidade, é carismática, amiga, solidária, altruísta, reflexiva. Também é discreta quanto baste, sem exageros.

Entre os inimigos do charme estão o narcisismo, a vaidade, a timidez exagerada e a estupidez. E os grandes inimigos da personalidade realizada, concreta, percebida pelos outros, são a ignorância, a inibição, a fragilidade emocional, o egoísmo, o exibicionismo e outras malignidades que, em geral, têm uma relação directa com a educação recebida ao longo dos anos.

Pode-se cultivar o charme? Sim, sem dúvida. Pode-se enriquecer a personalidade? Sim, é até mais fácil do que chegar ao charme. Na verdade, para se ter charme e personalidade precisamos apenas de motivação. As pessoas não se entregam facilmente a tratamentos de beleza, a curas de emagrecimento, a dietas mais saudáveis? Pois então o processo é o mesmo. Só que é mais intelectual, mais espiritual. E não custa nenhum dinheiro.

Autor:Nelson Lima

PS. SERÁ QUE TODOS CONCORDAM COM ESTE SENHOR NELSON "CHARMOSO"?

HERMINIA

12 comentários:

  1. Después de mi ausencia es estupendo volver a leerte... me quedo como siempre por tu espacio..

    Un gusto disfrutar de tus letras.

    Un abrazo
    Saludos fraternos..

    ResponderEliminar
  2. Os antipaticos que me desculpem,mas simpatia e CHARME são fundamentais.
    Aquele olhar ,a forma de unir sorriso e cuidado,um mexer de sombrancelhas,uma sonora gargalhada no momento certo,ou apenas o silencio repleto de palavras.
    Para se ser charmoso ha de ter um bucado de humor,um pouco de inteligencia e muito..........muito de sensibilidade.
    Musculos ,sinceramente,não fazem a menor falta rs


    afagos charmosos rs

    ResponderEliminar
  3. Hermínia, como vai? Tenho que lhe dar daqui de longe um grande beijo de parabéns pelo texto que aqui colocou. Concordo plenamente com este senhor e confesso que não tinha pensado no " charme" da maneira que é aqui colocado. Sempre temos a tendência de pensar que " charme " é aquela vaidade às vezes exagerada que as pessoas têm, mas na realidade ser charmoso é ser delicado, atencioso, pôr carinho e amor em todas as nossas atitudes; Esse é o verdadeiro charme e é o que dá a cada pessoa a sua singulariedade, o seu estilo. O charme de cada um se vê de facto nos seus gestos, na sua educação e na sua postura perante a vida e perante os outros. Parabéns pelo tema, Hermínia e um beijinho muito especial
    Emília

    ResponderEliminar
  4. "..o charme é o perfume da personalidade. É o que empresta à pessoa aquele "toque especial", aquela diferença quase discreta que torna a pessoa eleita entre as demais." - adorei esta parte.
    Aliás, gostei de todo o poste e revi nele a minha própria opinião.
    Como se costuma dizer, "não diria melhor!"
    Um beijinho
    Romicas

    ResponderEliminar
  5. Oi!Adolfo
    Obrigado por tesres gostado da escolha.
    Volta sempre.
    Herminia

    ResponderEliminar
  6. Oi Denise
    Concordo consigo, um pouco de charme, e inteligência q.b.,dão o toque ao caminho escolhido.
    Atá breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  7. Oi Emilia!
    Pois é ,também estava um pouco longe desta filosofia, mas concordo plenamente com ela, daí que para uma conduta saudável é preciso um pouco de tudo,o exagero do charme, a chamada exagerada da atenção acaba por aborrecer e fazer estragos.
    Quando vem?
    O tempo desta vez parece que não voa, como de costume.
    Um beijo, que leva saudade
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  8. Oi Romicas!
    É verdade que, quando me deparei com este texto, li e reli a achei que seria um bom post, gostei e aprendi ,creio que será mais facil enriquecer a persolalidade, do que cultivar o charme, na minha maneira de ver, o charme pode cair em exagero e dá um toque de pobresa de espirito, vê-se a cada dobrar de esquina.
    Até breve, obrigada pela visita e volte.
    Herminia

    ResponderEliminar
  9. Li voltei a ler e francamente nunca me tinha passado pela cabeça escrever sobre este tema que me pôs a pensar na diferença entre a personalidade e o ser charmosa/o. A personalidade bem formada com um pouquinho de simpatia, educação, bem disposta, bondosa e inteligente não precisa de charme para sobresair. Bjo.

    ResponderEliminar
  10. Oi Kotta!
    Sei que é uma surpresa para a maioria de nós, mas é sempre bom ficarmos a saber,. como se misturam as coisas nas quantidades precisas.
    Obrigada pela sua visita e sempre a espero.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  11. Como sempre se diz, em tudo é preciso equilíbrio e o charme, na medida certa é fundamental. Hermínia, também estou com saudades, pode acreditar. Vou na Terça à tarde e chegarei a Portugal por volta das 9 da manhã. Já falta pouco. Um beijinho e até breve. Continue a tomar conta do nosso cantinho. Está a sair-se muito bem.
    Emília

    ResponderEliminar
  12. Sim. O charme é mesmo o qje aqui nuito bem está descrito.

    P.S.: Não se o que se passa comigo que não me apetece andar pelos blogs. Deve ser algum vírus bloguista(?!)
    Mas vai passar.
    Beijinho

    ResponderEliminar