segunda-feira, 1 de junho de 2009

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA



O brincar não significa apenas recrear-se, antes pelo contrário, é a forma mais completa que a criança tem de comunicar consigo mesma e com o mundo. A criança precisa ter tempo e espaço para brincar. É importante proporcionar um ambiente rico para a brincadeira e estimular a actividade lúdica no ambiente familiar e escolar, lembrando que rico não quer dizer ter brinquedos caros, mas fazer com que elas explorem as diferentes linguagens que a brincadeira possibilita (musical, corporal, gestual, escrita), fazendo com que desenvolvam a sua criatividade e imaginação. É a brincar que aprende o que mais ninguém lhe pode ensinar. É dessa forma que ela se estrutura e conhece a realidade. Além de estar a conhecer o mundo, está-se a conhecer a si mesma. Ela descobre, compreende o papel dos adultos, aprende a comportar-se e a sentir-se como eles. O acto de brincar pode incorporar valores morais e culturais, em que as actividades podem promover a auto-imagem, a auto-estima, a cooperação, já que o lúdico conduz à imaginação, fantasia, criatividade e à aquisição dum sentido crítico, entre outros aspectos que ajudam a moldar as suas vidas, como crianças e, futuramente, como adultos. É através da actividade lúdica que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, integrando-se nele, adaptando-se às condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com os seus semelhantes: a conviver como um ser social.
(parte dum texto da internet)
PS. Um Beijo muito especial à minha netinha, e a todas as crianças , neste dia a elas dedicado.
Serão os homens de amanhã,por isso cabe a nós ajudar ,para que todas elas cresçam saudaveis.
Herminia Coelho Lopes

4 comentários:

  1. Olá Hermínia. Bom texto para nos mostrar o que é importante para a criança. Coisas simples mas fundamentais. Aqui podemos incluir a Ludicidadania: através de actividades lúdicas ensinar às crianças o verdadeiro significado da palavra cidadania.Parabéns à sua Inês e dê-lhe um beijinho meu.

    Emília

    ResponderEliminar
  2. Concordo inteiramente. É a brincar que as crianças aprendem o que mais ninguém lhes pode ensinar. Faz bem brincar com terra, rolar-se na relva até ficar toda suja e até faz bem esfolar os joelhos...
    Ser criança é a melhor coisa do mundo, foi a minha fase mais feliz. É a iocência de nãoter preocupações. É a felicidade e a trnura de sonhar que o amanhã vai ser cor-de-rosa!
    Bjns e um óptimo dia da criança para vós!

    ResponderEliminar
  3. Oi! Emilia
    Vai daqui um grande beijo para o seu netinho Luqinhas e para a Duda que vem a caminho.São a pureza,da sociedade.........Juntos faremos tudo, para que o mundo seja melhor, não haja tanta diferença, e são elas que pagam uma parte da factura...incomoda-me bastante,ver crianças, desnutridas, ver crianças em constante sofrimento.
    Tinhamos Esperança,um dia o mundo para elas será melhor...
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  4. Oi Cantinho
    Obrigada pela sua participação.AS CRIANÇAS SÃO O MEU MUNDO,creo até que errei na profissão, mas naquele tempo nada se escolhia, nem se pensava, era preciso em emprego....não posso dizer ,que a minha infância fosse muito feliz, tenho algumas recordações boas, e a essas me agarro, o que não tive ,faço por dar, pois todas elas precisoam de carinho e muitos beijinhos,são elas, que nos fazem ainda sonhar...
    Até breve,
    Herminia

    ResponderEliminar