Deus costuma usar a solidão
Para nos ensinar sobre a convivência.
Às vezes, usa a raiva para que possamos
Compreender o infinito valor da paz.
Outras vezes usa o tédio, quando quer
nos mostrar a importância da aventura e do abandono.
Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar
sobre a responsabilidade do que dizemos.
Às vezes usa o cansaço, para que possamos
Compreender o valor do despertar.
Outras vezes usa a doença, quando quer
Nos mostrar a importância da saúde.
Deus costuma usar o fogo,
para nos ensinar a andar sobre a água.
Às vezes, usa a terra, para que possamos
Compreender o valor do ar.
Outras vezes usa a morte, quando quer
Nos mostrar a importância da vida.
Paulo CoelhoÀs vezes, usa a raiva para que possamos
Compreender o infinito valor da paz.
Outras vezes usa o tédio, quando quer
nos mostrar a importância da aventura e do abandono.
Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar
sobre a responsabilidade do que dizemos.
Às vezes usa o cansaço, para que possamos
Compreender o valor do despertar.
Outras vezes usa a doença, quando quer
Nos mostrar a importância da saúde.
Deus costuma usar o fogo,
para nos ensinar a andar sobre a água.
Às vezes, usa a terra, para que possamos
Compreender o valor do ar.
Outras vezes usa a morte, quando quer
Nos mostrar a importância da vida.
PS.Assim diz Paulo Coelho e assim o acredito. Em cada esquina aí está uma sombra...são nos dadas todas as oportunidade para que aproveitemos a vida, mas... esbarramos e nem sempre aproveitamos; aqui e ali aparece um grão de areia que nos magoa....aparecem pequenos nadas aos quais damos importância exagerada!
Herminia
Quando não havia a famigerada televisão, a gente ouvia o rádio e,portanto, muito mais a imaginação.
ResponderEliminarLembro-me de um programa,de crônica do cotidiano, em que ao final o narrador dizia: "A vida, é bela, a gente é que complica ela".
É sempre muito bom,refletir sobre o bem que a vida nos oferece! Ao ficar-se "de bem" com a vida, sem dúvida, a vida há de ser melhor...
Um abraço, Hermínia, extensivo à Emília.
Lúcia
Faltou uma palavra, na primeira frase: (...) usava-se muito mais a imaginação.
ResponderEliminarSabe, Lúcia aqui também tem um programa, à tarde que se chama Portugal em direto e que mostra tudo o que acontece de bom nas diversas tegiões do País e a apresentadora acaba sempre o programa com uma frase : " até amanhã e não se esqueça de ver sempre o lado bom da vida". E é isso...tentarmos ver sempre o lado positivo daquilo que nos acontece. Um beijinho e um bom fim de semana. A Hermínia está com um problema no computador dela, por isso em seu nome um muito obrigada peal visita.
EliminarEmília e Hermínia
Olá Hermínia
ResponderEliminarNa vida deparamos-nos com "sinais" para nos ajudarem a seguirmos a nossa caminhada.
Depende de nós sabermos seleccioná-los.
Beijos para as duas.
Elisa
Oi Mona Lisa o meu agradecimento está fora do lugar, estas tecnologias, de quando em vez tiram-me do sério!!!!!!!
EliminarAté breve e obrigada
Herminia
Sei Mona lisa as suas palavras são sempre pousadas e acertadas.~
EliminarÉ preciso estar sempre atenta,mas nem sempre assinm acontece.
Obrigada pela visita e como estamos perto, pode nos vir visitar ou
vice versa.
Até breve
Herminia
Desculpe, Hermínia, mas coloquei-o no lugar...
Bejos
Emília
Tem toda a razão, Hermínia quando diz que nos magoamos com " pequenos nadas aos quais damos importância exagerada", pequenos nadas que nos afligem quando há pequenas coisas tão GRANDIOSAS às quais não damos importância nenhuma. Há que mudar a mentalidade e começar a escolher melhor as nossas prioridades. Parece-me que só com o passar dos anos aprendemos a dar valor aquilo que REALMENTE importa e deixar esses " pequenos nadas " para trás, pois como " nadas" que são não deveriam causar tanto sofrimento. Pelo menos eu, tenho consciência de que, com a idade, aprendi a dar mais valor a coisas que antes desvalorizava; a vida e os acontecimentos foram-me ensinando isso. É certo que vivemos momentos difíceis que a todos nos afligem, mas será que estes problemas todos que agora vivemos não são também culpa nossa? Será que não começámos a querer demais, a exigir demais da vida? Penso que a dada altura começámos a escolher mal as nossas prioridades e começámos a passar para os jovens essa cultura e o que acontece agora é que estamos todos desanimados, acabrunhados, porque a vida não nos está a dar aquilo que esperávamos.Só quando nos aparece pela frente um enorme pedregulho é que vemos que afinal o que nos apareceu ontem foi só um pequenino grão de areia e que fácilmente o transpusemos. Custa a aprender isso, mas...não nos resta outra saída, Hermínia. Ter o suficiente tem que ser o bastante para que nos sintamos satisfeitos. Afinal, ver o olho brilhante de felicidade nas pessoas que amamos e nos outros é o que mais importa; o resto virá por acréscimo. Fique bem! Boa noite. Um beijinho e...gostei!
ResponderEliminarEmília
Amiga Emilia as suas palavras são sempre bem vindas, e bem escutadas, a Patroa,bem sabe quantas vezes eu "emperro", e sabe que "desemperro" quando me abres bem os olhinhos.
EliminarBem, agora respondendo ao seu comentário os pequenos nadas são uma grandiosidade.É verdade que exigimos demais, só em deternminadas situações, é que vimos quanto somos felizes, até aí parece que nada tem valor.Quantos tèm tudo e não têm saude, quantos têm dinheiro e não o sabem usar,quanto não vale a paz...
Assim vou caminhando, um dia de cada vez ,espero não perder a Esperança, mas também já estou a ficar um bocadito cansada, MAS DEUS É GRANDE.
Conte comigo~
Herminia
Amiga conte comigo.
Até breve
Herminia
èrepetitivo, mas a psicologia da verdadeira aprendizagem repousa mais na dor do que no gosto em aprender... Há lições que a vida dá que nunca esquecem.
ResponderEliminarCada dia tem a sua importância, cada dia traz-nos uma lição ,nos pequenos quês,somos confrontadas com essas tais lições, que nos ajudam a superar as nossas crises,somos um grão de areia num grande deserto.
EliminarObrigada pelo seu comentário e estaremos sempre a sua espera.
Até breve
Herminia
Excelente poema ,
ResponderEliminarPaulo Coelho disse bem_ compreender o valor das coisas só acontece quando conseguimos reparar no outro ao lado, na natureza, no dia a dia,
obrigada pela partilha
um abraço
Revejo-me nele, sofre-se sem ter que sofrer, levantamos poeira aonde não a há,damos o valor, quando se está prestes a perdê-lo.
EliminarA vida encarrega-se de nos ensinar, trazendo algum sofrimento.
Até breve e obrigado
Germinia
Assim, nesta lógica, podemos substituir a palavra "problemas", pela palavra "desafios", e a nossa atitude muda completamente.
ResponderEliminarSão os desafios de Deus :)
Beijinhos
Também concordo consigo, como sou católica e praticante ,Deus ajuda-nos, mostrando-nos tantos caminhos ,mas contrariamos e enveredamos pelo pior,daí o sofrimento,
EliminarAté breve
Herminia
Este post fez-me lembrar um ditado que a minha mãe repetia vezes sem conta.
ResponderEliminar«Nunca ninguém dá valor
Ao que tem em seu poder
Porque nem sabe o que tem
Não se importa de o perder»
Muitas vezes aprendemos mais com as horas tristes do que com as alegres. As lições escrevem-se na alma.
Não conhecia o ditado, com todo ele concordo, só quando nos vimos quase perdidos é que damos valor aos pequenos nadas.
EliminarAté breve e volte sempre
Herminia
Minha querida
ResponderEliminarMuito verdadeiro este texto de Paulo Coelho.por vezes não vemos o que está à nossa frente e apenas olhamos para trás procurando o que não encontramos.
A vida é fácil, nós é que por vezes a complicamos dando valor ao que não tem e esquecendo o que é deveras importante.
Um beijinho com carinho
Sonhadora
Somos seres muito complexos e por isso complicamos muito a vida. Muito obrigada, sonhadora e tenha um bom fim de semana. Apareça sempre, pois gostamos muito de a ver por cá.Um bom fim de semana
EliminarBeijinhos
Hermínia
ResponderEliminarQuerida Hermínia
Este texto que nos traz, de Paulo Coelho, convida-nos a parar um pouco nas pressas do nosso dia-a-dia e reflectir sobre o que nos é dado. Muitas vezes damos demasiada importância a coisas que, na realidade, nem nos trazem a felicidade nem a paz de espírito. Digamos que fazem parte do supérfluo e enchemos a nossa cabeça com isso e deixamos passar momentos preciosos na nossa vida.
Obrigada por mais este momento de boa leitura e reflexão.
Beijinhos.
Um bom fim de semana para si e para a Emília.
Olinda
Olá Olinda. Estamos numa sociedade onde o consumo impera e por isso quando não podemos ter tudo aquilo que desejamos, ficamos insatisfeitos. Mas há coisas mais importantes que deixamos passar e que, se lhes dessemos atenção com certeza que os superfulos deixariam de ter valor. Um bom fim de semana e obrigada pela visita. Beijinhos
EliminarHermínia
Emília amiga:
ResponderEliminarSó posso dizer que: para mim, também tudo isso é Verdade.
Beijinhos
Maria
Este comentário foi removido pelo autor.
EliminarOlá Maria. Fico contente que tenha gostado e que estas palavras de Paulo Coelho encaixem no seu pensamento. Volte sempre, amiga. Beijinhos e um bom fim de semana
EliminarHermínia
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarExcelente escolha. A felicidades encontra-se nas pequenas, "Grandes" coisas do dia-a-dia. A vida tem um lado menos bom para aprendermos a dar valor ao lado bom.
ResponderEliminarBeijinhos
Maria
Cada dia ,cada hora ,uma sensação diferente, não se escolhe, aparecem ,algumas acusto aceitamos, e novo dia acontece.
EliminarÉ bom lermos assim textos , melhor estamos preparadas.
Obrigada pela visita
Herminia
Olá
ResponderEliminarParabéns pela escolha ajuda a compreender o quanto insatisfeitos somos com quase tudo, e esquecemos o essencial saber viver saber aproveitar as oportunidades que surgem a cada passo.
Gostei muito de passar pelo vosso cantinho, sobretudo nesta altura em que todos andamos descrentes sem prestarmos atenção as pequenos detalhes que fazem quase sempre a diferença.
Beiinhos
hà sempre alguma coisa que nos ajuda,quando a preocupação toma conta de nós.São tempos dificeis ,que estamos a atravessar,tinhamos força para viver cada dia que se nos oferece.
EliminarVolte sempre ,obrigado.
Herminia
não sei se é uma força maior, ou uma força interior que nos faz pensar, reagir...
ResponderEliminarAs duas se encontram, na altura certa, quase nem nos conhecemos.Acredito num Ser Superior, que nos ajuda a ultrapassar barreiras, e junto a Fé e Esperança .
EliminarObrigado pela visita, volte sempre.
Herminia
BOA NOITE MINHA QUERIDA !!!!!
ResponderEliminarVIM AGRADECER O SEU RELATO QUE DEIXASTES NO MEU BLOG,FOI VALIOSO SEU DEPOIMENTO,OU MELHOR,ESTÁ SENDO.MUITO GRATA PELO CARINHO COM QUE SE APRESENTASTES PARA MIM.
DEIXO BJSSSSSSSSSS MAS VOLTAREI !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não tem que agradecer, amiga. Todas nós mulheres é que temos de ficar gratas pela iniciativa. Espero que volte mais vezes, pois eu, de certeza irei visitá-la sempre. Um beijinho e até breve.
EliminarEmília
É bem possível!
ResponderEliminarBjinhs
Acredito piamente em todas as palavras de Paulo Coelho.
EliminarNo silêncio por vezes nos encontramos aí somos autênticas, é o nosso espelho, a nu vemos o bom e o mau.
Obrigado pela visita
Herminia
É bem verdade... Deus criou o "amargo" para que saibamos valorizar o "doce"...
ResponderEliminarBela reflexão... é sempre um gosto passar por aqui! Bem-hajam amigas pela partilha :)
Um beijinho com carinho e amizade para si Emília e também para a Hermínia! Tenham uma boa e feliz semana
Obrigado amiga pelo abraço, é bom receber abraços em todos os momentos da vida, sou como diz o brasileiro"meia sem geito".Há coisas tão boas na vida,
Eliminarmomentos até pequenos ,que nos fazem tão felizes,outros nos preocupam tanto e nos deixam bem tristes,mas vamos contrabalançando entre o tal "doce e amargo",valorizando a vida!
Volte sempre
Até breve
Herminia
Excelente esta partilha, ultimamente devido a doenças de familiares, valoriso imenso cada momento em que me consigo libertar das preocupações.
ResponderEliminarBeijinhos
Oi amiga,como a compreendo, veja se consegue distrair da maneira que mais gosta, são momentos dificeis, eu nesse estado,pareço um "rato dentro duma campanola" falta-me espaço,falta-me o ar,passo os segundos parecendo horas de tortura, por isso amiga, tenha Fé, vai ver , momentos melhores virão, procure alguém amigo com quem falar, alguém, que saiba escutar e que lhe dê alguma ajuda, se estrivessemos próximas ia ao seu encontro,assim estarei por aqui e pensarei em si positivamente, mas sou-lhe sincera , não sou muito forte, mas nessas "alturas",temos de Acreditar.
EliminarNão me alongo mais, pois também a posso maçar.
Obrigada pela sua partilha e eu ou a Emilia estaremos sempre por aqui.
Até breve
Herminia
Minhas amigas venho deixar...
ResponderEliminarum beijo e poesia
Queria ser
O que queria ser?
Queria ser vento...
Para ser livre...
Para te tocar
E te abraçar
E de mansinho
Chegar-me a ti
E sussurrar-te
Como gosto de ti...
E devagar
Devagarinho
Ia-te acariciando
E tu ias notando
Que eu estava aí...
E o vento
Ia crescendo
E mesmo com força
Gostava de o ser...
Para que visses
A força que tenho...
Força do vento
Vento tufão
E queria...
Poder ter-te...
Sempre na minha mão.
LILI LARANJO
Este comentário foi removido pelo autor.
EliminarSou fã de poesia, alivia-nos a alma,tem de haver hora certa para a ler, procurar entender um pouco o estado do poeta,há sempre um pouco de si ,mesmo que bem camuflado.
ResponderEliminarObrigado pela sua vinda ao nosso espaço,gostei.
Até breve
Herminia
Quem caminha sozinho pode ate chegar mais rápido,
ResponderEliminarmas aquele que vai acompanhado de amigos,
com certeza chegara mais longe.
Eu tenho certeza a amizade é tudo em nossas vidas
mesmo na falta de tempo não posso ,
não quero ficar sem deixar pelo menos um carinho a você.
Linda semana paz e luz.
Deus abençoe você hoje e sempre beijos no coração,Evanir.
Obrigada pelo seu comentário.Passei quase uma vida fiz alguns amigos, fui escolhendo e fui escolhida, assim sinto-me satisfeita, sei que há sempre alguém do lado de lá, estou agradecida
EliminarVolte e até breve
Herminia
...e tantas são as formas de Ele se esconder para que possamos encontrá-lo. Ou não seremos nós a não querer ver, limitando-nos passar a correr por não ter tempo de olhar? Ele está em cada esquina, basta ouvi-lo no nosso silêncio, na nossa solidão, na nossa fragilidade, e também nas nossas alegrias!
ResponderEliminarComo sempre tão imensos os vossos posts!
Beijinhos Emilia e Hermínia
Pois amiga, assim não nos sentimos tão sós, se acreditamos,temos a nossa fé, e a sensação que alguém cuida um pouco de nós,assim o sinto.
ResponderEliminarObrigado por ter vindo até aqui.
Volte e até breve
Herminia