terça-feira, 4 de agosto de 2009

PARA PENSAR!



"Jovens e nus frente ao mar, estão presentes em cada célula do seu corpo. Mas a vida que têm é demais para eles e não sabem que fazer dela. Emergem da água rutilantes e riem. Depois deitam-se na areia, gastam o dia e a noite a amar-se, a embebedar-se, a estoirar todo o prazer e forças que têm. E ficam ainda com vida por gastar. É desses sobejos já com bolor que terão de viver depois na velhice"

David Mourão Ferreira, in Bichanar
Tem toda a razão este autor!!!!

Emília Pinto

18 comentários:

  1. Excelente o que acabo de ler de David Miurão Ferreira. É uma realidade.
    Agora já posso compensar o que havia perdido.

    Beijinhos

    Alvaro

    ResponderEliminar
  2. Emilia...eterno dilema ,os jovens de hoje em nada são diferentes do meu e teu tempo ,vou dar-te um exemplo...

    “Os jovens de hoje rebelam-se contra a autoridade e não respeitam os mais velhos. Contradizem seus pais, cruzam as pernas e tiranizam seus mestres.”

    (Sócrates, filósofo grego – 470 a.C. – 399 a.C)


    “O adolescente considera tudo o que é mais antigo do que ele como arcaico e obsoleto. Ao passo que tudo seu é novo, ciativo, algo que sem dúvida dará certo. Essa praga só pensa em sexo e contestação.”

    (Anônimo, escrito numa placa da Mesopotâmia, há cerca de 4000 anos)



    Os jovens de hoje estão órfãos de famílias que os eduquem e dêem a eles uma estrutura de valores morais que façam deles cidadãos que exercitem efetivamente a liberdade e não a permissividade.

    (Moacir teles Maracci)

    Um beijinho amiga e te digo...saudades do meu tempo...Rui

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    A diferença de perspectivas e maneiras de estar entre gerações vai estar sempre presente, quer queiramos, quer não. Aquilo que dizemos agora , dos jovens, de certa maneira já fomos como eles. Cada coisa vive-se na hora e momento certo na vida.

    Bjs Susana

    Ps: desafio-vos a participar na próxima blogagem "Festas e tradições".

    ResponderEliminar
  4. Olá Susanae Rui. Tens razão, Susana...; eu também acho que os jovns de hoje são como os de ontem e vai haver sempre esse conflito de gerações, o que me parece, com dz o amigo Rui, hoje eles estão mais orfãos de pais..., com mais autoridade nas escolas...; tudo tem de ser feito em função do aluno e a autoridade do professor pode-se até dizer que passou para o aluno. Além disso , uma coisa que nós tivemos e eles não, foi a luta por ideais, por coisas que não tinhamos. Os de hoje já têm tudo conquistado: a lberdade, a igualdade entre homens e mulheres, o direito a voto. O que têm eles hoje para conquistar?Penso que isso traz aos jovens o problema que vemos em muitos. Claro que, no meio disto tudo, há jovens excepcionais.., uma geração em muitas coisas melhor que a nossa. O problema é que hoje também faltam pais na verdadeira acepção da palavra;Os valores fundamentais perderam-se bastante e não há quem os passe para os jovens Beijinhos, Susana e Rui e muito obrigada aos dois.
    Emília

    ResponderEliminar
  5. Emilia eu recebi sim seus comentarios E muito frustrada fiquei, pq ele aparecia para mim como "comunicadoras" mas não permitia que eu retornasse o comentario.
    E assim não conseguia responder seus comentarios. Fiquei desesperada, pq vc me cobrou um retorno e nada conseguia fazer para te responder.....

    E não consegui associar comunicadoras com o Blog acerca de nós.

    Mas agora sim, em vez de comunicadora apareceu o nome de "Emília Pinto e Hermínia Lopes "

    Peço desculpa, mas tenho muito prestigio pelos comentarios que recebo, e costumo retribuir os carinhos concedidos.

    Obrigada por sua insistência, e pelo seu carinho. Pelo que vejo , sempre esta passando em minha pagina...

    Pois saiba que estari visitando suas escritas, e por aqui sempre deixarei meus comentarios.

    Sobre sua postagem: " para pensar" um grande escrito de realismo de David Mourão. Bela postagem.


    Novamente mil desculpas pelo mal acontecido.

    Um grande abraço de uma nova amiga e seguidora do seu blog

    ResponderEliminar
  6. Olá Andresa. Muito obrigada pelas suas explicações. Não se preocupe, pois eu não sou pessoa de tirar conclusões precipitadas. Vou sim ao seu cantinho, pois gosto dele; pode, pois contar com as minhas visitas. Um beijinho e muito obrigada pelo carinho.
    Emília

    ResponderEliminar
  7. É uma realidade que nós temos na nossa sociedade dá realmente para pensar

    Ser feliz é encontrar
    força no perdão,
    esperança nas batalhas,
    segurança no palco do medo,
    amor nos desencontros.
    É agradecer a DEUS
    a cada minuto pelo
    milagre da vida.

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, princesa. Temos que pensar sério neste assunto e compete aos pais passar para os filhos, desde bem pequeninos os valores fundamentais para se tornarem verdadeiros e conscientes cidadãos; acho que é isso que está faltando. Um beijinho
    Emília Pinto

    ResponderEliminar
  9. Gostei deste post, mas os pais devem ser os primeiros a tomarem uma posição na educação dos seus filhos.Toda a vida houve comportamentos menos adequados.
    Hoje são mais visíveis.
    Mas só vai pelos caminhos impróprios quem é mais frágil, influenciável, ou por negligência dos pais.

    ResponderEliminar
  10. Concordo contigo, cantinhodacasa e aqui está o que conversámos há tempos: a educação e a transmissão de valores têm que ser passadas aos filhos desde o berço; outra coisa muito importante para que as crianças se tornem cidadãos conscientes é o exemplo dos pais; eles vão ser aquilo que virem em casa. Obrigada pelo carinho e visita. Um beijinho e que tudo corra pelo melhor.

    Emília Pinto

    ResponderEliminar
  11. Comunicadoras:
    Me invade a alma da grandeza de seus prestigios...

    Obrigada pelo seu carinho e compreensão

    Um grande abraço
    Andresa Araujo

    ResponderEliminar
  12. Amigas,

    Os jovens serão sempre os eternos rebeldes, faz parte da sua condição, combater o pre-definido, o estipulado. No entanto, com alguma cumplicidade, algum jeitinho, temos o dever de os orientar, sem subjugar, liberando e acompanhando com amor.

    Ainda não esqueci...
    Beijinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
  13. É assim mesmo que tem de ser feito, Margarida. Foi assim que fiz com os meus filhos e deu certo; é por isso que digo que tem que se acompanhar os filhos e entendê-los desde cedo, ensinando-lhes o verdadeiro significado da palavra responsabilidade e cidadania; além disso é com o nosso exemplo que conseguiremos melhores resultados. Um beijinho, amiga e que tudo te corra bem
    Emília

    ResponderEliminar
  14. Obrigada, Andresa, pelas palavras carinhosas. Um beijinho e que tudo corra pelo melhor. Boa noite, amiga!

    Emília

    ResponderEliminar
  15. Pois é. Muitos chegam à velhice ainda sem saber qual foi o seu propósito nesta vida. E quando assim é, é tão triste!...
    Bjns

    ResponderEliminar
  16. Oi cuidandodemim, como vais? Espero que estejas bem disposta e feliz Quando há jovens que desperdiçam demais a vida deles, é uma tristeza. Felizmente, temos um grande número de jovens que a aproveitam bem e que fazem grandes coisas.Desde que comecei este blog que comecei a ter ainda mais esperança nos nossos jovens, pois tenho encontrado muitos com bastante valor e tu és um deles.Estou muito feliz por te ter encontrado. Um beijinho, amiga.
    Emília

    ResponderEliminar
  17. Oi Amiga
    Não vamos criticar assim tanto, como o texto...os nossos jovens não estão assim tão naufragados... temos ainda gente de valor.Em todas as épocas , cada um à sua maneira foram marcados.
    Só vejo uma diferença...a mulher base da familia , estava presente,por vezes contrariada ,espezinhada e mal tratada, era o esteio, hoje.., não se sujeita à violencia doméstica ,não se sujeita à escravidão.. familias abaladas, conflituosas, então os dias e as noites são longas demais ....
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  18. Olá Hermínia, como vai. Claro que eu tenho muita fé na gente jovem. Este texto serve só para reflectirmos e vermos o que mais podemos fazer pela educação dos pequenos para que cada vez haja menos jovens com problemas.Temos muita gente de valor, felizmente. Um beijinho, amiga.

    Emília

    ResponderEliminar