quarta-feira, 27 de maio de 2009

A TODAS AS CRIANÇAS!



Sente-se em todos os portugueses uma revolta muito grande pelo que aconteceu à menina russa, a Alexandra. Não sou diferente...; chocou-me essa decisão...; não a entendi! Como sempre, a lei foi cega...; tem-no sido inúmeras vezes..; agora foi a Alexandra..., há meses a Esmeralda e todos os dias há outras tantas a sofrerem violências de todos os tipos. Não podemos esquecer nenhuma delas...; temos que lutar para que as nossas crianças deixem de ser vítimas das atitudes incompreensiveis dos adultos, seres humanos ditos racionais e inteligentes. Foi a pensar em todas essas crianças que decidi publicar este artigo:

Ode à Criança


«A criança é criativa porque é crescimento e se cria a si própria. É como um rei, porque impõe ao mundo as suas ideias, os seus sentimentos e as suas fantasias. Ignora o mundo do acaso, pré-elaborado, e constrói o seu próprio mundo de ideais. Tem uma sexualidade própria. Os adultos cometem um pecado bárbaro ao destruir a criatividade da criança pelo roubo do seu mundo, sufocando-a com um saber artificial e morto, e orientando-a no sentido de finalidades que lhe são estranhas. A criança é sem finalidade, cria brincando e crescendo suavemente; se não for perturbada pela violência, não aceita nada que não possa verdadeiramente assimilar; todo o objecto em que toca vive, a criança é cosmos, mundo, vê as últimas coisas, o absoluto, ainda que não saiba dar-lhes expressão: mas mata-se a criança ensinando-a a ater-se a finalidades e agrilhoando-a a uma rotina vulgar a que, hipocritamente, se chama realidade.


Robert Musil, in 'O Homem sem Qualidades

As crianças precisam de tão pouco!!!! Carinho e comida é o bastante para que se sintam FELIZES! Já pensaram nisso?



Emília Pinto

10 comentários:

  1. Olá Amigas!

    Adorei o texto e em especial o PS..é verdade sim..
    e ser mãe não quem quer, é quem sabe!
    é quem dá carinho, quem está la nos dias e noites menos bons..enfim!!

    Confesso que não entendo..
    mas espero que a Injustiça seja desfeita!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, just pela visita e pelo comentário. Espero também que a justiça aja mais com os olhos do coração e que veja caso a caso. Beijinhs

    Emília

    ResponderEliminar
  3. Ser mãe no completo sentido da palavra, não é para toda a gente. Só deveria ter filhos quem soubesse lhes dar amor e uma educação com valores que lhes servissem para a vida. er criança é o melhor do mundo. Não deveria ser sofrimento.
    Bjns

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, cuidandodemi, pela visita.Criança não pede para nascer e pt, quem se decide a tê-las, tem que saber que as tem de proteger.Tenho muita pena ao ter de admitir que nós humanos, às vezes nos portamos pior do que os animais. Não se vê um bicho a abamdomar a cria! Beijinhos e espero que esteja a ter uma boas férias no colinho da família
    Emília Pinto

    ResponderEliminar
  5. Olá minha amiga!
    Uma criança sentindo-se amada e tendo as suas necessidades básicas saciadas (alimentação, vestuario, alojamento) não precisa de mais nada!
    Os laços de sangue nem sempre têm significado, e quem deu amor, carinho e respeito à criança é que, a meu ver, tem legitimidade para ser intitulada de mãe!
    Beiijnho grande

    ResponderEliminar
  6. Claro,Joana!Que importa à criança a barriga de onde saíu? O que lhe interessa é a pessoa que lhe dá beijinhos, miminhos e não a deixa passar fome; aquela a quem ela aprendeu a chamar de Mãe. Beijinhos e obrigada pela visita
    Emília Pinto

    ResponderEliminar
  7. OI Emilia
    Tudo o que se possa dizer sobre este caso tão relevante a par de outros com que deparamos todos os dias, não acalenta o ser humano em tamanha desumanização.Acontece, que as vitimas sempre as pobres crianças abandonadas e quanto mais abandonadas são, mais a má sorte lhes bate à porta. A criança é um ser indefeso, não tem voz, maltratadas como este e outros casos tornam-se em seres revoltados, frustados, muitas delas por fim em marginais ,porque a sociedade assim ditou.
    São os homens de amanhã ....que não tiveram a base, o mais alto valor:O AMOR.As imagens passadas chocam o coração mais empedernido
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  8. Tem toda a razão, Hermínia! Pouco podemos fazer, a não ser, cuidar das nossas crianças e, se possivel ajudar as que estão perto e que muitas vezes, sabemos, nos estão a pedir socorro. Nestes casos, devemos estar atentos e ajudar sempre que possivel. Beijinhos

    Emília

    ResponderEliminar
  9. Olá Amiga!
    É triste que situações como esta continuem acontecer. Quem mais sofre é a criança, acontece sempre isso! Será que ainda não se aprendeu que é nela que se deve pensar primeiro. Que têm que ser sempre realizados todos e mais esforços no sentido de assegurar todas as condições e mais alguma para estas crianças especiais. Há situações e coisas na vida que me deixam uma revolta que nem calculas! Neste caso, tenho a certeza que o casal de acolhimento não vai desistir e irá lutar pela Alexandra até ao fim!
    Beijinhos grandes amiga e o desejo de uma noite feliz!

    ResponderEliminar
  10. Obrigada, Sheila. Queira Deus que a família da acolhimento consiga alguma coisa, mas vai ser difícil. Agora não voltam atrás. è o que tem acontecido nos outroscasos. Beijinhos e um bom dia para ti.

    Emília Pinto

    ResponderEliminar