" Por que vocês estão desesperados? O sr. Marco Aurélio não está morto."
" Não lhes peço que silenciem sua dor, mas que silenciem o seu desespero. Não espero que estanquem suas lágrimas, mas que estanquem os altos níveis de angústia. A saudade nunca é resolvida, mas o desespero deve ser aquietado, pois não honra quem partiu.
" Marco Aurélio viveu momentos incrívei, chorou, amou se encantou, perdeu, conquistou. Vocês estão aqui tristes com a sua ausência, mergulhados num sentimento de vácuo existencial, porque o estão deixando morrer no único lugar onde ele tem de continuar vivo, DENTRO DE VOCÊS.
" Que cicatrizes Marco Aurélio deixou em suas emoções? Onde ele influênciou seus caminhos? Que reações marcaram sua maneira de ver a vida? "
O Mestre dos Mestres quis mostrar que o velório pode ser um lugar de lágrimas, mas deve ser acima de tudo um ambiente saturado de elogios e recordações solenes."
" Por favor, contem-me os feitos desse homem! Declarem o significado dele na vida de vocês!
"...foi incrível...muitos começaram a contar passagens únicas que tinham vivido com ele.
Alguém disse: " nunca vi alguém tão teimoso e obstinado como ele e acrescentou: " mas ele me ensinou que nunca devemos desistir daquilo que amamos."
Retirado do livro O Vendedor de Sonhos de Augusto Cury
Quando a nossa caminhada chegar ao fim, o que importa deixar é o nosso significado na vida dos que mais amamos. Os bens materiais, esses um dia acabam e com eles acabamos nós...desaparecemos para sempre.
Emília Pinto
Boa tarde, Emília
ResponderEliminarE continua a encantar-nos com estes trechos belíssimos!
Ainda não tive oportunidade de comprar o livro, mas consta da minha lista :)
As minhas idas à livraria (coisa que adoro fazer, mas me dá uma vontade de trazer os livros todos) têm sido substituidas por idas a médicos, análises, exames, eu sei lá! um montão de coisas que não dão prazer nenhum fazer mas tem que ser mesmo feitas.
Qundo acaba o verão e antes que chegue o inverno é um corropio que até dói :) Mas a saúde, sendo uma benção de Deus, tem que ser preservada... é nossa obrigação.
Mas chega de falar de mim!
Obrigada por mais esta amostragem tão linda!
Bom restinho de semana. Beijinhos
Olá Mariazita! Comigo acontece o mesmo! Os livros vão ficando, pois a saúde está primeiro e eu, olhe ando a frequentar o dentista que não é nada bom. Nas...enquanto for só estas pequenas coisas, ainda estamos bem. Muito obrigada pela visita e espero que essa "bateria" de exames lhe de uma confirmação de boa saúde. Um beijinho e que o sol continue a abrilhantar os seus dias.
ResponderEliminarEmília
Olá Emília
ResponderEliminarMais um belo excerto. Obrigada pela partilha.
Ainda não o comprei, mas está na lista.
Concordo plenamente..." mas ele me ensinou que nunca devemos desistir daquilo que amamos."
Bjinhos.
Lisa
O que me indicou também está na lista, mas ainda não o comprei; irei lê-lo com toda a certeza. Sabe, uma menina japonesa faleceu em S. Paulo e um mês depois, em vez da nossa missa do 30º dia, os amigos e familiares reuniram-se num grande parque e lhe fizeram uma bela homenagem com slides de sua vida onde foi mostrado tudo de bom que ela viveu, exceto a doença de que foi vítima, o cancro. Fiquei impressionada e achei magnifica a ideia que tiveram; penso que esse é costume deles, mas não tenho a certeza se é tradição ou se foi por simples opção dos familiares. Um beijinho, Lisa e obrigada pela visita. Sabe, a Hermínia foi à Turquia. Que saudades daquele passeio onde tive o prazer de a conhecer! Até breve
ResponderEliminarEmília
Ola Emília,
ResponderEliminarConheço um pouco de A. Cury que muito aprecio.
Lições de vida, lições de amor,numa época em que tudo é tão vazio, tão sem ideais, sem valores humanos...
Ficam os exemplos de vida que sabemos serem o suporte de um caminhar mais seguro!
Um belo post que nos faz refletir e com extremo bom gosto.
Bji
Muito obrigada pelo carinho, Manuela. Foi o primeiro livro que li dele, mas com certeza não será o último. Desejo que todos os momentos do seu dia sejam felizes. Um beijinho e até breve
ResponderEliminarEmília
Conhecer alguém aqui e ali…
ResponderEliminarUm beijo da Nita. Hoje de bom entardecer!
Obrigada, Nita, pela visita. Espero que tenha gostado do Começar de Novo e que apareça sempre. Conhecer alguém é sempre muito bom.; de certeza que esse alguém nos irá enriquecer de algum modo. Uma boa noite e um otimo fim de semana. Um beijinho
ResponderEliminarEmília
Boa tarde Amiga
ResponderEliminarHoje vim só para lhe agradecer
Com um simples dizer
Muito obrigado pelo seu carinho
Lá no meu cantinho.
Muito obrigada pela terna alegria
Que me traz a cada dia
Com a presença de sua luz
Você me conduz
Ao encontro do segredo de tudo saber
Que está dentro do meu ser.
Obrigada por me ajudar
A ver e a sentir a realidade
Que me ajudará a caminhar
Ao encontro da minha felicidade.
Querida amiga
Nesta cantiga
Quero apenas reforçar a minha gratidão
Obrigada por me estender a sua mão.
Obrigada por me falar
Com o sentimento de seu coração,
E por me mostrar
O valor de ser amigo
Que contigo
Veremos o bem se fortalecer
E o mau enfraquecer.
E assim a amizade será de verdade
Para toda a eternidade!
Tenha um bom fim de semana
Abraço amigo
Maria Alice
Olá, amiga!
ResponderEliminarGostei muito do seu comentário sobre o
"nosso azeite"
Bom fim de semana!
Bjsss
Desistir nunca...beijo Lisette.
ResponderEliminarMuito obrigada, Alice pelo carinho e um bom fim de semana, cheio de luz. Um beijinho e volta sempre.
ResponderEliminarEmília
" O nosso azeite" e tantas outras coisas que temos e das quais nos devemos orgulhar. Nem tudo é mau neste nosso Portugal. Um beijinho Vieira e um bom fim de semana
ResponderEliminarEmília
É verdade, Lisette, " desistir nunca" por mais que às vezes nos custe andar para a frente. Um beijinho e um bom fim de semana
ResponderEliminarEmília
Sensacional post. Vim agradecer sua força e carinho no comentário deixado no meu blog.Grata e te desejo um lindo fim de semana com muita paz.
ResponderEliminarBjos.
Sensacional post. Vim agradecer sua força e carinho no comentário deixado no meu blog.Grata e te desejo um lindo fim de semana com muita paz.
ResponderEliminarBjos.
E é realmente impressionante a nossa sintonia, Emília. Só agora tive tempo (interior e exterior) para vir ao espaço virtual e postei antes de ler estas suas palavras. E leio: "Quando a nossa caminhada chegar ao fim, o que importa deixar é o nosso significado na vida dos que mais amamos." Tinha acabado de escrever justamente sobre o que de nós fica. Muito obrigada, Emília, por todo o significado que nos dá. Abraço com carinho
ResponderEliminarTeresa
Muito obrigada pela visita, Fenix. Fico contente por ter gostado e espero que volte sempre. Um bom Domingo. Um beijinho
ResponderEliminarEmília
Sabe, Teresa, antes de vir ao Começar de Novo, visitei-a lá no seu cantinho e fiquei impressionada com mais esta sintonia. Precisamente o mesmo assunto! Isto tem um significado muito importante para mim. Muito obrigada, Teresa, pelo carinho e espero que o tempo lhe dê mais tempo interior, pois este é bem mais importante. Fique bem, Amiga e tenha um bom Domingo.
ResponderEliminarMuitos beijinhos
Emília
Emília
ResponderEliminarAgorinha de manhã lembrei-me destas palavras de Catarina Campos que já tinha citado no outro blogue e acho que se relacionam também muito com as suas. Aqui ficam com o desejo de um bonito dia e uma linda eternidade.
“É isso, a eternidade: o que vem de trás, os pedaços de pessoas que emergem naquela que está agora à nossa frente, através de códigos pré-definidos e em tudo aquilo que passa de mãe e pai para os filhos.
A eternidade não é mais que a continuidade das pessoas nas outras”
Adorei a frase e concordo plenamente com ela; ficamos eternos no coração das pessoas através daquilo que conseguimos transmitir-lhes de bom, nos filhos, nos amigos e na sociedade. Todos os que por nós passam deixam algo e algo levam de nós também. Por isso nos devemos preocupar com a maneira como levamos a vida, pois disso depende a nossa eternidade. Hoje recebi um "BOM DIA!" maravilhoso. Muito obrigada, amiga e tenha uma excelente semana. Fique bem, sempre com encontros maravilhosos. Um beijinho carregadinho de carinho.
ResponderEliminarEmília
Hummmmmmm sonhar faz bem a alma, melhor ainda realizar este sonho. Sonhei um dia ir a Portugal e desde 2005 que anualmente concretizo este sonho VOLTEI... espero no próximo ano que possamos no abraçar amiga... Isto é um sonho, será realidade :-) Aos poucos estou retomando a vida nauta, mas diante da trabalharei acumulada ao voltar será a passos curtos, breve o album de férias ok? Muita luz e uma semana com sorrisos!
ResponderEliminarEspero sinceramente que consiga voltar cá e dessa vez, quem sabe não nos encontraremos? Afinal, aqui tudo é perto; num instante se vai do Norte ao Sul. Muito obrigada pela visita, Lindalva e cá a esperamos, certo? Um beijinho e uma excelente semana
ResponderEliminarEmília
Olá. Penso muitas vezes na morte e no que deixarei na vida das pessoas que ficam e que fazem parte da minha vida.
ResponderEliminarGostaria que me vissem como uma pessoa trabalhadora, carinhosa, humilde, que não diferencia ninguém pelo seu status, apesar dos grandes defeitos que tenho.
Os bens, esses não quero saber. Gozo-os enquanto estou por cá.Nem quero deixar compromissos para quem fica. A responsável sou eu. Como tal, tento viver dentro das minhas possibilidades e ter a certeza que amanhã, quando ´não pertencer a esta terra, os meus não vão ter o peso de assumir aquilo que eu contraí.
Nota: Eu não vos esqueço, espreito-vos, não comemto porque ñem sempre tenho tempo.
Mas aproveito os vossos belos e-mails e edito-os no meu blog, quando sinto que vão dar força, energia, alegria a quem me visita.
Beijinho
Olá cantinhodacasa, que surpresa boa! Fico contente por saber que continua a visitar-nos. Adorei o seu comentário! O importante é mesmo deixar significado na vida das pessoas que connosco conviveram, o resto não interessa. Disse que edita no seu blog alguns e-mails que enviamos. Tenho visitado o seu cantinho e há 4 meses não publica nada. Será que tem outro blog e nós não sabemos? Se tiver, avise! Lembro-me que quando comecei, um dos 1ºs blogs que conheci foi o seu, pois o nome me agradou muito. Não desapareça, certo? Beijinhos e obrigada pela visita.
ResponderEliminarEmília
Olá Emília. Acontece que, quando abri este blog, na mesma altura, nem sei como, abri um endereço com o memso nome mas com o nº22. Esse blog nunca foi utilizado por mim,mas sim este.
ResponderEliminarTinha reparado várias vezes que comentavam no outro endereço.
Fui verificar e, para não haver falha, vou tentar cancelar o outro endereço.
Peço desculpa.
Mas temos estado em contato via e-mail o que significa que estamos "on".
Beijinho, amiga.
Claro que estamos sempre " on" Foi uma confusão, não tem importância. Beijinhos e até breve, cantinho!
ResponderEliminarEmília
Oi Hermínia e Emília.
ResponderEliminarÉ um prazer imenso recebe-las.
Quero dizer que uma das frase mais bonitas que li hoje diz o seguinte:
O Amor e não o tempo, cura todas as feridas.
Acredito que esteja em sintonia com a ultima frase do teu sublime texto.
Deixo aqui um fraterno abraço a vocês duas, e que continuem nos brindando com tão elevados textos.
Beijos nos corações de vocês.
Querida Emília
ResponderEliminarSempre lindos os textos que aqui publica, uma selecção excelente, seguidas de palavras que nos dizem muito da sua sensibilidade.
Nunca li nada deste autor. Vou procurar ler o livro donde extraiu este texto. Mas, é como diz a Mariazita, depois do Verão segue-se a reorganização da vida em muitos aspectos e, assim, a leitura passa, muitas vezes, para segundo plano...
Beijinhos
Olinda
Es un mundo tan materialista que solo queda la esperanza, de que los seres sean recordados aunque sea por los adoloridos deudos, por lo que supieron sembrar y no por los bienes que dejaron.
ResponderEliminarCariños
Obrigada, Olinda pelo carinhosos comentário. Tem razão...nem sempre o tempo nos permite que façamos tudo o que desejamos. Um beijinho e espero que tenha tempo para fazer o que mais gosta. Fique bem!
ResponderEliminarEmília
É verdade, Abuela, o mundo de hoje preocupa-se mais com o TER do que com o Ser e esquece-se que é o SER que permanece para sempre. Um beijinho e obrigada pela visita
ResponderEliminarEmília
Não é que tem razão, António? Costumamos dizer que o tempo cura tudo, mas na realidade o amor cura muito mais e melhor. Obrigada pelas palavras sempre tão carinhosas. Um beijinho e até breve.
ResponderEliminarEmília
Vim ver se havia novidades...
ResponderEliminarSaudações minhas!
Obrigada, Vieira. Ainda não há, mas não demorará muito. Obrigada pela atenção. E não se esqueça...apareça sempre. Um abraço
ResponderEliminarEmília
Minha Querida:
ResponderEliminarExcelente excerto sempre actual! Felicito-te pela escolha. Uma autêntica lição de vida que se vai buscar na morte de um ente querido.
Um abraço muito grande para ti.
Gostei muito, Isabel, porque de facto, a maior homenagem que podemos fazer a um ente querido é lembrar dos momentos belos que com ele tivemos e do significado que a vida dele teve na nossa. Muito obrigada pelo carinho e até breve
ResponderEliminarEmília