terça-feira, 21 de setembro de 2021

CONTINUAR....QUE ACHAM?

 

Também dizia ela  : " Minha mãe sempre costurou a vida com fios de ferro "


e, como há muitas  mulheres, muitas mães que ainda têm de" costurar a vida  com fios de ferro ", achei que valia a pena partilhar mais este belo poema de Conceição Evaristo


DE MÃE

 

O cuidado de minha poesia 
aprendi foi de mãe, 
mulher de pôr reparo nas coisas, 
e de assuntar a vida. 

A brandura de minha fala 
na violência de meus ditos 
ganhei de mãe, 
mulher prenhe de dizeres, 
fecundados na boca do mundo. 

Foi de mãe todo o meu tesouro 
veio dela todo o meu ganho 
mulher sapiência, yabá, 
do fogo tirava água 
do pranto criava consolo. 

Foi de mãe esse meio riso
dado para esconder 
alegria inteira


Espero que gostem e que me desculpem a repetição.

Emília Pinto

35 comentários:

  1. Bom dia, Emília!
    Que poesia linda essa! sensível, profunda e incisiva. É verdade, ainda hoje, muitas mães têm de "costurar a vida com fios de ferro" para que seus filhos adquiram o tesouro das virtudes necessárias ao viver.
    Obrigada pela partilha!
    Bjs, Marli
    -
    Blog da Marli

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marli! Que bom ver-te aqui! Ser mãe, ser mulher, sempre foi muito dificil, porque, a maioria tem de trabalhar fora de casa e, depois, já muito cansada, tem os filhos para cuidar e os trabalhos domésticos para fazer. Dão conta de tudo, mas, algumas sofrem muito por não terem, tantas vezes, comida para dar aos filhos; este é com certeza o maior sofrimento que uma mãe pode ter. Obrigada, Marli, pelo carinho da visita. Um beijinho e desejo que estejam bem de saúde
      Emilia

      Eliminar
  2. Uma poesia magistral. Obrigada pela partilha!:)
    .
    Sinto o outono em meu redor
    .
    Beijo, e uma excelente tarde!:)

    ResponderEliminar
  3. Poema lindíssimo que muito gostei de ler.
    .
    Saudação poética
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Ricardo! Fico feliz quando agrado aos meus Amigos. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  4. Minha querida Emília, desculpar por tão belo poema?
    Sem dúvida sei que lembraste de tua mãe e eu da minha...
    Na verdade, amiga, como as mães lutam!! Se não for por uma questão financeira, lutam na educação dos filhos e no bem-estar da vida familiar, seja família pequena, seja grande. Dá trabalho ser mulher, mas na próxima insistirei em vir mulher.

    "Foi de mãe todo o meu tesouro
    veio dela todo o meu ganho
    mulher sapiência, yabá,
    do fogo tirava água
    do pranto criava consolo."

    Olha só que luxo esse verso acima!
    Uma boa semana, cuidando-se, né, amiga?
    Beijinho / carinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que lembrei muito da minha Mãe que muito trabalhou para que os seus filhos tivessem uma vida melhor do que a que ela tinha tido. " Dá trabalho ser mulher ", dizes tu e, como tu, digo eu também que " na próxima insitirei para vir mulher", porque só ela consegue ser Mãe. Não me imagino só mulher, Tais! A minha vida não teria " graça " nenhuma sem os meus filhos e netos. Dizem que " ser Mãe ė sofrer no paraiso " e sei que alguns filhos causam muitos problemas, mas, mesmo essas não abdicariam dessa maravilhosa " função " de mãe " ; mesmo a sofrerem têm sempre a mão pronta a afagar o filho. Fico muito feliz que tenhas gostado, Tais! Na realidade, resolvi fazer mais um post com esta poetisa , por haver, ainda, tantas mulheres em grande sofrimento. Um beijinho, Amiga e muito obrigada pelo carinho. SAÚDE para todos
      Emilia

      Eliminar
  5. Valeu muito tua ideia dessa linda poesia compartilhar aqui!Falar de mães sempre nos sensibiliza!
    ADOREI! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Chica e, se pensarmos nessas Mães, por exemplo, do Afeganistam, que preferem deixar os filhos viajarem sozinhos para não os verem sofrer,, então, Amiga, o nosso coração aperta de dor. Obrigada, Chica! Um beijinho e que a vida te sorria, como mulher, mãe e avó. SAÚDE!
      Emilia

      Eliminar
  6. Boa noite de paz, querida amiga Emília!
    Feliz quem teve uma mãe que pode ofertar tudo de lindo assim como mencionou aqui.
    "Do prato criava consolo..."
    Tão bom deixar a quem amamos com solo.
    Muito bonito ser gratidão a quem mereceu.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho de grid]ao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mães fazem de tudo para minorar o sofrimento dos filhos, choram às escondidas para que eles não percebam a tristeza delas; claro que há muitas que não se preocupam com os filhos e até os maltratam mas, a essas eu não dou o nome de MÃES; são oitra coisa qualquer, menos Mãe. Obrigada, Rosélia, pelo carinho e os meus votos de que tenhas sempre a saúde bastante para dares apoio aos filhos e netos; apesar de adultos, o carinho da Mãe ė sempre um afago . Como sinto falta da minha, Roselia!!!! Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  7. Uma postagem que muito me sensibilizou, já que no momento, tenho todas as minhas rotinas viradas do avesso, neste viver em tempos de pandemia, com todas as precauções e mais algumas, para ir aguentando a minha, o máximo que for conseguindo, sem problemas de saúde adicionais...
    Um beijinho grande, Emília! Votos de uma excelente semana, com saúde, para si e todos os seus!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fazes tu muito bem, Ana! Houve tempos em que foi ela a viver em " sobressaltos " e portanto merece todos os teus cuidados. Tenho muita pena daquelas que ainda têm de " coser a vida com fios de ferro ", completamente abandonadas por aqueles que lhes devem tudo o que são hoje, Que a vida vos abençoe, às duas, com saude. Obrigada, pela visita, querida Amiga. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  8. Como, perdão?! Que maravilha, Emília, precisamos de palavras profundas de significados, como estas que trouxe. O começo de toda existência...
    Sinto gratidão pelo compartilhamento, amei!
    Abração, querida amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também penso, Dalva, que nunca é demais falar das mulheres e das mães que continuam a sofrer por esse mundo fora e também gostei muito desta frase de Conceição Evaristo, de que a sua mãe sempre " costurou a vida com fios de ferro" ; penso que não há classificação melhor para o sofrimento de tantas mulheres, apesar de já ter acabado a escravatura; oficialmente, acabou em todo mundo, mas, na realidade muitos seres humanos ainda continuam escravos, muitas vezes em seus próprios lares. Obrigada, Dalva, pelas palavras sempre carinhosas e desejo que estejas bem, assim como os que mais amas. Um beijinho e um bom fim de semana
      Emilia

      Eliminar
  9. Um poema profundo... O começo de tudo...As Mães são sábias; encontram sempre a palavra certa...
    Obrigada pela partilha...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " O começo de tudo ", sim, Marta e por isso, esta poetisa diz qua a Mãe, foi " o meu primeiro país, o primeiro lugar onde vivi " e é uma grande verdade. Pena que haja mães que não recebam o carinho merecido, da parte dos filhos. Obrigada, Marta, pela visita e desejo-te um bom fim de semana, com SAÚDE. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  10. Pois eu adorei ler/conhecer mais um poema de Conceição Evaristo, feito de versos lindos escritos com o coração:
    "O cuidado de minha poesia
    aprendi foi de mãe,
    mulher de pôr reparo nas coisas,
    e de assuntar a vida."
    Querida Emilia, este cantinho é teu e publicas o que quiseres, como quiseres, quando quiseres. E sem pedidos de desculpa.
    Obrigada amiga, pelas tuas partilhas sempre surpreendentes.
    Beijos e abracinhos... dos nossos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, Teresa, não resisti a voltar a esta Senhora, principalmente pelas duas " pétalas " de grande sabedoria, acima, tanto a da gravura quanto a outra transcrita por mim. São duas verdades, dois pensamentos que me tocaram fundo. Sabia que ias gostar! Obrigada pelo carinho de sempre, Beijinhos mil
      Emilia

      Eliminar
  11. "A voz de minha filha
    recolhe em si a fala e o ato.
    O ontem – o hoje – o agora."

    Também não conhecia esta poetisa, Conceição Evaristo.
    Fiquei maravilhada com a sua escrita e a forma como
    fala da escravatura e de toda a sua envolvência.
    Uma tragédia que continua a fazer estragos, pois que
    não desapareceu no tempo. As gerações seguintes
    continuam a sentir esse peso sobre os ombros.

    E agora este belo poema, "De Mãe".
    Tudo o que representa o legado deixado pelo
    passado, no caso, da mãe que também traz
    consigo as marcas do tempo.

    Adorei, querida Emília, esta autora. Escreve
    com o coração e com a aprendizagem trazida pela
    própria vida.

    Espero que estejam todos de saúde.
    Beijinhos
    Olinda


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, querida Olinda, " uma tragédia que continua a fazer estragos, pois não desapareceu no tempo ". Continua a haver muito sofrimento só pela cor da pele e, infelizmente ainda há muitos " escravos " neste mundo tão evoluído. E então as mulheres? Continuam a " penar " , em sociedades que não as reconhecem como " gente" e, tantas outras escravizadas no seu próprio lar. Ainda há muito a fazer por elas, Olinda. Eu também não conhecia a Conceição Evaristo, mas fiquei rendida à sua escrita. Obrigada, pelo carinho da visita e desejo a todos vós muita SAÚDE e que a semana vos corra da melhor maneira possivel. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  12. a nossa mãe é tudo o que temos, é amplamente o que mais temos, desde o momento da criação ao berço, na infância, na juventude e por toda a vida fora, é e será sempre o nosso elo de ligação à vida, o nosso ninho, o nosso aconchego, a nossa tábua de salvação, o nosso maior tesouro.

    e mesmo quando ruma aos céus, mantemos a esperança acesa de que um dia a iremos reencontrar e com ela viver terna e eternamente na plenitude e na paz da casa onde habitam as almas boas e de boa vontade.

    aos 51 anos, tenho a sorte e o privilégio de ainda ter a minha mãe viva, quase a fazer 84 anos e apesar de acamada, sem mobilidade, de fralda e com inúmeros problemas de saúde, é tudo o mais tenho nesta vida, e não quero sequer imaginar o dia em que tiver de partir, ficarei sem o meu chão.

    um beijo meu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belo, o teu comentário, Amigo! A minha Mãe " já rumou aos céus, há quase dois anos, um mês antes de completar os 90; nem imaginas a falta que me faz e, sempre que olho as fotos que tenho espalhadas pela casa, ainda me parece que um dia a verei a bater à minha porta e entrar linda e sorridente, como costumava fazer. Entendo-te muito bem quando dizes que " ficarás sem chão " no dia em que a tua mãe partir, porque foi assim que me senti também. É uma dor que não acaba, mas que, com o tempo, vai-se transformando numa saudade que fará, muitas vezes, que uma lágrima caia pelo nosso rosto ao recordarmos os momentos vividos com ela. Espero sinceramente, Amigo, que a tua Mãe, apesar de acamada se mantenha junto a ti por muito mais tempo e que a vida te dê saúde para poderes cuidar dela com o amor que merece. Obrigada por teres deixado aqui um desabafo que, como não podia deixar de ser, me comoveu. Um beijinho e uma boa semana
      Emilia

      Eliminar
    2. Grato, gratíssimo, pelo tanto que me diz.

      Um beijo (comovido).

      Eliminar
  13. Bom dia, querida Emília! Que poema gigantesco e belo! Não conhecia, mas fiquei encantado com a delicadeza e fios de letras de belíssima inspiração. Sem mais... belíssimo! Grande beijo. Tenha um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste, Beto! Também fiquei encantada com a escrita desta Conceição Evaristo e dos temas que canta em seus versos; afinal, ainda há muito preconceito, muito trabalho escravo e muitas mães que têm de " costurar a vida com fios de ferros". Infelizmente, a miséria humana continua em todas as " retas curvas e esquinas ". Obrigada, Amigo e sucesso para o teu livro! Um beijinho e uma boa semana
      Emilia

      Eliminar
    2. Corrigindo...todas " curvas, retas e esquinas "
      Sorry...
      Emilia

      Eliminar
  14. Ao ler o poema de Conceição Evaristo, não pude deixar de recordar a minha mãe com todos os meus sentimentos à flor da pele, pois ela para mim foi tudo o que sou e tudo o que sei. Obrigada, minha Amiga Emília por este momento de emoção.
    Cuide-se bem.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, querdida Graça, lembrei muito da minha Mãe, pois ela foi, como diz a autora " o meu primeiro país, o primeiro lugar onde vivi: e também é a ela que devo tudo o que sou e tudo o que sou. Nem sempre soubemos amá-las como mereciam, mas, depois que partiram ficou um vazio tão grande, tão grande que nada o preencherá; nos nossos corações há um lugar muito especial que será sempre, sempre delas. Obrigada, querida Amigae fiquei contente por te ter emocionado; é um bom sinal! Fica bem e que os teus dias sejam serenos, sempre com SAÚDE bastante para continuares sorrindo. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  15. Gostei muito da citação e do poema referentes à mãe.

    Infelizmente, a relação com a senhora que me pariu foi sempre muito complicada, pois nunca me perdoou o facto de não ser o rapaz que ela sempre quis.

    Minha Amiga, terno abraço...e cuida-te !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando assim é, São, apetece-nos mesmo dizer " a senhora que me pariu " e não chamá-la de Mãe. A minha avó materna, fez o mesmo com a minha mãe; como casou com quem ela não queria, deixou de a considerar como filha e eu, nunca vi a cara dessa minha avó A minha mãe sofria muito com isso. Obrigada, São, pelo carinho da visita e desejo-te saúde para ti e para os teus. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
    2. Grata por compreenderes a situação, Amiga. Daquela senhor nunca tive um gesto de carinho nem de apoio e voltou o meu filho contra mim. Que o Grande Espírito lhe dê arrependimento e luz onde quer que esteja , pois necessita muito.

      Minha querida, apresento as minhas desculpas porque involuntariamente apaguei o teu comentário sobre o meu aniversário.SE o repuseres, fico grata.

      Muita saúde, bem estar e bom resto de semana, Mila, beijinhos

      Eliminar
    3. Querida Amiga, reporia com todo o gosto o meu comentário, mas ele continua lá. Tens dois blogues e eu comentei o aniversário no outro. Por favor vê !
      Sabes, o meu avô materno faleceu tinha eu 15 dias e, então, a partir daí a minha mãe foi completamente posta de lado, pois o pai era a sua protecção. A estas pessoas só se pode chamar " parideiras". Um beijinho e muito obrigada! SAÚDE, querida Amiga!
      Emilia

      Eliminar