quarta-feira, 24 de outubro de 2012

VERDADE!




Deus costuma usar a solidão



Para nos ensinar sobre a convivência.
Às vezes, usa a raiva para que possamos
Compreender o infinito valor da paz.
Outras vezes usa o tédio, quando quer
nos mostrar a importância da aventura e do abandono.
Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar
sobre a responsabilidade do que dizemos.
Às vezes usa o cansaço, para que possamos
Compreender o valor do despertar.
Outras vezes usa a doença, quando quer
Nos mostrar a importância da saúde.
Deus costuma usar o fogo,
para nos ensinar a andar sobre a água.
Às vezes, usa a terra, para que possamos
Compreender o valor do ar.
Outras vezes usa a morte, quando quer
Nos mostrar a importância da vida.
Paulo Coelho



PS.Assim diz Paulo Coelho e assim o acredito. Em cada esquina aí  está  uma sombra...são nos dadas todas as oportunidade para que aproveitemos a vida, mas... esbarramos e  nem sempre aproveitamos; aqui e ali aparece um grão de areia que nos magoa....aparecem pequenos nadas aos quais  damos importância exagerada!
Herminia

46 comentários:

  1. Quando não havia a famigerada televisão, a gente ouvia o rádio e,portanto, muito mais a imaginação.
    Lembro-me de um programa,de crônica do cotidiano, em que ao final o narrador dizia: "A vida, é bela, a gente é que complica ela".

    É sempre muito bom,refletir sobre o bem que a vida nos oferece! Ao ficar-se "de bem" com a vida, sem dúvida, a vida há de ser melhor...

    Um abraço, Hermínia, extensivo à Emília.
    Lúcia

    ResponderEliminar
  2. Faltou uma palavra, na primeira frase: (...) usava-se muito mais a imaginação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, Lúcia aqui também tem um programa, à tarde que se chama Portugal em direto e que mostra tudo o que acontece de bom nas diversas tegiões do País e a apresentadora acaba sempre o programa com uma frase : " até amanhã e não se esqueça de ver sempre o lado bom da vida". E é isso...tentarmos ver sempre o lado positivo daquilo que nos acontece. Um beijinho e um bom fim de semana. A Hermínia está com um problema no computador dela, por isso em seu nome um muito obrigada peal visita.
      Emília e Hermínia

      Eliminar
  3. Olá Hermínia

    Na vida deparamos-nos com "sinais" para nos ajudarem a seguirmos a nossa caminhada.
    Depende de nós sabermos seleccioná-los.

    Beijos para as duas.

    Elisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Mona Lisa o meu agradecimento está fora do lugar, estas tecnologias, de quando em vez tiram-me do sério!!!!!!!
      Até breve e obrigada
      Herminia

      Eliminar
    2. Sei Mona lisa as suas palavras são sempre pousadas e acertadas.~
      É preciso estar sempre atenta,mas nem sempre assinm acontece.
      Obrigada pela visita e como estamos perto, pode nos vir visitar ou
      vice versa.
      Até breve
      Herminia


      Desculpe, Hermínia, mas coloquei-o no lugar...
      Bejos
      Emília

      Eliminar
  4. Tem toda a razão, Hermínia quando diz que nos magoamos com " pequenos nadas aos quais damos importância exagerada", pequenos nadas que nos afligem quando há pequenas coisas tão GRANDIOSAS às quais não damos importância nenhuma. Há que mudar a mentalidade e começar a escolher melhor as nossas prioridades. Parece-me que só com o passar dos anos aprendemos a dar valor aquilo que REALMENTE importa e deixar esses " pequenos nadas " para trás, pois como " nadas" que são não deveriam causar tanto sofrimento. Pelo menos eu, tenho consciência de que, com a idade, aprendi a dar mais valor a coisas que antes desvalorizava; a vida e os acontecimentos foram-me ensinando isso. É certo que vivemos momentos difíceis que a todos nos afligem, mas será que estes problemas todos que agora vivemos não são também culpa nossa? Será que não começámos a querer demais, a exigir demais da vida? Penso que a dada altura começámos a escolher mal as nossas prioridades e começámos a passar para os jovens essa cultura e o que acontece agora é que estamos todos desanimados, acabrunhados, porque a vida não nos está a dar aquilo que esperávamos.Só quando nos aparece pela frente um enorme pedregulho é que vemos que afinal o que nos apareceu ontem foi só um pequenino grão de areia e que fácilmente o transpusemos. Custa a aprender isso, mas...não nos resta outra saída, Hermínia. Ter o suficiente tem que ser o bastante para que nos sintamos satisfeitos. Afinal, ver o olho brilhante de felicidade nas pessoas que amamos e nos outros é o que mais importa; o resto virá por acréscimo. Fique bem! Boa noite. Um beijinho e...gostei!
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Emilia as suas palavras são sempre bem vindas, e bem escutadas, a Patroa,bem sabe quantas vezes eu "emperro", e sabe que "desemperro" quando me abres bem os olhinhos.
      Bem, agora respondendo ao seu comentário os pequenos nadas são uma grandiosidade.É verdade que exigimos demais, só em deternminadas situações, é que vimos quanto somos felizes, até aí parece que nada tem valor.Quantos tèm tudo e não têm saude, quantos têm dinheiro e não o sabem usar,quanto não vale a paz...
      Assim vou caminhando, um dia de cada vez ,espero não perder a Esperança, mas também já estou a ficar um bocadito cansada, MAS DEUS É GRANDE.
      Conte comigo~
      Herminia

      Amiga conte comigo.
      Até breve
      Herminia

      Eliminar
  5. èrepetitivo, mas a psicologia da verdadeira aprendizagem repousa mais na dor do que no gosto em aprender... Há lições que a vida dá que nunca esquecem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada dia tem a sua importância, cada dia traz-nos uma lição ,nos pequenos quês,somos confrontadas com essas tais lições, que nos ajudam a superar as nossas crises,somos um grão de areia num grande deserto.
      Obrigada pelo seu comentário e estaremos sempre a sua espera.
      Até breve
      Herminia

      Eliminar
  6. Excelente poema ,
    Paulo Coelho disse bem_ compreender o valor das coisas só acontece quando conseguimos reparar no outro ao lado, na natureza, no dia a dia,
    obrigada pela partilha
    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Revejo-me nele, sofre-se sem ter que sofrer, levantamos poeira aonde não a há,damos o valor, quando se está prestes a perdê-lo.
      A vida encarrega-se de nos ensinar, trazendo algum sofrimento.
      Até breve e obrigado
      Germinia

      Eliminar
  7. Assim, nesta lógica, podemos substituir a palavra "problemas", pela palavra "desafios", e a nossa atitude muda completamente.
    São os desafios de Deus :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também concordo consigo, como sou católica e praticante ,Deus ajuda-nos, mostrando-nos tantos caminhos ,mas contrariamos e enveredamos pelo pior,daí o sofrimento,
      Até breve
      Herminia

      Eliminar
  8. Este post fez-me lembrar um ditado que a minha mãe repetia vezes sem conta.
    «Nunca ninguém dá valor
    Ao que tem em seu poder
    Porque nem sabe o que tem
    Não se importa de o perder»

    Muitas vezes aprendemos mais com as horas tristes do que com as alegres. As lições escrevem-se na alma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia o ditado, com todo ele concordo, só quando nos vimos quase perdidos é que damos valor aos pequenos nadas.
      Até breve e volte sempre
      Herminia

      Eliminar
  9. Minha querida

    Muito verdadeiro este texto de Paulo Coelho.por vezes não vemos o que está à nossa frente e apenas olhamos para trás procurando o que não encontramos.
    A vida é fácil, nós é que por vezes a complicamos dando valor ao que não tem e esquecendo o que é deveras importante.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos seres muito complexos e por isso complicamos muito a vida. Muito obrigada, sonhadora e tenha um bom fim de semana. Apareça sempre, pois gostamos muito de a ver por cá.Um bom fim de semana
      Beijinhos
      Hermínia

      Eliminar

  10. Querida Hermínia

    Este texto que nos traz, de Paulo Coelho, convida-nos a parar um pouco nas pressas do nosso dia-a-dia e reflectir sobre o que nos é dado. Muitas vezes damos demasiada importância a coisas que, na realidade, nem nos trazem a felicidade nem a paz de espírito. Digamos que fazem parte do supérfluo e enchemos a nossa cabeça com isso e deixamos passar momentos preciosos na nossa vida.

    Obrigada por mais este momento de boa leitura e reflexão.

    Beijinhos.

    Um bom fim de semana para si e para a Emília.

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olinda. Estamos numa sociedade onde o consumo impera e por isso quando não podemos ter tudo aquilo que desejamos, ficamos insatisfeitos. Mas há coisas mais importantes que deixamos passar e que, se lhes dessemos atenção com certeza que os superfulos deixariam de ter valor. Um bom fim de semana e obrigada pela visita. Beijinhos
      Hermínia

      Eliminar
  11. Emília amiga:
    Só posso dizer que: para mim, também tudo isso é Verdade.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria. Fico contente que tenha gostado e que estas palavras de Paulo Coelho encaixem no seu pensamento. Volte sempre, amiga. Beijinhos e um bom fim de semana
      Hermínia

      Eliminar
  12. Excelente escolha. A felicidades encontra-se nas pequenas, "Grandes" coisas do dia-a-dia. A vida tem um lado menos bom para aprendermos a dar valor ao lado bom.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada dia ,cada hora ,uma sensação diferente, não se escolhe, aparecem ,algumas acusto aceitamos, e novo dia acontece.
      É bom lermos assim textos , melhor estamos preparadas.
      Obrigada pela visita
      Herminia

      Eliminar
  13. Olá

    Parabéns pela escolha ajuda a compreender o quanto insatisfeitos somos com quase tudo, e esquecemos o essencial saber viver saber aproveitar as oportunidades que surgem a cada passo.
    Gostei muito de passar pelo vosso cantinho, sobretudo nesta altura em que todos andamos descrentes sem prestarmos atenção as pequenos detalhes que fazem quase sempre a diferença.

    Beiinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hà sempre alguma coisa que nos ajuda,quando a preocupação toma conta de nós.São tempos dificeis ,que estamos a atravessar,tinhamos força para viver cada dia que se nos oferece.
      Volte sempre ,obrigado.
      Herminia

      Eliminar
  14. não sei se é uma força maior, ou uma força interior que nos faz pensar, reagir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As duas se encontram, na altura certa, quase nem nos conhecemos.Acredito num Ser Superior, que nos ajuda a ultrapassar barreiras, e junto a Fé e Esperança .
      Obrigado pela visita, volte sempre.
      Herminia

      Eliminar
  15. BOA NOITE MINHA QUERIDA !!!!!
    VIM AGRADECER O SEU RELATO QUE DEIXASTES NO MEU BLOG,FOI VALIOSO SEU DEPOIMENTO,OU MELHOR,ESTÁ SENDO.MUITO GRATA PELO CARINHO COM QUE SE APRESENTASTES PARA MIM.
    DEIXO BJSSSSSSSSSS MAS VOLTAREI !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem que agradecer, amiga. Todas nós mulheres é que temos de ficar gratas pela iniciativa. Espero que volte mais vezes, pois eu, de certeza irei visitá-la sempre. Um beijinho e até breve.
      Emília

      Eliminar
  16. Respostas
    1. Acredito piamente em todas as palavras de Paulo Coelho.
      No silêncio por vezes nos encontramos aí somos autênticas, é o nosso espelho, a nu vemos o bom e o mau.
      Obrigado pela visita
      Herminia

      Eliminar
  17. É bem verdade... Deus criou o "amargo" para que saibamos valorizar o "doce"...
    Bela reflexão... é sempre um gosto passar por aqui! Bem-hajam amigas pela partilha :)
    Um beijinho com carinho e amizade para si Emília e também para a Hermínia! Tenham uma boa e feliz semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amiga pelo abraço, é bom receber abraços em todos os momentos da vida, sou como diz o brasileiro"meia sem geito".Há coisas tão boas na vida,
      momentos até pequenos ,que nos fazem tão felizes,outros nos preocupam tanto e nos deixam bem tristes,mas vamos contrabalançando entre o tal "doce e amargo",valorizando a vida!
      Volte sempre
      Até breve
      Herminia

      Eliminar
  18. Excelente esta partilha, ultimamente devido a doenças de familiares, valoriso imenso cada momento em que me consigo libertar das preocupações.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amiga,como a compreendo, veja se consegue distrair da maneira que mais gosta, são momentos dificeis, eu nesse estado,pareço um "rato dentro duma campanola" falta-me espaço,falta-me o ar,passo os segundos parecendo horas de tortura, por isso amiga, tenha Fé, vai ver , momentos melhores virão, procure alguém amigo com quem falar, alguém, que saiba escutar e que lhe dê alguma ajuda, se estrivessemos próximas ia ao seu encontro,assim estarei por aqui e pensarei em si positivamente, mas sou-lhe sincera , não sou muito forte, mas nessas "alturas",temos de Acreditar.
      Não me alongo mais, pois também a posso maçar.
      Obrigada pela sua partilha e eu ou a Emilia estaremos sempre por aqui.
      Até breve
      Herminia

      Eliminar
  19. Minhas amigas venho deixar...
    um beijo e poesia


    Queria ser
    O que queria ser?
    Queria ser vento...
    Para ser livre...
    Para te tocar
    E te abraçar

    E de mansinho
    Chegar-me a ti
    E sussurrar-te
    Como gosto de ti...

    E devagar
    Devagarinho
    Ia-te acariciando
    E tu ias notando
    Que eu estava aí...

    E o vento
    Ia crescendo
    E mesmo com força
    Gostava de o ser...
    Para que visses
    A força que tenho...

    Força do vento
    Vento tufão
    E queria...
    Poder ter-te...
    Sempre na minha mão.

    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  20. Sou fã de poesia, alivia-nos a alma,tem de haver hora certa para a ler, procurar entender um pouco o estado do poeta,há sempre um pouco de si ,mesmo que bem camuflado.
    Obrigado pela sua vinda ao nosso espaço,gostei.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  21. Quem caminha sozinho pode ate chegar mais rápido,
    mas aquele que vai acompanhado de amigos,
    com certeza chegara mais longe.
    Eu tenho certeza a amizade é tudo em nossas vidas
    mesmo na falta de tempo não posso ,
    não quero ficar sem deixar pelo menos um carinho a você.
    Linda semana paz e luz.
    Deus abençoe você hoje e sempre beijos no coração,Evanir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário.Passei quase uma vida fiz alguns amigos, fui escolhendo e fui escolhida, assim sinto-me satisfeita, sei que há sempre alguém do lado de lá, estou agradecida
      Volte e até breve
      Herminia

      Eliminar
  22. ...e tantas são as formas de Ele se esconder para que possamos encontrá-lo. Ou não seremos nós a não querer ver, limitando-nos passar a correr por não ter tempo de olhar? Ele está em cada esquina, basta ouvi-lo no nosso silêncio, na nossa solidão, na nossa fragilidade, e também nas nossas alegrias!
    Como sempre tão imensos os vossos posts!
    Beijinhos Emilia e Hermínia

    ResponderEliminar
  23. Pois amiga, assim não nos sentimos tão sós, se acreditamos,temos a nossa fé, e a sensação que alguém cuida um pouco de nós,assim o sinto.
    Obrigado por ter vindo até aqui.
    Volte e até breve
    Herminia

    ResponderEliminar