quarta-feira, 24 de junho de 2009

CONTINUAÇÃO....


Do texto de António Brás Constante, « As insuportáveis guerras que suportamos»
No começo de Junho publiquei a 1ª parte deste texto. O post intitulava-se, « hoje vou-vos falar de..». Seria interessante que lessem essa primeira parte para que possam entender o final deste texto que, penso, merece uma reflexão.
«Guerra da violência. A estupidez é a maior munição, sem distinção sobre o grau de instrução, já que muitos seres estudados, gostam de jogar ovos podres pelas janelas de seus sumptuosos apartamentos bem situados (procure sobre o assunto e achará tais culpados). Outros preferem espancar de forma selvagem quem consideram ser inferior aos seus conceitos arrogantes (preconceitos dilacerantes).
Guerra da fome (desnutrição) – A guerra silenciosa que mata por falta de pão. Que tira o sorriso de tantos rostinhos inocentes. Que vai definhando pobres corpos até que estejam miseravelmente fracos, ficando expostos por baixo da pele todos os seus ossos. É a morte se sustentando por falta de sustento.
Guerra das doenças – como a AIDS, que gera a morte de muitos que queriam apenas prazer, de muitos que queriam apenas viver, de tantos contaminados sem saber.
Guerra contra os mosquitos que subestimamos e que agora estão nos matando, já que o saneamento anda faltando.Mas, o pior inimigo é fruto soberano de uma simbiose sangrenta, entre o homem e seus sentimentos totalmente desumanos de ódio, ignorância, ganância, egoísmo e intolerância, apenas citando alguns. Se quisermos preservar nossa existência, devemos deixar de lado a indiferença e se engajar na guerra contra todas as guerras, trocando a contumaz escolha de violência, por uma opção de paz.»

Eu gosto do que este escritor escreve! Espero que gostem também!
Emília Pinto

11 comentários:

  1. Bom dia, meninas! Interessante postagem! Desconhecia por completo desse escritor! Escreve de uma forma muito realista, de uma forma simples ,nua e crua do mundo em que realmente vivemos!

    Aproveito para relembrar que os resultados da blogagem irão ser publicados dia 30 de Junho.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana. É de fcto assim este escritor e jornalista e por isso gosto dos seus textos. Obrigada pela visita e pela lembrança do dia do resultado da blogagem. Um beijinho
    Emília Pinto

    ResponderEliminar
  3. Emília
    Vi o teu comentário no "Pic a Theme" e fiquei muito surpreendida. Não sei o que se passa com o Grãos e tenho recebido sempre comentários normalmente. Será que usas o Internet Explorer para entrares na net? Aqui tem dado problema.
    Gostei muito do teu poste, bem como a 1ª parte.
    Um beijinho
    Romicas

    ResponderEliminar
  4. Olá Romicas. Obrigada por teres respondido. Eu faço com sempre fiz e quando deixei o 1º comentário no gãos de areia deu certo. Ele está na lista do orgulho de ser, por causa da blogagem colectiva; mesmo aí, clicando no noeme, abre o blog e quando vou fazer o comentário aparece isso. Posso ver o blog todo que não aparece nada, mas quando vou para comentar aparece um aviso dizendo que a internet explorer não consegue abrir a página. Vamos esperar, pode ser que fique resolvido. Entretato vou deixando os comentário no « Pic a Theme» e assim treino o meu Inglês. Vês, aqui comento da mesma maneira e não dá problema. Ainda bem que gostaste do texto. Um beijinho

    Emília Pinto

    ResponderEliminar
  5. Mesmo cá em Portugal o Internet Explorer não deixava sequer ver os Blogs. Eu entro na net usando MOZILLA FIREFOX e nunca mais tive problema. Talvez eu tenha alguma coisa no Blog que entra em conflito. Podes sempre usar o meu outro blog: http://romicas-myeyes.blogspot.com/.
    E poderás sempre escrever em inglês, que eu não me importo nada.
    Um beijinho
    Romicas

    ResponderEliminar
  6. Oi Emilia
    Gostei do que li,das verdadeiras realidades,que não mais terão um fim feliz.
    O homem vive em constante violência psicológica, é um ser imperfeito, é um ser inquieto,procura as guerras ,nem precisa de saber a sua natureza ,só assim se sente dentro do seu habitat: O conflito., a paz é podre...não existe...é pena.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  7. Olá minha jovem Emilia,
    É com grata surpresa que nos encontramos novamente. Não tenho palavras para lhe agradecer a divulgação de minhas pérolas textuais em seu blog. Mas deixo o meu MUITO OBRIGADO! de coração.
    Aproveito para convidá-la para conhecer meu primeiro livro (não foram nove meses de gestação, foram alguns anos...), intitulado: "Hoje é seu aniversário - PREPARE-SE", disponível através da editora AGE: www.editoraage.com.br

    Vou deixar abaixo um breve resumo:

    Breve resumo super resumido da obra: Livro de Crônicas, que pretende ser um genérico ao do escritor Luis Fernando Veríssimo (também sou fã do Veríssimo), ou seja, autor diferente, mas com o mesmo princípio ativo: O HUMOR. Os textos são temperados com generosas pitadas humorísticas, para jovens dos oito aos oitenta anos e também de outras faixas etárias. Textos leves e similares a uma ave-maria (pois eles também são cheios de graça), que poderão ser saboreados até a última letra. Caso queira conhecer um pouco mais sobre meu trabalho como escritor basta acessar o site: Recantodasletras.uol.com.br/autores/abrasc

    Finalizo lhe deixando um grande abraço, tão grande quanto a distância que separa nossos braços.

    ABC

    P.S: meu e-mail de contato é: abrasc@terra.com.br

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada, António. Já tenho outro texto seu pronto para postar. Acho-os muito interessantes e tem um tb nos comunicadoresusf. Um beijinho e lá para Quinta ou sexta começarei com o outro texto. Até breve. Emília

    ResponderEliminar
  9. Não sei, António, se já lhe disse, ou se já percebeu. Eu estou muito ligada ao Brasi, pois vivi lá 14 anos, os meus filhos são brasileiros e parte da minha família ainda está lá. Vou com frequência aí ao Brasil, mais propriamente a Guaratinguetá- S. Paulo, onde vivi. Até breve e obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar
  10. É muito bom saber que minhas pérolas textuais estão sendo apreciadas. A razão da existência de um escritor está em ser lido. Valeu pelo apoio jovem Emilia.
    A propósito, tenho uma lista de leitores que recebem semanalmente novos textos de minha autoria, se vc me permitir gostaria de incluí-la nesta lista, se quiser basta me informar qual seu e-mail para envio dos textos.
    Grande abraço.
    ABC

    ResponderEliminar
  11. Olá António. Fiquei muito contente por querer incluir-me na sua lista de leitores. De facto, gosto dos seus textos, da maneira como aborda os temas sempre actuais e pertinentes em todos os países, pelo menos o meu sofre dos mesmos males do Brasil, e, portanto, agradeço a sua boa vontade em enviar-me os textos. Se lhe não der muito incómodo, pois já sei onde os encontrar. De qualquer modo aqui vai o meu e-mail. micostapinto@quintadojudeu.com
    Muito obrigada e um abraço
    Emília Pinto
    É verdade.., quando passar na via Dutra ou para S.Paulo ou para o Rio, pare numa area de serviço Arco Iris,junto a Aparecida do Norte, pergunte pelo Neca, meu irmão. Poderá tomar um cafézinho e conversar. Eles também já o conhecem pelo nome. Seria interessante. Ele adoraria conhecê-lo.
    Um abraço
    Emília

    ResponderEliminar