terça-feira, 15 de outubro de 2013

PAPA FRANCISCO ÀS CLARAS



Resolvi partilhar convosco este video que me chegou através de um e-mail.
Um verdadeiro líder que temos agora na religião Católica, ou melhor, em todo o mundo, dado que ele considera que o homem precisa de cuidados, independentemente da religião que professa. Assim como Madre Teresa, ele quer Todos a trabalharem pelos mais necessitados e desprotegidos

Que a vida lhe dê tempo para mudar a Igreja, mas principalmente que lhe dê força e coragem para enfrentar os poderosos que o cercam.

Emília Pinto

43 comentários:

  1. Respostas
    1. Mas que surpresa boa, Sonia!!! Há muito que não aparecias por cá e fiquei contente; pena teres ido sem um cafézinho...ficará para a próxima, certo?
      Penso que, finalmente temos um verdadeiro líder religioso que vai fazer as reformas tão urgentes. Beijinhos, amiga e, apesar do dia tão chuvoso e cinzento, desejo que fiques bem!. Não gosto de dias assim., mas...paciência!!!
      Emília

      Eliminar
    2. Tamb+em espero que sim! :-)
      O cafézinho fica para breve, decerto.
      Beijinhos e que os dias cinzentos venham acompanhados de muitos miminhos e calor humano,
      Sónia

      Eliminar
    3. Olha...recebi agora mesmo um miminho; veio de longe mas soube bem. Espero que esse cafezino não demore muito, pois estou ansiosa por te conhecer. Obrigada, Sonia e muitos beijinhos. Ficaq bem!
      Emília

      Eliminar
  2. Bom dia
    Em cada dia se torna mais claro o pedido do Papa Francisco - Rezai por mim.
    A sua missão não é fácil.Os gorilas instalados são muitos. Os dogmas são demais.
    Cristo foi um homem tão simples, tão humano e esplendorosamente divino.
    Este Papa cumprirá a sua missão se conservar a fé e a coragem lúcida e sem sombras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Os gorilas instalados são muitos " e isso faz com que tenhamos medo que algo lhe aconteça. Mas, como ele diz no video, medo é coisa que ele não tem e por isso acho que ele vai seguir em frente com as reformas. Ele vai conseguir! Tenhamos esperança!. Um beijinho, Luis e obrigada pela tua opinião sobre o assunto. Até sempre
      Emília

      Eliminar
  3. Sim, a tarefa não vai ser fácil, mas tenho a certeza de que vai conseguir...Porque é um homem muito humano e atento...
    Obrigada pela visita.
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, Marta, o que mais mais me encanta neste Homem é a sua meiguice, a sua ternura e simplicidade. Vai conseguir, sim, também acredito nisso. Um beijinho e obrigada por teres vindo. Fica bem!
      Emília

      Eliminar
  4. Principalmente, força e coragem para enfrentar os ALTOS INTERESSES que o rodeiam!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ser uma tarefa muito difícil, Lisa, mas tenho esperanças que consiga. Nunca entendi por que o Vaticano tem de ser um estado o que é pior, um estado rico, opulento. Enfim...falta muita humildade na Igreja que se quer simples e solidária. Beijos, Lisa e obrigada pelo carinho.
      Emília

      Eliminar
  5. Se mudar, que seja para a humanidade. Com tanta religião é difícil mas não impossível.
    Gostaria que os padres também formassem família.
    Não entendo de religião mas contenta-me ver as pessoas felizes.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza que é para a humanidade que ele quer as mudança, Manuel. O ser humano é o que lhe interessa e não a religião que professam. Quanto aos padres sempre fui da opinião que deveriam constituir família, até porque assim eles levam uma vida muito só e por isso são tão amargos. A família é o que temos de mais sagrado, dizem as religiões, então por que se proíbe os padres de a terem? Não é justo e por isso faltam , não vocações como se costuma dizer, mas pessoas capazes de a seguirem por esse motivo; também acho que deveriam deixar as mulheres participarem mais na Igreja, fazendo as funções dos padres. Por exemplo as freiras, por que não aproveitá-las mais ajudando-os nas paróquias os padre? Estão nos conventos a fazer o quê? Gostei muito da tua opinião, pois é isso que quero, quando publico algo que acho importante. Um beijinho e muito obrigada pela visita. Um dia destes vou ver como está o teu " mini "
      Emília

      Eliminar
  6. Ele é franco, valente, corajoso em suas palavras e mostra a que veio. Tomara o deixem seguir...beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acrescento a tudo isso a imensa ternura que me encanta. Tudo tem a sua hora e pt para a Igreja ela chegou em nome do Papa Francisco. Por isso acredito que vai conseguir. Um beijinho, Cheica e muito obrigada pela visita
      Emília

      Eliminar
  7. OI EMILIA!
    VENDO ESTE VÍDERO, PERCEBE-SE O CARISMA, A INTELIGENCIA E O QUANTO CARISMÁTICO O PAPA FRANCISCO É.
    QUANDO O OUÇO FALAR ME EMOCIONO POIS SINTO NELE SINCERIDADE EM TUDO QUE DIZ, QUE O "PAI" ESTEJA COM ELE PARA QUE POSSA COLOCAR EM PRÁTICA TUDO QUE ESTÁ SE PROPONDO, PRINCIPALMENTE COMO A AJUDA AOS MAIS NECESSITADOS.
    QUANDO ELE COMPARA A IGREJA A MÃE QUE ABRAÇA, ALIMENTA E PROTEGE SEU FILHO, FICO EMOCIONADA E REZO POR ELE E PARA QUE CONSIGA VENCER TODOS OS OBSTÁCULOS QUE NA CERTA ENCONTRARÁ EM SEU CAMINHO.
    QUE BOM TER TIDO A OPORTUNIDADE DE REVÊ-LO FALANDO ATRAVÉS DE TEU POST.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito também de o ouvir falar tão francamente, sem medo. Essa comparação da Igreja a uma mãe foi de uma fantástica ternura que me emocionou também. Não podia deixar de partilhar este video com os que me visitam, pois penso que não há quem não goste deste Papa. Obrigada, Zilani, pelo carinho e fico feliz por te ter agradado tanto.. Beijinhos.
      Emília

      Eliminar
  8. Já conhecia o video por isso junto o meu ao seu pedido: "Que a vida lhe dê tempo para mudar a Igreja, mas principalmente que lhe dê força e coragem para enfrentar os poderosos que o cercam."
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Lilá(s), FORÇA e CORAGEM é o que o Papa Francisco precisa. Vai tê-la com toda a certeza! Beijinhos e obrigada pelo carinho. Até sempre, amiga!
      Emília

      Eliminar
  9. Espero Emilia que o deixem trabalhar a bem da humanidade e não lhe travem as ideias e os actos que faça uma igreja mais justa, mais equilibrada, que traga bastantes mudanças , que transforme o local onde rezamos um local mais bem alegre, mais participativo, há muitas formas de orar, agradecer e ajudar, o que é preciso é que os padres também não se sintam donos da Igreja, regras tem de haver ,mas não tão rigidas, assim não se tornará tão monotono, e os jovens irão aderir , e não como vejo, a maioria como eu são os que ocupam os bancos da Igreja.
    Até breve
    Gostei.
    Herminia


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita coisa foi sendo deturpada ao longo dos anos, Hermínia! Nada disto quis Jesus quando se reuniu com um grupo de homens para formarem uma Igreja; não lhe deu nome, pois isso pouco importa. Depois é que surgiram os nomes, os conceitos e regras. Nada do que está agora mostra a Igreja que Ele se propôs criar. Costumo dizer que se Jesus voltasse à terra iria de novo " expulsar os vendilhões do templo "; em vez Dele veio o Papa Francisco que, acredito vai conseguir formar essa nova Igreja, uma Igreja de homens e para os homens e não esta que funciona como ele diz no video " através de decretos " Se gonseguir, de certeza que começará a ver mais jovens sentados nos bancos daquele lguar a que nos habituamos a chamar de Igreja; para mim Igreja são todos os que estão lá dentro, o resto não passa de um edifício mais ou menos sumptuoso, às vezes tão sumptuoso que não acredito que Jesus esteja lá dentro. Um beijinho,e obrigada pela visita. Um bom fim de semana
      Emília

      Eliminar
  10. Não tenho religião como não tenho partido político, mas não sou apolítica e creio no Grande Espírito (é a designação que mais me agrada e que era a usada pelos índios norte-americanos para falar de Deus, de Alá, de tudo o que quiserem chamar a quem está infinitamente acima de nós e criou Vida), mas admiro este Papa como admirei João XXIII e João Paulo I.

    Peço assim que Francisco não morra tão inesperada e oportunamente como faleceu Albino Luciani.

    Um bom fim de semana, rrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado,.. ´é assim que eu penso...Deus...Alá ou qualquer outro nome a quem está acima de nós e criou vida "; prefiro pensar assim, embora tenha sido criada na religião Católica. Mas...o nome da religião não importa...o que importa é a comunhão entre os homens, o amor e a solidariedade, o que importa é que vivamos como irmãos abrindo-nos uns aos outros. A Igrej é um grupo de homens...todos nós somos Igreja e por isso todos devemos caminhar juntos em prol do bem comum. Gosto muito deste Papa, principalmente por querer uma Igreja junto das pessoas e não Igreja funcionando " por decretos " Um beijinho, São e muito obrigada pelo teu testemunho. Um bom fim de semana
      Emília.

      Eliminar
  11. Olá, bom dia.

    Hum, vim ao teu espaço, para lhe desejar um fim de semana bom. Com sol. Sorridente. Com muita Paz Espiritual. Que a compreensão seja a continuidade de uma vida, com paz, sonhos e esperanças. Sempre.
    Bom tempo de verão, para quem está na região Sul, Suldeste, Centro Oeste e outras, precisa adiantar o relógio, e para quem não está nessas regiões. Contentamentos, por que Vida segue, sempre e sempre.
    Abraços, abraçados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, José Maria, aqui o sol esconde-se e dá lugar a uma chuvinha que há dias não nos abandona; os dias estão cinzentos e tristes, anunciando o frio característico do nosso Inverno. Mesmo assim, se quisermos, podemos ver a luz do sol brilhando no meio dos pingos de chuva. Essa capacidade todos nós temos...é só procurá-la. Beijinhos e obrigada pelo carinho. Um bom fim de semana e espero que voltes sempre.

      Eliminar
  12. Ola querida amiga Mª Emília,
    Prece que a igreja está a ser mais assistida pelo Alto. Desde o querido João Paulo, passando por um intelectual, e agora a simplicidade de um pastor, um trio que dá que pensar. Todos com especificidades muito especiais que completam estes homens de Pedro.
    No entanto o Papa Francisco está extraordinariamente presente oferecendo-se como exemplo humano de simplicidade, humildade, pobreza. Não entendo tantas deformidades no seio da igreja. Não entendo a sua riqueza, a ocultação de podres que deviam ser curados. Mas tudo é tão confuso sobretudo quando uma parte vem precisamente de quem devia dar o exemplo...
    Mas..."não julgues para não seres julgado". Não é julgamento é opinião...
    Obrigada sempre, pelo seu carinho, pela sua presença que tanto estimo
    Terno abraço, Mª Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não entendo também, Manuela e " Não Sei " como se foi permitindo tantas deturpações e tantas " deformidades "no seio daqueles que foram chamados a seguir Pedro. Gosto deste " pastor " que não larga as suas ovelhas e que se mete no meio delas para as acarinhar.; e um pastor passa o dia com elas e é com elas que conversa e que desabafa naquela imensa solidão dos montes. Assim se quer a Igreja e espero que este" Pastor " que tão bem foi escolhido consiga, finalmente, recriar a Igreja de Pedro. Falar destes temas é sempre pertinente e complexo, pois está-se a falar de crenças e de Fé, coisas muito intímas de cada um, mas, tudo o que aqui se vai expondo pode levar a profundas reflexões, reflexões que cada um faz à sua maneira, com inteira liberdade; Sempre digo que todas as religiões são válidas e dignas de respeito, pois o fundamento de todas é sempre o amor; o homem é que nem sempre a interpreta bem e daí surgem os conflitos que vemos todos os dias. Não devemos julgar, claro, Manuela ,mas devemos e podemos manifestar a nossa tristeza por vermos como o homens é capaz de deturpar ensinamentos de líderes que não quiseram outra. coisa senão a paz e harmonia entre todos os seres humanos, ajudando-se uns aos outros como verdadeiros irmãos. Tão simples e tudo se tornou tão complicado! " Não Sei..."
      Beijinhos, amiga e muito obrigada pelo belo contributo que sempre dá aos temas trazidos pelo Começar de Novo. Um bom fim de semana, amiga!
      Emília

      Eliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Olá amiga. Esse Papa está a frente muitos anos de todos os outros. A Igreja só tem a agradecer e nós, também.
    Adorei o seu comentário no Arca. Uma verdadeira aula sobre relacionamento. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria José. Depois de 37 anos é normal que tenha aprendido alguma coisa, Não?
      Todos temos a ganhar com a eleição deste Papa, pois é muito humano e é disso que o mundo precisa...de HUMANIDADE.
      Beijinhos e uma boa semana. Fica bem, amiga!
      Emília

      Eliminar
  15. Um anjo em nossas vidas, beijo Lisette,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um Anjo, sim, Lisette que espero contagie toda a gente com a sua ternura e humanidade. Obrigada, amiga!. Beijinhos carinhosos.
      Emília

      Eliminar
  16. Emília Pinto

    CONCORDO consigo:
    Que a vida lhe dê tempo para mudar a Igreja,
    mas principalmente que lhe dê força e coragem para enfrentar
    os poderosos que o cercam.

    Penso que, finalmente temos um verdadeiro líder religioso!
    O Mundo estava a precisar de um "Homem" assim.

    O que sempre me revoltou e continua a revoltar é que o Vaticano seja o estado mais rico do Mundo
    falta muita humildade na Igreja
    quando devia ser simples e solidária,
    om a pobreza que há no Mundo.

    Que a felicidade esteja por aí.

    No "Momentos Perfeitos"
    mostro os meus trabalhos
    no raid deste ano
    e foram distinguidos com uma "menção honrosa"

    Caso queiras, dá um saltinho a:

    http://pensamentosimagens.blogspot.pt

    Um abraço e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também nunca entendi por que o vaticano tem que ser um estado e, pior, se tenha tornado opulento e rico. Só ele poderia acabar com a pobreza na Itália, pelo menos.Também creio que , finalmente temos um verdadeiro líder religioso e que vai conseguir forças para fazer as mudanças tão necessárias. Fiquei muito contente por te ver por cá de novo, Tulipa e claro que aceito o teu convite e irei aos " Momentos Perfeitos "; entretanto fica aqui um beijinho muito especial de parabensl pela " menção honrosa " . Fica bem e até breve, então.
      Emília

      Eliminar
  17. Sim, também acho que este homem vem para mexer com as estruturas, o que já vai sendo tempo. Deus queira que consiga alguma mudança.
    Gosto dele.
    Obrigado por partilhar.

    Beijinhos e obrigado pelas palavras no meu cantinho. Acarinhei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que te sentiste acarinhada com as minhas palavras, Rita! Fico feliz!
      Penso que não há ninguém que não se sinta atraído pela bondade deste Papa, independentemente da religião. É um ser Humano que " " transpira" Humanidade e tenho muitas esperanças nele. Obrigada, amiga pelo carinho e fica bem! Beijinhos de amizade sincera.
      Emília

      Eliminar
  18. É isso aí, minha amiga, eu também festejaria com maior prazer a chegada da Primavera (até porque é prenúncio do Verão…).
    Também eu preciso de sol como de pão para a boca :))). Costumo até dizer, por brincadeira, que numa anterior encarnação devo ter sido adoradora de Ra – o deus Sol.
    O Outono, a adivinhar já o Inverno, é tristonho, deprime-me.
    Mas como o tempo não pára… temos que o aproveitar o melhor possível.

    Também recebi por email este vídeo sobre o Papa Francisco.
    Acredito que fará uma boa e grande obra, SE O DEIXAREM...
    Não podemos esquecer que no Vaticano se movem grandes interesses, e, por muitos cuidados que haja, um Papa destes (com este carisma) acaba sempre por se expor demasiado...
    Que Deus lhe dê o tempo de vida necessário para cumprir a missão que se propôs.

    Uma óptima semana para ti.
    Beijinhos
    Mariazita
    (Link para o meu blog principal)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Mariazita, o Vaticano tem-se transformado ao longo dos anos num lugar nada confiável e, infelizmente, penso que será lá onde o Papa Francisco poderá ter maiores problemas. A corrupção é grande e não vai ser nada fácil a tarefa que tem pela frente. Creio que VAI CONSEGUIR!, Está todo o mundo à espera que as mudanças finalmente ocorram.. Beijinhos, Mariazita e vamos lá ver se o nosso " bendito sol" aparece ; já estou a ficar aborrecida com tanta chuva!!! Até sempre, amiga!
      Emília

      Eliminar
  19. Ola amiga Emilia,

    Estou encantada com o Papa. Homem humilde e firme.
    Eu peço a Deus que ilumine os dias dele e que possa ter longos e felizes anos de papado.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sissym, pelo carinho da visita. Penso que todos, independentemente da religião, gostam deste Papa. É uma ternura e não me canso de o ouvir. Beijinhos e vamos lá torcer para que ele tenha CORAGEM para avançar com as reformas tão urgentes na vida religiosa, principalmente dentro do Vaticano, pois o que lá se passa é uma vergonha.. Fica bem, amiga e boa noite,
      Emília

      Eliminar
  20. Eu admiro muito este Papa mas temo muito pela sua vida. Ele não pode
    agradar a sectores muito fortes dentro da própria Igreja.
    Um beijinho
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o medo de toda a gente, Irene! O Vaticano, infelizmente tornou-se um lugar muito perigoso para quem ousar mudar as regras. Penso que foi esse medo que travou a coragem de alguns Papas para fazerem as reformas na Igreja. Mas temos que ter esperança de que não vá acontecer nada ao Papa Francisco e que aos poucos vamos tendo a Igreja simples e solidária que Jesus fundou. Beijinhos, amiga e muito obrigada pelo carinho da visita. Fica bem!
      Emília

      Eliminar
  21. Minha querida

    Foi com recolhimento que ouvi as palavras deste Santo Homem. Com a sua simplicidade transmitiu-nos coisas simples mas primordiais, coisas que deveriam estar inseridas em nós como algo inato, natural. Cuidarmos uns dos outros sem olhar a diferenças, somente pela nossa condição de seres humanos.

    Ele focou um aspecto muito importante que, no presente, domina as sociedade: a adoração do deus dinheiro, a ditadura do economicismo. Hoje em dia quase que não se leva em consideração a importância do debate de dias, a elevação do pensamento através de princípios filosóficos que poderão servir para vermos com maior clareza donde viemos e para onde vamos.(Poderemos não chegar a uma conclusão mas pelo menos falamos uns com os outros). Não se discutem os exemplos deixados pelos nossos avós, a emergência de corrigirmos os nossos erros tendo conta as falhas do passado. Parece que a História não serve para nada e bem se vê a pouca relevância que lhe é dada em termos educativos.

    Este Homem, o Papa Francisco, que vai buscar, adaptado a estes tempos, o exemplo de Francisco de Assis, o despojamento de bens materiais, dá-nos todos os dias lições de vida, e di-lo claramente, sem meias palavras, como devemos agir, como deve a própria Igreja agir, essa que precisa sempre de reformas. A Igreja e todos nós precisarmos de traçar novos rumos e ter em atenção que, se cada um fizer a sua parte, isso se traduzirá num somatório capaz de trazer bem-estar àqueles que mais necessitam.

    Muito obrigada, querida Emília.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que te agradecer, Olinda o belo comentário e o contributo tão pertinente a este assunto que a todos preocupa. Foi também com " recolhimento " que ouvi este Santo Homem " e quando acabei de o ouvir senti como se tivesse feito uma oração. Parece exagero mas foi assim mesmo que me senti. Sabes, Olinda, já há muito que só ligo a tv. às 20 h. para ouvir as notícias; mais tarde por volta da 23, 30 deito-me e gosto de ouvir os debates que passam em vários canais; costumava dizer que se alguém quisesse saber algo de interessante tinha que ficar acordada até tarde, pois durante o dia só aparecia desgraça nos meio de comunicação; mas agora, estou a ficar saturada, pois em qualquer um dos canais, o tema é sempre o mesmo...FMI, finanças e as " trapalhadas" do nosso governo; aqueles debates sobre temas importantes desapareceram, Como muito bem dizes, o dinheiro tornou-se o rei do Universo e tudo gira à volta dele; fala-se em percentagem de desemprego...percentagem de famílias carenciadas, percentagem de crianças mortas em guerras etc Deixou de se falar em GENTE Tudo evolui, tudo se transforma, mas no ser humano tem-se passado precisamente o contrário; está a regredir, infelizmente. Temos no entanto de olhar para muita gente que trabalha para o bem do ser humano e que se preocupa em CUIDAR dele, por isso, Olinda, vamos agarrar-nos a esses e vamos seguir-lhes o exemplo fazendo a nossa parte. Com o exemplo deste Papa Francisco tenho a certeza que muito vai mudar na sociedade, independentemente se ´e católica ou não. Beijinho, amiga e mais uma vez muito obrigada. Tem um bom fim de semana!
      Emília

      Eliminar