sexta-feira, 30 de julho de 2021

FÉRIAS

 

Imagem da net


 Hoje, venho falar das férias: é o tempo delas, como se diz que é o tempo das cerejas. Outra árvore dá estes frutos, e a mesma árvore os arranca: os dias as trazem até nós, os dias as levam. Neste escoar se vai o tempo, mas enquanto as férias se aproximam tudo é desejá-las, fazer projectos, embalar ilusões. Chegado o dia, temos diante de nós um espaço vazio à espera, como uma grande sala que é preciso habitar. Que vamos pôr lá dentro?
Há quem passe uns dias na terra, quem se atreva ao estrangeiro, quem conte os escudos para o toldo da praia. Há também quem não saia de casa e fique a ver, todas as horas do dia, a rua onde mora. 
Seja como for, os dias de férias ganham de repente um valor que os outros não tiveram. São dias totalmente disponíveis, à mercê da imaginação e das posses de cada qual. 
O tempo desligou-se da mecânica do relógio, é uma dimensão não delimitada, informe, um pedaço de barro diante das mãos que o vão modelar. As férias são também uma obra de criação. Não espanta, portanto, que no limiar delas um súbito temor nos intimide. Aquele intervalo entre duas representações, aquela clareira rodeada de floresta negra por todos os lados — que iremos nós fazer do barro do tempo?
( parte do texto )

José Saramago, in  Deste mundo e do Outro

Não sei o que o Começar de novo vai fazer, não sei para onde vai. Pedi-lhe que tomasse as devidas precauções que usasse sempre a máscara e não se metesse em confusões. Não quero que volte com a mala cheia de virus. 
Quanto a mim, Amigos, não irei para longe e portanto , sempre que possível, far-vos-ei uma visitinha. Prometi ao Começar de Novo que o deixaria sossegado até Setembro para que possa aproveitar bem as férias

 Deixo a todos vós um abraço e votos de que tenham umas boas férias, especialmente com saúde

Emília Pinto


35 comentários:

  1. Que lindo te ler! Dedejo ótimas e bem revigorantes férias, ainda que não saias de casa, nem vás longe. Te esperamos em setembro! bjs, chica e te cuida bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram poucos dias com filhos e netos. Não fizemos o que queriamos, mas sim o que pudemos, porque o virus continua firme no seu propósito e as cautelas têm que ser muitas. Obrigada, Chica e espero que estejam todos bem de saúde. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  2. embalar ilusões
    à mercê da imaginação

    Boa noite de sernidade, querida amgia Emília!
    Não só o Começar de Novo como também você, querida tenham boas férias restauradoras, todos precisamos muito.
    Sei que virá recarregada nas energias e com boas novas por aqui.
    Conte para nós como foram seus dias.
    Tenha um bom decanso e que seus dias sejma abençoados!
    Beijinhos com carinho de gratidão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus dias foram bons, curtindo filhos e netos, juntinhos, mas sempre muito cautelosos. Vamos ver se o virus não nos descobriu. Agora já estamos em casa, mas o receio continua. Um beijinho, Rosélia e muito obriigada. Saúde para todoos aí!
      Emilia

      Eliminar
    2. Boa tardinha de paz, querida amiga Emília!
      Vim matar as saudades e ver como está?
      Já em ritmo de novo mês e retorno à vida normal?
      Tenha um bom início de mês!
      Beijinhos com carinho de gratidão

      Eliminar
  3. Amiga querida, aí é verão, aqui é inverno. Bem rigoroso! Sempre uma sensação negativa, atualmente.
    Tenho, desde que começou essa pandemia, a forte impressão que estou presa, pois é sempre a mesma coisa, segunda feira é domingo, sexta feira é sábado, tudo muito desnorteado, nada de novidades no front. A única coisa que parece ser diferente são os horários, não tenho hora para dormir e nem para levantar. Pra quê? Estou deixando a vida me levar sem fazer muitas perguntas, pois nem ela saberia me responder ou me daria respostas exatas. Estar em férias ou não é a mesma coisa. E estamos todos mais ou menos no mesmo barco. Então o que te desejar?? Desejo que cuides da tua saúde e dos teus, que aguente mais um pouquinho e que te divirtas com pouca coisa, é o que nos resta. Voltes tu e o "Começar de novo" com muitas ideias novas, com saúde e as baterias recarregadas para aguentares o tirão que vai mais adiante.
    Um beijinho e...avante!
    Falaremos, como sempre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vosso inverno bem rigoroso e o nosso verão muito fraquinho, Tais; mas, não podemos reclamar, mas aceitar o que a natureza manda. Obrigada e, como já te disse, o Começar de novo continua de férias, mas, a tua amiga já voltou à labuta, sempre com as cautelas necessárias. Um beijinho e SAÚDE!
      Emilia

      Eliminar
  4. Que texto lindo nos trouxe, amiga Emília, tão profundo!

    Há muitos anos não tiro férias de passear, mas procuro sempre alegrar meus dias com o que me é possível.
    Que tenha dias de saúde acima de tudo, no momento cuidar-se é o mais importante, em casa ou em férias!
    Abração, boas férias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ė isso que temos de fazer, fazer dos nossos dias o melhor que pudermos e, desde que haja saúde, está tudo bem. Obrigada, querida Dalva e tudo de bom para todos vós. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  5. Fabuloso texto. Muito obrigada pela partilha!
    .
    Embriagado...pela solidão dos dias.
    .
    Beijo e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Cidália! Que estejam todos de saúde é o que vos desejo. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  6. Emília, isso é bom demais. Ferias! Desejo boas férias pra você. Eu cheguei em uma fase que não tenho mais que me preocupar com isso. APOSENTADO. Você como sempre escrevendo excelentes textos. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quanto tempo, J. Araújo!!! Fiquei contente or vê-ll de novo. As férias são sempre necessárias, mesmo para os aposentados, como eu também o sou; " muda-se de ares" como se costuma dizer. Muito obrigada pela visita e apareça mais vezes. Um abraço
      Emilia

      Eliminar
  7. Olá Emília
    Féria é muito bom. Temos tempo à disposição para fazermos o que quiser ou não fazer nada. O que é bom também
    Aproveite o seu tempo disponível e descanse e volte revigorada minha querida. Eu estou voltando de um pequeno recesso escolar mas deu pra recuperar um pouco da vitalidade
    Beijinhos e felizes e abençoadas férias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Gracita! Sei que aí é tempo de aulas, depois das férias de Julho. Aqui estamos no verão e o novo ano lectivo começará a meados de Setembro. Espero que estejam bem de saúde, pois este maldito virus parece não querer abandonar-nos. Um dia destes far-lhe-ei uma visita. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  8. essa descrição de férias, do Saramago, é perfeita! Como, de resto, tudo o que ele escrevia. Uma das características que eu mais admiro nele é a facilidade com que escreve com tanta precisão e pormenores, seja qual for o assunto.
    Evidentemente... sou, sempre fui, grande fã de Saramago. Para mim é um dos melhores escritores portugueses. (pena ter-nos deixado tão cedo...).

    Quanto às tuas férias, desejo que as passes com saúde (que é o mais importante) e possas repousar bastante. Eu costumo ir com o meu filho para fora, mas o ano passado já não fomos (e vimos o Portugal maravilhoso que temos!) e este ano vai pelo mesmo caminho.

    Aproveita ao máximo, querida amiga. E, quando voltares, estaremos te aguardando.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu não saí de Portugal Amiga e, pela primeira vez, em muitos anos, não terei cá o meu irmão por causa da pandemia. Por enquanto, temos conseguido escapar, mas, apesar de vacinados, continuamos com os mesmos cuidados. Espero que todos vós estejais de saúde e que assim continuem. Um beijinho e muito obrigada pela visita
      Emilia

      Eliminar
  9. Boa tarde Emilia!
    Gostei muito do texto.
    Estou mesmo precisando de férias. Desde que começou essa pandemia não viajei, nem tirei férias.
    Ai verão, e aqui inverno. O inverno aqui está bem diferente de outros anos. Tem esfriado bastante.
    Se divirta, descanse, e aproveite suas férias.
    Um ótimo mês de agosto!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tenho sabido do inverno rigoroso daí e o nosso verão, Smareis, tem sido muito " fraquinho"; o clima tem mudado muito e a culpa, como semprem é do ser humano que não respeita a natureza e polui tudo por onde passa. E a pandemia, Amiga, continua com outras variantes exigindo de nós as máximas caulelas. Um beijinho e um bom fim de semana. Obrigada por teres vindo e SAÚDE para todos aí em casa
      Emilia

      Eliminar
  10. As férias, Emília Pinto
    É um sublime estado
    De espírito dado.
    E nas férias, sempre sinto,
    Feito um animal faminto
    Que busca a presa, eu a luz.
    Sonho como o que me seduz
    E encontro beleza em tudo.
    Não sei se sou ou me iludo
    Feliz e a fazer jus.

    Há tempo que aqui não passava. Escusas. Abraço fraterno. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sempre amareces duma maneira poética, enriquecendo as publicações dos amigos. Também tenho andado mais ausente, mas há outras prioridades que, por vezes nos tiram algum tempo livre. Não há necessidade de desculpas, Laerte, só agradecimento, da minha parte, pelas visitas que fazes ao Comecar de novo SAÚDE, Amigo! Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  11. Está tudo diferente... há outras precauções, outras prioridades... Quanto mais não seja, estar com a família e fazer o que nos apetecer.
    Para ser sincera, estou muito cansada, muito desiludida...Boas Férias.
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos todos, Marta, cansados e de certo modo desiludidos e, apesar de ter ido, como de costume, uma semana com filhos e netos, foram muito diferentes, esses dias; valeu pela felicidade de ver os priminhos juntos, principalmente da mais pequenina que adora os mais velhos. Mas, Amiga, não podemos desanimar, não é verdade ? Fica bem, principamente, com SAÚDE. Obrigada e uma boa semana. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  12. Querida Emília

    Tempo de férias é preciso. Para fazer coisas diferentes, ou as mesmas coisas ou coisa nenhuma. Nas nossas mãos esse barro por modelar ou então estará modelado desde sempre. Ando muito descrente de férias :)

    Em todo o caso todo o cuidado é pouco, o bicho anda aí pronto para nos surpreender, quando menos se espera. Por isso todas as precauções de sempre, como se estivéssemos no princípio de toda esta embrulhada.

    Minha amiga, desejo-te bons dias de descanso. O "Começar de Novo" também precisa. Voltará com o élan de sempre.
    Boa saúde para ti e para os teus.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Olinda, costuma-se dizer que " descansar é mudar de ocupação " e é uma boa verdade; mesmo ficando em casa, podemos variar as tarefas, os horários e já podemos considerar que estamos de férias, até porque, muitas vezes as férias dão muita canseira. Foram uns dias bons, passados com filhos e netos, mas as cautelas eram tantas que foi muito diferente da semana de anos anteriores; valeu pela companhia e por vermos os três primos juntos, a Beatriz com os dois bastante mais velhos; andava encantada, a pequenina. E, já há muito em casa, continuamos como se estivessemos no inicio da pandemia, com todos os cuidados. Amiga, muito obrigada pelo carinho e espero que, aí em casa, estejam todos bem. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  13. Maravilhoso o texto de Saramago, que tão bem delineou a essência das férias...
    As nossas... são de novo em modo bem caseiro... e com algumas deslocações minhas, pelo meio... acompanhando umas reparações lá pela Ericeira, que devem começar em Setembro/Outubro... já mãe, prossegue aqui no quartel general de Caneças, mais resguardada... já que pairam muitas incertezas, sobre a eficácia das vacinas nos mais vulneráveis... não dá para levá-la para uma zona turística, onde poucos andam de máscara... e distanciamentos... completamente inexistentes... o ser humano é assim!... Focado em ser pouco bom para si mesmo, e bem pior para os outros... fazer o quê?...
    Hoje foi Tarcísio Meira... o conhecido actor brasileiro... com 2 vacinas, a ultima em Março... e não resistiu às complicações do vírus... pairam ainda muitas incertezas, sobre a real eficácia das vacinas, quando há outras patologias associadas...
    Votos de umas férias o melhor possível, Emília! E não se arrisque muito, que este Delta, continua a infernizar o nosso viver...
    Estava convencidíssima que este Verão seria bem mais leve e animador do que o do ano passado... mas mesmo com vacinas... não vejo diferença alguma!... Estou de novo com os cuidados máximos, aqui por casa, que tive em Janeiro... lavagens e desinfecções até ao infinito e mais além, de tudo o que entra porta dentro... :-(
    Um beijinho, Emília! Boas férias, e bom descanso, e muita saúde, para si e todos os seus, com tudo a correr pelo melhor!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana! Já há muito, estou em casa e resguardando-me como se não estivesse vacinada. O meu irmão teve covide, já há muito foi vacinado e tem a imunidade baixissima, ao contrário da minha cunhada que passou pela mesma situação e está com uma boa imunidade. Somos todos diferentes e por isso há que continuar a respeitar este maldito virus. Este verão, Ana, é como dizes, não foi diferente do outro em termos de pandemia e, na minha opinião tem sido muito fraquinho no que diz respeito ao calor, principalmente aqui no norte. Daqui a pouco temos o inverno à porta e tudo parecerá ainda mais negro. Espero que continuem bem, principalmente a tua mãe, pois, com ela todos os cuidados são poucos . Uma boa semana, Amiga!
      Emilia

      Eliminar
  14. Querida amiga, vim ver o que você postou e ainda não, mas li novamente esse texto e tenho uma ideia que não disse.
    Quando temos um problema como agora, quem faz minhas férias é a minha cabeça. Se resolvemos aqui em casa tirar umas férias na cidade em que moramos, como é o caso agora, passo a gostar do que me propus, passo a viver até umas boas férias, ou seja, nada muito diferente no front, mas desligo o relógio da minha vida e faço tudo que me dá na cabeça, durmo o tanto que quero, como quando tenho fome, leio e escrevo com liberdade total. O ser humano se adapta perfeitamente a situações novas. E é o que temos feito aqui em casa. A coisa tá feia, perigosa? Então me contento com o que tenho na vida atualmente. E assim não há tristeza, porque não almejo nada, apenas a vida.
    Um texto pode nos proporcionar várias interpretações, a gente muda quando há necessidade, aí não há conflitos.
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda bem que fazes assim, Taís! Fal-se muito em problemas mentais causados pela pandemia e suas consequências, mas, se soubermos aceitar a situação como tem de ser, não ficaremos perturbados. Mas....há sempre um mas, a nós não nos faltou o pão na mesa e podemos " dar-nos ao luxo" de, simplesmente ficar em casa, fazendo o que queremos e gostamos, confortavelmente instalados. Não temos o direito de reclamar e podemos dizer : " não almejo nada, apenas a vida " . Gostei muito do teu comentário ! Obrigada! Um beijinho muito especial e que continues com essa vontade de viver com aquilo que tens e nada mais. Nem todos têm essa capacidade, querida Amiga
      Emilia

      Eliminar
  15. Que texto lindo sobre as férias. José Saramago sabia sempre escolher as palavras certas.
    Minha Amiga desejo que descanse, que passe uns dias cheios de conforto e paz. E cuide-se sempre bem.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele faz uma descrição perfeita das férias que tantas vezes desiludem e outras são uma verdadeira estafa. Obrigada, Graça! Beijinhos e SAÚDE para todos
      Emilia

      Eliminar
  16. Sempre agradável encontrar Saramago.

    Espero que as férias estejam correndo bem e que o regresso seja agradável.

    Beijinho, bom fim de semana, minha amiga :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram pequeninas, com os cuidados exigidos, mas valeram pela companhia dos dois filhos e três netos. Todos com saúde e isso é o que importa. Um beijinho e muito obrigada, SÃO
      Emilia

      Eliminar
  17. Já falámos nos escrevendo... amanhã nos reencontraremos aqui, na blogosfera. Está mais verdinho, fresco e viçoso, o teu "Começar de Novo".
    Beijos e abracinhos, daqueles, nossos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, depois de doze anos resolvi mudar, não esquecendo o nome do meu cantinho. A vidz é um constante começar de novo e aqui está ela representada, com a natureza e o verde da esperança; para prosseguirmos neste " mundo cão " temos que manter a esperança de um amanhecer melhor. Amanhã então voltaremos a " falar " Obrigada por ter vindo! Abraços e muitos beijinhos
      Emilia

      Eliminar