terça-feira, 20 de agosto de 2013

AMIZADE



" Um amigo, por definição, é alguém que caminha a nosso lado, mesmo se separado por milhares de quilómetros ou por dezenas de anos. Um amigo reúne estas condições que parecem paradoxais: ele é ao mesmo tempo a pessoa a quem podemos contar tudo e é aquela junto de quem podemos estar longamente em silêncio, sem sentir por isso qualquer constrangimento. Temos certamente amigos dos dois tipos. Com alguns, a nossa amizade cimenta-se na capacidade de fazer circular o relato da vida, a partilha das pequenas histórias, a nomeação verbal do lume que nos alumia. Com outros, a amizade é fundamentalmente uma grande disponibilidade para a escuta, como se aquilo que dizemos fosse sempre apenas a ponta visível de um maravilhoso mundo interior e escondido, que não serão as palavras a expressar."
                                         .........................

"  A amizade é uma roda que se alarga como aquelas pedras que na infância atirávamos para o lago e nos fascinavam a desenhar, na água, círculos cada vez maiores."
                                       
                                         .......................


Com os amigos construímos uma história que é sagrada, mesmo se a nossos olhos parece apenas feita de coisas simples e muito humanas. Depende muito do que estamos dispostos a acolher quando acolhemos os outros."


Extraído do livro NENHUM CAMINHO SERÁ LONGO
De José Tolentino de Mendonça 


Estou a acabar a leitura deste livro que recomendo. Amizade e Alegria, dois sentimentos que devem caminhar entrelaçados e que são fundamentais para uma vida plena.

Beijinhos carregadinhos de AMIZADE

Emília Pinto


43 comentários:

  1. Tudo que fala de amizade e alegria faz bem! beijos,boa noite!chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz muito bem, sim, a boa amizade que nos traz a alegria tão necessária nas nossas vidas. Que nunca te falte nem uma coisa nem outra. Fica bem, Chica e muito obrigada pela presenla sempre simpática.
      Emília

      Eliminar
  2. Bom dia
    A amizade é um tesouro que carregamos. Se não tivermos cuidado esse tesouro pode ser destruído ou malbaratado.
    Uma boa amizade deve ter boas bases e ser bem cuidada para que cresça e se multiplique.
    Um amigo trará outros amigos e nós podemos acreditar nas boas amizades .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luis. Nem sempre sabemos ser amigos e não cuidamos " desse tesouro " como deveríamos. Não sou ninguém sem BONS AMIGOS. Sei que esses se podem contar pelos dedos, mas sei que posso contar sempre com eles tanto nas alegrias, quanto na tristeza.. Um beijinho, amigo e que estejas rodeado de grandes amigos. Fica bem e obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  3. Os amigos verdadeiros são aqueles que vêm compartilhar a nossa felicidade quando os chamamos, e a nossa desgraça sem serem chamados.

    Por vezes é nos amigos e não na família que encontramos o apoio que precisamos.

    Beijinhos cheiiiiinhos de amizade.

    ResponderEliminar
  4. Adorei a tua definição de bons amigos, Lisa. É isso mesmo! A família a gente não escolhe e por vezes só serve para " pôr no porta retratos " como diz a sogra do meu filho; os amigos somo nós a escolher e, se nos enganarmos, é só descartá-los e escolher outros. Muito obrigada pela carinho e amizade que sei, tens por mim, Fica bem e até breve.Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  5. Emília, sinto uma satisfação por estar aqui compartilhando um pouco desta amizade tão bem-vinda!
    Quero tentar ser um bom amigo, pois como disseste, a distância não é impedimento.
    Sei que as pessoas se decepcionam conosco. Mas somos humanos e passíveis de erros. Perdoar é a parte mais Divina.
    Mas, desejo que nossa amizade perdure até, quem sabe, findarmos nossa jornada e continuarmos com ela noutra esfera.
    Um fraterno abraço, beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei o teu comentário, António!Claro que nem sempre sabemos ser bons amigos e muitas vezes decepcionamos e somos decepcionados, mas, como bem o dizes, somos seres humanos e cometemos erros. A nossa amizade vai continuar, António e quem sabe, um dia a vida não nos permita um encontro aí no Brasil ou aqui em Portugal? Já agora aproveito para te fazer o convite de cá vires e será um enorme prazer mostrar-te o nosso Portugal, pequenino, mas muito bonito. Muito obrigada por tanto carinho. Um beijinho e até sempre
      Emília

      Eliminar
  6. Amizade, como sentimento que é, não pode definir-se... cada um de nós a sente à sua maneira. de acordo com os seus valores e personalidade.
    Mas precisamos de muito amor e compreensão para que a vida valha a pena.
    Beijinho de boa noite.
    Bom mesmo ter-te de volta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é muito bom ver-te por aqui. Apesar de virtual já és uma amiga e portanto sinto-me sempre acarinhada com a tua visita. É, sim, preciso muito amor e compreensão para se viver com bons amigos, pois manter uma amizade sincera não é fácil e se não houver essa compreensão de parte a parte a convivência torna-se difícil. Beijinhos, querida amiga e obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  7. Amizades são conquistas, beijo Lisette.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E conhecer-te foi para mim uma BELA CONQUISTA, Lisette. Já fazes parte da minha lista de amigos, apesar de virtual. Fica bem, amiga e até sempre. Beijinhos e obrigada!
      Emília

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

  9. Querida Emília

    Muito obrigada por trazeres este texto sobre a Amizade: um tema inesgotável de uma profundidade de que nem sempre damos conta. Identifiquei-me com as palavras do autor e, realmente, penso que é na amizade que nós encontramos o porto seguro nesta nossa andança pelo mundo.

    E tal como refere o texto, encontramos uma certa diversidade nas características dos nossos Amigos: alguns que sabem ouvir, escutar, outros que nos fazem rir, outros ainda que sabem manter o silêncio numa cumplicidade sem palavras.

    Na construção e manutenção de uma boa amizade, temos de ter consciência de que os amigos são pessoas, logo, não se pode exigir a perfeição plena, temos de procurar o equilíbrio, regando a amizade como se de uma plantinha frágil se tratasse, contrabalançando as virtudes e as fraquezas.

    Como diz a Lisette, e muito bem, amizades são conquistas...

    Minha querida e boa amiga, bem hajas!

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um tema, Olinda que muito me agrada, pois sem Amigos não sou ninguém. Para responder ao teu belo comentário optei por fazê-lo através de Fernando Pessoa com o seu poema O Aprendiz do amigo. De certeza que o conheces, mas, acho que ficará muito bem aqui junto das tuas palavras. Nunca é demais dar a conhecer as palavras deste nosso escritor, não a achas?

      Quero ser o teu amigo.
      Nem demais e nem de menos.
      Nem tão longe e nem tão perto.
      Na medida mais precisa que eu puder.
      Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
      Da maneira mais discreta que eu souber.
      Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
      Sem forçar tua vontade.
      Sem falar, quando for hora de calar.
      E sem calar, quando for hora de falar.
      Nem ausente, nem presente por demais.
      Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
      É bonito ser amigo, mas confesso: é tão difícil aprender!
      E por isso eu te suplico paciência.
      Vou encher este teu rosto de lembranças,
      Dá-me tempo de acertar nossas distâncias

      Fernando Pessoa.

      A Lisette tem razão e também tu, Olinda, para mim foste uma maravilhosa conquista, conquista só possível graças aos blogs; uma amizade bonita nasceu, tem crescido e agora só espera a possibilidade de um encontro para que ainda fique maior. Portugal é pequeno e por isso tenho a certeza que um dia nos havemos de encontrar. Fica bem, querida amiga e obrigada pelo carinho que me dedicas com as tuas palavras.. Um beijinho e até sempre
      Emília
      .

      Eliminar

    2. Querida Emília

      Fiquei tão sensibilizada com a tua dedicatória, trazendo-me um belo poema do nosso Fernando Pessoa. Penso que, nele, ele diz tudo (ou quase tudo) sobre a Amizade. Fantástico!

      Também sinto como tu, isto dos blogs tem esta coisa boa, nascem amizades incríveis. Acredito que sim, havemos nos encontrar um dia. :)

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
    3. Fico muito contente que tenhas gostado, Olinda! Um beijinho e obrigada por teres cá voltado. Fica bem!
      Emília

      Eliminar
  10. Um dia, vi-me completamente sozinha, sem os amigos que eu achava que eram meus amigos. Quem ficou, quem me apoiou nos momentos mais tristes, mais duros (e tive-os) foi a pessoa que eu conhecia menos e é hoje uma grande amiga.
    Obrigada pela dica, não conheço o livro.
    Vou estar fora uns dias. Estarei de volta no dia 26.
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acontece-nos isso muitas vezes, Marta! Há amigos que não passam de simples colegas de saídas e, quando são chamados a serem AMIGOS de verdade, fogem. Já me aconteceu também e agora eu faço sempre a distinção entre conhecidos, amigos e AMIGOS; estes últimos são muito poucos, mas são os que interessam. Muito obrigada. amiga e espero que os teus dias fora tenham corrido bem. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  11. "ele é ao mesmo tempo a pessoa a quem podemos contar tudo e é aquela junto de quem podemos estar longamente em silêncio, sem sentir por isso qualquer constrangimento"

    Quando se gosta, quando se é amigo, o silêncio é a sintonia do bater dos corações e o livro de registo da mente. Não pode haver constrangimentos quando estão em sintonia.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei muito dessa frase que destacas, cantinho, pois ela resume com perfeição aquilo que realmente é um bom amigo. Obrigada pela visita e espero que estejas a aproveitar bem esse teu novo estatuto de reformada. No início vai custar, mas depois vai saber bem. Um beijinho carregadinho de AMIZADE
      Emília

      Eliminar
  12. Amigo é aquele que não diz que vai . . . ESTÁ .
    E quando se perde esse amigo , podemos dizer que ficamos " órfãos " ?
    E essa dor não passa , pode apenas mudar de lugar .

    Um beijo grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito da tua definição de amigo, Lilaz e também acho que se perdermos um AMIGO um pouco de nós vai com ele e muito dele com certeza fica para sempre nos nossos corações. Obrigada, pela visita e até sempre, amiga! Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  13. É tão importante ter amigos, nem sei como seria a vida sem eles!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu digo o mesmo Lilá(a)Mesmo estes a quem só conheço pelas palavras já fazem parte do meu dia a dia e sinto falta quando não aparece. Um beijinho, amiga e obrigada pelo carinho da presença. Fica bem e até sempre.
      Emília

      Eliminar
  14. Querida amiga

    De todas as formas
    de amar,
    é a amizade para mim
    uma das mais belas,
    Alguém que nos leva
    em seu olhar,
    e acende luzes em
    nossas escuridões.

    Que a alegria dance
    em tua vida apaixonadamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua opinião é precisamente a mesma do autor. Neste livro ele quer mostrar-nos precisamente a importância da amizade que vivida com alegria se torna num sentimento fundamental. Muito obrigada, Aluísio e desejo sinceramente que vivas com muita amizade ao teu redor. Se conseguires ler este livro, fá-lo, pois vais adorar. Um beijinho e obrigada pela amizade que me dedicas.
      Emília

      Eliminar
  15. OI EMILIA!
    "AMIGO", AMOR, ALEGRIA,COMPANHEIRISMO, CUMPLICIDADE, TODOS SÃO SINÔNIMOS DESTE SENTIMENTO PARTILHADO ENTRE DUAS OU MAIS PESSOAS QUE SE ESCOLHERAM PARA VIVENCIA-LO,DAÍ SUA IMPORTÂNCIA, POIS NÃO EXISTEM LAÇOS PRÉ DETERMINADOS PARA UNI-LOS, APENAS A AMIZADE...
    LINDO, AMIGA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lindo o teu comentário, Zilani! Os amigos são escolhidos por nós, coisa que não acontece, por exemplo com os familiares; por isso tantas vezes são o nosso aconchego...o nosso porto de abrigo...a nossa alegria de viver. Um beijinho, querida amiga e obrigada pela tua amizade. Fica bem e até sempre.
      Emília

      Eliminar
  16. Amigos são tudo de bom beijoss Lisette.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando são sinceros são as conquistas mais belas que fazemos na vida. Um beijinho, amiga, e mais uma vez, obrigada pelo carinho e amizade. Fica bem, Lizette!
      Emília

      Eliminar
  17. A Amizade é assim uma espécie de mãe . Sempre pronta a estender-nos a mão. Nã acredito em falsas amizades. Ela existe ou não existe. Nós é que muitas vezes nos iludimos e vemo-la onde ela não existe. E depois dizemos que era falsa.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elvira. Acho que tens razão: ou há amizade ou não há, não são falsas nem verdadeiras, são simplesmente Amizade. Iludimo-nos muitas vezes considerando simples conhecidos como amigos e às vezes a desilusão é doída. Um beijinho, querida amiga e obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  18. Querida amiga
    "Ao lado dos amigos nenhum caminho será longo."
    E não é mesmo. Sabe, Emília, tive a oportunidade de ir ao lançamento deste livro e adorei. Gosto muito, muito mesmo, do José Tolentino Mendonça, envolvo-me no que ele escreve e este livro não foi diferente. Acabou por ser o meu presente de Natal aos meus amigos aqui próximos.
    " Um amigo, por definição, é alguém que caminha a nosso lado, mesmo se separado por milhares de quilómetros ou por dezenas de anos." Mesmo separadas por tantos quilómetros sinto-a, de facto, uma amiga que caminha ao meu lado e envio-lhe um grande abraço de amizade.
    Teresa
    Nota: Queria pedir-lhe se me enviava um mail, pois o meu computador teve um problema e perdi todos os mails/endereços. Um grande beijinho e feliz domingo, Emília!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Teresa, por apareceres aqui. Fiquei muito contente. Sabia que gostava deste autor, pois foi através de si e da Isabel Jácome que o conheci. Aproveitei este verão, altura em que mais leio, para o conhecer mais a fundo. E, claro, mesmo afastadas por alguns tantos quilometros somos grandes amigas e com toda a certeza que caminharemos ao lado uma da outra. Não me vou alongar mais, pois mandei-lhe há pouco um e-mail, como me pediu onde conto algumas novidades, novidades essas que comprovam que a tenho sempre junto a mim. Um beijinho e boa noite. Até sempre!
      Emília

      Eliminar
  19. A amizade vem de Deus e a Deus deve levar.Um verdadeiro amigo é sempre uma nova janela que se abre para a felicidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se tiveres oportunidade de leres este livro, verás, Anabela, que a amizade e a alegria foram sempre salientados por Jesus aos seus discípulos como fundamentais para uma verdadeira vida Vais gostar, amiga! Um beijinho e muito obrigada pelo carinho da visita. Desculpa a minha ausência mas muito em breve te visitarei. Fica bem!
      Emília

      Eliminar
  20. Antes de mais nada a amizade leva-me primeiro ao caminho de partida no dia 13 de agosto em que fiquei a pensar quais as raizes que deixaram a terra e que levou o coração para um cais sem esperança de encontrar de novo a mesma margem.
    Seja guem for querida amiga Emília, que o tempo traga brisas de paz de espírito para alimento da alma. Estou , como sempre, pronta a dar a mão para subir as margens!
    Porque
    a Amizade, dizem que é uma outra forma de Amor. Amor só o Incondicional. Amizade a valer é aquela que está sempre pronta, a rir, a chorar, a sentir, a aclamar o sucesso do outro
    E por isso nos visitamos. pela empatia que mesmo nas ausências, estamos sempre presentes.
    Um grande abraço e beijinhos com muita amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E esse " estamos sempre presentes " é para mim um belo presente que a vida me deu, Manuela. Estou grata também por ter tido a oportunidade de " falar " abertamente sobre as minhas "inquietudes " através de e- mail. Muito obrigada pela sua preocupação e pela amizade. Estarei sempre por aqui, amiga e espero que saiba que pode contar sempre com a minha sincera amizade. Boa noite e até sempre! Beijinhos carinhosos
      Emília

      Eliminar
  21. Belas e sábias estas palavras!
    Um abraço e um beijo de amizade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Rita, pela sua amizade e pelo carinho das suas vistas. Espero que esteja sempre rodeada de belas e sinceras amizades, pois são fundamentais para uma vida plena e alegre.Brevemente irei tomar um cafezinho a sua casa. Me aguarde!!!
      Emília

      Eliminar
  22. Lá na terra, aquele amigo de infância, brincamos às casinhas à bola,calcavamos a geada a ir para a escola.
    Durante a minha vida encontramo-nos duas vezes, das duas vezes o abraço foi forte e as lágrimas soltaram-se ,olhávamos, olhos nos olhos e as gargalhadas soltaram-se,não acreditávamos que estávamos juntas,
    Depois na terra que me acolheu ,tive sorte de encontrar boa gente,estenderam-me a mão,agradeci e fiz amigos.
    Não digo, que todos conservei,mas fiquei com bons amigos.
    A vida é feita em escada, estou a descê-la ,mas, mesmo nestes últimos degraus, voltei a fazer amigos, estou agradecida ,são... como aquela mantinha, onde nos enrroscamos naqueles dias tão frios!
    Assim a estes meus amigos ,aquele abraço!
    Herminia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém consegue conservar todos os amigos; a vida muda e com ela mudamos todos nós. Da nossa lista de amigos, vamos .riscando uns, por variados motivos e novos vamos acrescentando à lista.Há alguns da minha infância que nunca mais vi, mas o lugarzinho deles está bem conservadinho no meu coração. Um beijinho, Hermínia e obrigada pelo belo comentário.
      Emília

      Eliminar