quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O TEMPO CORRE!

“Contei meus anos e descobri
Que terei menos tempo para viver do que já tive até agora....
Tenho muito mais passado do que futuro...
Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de jabuticabas...
As primeiras, ele chupou displicentemente..............
Mas, percebendo que faltam poucas, rói o caroço...

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades...
Inquieto-me com os invejosos tentando destruir quem eles admiram.
Cobiçando seus lugares, talento e sorte.....
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas
As pessoas não debatem conteúdo, apenas rótulos...
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos...
Quero a essência.... Minha alma tem pressa....
Sem muitas jabuticabas na bacia
Quero viver ao lado de gente humana...muito humana...
Que não foge de sua mortalidade.
Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade...."

Rubem Alves

O que todos nós queremos é a "essência...é viver ao lado de gente humana, muito humana ". O tempo é escasso...as nossas almas têm pressa...querem mais humanidade neste nosso mundo tão conturbado


Emília Pinto


O autor é membro da Academia Campinense de Letras, professor-emérito da Unicamp e cidadão honorário de Campinas, onde recebeu a medalha Carlos Gomes de contribuição à cultura


"Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos
fragmentos de futuro em que a alegria é servida como
sacramento, para que as crianças aprendam que o
mundo pode ser diferente. Que a escola,
ela mesma, seja um fragmento do
futuro..."

60 comentários:

  1. Olá Meninas!

    Infelizmente vivemos num mundo voltado para a "embalagem" e não para o conteúdo.A tendência é para piorar.

    A escola tem o dever de ser um fragmento do futuro que temos o dever de deixar...
    Será que conseguiremos?!

    Beijos.

    Lisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei da " embalagm " Lisa. É isso mesmo...o que conta são as aparências e também concordo que cada vez estamos pior. Temos de tentar contrariar e olha que eu já mandei para a reciclagem muitas embalagens...de papelão...de vidro e até de plástico que são as mais perigosas para o ambiente e para nós; não mudam de jeito nenhum...só mesmo com a força de máquinas!!! Obrigada pelo contributo e pela visita. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  2. Quero a essência...A minha Alma tem pressa.
    ...
    Quero viver ao lado de gente humana...muito humana.

    Tem razão o autor, não há tempo para minudências, para intrigas, para correr atrás de coisas perecíveis, e passíveis de mergulhar ainda mais o ser humano na 'fogueira das vaidades'. O que é eterno como a Alma, capaz de nos fazer crescer e evoluir...um excelente objectivo de vida no sentido de nos fazer melhores pessoas.

    Querida Emília

    Achei excelente a ideia do Encontro, de que falou no post anterior. Quando é que seria e o local? Posso publicitá-lo lá no Xaile...

    Muito obrigada.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos todos ansiosos por um mundo mais humano, onde se tenha como principal prioridade o ser humano. Vamos ver se aos poucos humanizamos este nosso planeta. Quanto ao encontro já há muito que andamos a pensar nisso, mas penso que será melhor deixarmos para os dias mais quentinhos, não te parece? Quanto ao local, teremos de escolher um que fique mais ou menos perto para todas. Claro que pode publicar no Xaile e vamos assim vendo onde vivem as pessoas e depois escolhe-se o lugar, certo? Temos de Braga, Vila Nova de Cerveira, Sto Tirso, Lisboa, Aveiro. Duas destas eu já conheço. Como vê, não será difícil até porque Portugal é pequeno e depressa chegamos a qualquer lugar; boas estradas é das coisas que aqui não faltam. Diga alguma coisa e muito obrigada pelo interesse.
      Agradeço-lhe também a sua visita e comentário. Beijinhos e
      fique bem, amiga!
      Emília

      Eliminar
  3. Quero viver ao lado de gente humana sem fingimentos nem vaidades.
    A partir de certa idade todos vemos que os nossos dias caminham para o fim. É necessário dar-lhes mais vida e mais comunhão com todas as pessoas de boa vontade.

    Este texto é maravilhosamente belo e profundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é; Luis, quando os anos começam a passar, começamos a perceber que há coisas muito importantes às quais não davamos o devido valor. O pior, é que nem com a idade algumas pessoas aprendem e continuam só a " ler os rótulos"
      Humanizar o mundo tornando-nos mais humanos com tudo e com todos é nosso dever principal. Sá assim poderemos ter alguma esperanças de que o mundo melhore. Muito obrigada pelo seu contributo. Fico muito feliz que tenha gostado do texto. Um beijinho, amigo!
      Emília

      Eliminar
  4. Olá. Belo texto. Estou exatamente como Rubem Alves. A vida é por demais preciosa e rápida para nos atermos a mediocridades e melindres. Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria José. Antes de mais quero agradecer-lhe a visita ao Começar de Novo. Espero que tenha gostado do que viu e que apareça sempre. Irei com certeza fazer-lhe uma visita.
      Custa muito ao ser humano entender que o tempo passa, que tudo muda num instante e que por isso há que se dar valor ao que realmente importa. Um beijinho e muito obrigada.
      Emília

      Eliminar
  5. Realmente, quanto mais a nossa idade avança mais sentimos uma perda de tempo lidar com mediocricidades. Tentamos cada vez mais deixar a cosmética e se dedicar à essência.
    Acredito que são exigências da nossa alma.
    Adorei este texto, muito bonito e profundo.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Rita, a nossa alma vai amadurecendo e exigindo mais qualidade nas relações humanas; constatamos, com muita tristeza, que há pessoas que nunca aprendem apesar da idade, apesar da experiência de vida; continuam a perder tempo precioso com futilidades e deixando para trás a essência das coisas e a essência do ser humano. Fico muito contente com a sua visita e com o agrado que lhe fiz com este texto que também adorei. Um beijinho, amiga e espero que à sua volta só encontre pessoas que saibam ver a sua essência.
      Emília

      Eliminar
  6. Um poema que é a voz de muitos de nós que, estamos na curva descendente! Queremos viver tudo e depressa mas, por outro lado, nem tudo nos interessa já! Pusemos de parte o super-fulo, o balofo e a vaidade! Descobrimos que nem todas as pessoas servem para conviver...Descobrimos então, a qualidade! Que o sapato que calçamos seja cómodo, embora bom! Descobrimos que a amizade, é a coisa mais importante nesta caminhada que, começámos num alvoroço e agora prossegue tranquila bebendo toda a paisagem que nos cerca.
    Temos mais vida e melhor vida! Eu acho!
    Beijo para as duas queridas.
    Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Graça, descobrimos que nem todas as pessoas servem para conviver; é por isso que eu agora digo; Aquele é meu conhecido...mas este, sim é um amigo, mas aquele...bem..esse é um AMIGO.Sou muito mais selectiva e aprendi a não ler o rótulo, mas sim a provar o conteúdo. Muito obrigada, amiga, pela tua opinião sempre muito assertiva. É sempre um gosto ver-te por cá. As tuas palavras têm sempre essência! Gosto disso! Um beijinho e fica bem!
      Emília

      Eliminar
  7. O pior é que qunto menos anos temos pela frente mais selectivos nos tornamos nos desejos e nos sentimentos. Já não rimos por uma piada sem nexo, mas sempre rimos com uma "saída" dos netos. Já não sonhamos com principes encantados, mas sentimos que afinal o principe esteve semnpre ali ao nosso lado e agradecemos a Deus por isso.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isso é muito bom, Elvira! Passamos tanto tempo com coisas sem interesse, convivendo com pessoas sem o mínimo de conteúdo e para quê? Não nos acrescentaram nada. Já há muito que eu dispensei esse tipo de gente, e já há muito que conversas sem conteúdo não me interessam. E que bom que é dar uma risada com as gracinhas dos netos!!!Passei este fim de semana com os meus ( uma menina de 2 e um menino de 4 ) e brinquei como uma criança e dei risadas com as saídas deles. Isso sim, vale a pena! O principe encantado, apesar dos pesares, pois nem tudo são rosas continua do meu lado há 36 anos. Afinal..." sempre esteve ali ao nosso lado" e continua. Somo selectivos, sim, e sempre deveríamos ter sido. Perdemos muito tempo com futilidades. Muito obrigada pelo carinho do comentário. Volte sempre! Um beijinho e até breve!
      Emília

      Eliminar
  8. Olá Emília!
    Ah...o Tempo, "esse venerável mestre" como dizem os tibetanos!
    Pessoas sem tempo, pessoas com tanto tempo...O pior é quando há pessoas que...matam o tempo! Quantas vezes ouvimos "que estamos aqui a passear para matar o tempo"! Como isso é tão sintomático e como é dito tão facilmente!
    Mas não nos vamos deter aqui! Mas sim no tempo que nos foge e que não volta, no tempo que se escoa e não nos deixa cumprir metas cortando-nos sonhos com despertares-pesadelo...
    O tempo que perde também em questiúnculas sem expressão,atrasando o relógio da boa vontade e do amor...
    Tempo! Um tema sem limite porque ele próprio...não existe!
    Só eternidade!
    E muitos parabéns pelo tema. E parabéns por este Rubem Alves que vou aprofundar...
    Abarço, Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai o Tempo...um " venerável Mestre " de facto. E tanta coisa boa há a dizer do tempo, mas, nós só nos lembramos dele como nosso inimigo, não como o nosso maior aliado. Queremos matar o tempo...queremos desperdiçar o tempo...queremos correr atrás do tempo fazendo-o fugir de nós como " o diabo da cruz". Mas o tempo quer ser apreciado...quer ser passado junto a nós com calma...com " todo o tempo do mundo " como se costuma dizer;não quer pressas, o tempo...ele quer ser o nosso confidente nos momentos de alegria, nos momentos nostálgicos em que a saudade bate; ele quer ser o nosso refúgio nos momentos de dor, mostrando-nos que ele tudo cura, mas que é preciso dar-lhe tempo para isso; até o tempo precisa de tempo para ser nosso aliado. Mas também é o tempo que nos faz pensar na maneira como vivemos...é o tempo já vivido que nos dá a sabedoria necessária para aprendermos que é mais que tempo de começarmos a dar valor ao tempo que a vida ainda nos poderá reservar. Pode ser que amanhã já não tenhamos mais tempo
      Quanto ao Rubem Alves, faz bem em pesquisar, Manuela. Vai gostar. Um beijinho e muito obrigada pela sua opinião sobre este tema; é uma partilha que muito me enriquece. Fique bem, amiga!
      Emília

      Eliminar
  9. Com o passar dos anos sinto-me a viver a vida com mais calma, descubro a qualidade e gosto.
    Adorei o texto
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É nossa obrigação aprender alguma coisa com a idade, Lilás e viver com mais calma dando mais valor ao conteúdo do que ao " rótulo" é sinal de que os ensinamentos da vida deram algum resultado. Infelizmente, ainda vemos pessoas a quem os anos nada ensinaram. Muito obrigada pela visita. Tenha uma boa noite e que os seus dias sejam plenos de bons momentos. Um beijinho, amiga!
      Emília

      Eliminar
  10. Realmente a qualidade de vida tende a melhorar com o passar dos anos, pois aprendemos a esperar menos e a buscar mais, fazer a nossa parte para sermos felizes.
    http://anabelanacasadavovo.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena que não aprendamos a viver enquanto achamos que ainda temos longos anos pela frente, mas isso é muito difícil enquanto somos jovens; só a maturidade nos ensina a aproveitar bem o tempo valorizando aquilo que realmente importa. Muito obrigada pela visita, Anabela. É sempre muito bom ver-te por cá. Um beijinho e até breve!
      Emília

      Eliminar
  11. Lindo...o tempo nunca para...
    Beijo Lisette.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É lindo mesmo, Listte. O tempo nunca paár e tudo muda nun instante, por isso o devemos aproveitar bem, deitando ao lixo as futilidades e conservando o que é útil, o que realmente tem valor e o que de facto nos deixa felizes. Um beijinho, Miga e espero que nos seus instantes só apareçam
      " coisas e pessoas de verdade"
      Emilia

      Eliminar
  12. Emilia, amiga querida.

    É bem verdade que aos 18 anos queremos ter 30 para nos livrar dos nossos impedimentos, aos 30 queremos nos preservar jovens, aos 40 tentam nos convencer que é o começo. Quanta ironia, hoje eu posso verificar quanto tempo eu perdi com coisas fúteis, pessoas que não me mereceram, e que tenho um filho de 30 que custa a crescer...

    Sinto-me tão cansada, sem motivações.

    abraços, sonia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sonia! Que bom vê-la por cá! Todos nós chegamos a esta idade e temos a sensação de que desperdiçamos muito tempo com futilidades, mas não adianta pensar nisso, pois o passado já se foi. Interessa sim começar já a dar mais valor aquilo que temos e somos e deixarmos de lado aquilo que não tem importância alguma. Há dias em que nos sentimos assim, Sonia, sem motivações e cansadas, mas devemos lutar contra isso, pois assim mais tempo estamos a desperdiçar. Um beijinho e muito obrigada pela visita. Irei vê-la no seu cantinho.
      Emília

      Eliminar
  13. Emília e Hermínia, o tempo não pode parar.
    A vida é uma roda para frente a girar, não é?
    Sim amigas, para que inveja, e se preocupar com tantas mediocridades por esse mundo afora?
    Foi-se o tempo, que ficava esse amigo a roer as unhas por ver um time de futebol, uma selecção nacional ou tantas outras tantas futilidades no relvado, como diz em Portugal.
    Me descabelava, me irava, xingava as mazelas do país quando comparado com outros.
    Para que tudo isso?
    Onde isso nos leva?
    E daí se fulanos, se tal lugar é mais evoluído, ou se tal coisa fosse assim seria melhor para todos?
    Não é fechar os olhos, nem fazer "vistas grossas" não!
    É parar de sofrer antecipadamente, sendo que nem Yavéh, Brahma, Buda ou outros deuses deram jeito no mundo! Seremos nós?
    Aí pego um trecho do Cristo: "olhai os lírios do campo"
    Vamos arregaçar as mangas e fazer algo de útil ENQUANTO TEMOS SAÚDE, FORÇAS, VISÃO, E UMA SEARA TÃO GRANDE.
    Há quem peça um pão! Há quem peça um copo d'agua! Há quem necessite dum remédio! Há quem necessite de um agasalho, dum cobertor, de um prato de sopa!
    O final disso? Nos sentirmos útil. Isso é muito bom.
    Um grande abraço a vocês duas e um beijo grande em vossos corações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, muito obrigada por um comentário tão rico, António!

      "Vamos arregaçar as mangas e fazer algo de útil ENQUANTO TEMOS SAÚDE, FORÇAS, VISÃO, E UMA SEARA TÃO GRANDE." É isso, amigo! Tanta coisa que podemos fazer de útil e andamos preocupados com equipes de futebol, com o carro do nosso vizinho, com a roupa daquela elegante senhora.Há um simples pão para matar a fome a alguém, há uma palavra amiga para aconchegar aquele que sofre, há um idoso perto de nós que precisa de um pouco de companhia. Coisinhas tão simples e tão importantes, não é verdade? Isto sim, faz de nós verdadeiros seres humanos, cidadãos com alma. Um beijinho, António e volta sempre, pois as tuas visitas são muito enriquecedoras. Até breve!
      Emília

      Eliminar
  14. Eu também com o passar dos anos, comecei a ver tudo diferente...

    Um beijo da Nita.
    De bom dia…:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom vê-la por cá, Nita. Sim, a idade ensina-nos muito e com a experiência que ela nos dá, começamos a dar mais valor ao conteúdo e deixar de lado aquilo e aqueles que pouco interessam. Como diz, o meu amigo António, temos de viver " nem que sejam só cinco minutos bem vividos" Um beijinho e muito obrigada pela visita. Um bom fim de semana
      Emília

      Eliminar
  15. Olá amigas, é sempre um prazer passar pela vossa casa, sempre tão amável e gentil, recheada de gente interessante e ter o privilégio de poder deixar aqui a minha inquietação latente, e, é nessa inquietação que passo ao comentário que pretendo seja breve ao belo poema que é sem dúvida pertinente no momento que vivemos e que me obriga à reflexão, e a primeira questão que me ocorre é dizer que o autor é possível que se tenha enganado ao escamotear o seguinte: Não se deve olhar demasiado para trás, devemos acreditar sempre que o melhor ainda está para vir, mesmo que se diga isso apenas e só para nos enganar a nós próprios, temos de ser pacientes, é pura ilusão apenas querer a essência, é pura ilusão, com mediocridades? sem mediocridades não existiria gente excelente, o mundo é esse conjunto, o imperfeito e que torna outro belo. Digam-lhe que vamos viver muito ainda, mesmo que sejam só cinco minutos bem vividos... recomendem ao poeta que ouça atentamente esta canção que passa no seu blogue. Tudo isto para dizer o que é uma chatisse... mas, concordo plenamente com ele.

    Beijinho e vamos todos tentar, “Começar de novo…”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito pertinente o seu comentário e muito interessante também. As mediocridades fazem parte da nossa vida assim como a imperfeição. Somos indivíduos, cada um diferente do outro e em nós mesmos existem todas essas futilidades, toda essa mediocridade; temos dentro de nós cada um desses sentimentos além dos outros considerados essenciais. O que devemos é começar a dar mais valor à essência, porque às vezes perdemos muito tempo a tratar de futilidades e, como bem diz, é preciso viver, mesmo que sejam " cinco minutos bem vividos" Muito obrigada, António, pela sua colaboração com este excelente comentário; enriquece muito o meu post. E...vamos lá então, com muita esperança e vontade COMEÇAR DE NOVO. Um beijinho e tenha um bom fim de semana.
      Emília

      Eliminar
  16. Minhas amigas Emília e Hermínia
    Muito obrigada pelos parabéns à minha «CASA», e pelas vossas palavras (das duas...) tão cheias de carinho. Bem hajam!

    Rubem Alves é espectacular! Provavelmente já tive oportunidade de dizer que sou sua fã, e que tenho vários textos guardados de sua autoria. Aliás, também já publiquei alguns, no meu blog "Histórias".

    ..."Que a escola,ela mesma, seja um fragmento do futuro..."

    Talvez por ter uma filha professora (para além de vários outros familiares e muitas amigas e amigos) - talvez por isso sou muito crítica em relação à escola dos nossos dias.
    Mas... ainda conservo a esperança de que as coisas possam melhorar (piorar é difícil...), e que os jovens de hoje sejam adultos honestos e cumpridores, amanhã.

    Tudo de bom para as duas. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não sabia que gostavas de Rubem Alves, Mariazita, mas fico feliz por ter ido de encontro aos teus gostos. Eu não sou professora, mas era o que eu desejaria ter sido; acabei por ter feito outra escolha, mas o ensino ficou-me no sangue.Eu também tenho uma filha professora e tudo o que está relacionado à educação me interessa e preocupa. Sempre acompanhei de perto os estudos dos meus filhos e a cada ano que ia passando mais desiludida ficava com os caminhos que estavam a ser percorridos nesse campo. Estamos mal, sim, principalmente pela pouca importância que estão a dar ao professor dentro das escolas e da burocracia que lhes é exigida, tirando-lhe o tempo que precisam para fazerem bem aquilo que têm de fazer que é ensinar. Mas, como bem dizes, amiga, não podemos perder a esperança...as coisas aos poucos vão mudando. Um beijinho e muito obrigada pelo carinho que sempre tens para connosco. Um bom fim de semana
      Emília

      Eliminar
  17. Sem dúvida, amiga Emília.

    Este texto vem na linha do teu comentário deixado lá em casa e com o qual não posso concordar mais.

    Com muita sorte, falta-me viver mais uma vintena de anos. Oxalá consiga chegar lá para ver pelo menos um neto/a meu.
    Por isso, digo com o autor e contigo, não tenho tempo a perder com futilidades.
    Saboreemos os frutos até ao caroço e saibamos a ser cada vez mais humanos e generosos.
    Tenhamos alguma esperança na geração vindoura, na viragem que se impõem, pois a verdade é que há demasiado egocentrismo e desumanidade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ná! Quando estava a ler o maravilhoso texto e o belo poema aí em tua casa, pensei: " mas que maravilhosa coincidência houve entre nós.." O meu comentário foi de encontro a este poema, porque os teus posts vieram de encontro ao meu. Nos dois a essência é a mesma:

      "Quero a essência.... Minha alma tem pressa.."
      "Quero viver ao lado de gente humana...muito humana"
      "Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade."

      Foi por estes valores que aquele maravilhoso senhor, Janus Korczack, caminhou para a morte, sereno, acompanhando as suas crianças.
      E é também com estas frases em mente que devemos continuar tendo sempre a esperança que o ser humano se humanize. Um beijinho, Ná e muito obrigada pelo comentário e pelo que me ensinaste hoje. Fica bem e desejo que tenhas um belo fim de semana
      Emília

      Eliminar
  18. Emília, boa noite!
    É precisamente isto que sinto e penso, "...já não tenho tempo para mediocridades,...Quero viver ao lado de gente humana...muito humana..." Só não o saberia dizer desta forma, assim tão bela!

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, sim Ana! No teu "qualquer dia " deixaste, segundo a minha interpretação uma mensagem que vai de encontro ao que aqui diz:

      "Qualquer dia,
      O mel da vida dissolve-se
      Nos espelhos de um decrépito entardecer,
      E não será mais o meu olhar
      Quem dirá de mim
      Todas as loucuras
      Que desejei viver !"

      Não fomos capazes e ainda não somos, de viver o que desejamos, mas ainda vamos a tempo de começar a viver só da maneira que queremos e nos faz feliz, deixando as mediocridades e preocupando-nos com o que realmente importa; " o mel da vida dissolve-se
      " de um momento para o outro por isso é melhor saboreá-lo antes que desapareça para sempre. Muito obrigada Ana, pelo comentário e fico feliz que tenhas gostado. Tu escreves coisas lindas cujas mensagens têm essência. Um bom fim de semana! Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  19. Rubens Alves esta certissimo e eu feliz
    por passear por aqui.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita ao Começar de Novo e por te teres tornado nossa seguidora. Pena que não consigo ir ao teu blog, pois gostaria de te retribuir a visita. Fico feliz que tenhas gostado e espero que voltes e me digas como posso aceder ao teu cantinho. Um bom fim de semana! Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  20. Oi Emilia!
    Gostei do texto
    Uma boa introspeção do autor
    Balanços que se vão fazendo pela vida, todo o Ser Humano esforçando-se pelo seu aperfeiçoamento.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Hermínia, penso que no fundo todos nós queremos aperfeiçoar-nos, sendo cada vez mais humanos, dando valor à essência de cada um e deixando as aparência para trás; o tempo passa e por isso não vale a pena andarmos preocupados com futilidades. Nem sempre conseguimos fazê-lo, pois as imperfeições e os erros fazem parte de nós e da vida, mas há que tentar. Afinal não ganhamos nada com esse desperdício de tempo e com o desgaste emocional que tudo isso provoca. Um beijinho e espero que tenha um bom Domingo.
      Até breve!
      Emília

      Eliminar
  21. Passei. Já tinha comentado o texto mas li a sua resposta.
    Deixo um abraço e votos de excelente Domingo de Carnaval.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fez muito bem em voltar, Elvira. Agradeço-lhe muito e desejo também que tenha um bom Domingo de carnaval e uma excelente semana. Um beijinho e até breve!
      Emília

      Eliminar
  22. Minha querida

    Quando a idade vai avançando, coisas que tinham importância para nós quando mais jovens, vão dando lugar a outras bem mais importantes e deixamos de lado ninharias.

    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena que seja só quando sentimos que a idade avança e que o tempo que temos pela frente é cada vez menor, mas é assim mesmo...só a experiência de vida nos dá a percepção de que as futilidades não valem a pena e começamos então a ser mais selectivas em relação às coisas e às pessoas; passa a interessar mais o conteúdo de que " o rótulo " Um beijinho, Sonhadora e muito obrigada pela visita. Uma bela semana cheia de coisas boas e sempre rodeada de pessoas de verdade.
      Emília

      Eliminar
  23. Minha amiga
    Nesta busca da essência encontrei, há pouco, outro lindo texto de Ruben Alves e deixo-lhe um pequeno excerto agradecendo, mais uma vez, poder acompanhá-la na verdade do seu caminho. Muito obrigada, Emilia!

    "Velhice é o tempo da verdade da alma.
    Os velhos terão rosto de criança
    se a criança eterna continuar
    viva dentro deles."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei que tivesse acrescentado esta sábias palavras do Rubem Alves, Teresa! Não as conhecia e encantaram-me. No meio de tanta ruga consegue-se ver a verdade da alma se conseguirmos a sabedoria de conservar a essência dentro de nós à medida que os dias passam.. Muito obrigada por enriquecer o meu post com esta mensagem. Um beijinho, amiga e tenha um belo dia de carnaval
      Emília

      Eliminar
  24. Faltaram estas:
    "Os músculos podem ser obstáculos à manifestação da alma. Na velhice, a pele é o meio através do qual a alma se torna visível. Especialmente o rosto. Livre das intermediações da musculatura, a alma pode então realizar sua função artística de esculpir o rosto. Ela aparece no rosto. Acontece, então, a ocasião para que se realize o prometido pelo evangelista João: “... e o Poema se faz carne”. Tudo, então, vai depender dos poemas que estão guardados na alma. Pois a alma é apenas isso: o lugar onde os poemas estão guardados. E o rosto vai então revelar uma beleza que a juventude não deixava ver."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Teresa, o rosto é o espelho da alma, através do olhar e do sorriso; quanta vezes olhamos para um rosto sulcado pelas marcas do tempo, mas vemos que através dessas marcas sobressai uma alma que se preocupou com a essência. Feliz daquele que ao longo da vida consegue ver poesia numa planta que cresce, numa flor que desabrocha, num pequeno pássaro que canta. Vai compondo pequenos versos que mais tarde formarão com as rugas verdadeiros poemas. Ainda hoje vi uma senhora cujo rosto irradiava poesia apesar de vir apoiada a uma senhora que dela cuida. Conheço-a há nos e fiquei muito feliz de vê-la assim. Ainda bem que acrescentou também estas sábias palavras, amiga, pois são fantásticas; quando estava a lê-las lembrei-me logo dessa amiga dos meus pais...era um verdadeiro poema o rosto dela. Um beijinho e muito obrigada.
      Emília

      Eliminar
  25. Que Deus abençoe sua semana
    muitas alegrias para você.
    Que Deus guie seu caminho hoje e sempre.
    Não se esqueça que ,
    Estou seguindo -te e te amando.
    Beijos no coração.
    Evanir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Evanir pelas palavras sempre tão carinhosas. Irei visitá-la com certeza no seu cantinho. Tenha um belo dia de Carnaval e espero que tudo lhe corra bem. Até breve, amiga! Um beijinho muito especial
      Emília

      Eliminar
  26. Olá, como estão?

    Hoje venho simplesmente desejar-vos um bom carnaval!

    Bjsss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Vieira! Espero que se divirta muito no Carnaval e que tenha uns dias cheios de momentos felizes. Fique bem! Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  27. Sim o tempo passa veloz por nós e vamos dando outro valor às coisas. Penso que o mais importante é sentirmos que aprendemos e continuamos a aprender ao longo do nosso caminho e que, enquanto cá continuarmos, podemos sempre sonhar e dar mão para ajudar outros a sonhar e a seguir em frente.
    Boa semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens muita razão, Maria! É muito bom quando sentimos que fomos aprendendo alguma coisa com o passar dos anos. É nossa obrigação, penso! Infelizmente ainda vemos pessoas a quem a idade nada ensinou e continuam a perder tempo com futilidades e dando muito valor às aparências. Se não crescemos em valores como poderemos desejar que os nossos jovens sejam um dia adultos conscientes? Somos nós que temos de os ensinar, principalmente através do nosso exemplo. Desejo que tenha um bom dia de carnaval e uma excelente semana. Um beijinho e muito obrigada pelo seu contributo a este tema tão importante numa sociedade que, infelizmente, ainda perde tempo demais a "ler os rótulos "
      Emília

      Eliminar
  28. Amiga Emília,

    Vim expressamente ler o teu comentário.
    É fantástico como nos identificamos em todos os aspectos e vamos de encontro aos temas, mesmo que por outras linhas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho de cá ter voltado, Ná. Já tinha notado noutras publicações que nos identificamos bastante. Isto porque nós queremos a essência...nossas almas têm pressa...queremos conteúdo. Um beijinho e espero que tudo esteja bem contigo.
      Emília

      Eliminar
  29. já não sei o que escrevi que falhou... mas, não sabendo repetir digo apenas que é sempre bom vir aqui... que são sempre sábias as suas palavras e escolhas... esse tempo que me tem devorado nos últimos tempos... e eu com pressa de poder voltar a fazer mais livrementea s minhas escolhas... ou as minhas necessidades mais profundas.
    obrigada
    Beijo
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel. Que bom vê-la por cá. O tempo de facto devora-nos e deixamo-lo escapar por entre os dedos. Mas, como diz o autor, a nossa alma tem pressa...pressa de calma...pressa de coisas e de pessoas de verdade; cabe-nos a nós começar a fazer com que o tempo que nos resta nos deixe fazer isso. Um beijinho e muito obrigada pela visita. Espero que tudo lhe corra bem e que se veja sempre rodeada de pessoas de verdade.
      Emília

      Eliminar
  30. Minhas Queridas:
    Por já só termos tempo para o essencial, aproveitêmo-lo bem! Há mesmo que buscar só a essência da essência.
    Um abraço para as duas com todo o meu carinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Isabel...não há tempo a perder com futilidades; ele foge-nos a cada dia e por isso há que encher a nossa alma de essência. Muito obrigada pelo carinho que sempre tens para connosco. Isto sim...é essência! Fica bem, amiga! Um beijinho!
      Emília

      Eliminar