quarta-feira, 1 de setembro de 2021

UTOPIA


 

Quero a utopia, quero tudo e mais 
Quero a felicidade nos olhos de um pai 
Quero a alegria muita gente feliz 
Quero que a justiça reine em meu país 
Quero a liberdade, quero o vinho e o pão 
Quero ser amizade, quero amor, prazer 
Quero nossa cidade sempre ensolarada 
Os meninos e o povo no poder, eu quero ver São José da Costa Rica, coração civil 
Me inspire no meu sonho de amor Brasil 
Se o poeta é o que sonha o que vai ser real 
Vou sonhar coisas boas que o homem faz 
E esperar pelos frutos no quintal 
Sem polícia, nem a milícia, nem feitiço pra ter poder? 
Viva a preguiça, viva a malícia que só a gente é que sabe ter 
Assim dizendo a minha utopia eu vou levando a vida 
Eu vou viver bem melhor 
Doido pra ver o meu sonho teimoso, um dia se realizar

Milton Nascimento


"Assim dizendo a minha utopia eu vou levando a vida 
Eu vou viver bem melhor 
Doido pra ver o meu sonho teimoso, um dia se realizar"

 Acreditemos ! Viveremos melhor se tivermos esperança !

Emilia Pinto      

44 comentários:

  1. Faço minhas todas as palavras de Milton Nascimento. Adorei ler.
    .
    Cordiais cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu faço, Ricardo! Este video emociona, porque o sonho " teiomos " de Milton Nascimento é o de todos nós, o sonho de um dia vermos um mundo melhor, mais justo e mais fraterno, mais pacifico. Obrigada, Ricardo. Um beijinho e SAÚDE para todos
      Emilia

      Eliminar
  2. Bom dia, querida amiga!
    Que bom, que belo o teu regresso de merecidas férias. Melhor mensagem não podias partilhar. ADOREI!
    E cá estamos nós de novo... cheias de esperança num futuro de sorrisos mostrados.
    Mil abraços, daqueles que só duas amigas sabem dar.
    (Está lindo, lindo, o teu "Recomeçar de Novo".)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, de facto um " Recomeçar ", pois o Começar de novo voltou diferente, mais alegre, mais fresco, mais esperançoso e, por isso, escolheu esta bela música de Milton Nascimento, onde a esperança num mundo melhor é o lema, esperança que chega a ser uma utopia, mas que deve ser mantida para que possamos viver com serenidade o tempo que a vida nos der. Nem imaginas como gostei desta canção e da maneira como está interpretada, Teresa; uma beleza de letra! Obrigada, querida Amiga por estares sempre presente neste começar de novo que, com o apoio dos amigos lá vai indo, recomeçando, começando e voltando a começar, como exige a vida. Um abraço do tamanho do mundo e SAÚDE!
      Emilia

      Eliminar
    2. Baralhei-me, vou «rebobinar»: Está lindo, lindo o teu "Começar de Novo"!!!
      Beijo amiga.
      (Excesso de férias...)

      Eliminar
    3. Mas, não achas que até ficou bem? Com esta nova cara é dar ao Começar um recomeçar,,,Se foi " baralho" nem entendi como tal . Ou será que sou eu que estou baralhada? Nem uma nem outra, Amiga! Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  3. Gostei bastante. Muito obrigada pela partilha!:))
    --
    Tens a doçura que ninguém domina
    .
    Beijo, e um excelente dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bomm Cidália! Obrigada pela visita e fica bem, principalmente com saúde, tu e os teus. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  4. Uma mensagem de esperança...
    Não conhecia...
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Marta, uma mensagem muito bonita e que nos deve levar a não desistir; Precisamos de continuar a vida, sempre com a esperança em dias melhores. Talvez seja utopia, mas ela é necessária para a nossa paz interior. Um beijinho e obrigada pela visita.
      Emilia

      Eliminar
  5. Adorei a mensagem que não conhecia.
    Grata pela partilha.
    Abraço, saúde e bom Setembro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente que tenhas gostado, Elvira! Precisamos deste alento que nos dá esta canção. Também gostei muito da mensagem que nos transmite Milton Nascimento, um cantor que muito admiro. Beijinhos e SAÚDE para todos.
      Emilia

      Eliminar
  6. Adorei e o Milton Nascimento é maravilhoso! Temos que acreditar. Vamos que vamos! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Vamos que vamos ", Chica, sempre com muita esperança e fazendo a nossa parte para que as coisas melhorem, neste mundo tão atribulado. Obrigada, Amiga! Um beijinho e a minha sincera amizade.
      Emilia

      Eliminar
  7. Boa noite de paz, querida amiga Emilia!
    Seja bem-vinda pós férias!
    Música lindísisma, muito bem esoclhida.
    "Eu vou viver bem melhor
    Doido pra ver o meu sonho teimoso, um dia se realizar
    Um dia vamos vencer o final da pandemia e a esperança voltará firme e forte sem sombras em nós.
    Assim já tmeos vivido há um ano e meio... com esperança que ninguém tira de nós.
    Tenha um novo mês muito abençoado!
    Beijinhos com carinho de gratidão

    ResponderEliminar
  8. É verdade, Rosélia, há ano e meio que vivemos nesta preocupação diária, vendo tanta gente a não resistir ao virus e não sabemos até quando ele andará por aqui. O melhor é seguir os conselhos de Milton Nascimento e continuar a caminhada, com as devidas cautelas, mas sempre com esperança para que consigamos ultrapassar tudo isto com a maior serenidade possivel. Amiga, muito obrigada pelo carinho da visita, pelas palavras tão amáveis e aguarde-me, pois não demorarei a fazer-te uma visita. Um beijinho especial e SAÚDE para todos.
    Emilia

    ResponderEliminar
  9. Olá Emilia!
    Que bom que você voltou! Sejas muito bem vinda, querida. Aplausos para você.

    Fazia um tempão que eu não ouvia essa música do Milton. Ah, os anos 80! grandes ideais, grandes reviravoltas. O tempo passou e as utopias continuam. Utopias não morrem, se renovam, se modificam conforme a vida. Acredito que nunca é tarde para construir uma sociedade que nos permita viver e sonhar. Acho que as utopias são pensadas e desejadas dentro de uma leitura de mundo pessoal e própria de cada um e considero extremamente necessário termos nossas utopias para que a vida valha a pena. Eu também tenho minhas utopias, minha ilha da fantasia, meu "lugar de existir".

    Mário Quintana disse tudo: “Se as coisas são inatingíveis… Ora! // Não é motivo para não querê-las… // Que tristes os caminhos, se não fora // A presença distante das estrelas”.

    Parabéns pela postagem ma-ra-vi-lho-sa!
    Bjs
    Marli
    Blog da Marli

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Marli, por teres acrescentado ao post este lindo pensamento de Mário Quintana que tanto admiro. E é verdade, sem as nossas " utopias ", a vida fica muito sem graça e, apesar de sabermos que dificilmente o mundo muda para melhor, temos de manter sempre acesa essa esperança. Como dizes, e muito bem, os anos 80 foram especiais e hoje, as letras das músicas não carregam nenhum mensagem importante, são muito " ocas " ; não se faz músicas, como antigamente, não é verdade? Amiga, gostei muito de ver-te por aqui. Espero que estejas bem e que nunca percas a capacidade de sonhar; quem sabe, um dia as coisas não melhoram? Um beijinho e volta sempre!
      Emilia



      Eliminar
  10. Emília querida, um show de postagem, muito bonito para esse tempo em que estamos vivendo. Esse belo texto parece uma prece aos céus por tempos melhores, tempos mais doces, poder abraçar, estar junto acarinhando os amigos e parentes que nos são queridos. Tudo tão estranho, Emília! Tanta desconfiança e que na verdade ninguém tem culpa de nada. A utopia é um sonho, é o certo, o perfeito que queremos. E que mal há em correr atrás? Às vezes é bom acreditar, os sonhos são necessários para aguentarmos os trancos da vida, para aguentarmos os pesadelos. Na verdade, não dá para levarmos a vida tão a sério, machuca muito. Por isso gostamos de conservar aquele nosso lado de criança, um pouquinho só, pois criança não leva a vida a sério, ela apenas vive, conhecerá o sofrimento na medida em que vai crescendo.
    Milton Nascimento é show!
    Gostei da roupinha nova do COMEÇAR DE NOVO, alegrinha!
    Que boa essa mudança, querida, prova que voltaste com ânimo renovado.
    Um beijinho, querida amiga, uma boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabia que ias gostar, Tais! Como não apreciar uma mensagem destas, numa altura em que o mundo anda tão revolto? Eu não conhecia este " Coração civil " de Milton Nascimento, mas gostei tanto que já o ouvi várias vezes. Como bem dizes é uma verdadeira prece, é um apelo a que todos nós não larguemos a nossa" utopia " e que continuemos a fazer a nossa parte para que algo mude. Sem esse " acreditar ", é mais dificil prosseguir. Obrigada, querida Amiga, pelo belo comentário e pelas palavras sempre carinhosas. É verdade resolvi dar um ar mais esperançoso ao começar de novo e assim combinar com a música que escolhi. Foi pura coincidência, mas foi boa.Fico feliz que tenhas gostado da mudança Um beijinho, querida Amiga e um bom domingo, com SAÚDE e...sem pés no formigueiro..
      Emilia.


      Eliminar
  11. Queremos tanto acreditar em utopias como as que Milton Nascimento nos fala. Elas contêm a esperança de um mundo melhor, mais solidário, mais justo, com menos sofrimento e desigualdade. Bonita e cheia de ânimo a mensagem com que regressa minha querida Amiga Emília.
    Cuide-se bem.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Graça, queremos e devemos continuar com essa utopia para que a nossa sanidade mental se mantenha. É essa esperança que nos leva a continuar a vida com mais alegria e ânimo; já viste o que seria de nós se não acreditassemos mais no ser humano? Afinal, ele " faz muitas coisas boas " e é para essas que devemos olhar com carinho. Obrigada, querida Amiga e desejo - te tudo de bom, para ti e para os teus. Beijinhos muitos
      Emilia

      Eliminar
  12. Muito boa música, parabéns.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Arthur! Espero que voltes mais vezes Já vi o teu cantinho e, com certeza irei lá de novo. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  13. Olá, Querida Emília

    O "Começar de Novo" com uma rentrée em grande estilo. Ar renovado, com um verde esperançoso
    e trazendo Milton Nascimento com a sua "Utopia".

    A utopia é necessária à vida, especialmente nas sociedades de hoje em dia. Se não sonharmos e olharmos mais além estaremos destinados a viver nessa "apagada e vil tristeza", sem remissão.

    Muita Saúde ao lado da Família, querida Amiga.

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vida é um constante começar de ovo e por isso achei que estava na hora de dar ao meu cantinho um novo ar, " mais esperançoso ". A cada dia que nasce, há em todos nós uma esperança de que o mundo esteja um pluco melhor. Como diz Milton Nascimento, é " um sonho teimoso ", mas é essa teimosia que impedirá que vivamos na tal " apagada e vil tristeza. Olhemos para " as coisas boas que o homem faz " e com certeza viveremos com mais alegria. Muito obrigada, querida Amiga, pelo carinho de sempre e desejo que todos vós estejais bem, com SAÚDE Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  14. Boa tarde amiga:
    Li seu comentário e vim dizer que não se preocupe com a sua memória. A amiga não leu este conto pois não há um único comentário seu, nele.
    Dos leitores atuais. acompanharam a história apenas 4. Chica, Anete, Tintinaine, e Rosemildo. O Pedro Coimbra descobriu o blog quando ia no episódio 18 e pelo comentário de hoje vi que ele não leu os anteriores, e o Joaquim Rosário descobriu o blog no 1 e também não sei se ele leu os anteriores.
    Logo não se preocupe com a memória.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Joaquim Rosário descobriu o blog no episódio 21. Faltou o 2 lá em cima.
      Abraço e saúde

      Eliminar
    2. Obrigada, Elvira! Não estava muito preocupada, mas, ao mesmo tempo, achava estranho não me lembrar de nada; se não há comentários meus, de certeza, não conheço o conto. Um beijinho e SAÚDE!
      Emilia

      Eliminar
  15. Fiquei encantada com este vídeo, que não conhecia.
    A música é muito linda, mas a letra.... é maravilhosa!
    Obrigada por me teres dado a oportunidade de o conhecer.

    RE: Sabes, amiga, eu sentia-me muito cansada do blog, e penso que, em parte, isso se deveu à Nanda, que foi muito trabalhoso. Agora já estou um pouco mais aliviada, e ir publicando umas coisinhas assim mais leves, até que dá um certo prazer.
    E, francamente, custava-me muito ficar longe de algumas amigas a quem me afeiçoei deveras aos longo dos anos - que já não são poucos! Por isso, enquanto der... vou-me mantendo.
    Um grande abraço com votos de boa saúde para ti e tua linda família.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, Mariazita, depois de tantos anos, é natural que nos afeiçoemos aos amigos que nos acompanham; não me imagino sem o Começar de Novo, pois houve fases, na minha vida, em que ele me ajudou muito. Só por grandes problemas de SAÚDE o deixarei; posso, até diminuir as publicações, mas deixá-lo....só quando a vida me impedir. Ainda bem, que decidiste ficar e olha que essa será a opinião de todos os teus seguidores. Um beijinho e toda a minha sincera amizade
      Emilia

      Eliminar
  16. Olá, amiga Emília!
    A situação da saúde está tão precária em todas as partes do mundo que podemos dizer que estarmos saudáveis não passa de utopia. Na verdade, parece que saúde também é utopia. Mas, se for assim queremos todos nós a utopia. O que pode ser melhor, nos dias que correm do que a saúde? Na verdade, muitas pessoas poderão dar seus testemunhos de que a falta da saúde em decorrência do vírus deixou tristezas e perdas irreparáveis. Aqui no Brasil, Emília, onde você morou por muitos anos, e conhece muita coisa do nosso país, a morte retirou do convívio social, tanto pessoas anônimas quanto pessoas famosas, dentre essas últimas perdemos, por exemplo, o ator Tarcísio Meira, Paulo José, Paulo Gustavo, Agnaldo Timóteo entre tantos outros famosos. Mas, devemos ser otimistas e acreditarmos que tudo passará.
    Gostei muito de ouvir nosso cantor Milton Nascimento.
    Uma ótima partilha, amiga.
    Um excelente final de semana, querida amiga, cuide-se bastante.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre a SAÚDE foi o mais importante nas nossas vidas, mas pandemia veio dar-lhe um valor muito major; vimos parentes e amigos a terminarem a sua caminhada pou causa de um ser minúsculo e isso perfurba muito. Já houve casos desses, mas não os vivemos e isso faz toda a diferença. Soube de todas essas mortes que enumeraste e, com certeza, não fiquei indeferente, mas vi também pessoas amigas e parentes afastados partirem e isso doeu, porque, apesar da onvivsncia3 não ser muita, gostava muito deles. Ontinuo a cuidar-me, apesar da vacina, Pedro; este virus é maldito e temos de nos precaver. Obrigada, Amigo, pelo belo comentário! Sei que continuais com todas as cautelas e fico feliz com isso, pois não vale a pena correr riscos. Um beijinho aos dois
      Emilia

      Eliminar
  17. A utopia é quase sempre inatingível.
    Mas devemos persegui-la...
    Excelente escolha musical (e poética).
    Bom fim de semana, querida amiga Emília.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Jaime! Acreditarmos que um dia o mundo será melhor, é uma utopia, pois isso não acontecerá, mas, se não acordarmos de manhã com esperança de vermos, pelo menos uma melhorazinha, o dia com certeza não terá graça, não é verdade ? No meio de toda esta " confusão ", há " coisas boas que o homem faz " e é nisso que temos de pensar; nem tudo é mau. Um beijinho, Amigo e SAÚDE!
      Emilia

      Eliminar
  18. Oi Emília, bom vê-la novamente!
    Que belíssimo vídeo, letra e voz maravilhosa, cheia de esperança!
    Em tempos que as distopias me parecem reais, precisamos realmente de esperança e muita luta por dias mais "humanos".
    Adorei tudo, abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Dias mais humanos " é o que todos nós queremos, mas, o que se nota por esse mundo fora é uma desumanidade tremenda, a todos os niveis, Amiga Dalva. Não interessa aos poderosos, a paz no mundo e aos nossos politicos também não importa a felicidade do povo, mas, sim, o dinheiro e o poder. Assim sendo, só nos resta a " utopia", tão bem cantada aqui por Miltos Nascimento, para que a nossa sanidade mental se preserve. Amiga, sei dos graves problemas que o nosso Brasil vive, mas, tenhamos esperança que, nas próximas eleições, o povo vá às urnas e vote com mais consciência, embora, reconheça que as opções são muito poucas. Obrigada, Dalva, pelo carinho e tudo de bom para todos, principalmente que não falte a SAÚDE. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  19. Nada melhor do que vivermos para realizarmos os nossos sonhos.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo que esses sonhos sejam " teimosos ", Juvenal, como diz este cantor maravilhoso. Sem esperança, a vida fica sem alegria, tendo em conta tantas guerras, a epidemia e tanta fome por esse mundo fora. Obrigada pela visita e, desculpa a ausência; far-te-ei uma visita logo que possa. Um beijinho e votos de boa SAÚDE para todos aí em casa
      Emilia

      Eliminar
  20. Respostas
    1. Obrigada, Rajani, pela vista. Irei ler o seu post, sim! Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  21. É a esperança que nos dá alento, a prosseguir, acreditando que por piores que sejam as circunstâncias, as coisas melhorem, pois nunca nada é para sempre... e o menos bom, também não!
    Adorei a faixa musical de Milton, que desconhecia por completo, e adorei...
    Espero que o Brasil acorde... e se livre do irresponsável, que por lá anda corroendo tudo, com sua inconsciência, e bucefalidade, e tornando a Amazónia, num amontoado de cinzas... agora que as contas com a justiça, já o começam ligeiramente a afligir... devia começar por prestar contas no Brasil e só terminar em Haia... quero acreditar que isto não seja uma utopia, mas uma realidade, para breve!...
    Adorei o poema! Milton resumiu tão bem, a essência do Brasil, e dos problemas com que a sociedade brasileira se debate, faz tempo... mas sempre encarados por uma perspectiva optimista!
    Bom tê-la de volta, por aqui, Emília! Estimo que tenha passado as suas férias da melhor forma possível! Vamos acreditar que este mundo aos poucos se endireite... e se cure também, no momento... façamos a nossa parte, no nosso pequeno mundo, e talvez um dia esta vibe progrida, para uma escala maior... vamos acreditar na utopia... é ela o nosso balão de oxigénio!
    Beijinhos! Continuação de uma feliz semana e de um excelente Setembro!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não conhecia esta bela música de Milton Nascimento. Não é nova, mas encaixa perfeitaments na actualidade do Brasil e do mundo inteiro. Seria bom que toda esta desilusão fosse só relativa ao Brasil, mas, infelizmente, a desumanidade, os interesses financeiros e a ânsia pelo poder são comuns em todas as partes do globo. O povo pouco importa aos que estão no comando e a miséria aumenta a cada dia. Temos de continuar a acreditar e a fazer a nossa parte para que, pelo menos à nossa volta não haja tanto desespero. Somos pequenos demais, mas há sempre qualquer coisinha que possamos fazer. Ana, muito obrigada pelo belo comentário e desejo que continuem bem, principalmente a tua mãe. Ainda temos de continuar com muitas cautelas, apesar das vacinas e é isso que temos feito. Não deixemos que a utopia nos deixe, pois, como bem dizes, " ela é o nosso balão de oxigénio ". Beijinhos e um setembro sereno, sem graves problemas, pois os pequenos são normais, fazem parte da vida. Fiqusm bem!
      Emilia

      Eliminar