terça-feira, 25 de setembro de 2012

PENSAR.....

 
 
 
..... O MEU PAÍS.

 De repente toda a gente se pôs a um canto a meditar o país. Nunca o tínhamos pensado, pensáramos apenas os que o governavam sem pensar. E de súbito foi isto. Mas para se chegar ao país tem de se atravessar o espesso nevoeiro da mediocralhada que o infestou. Será que a democracia exige a mediocridade? Mas os povos civilizados dizem que não. Nós é que temos um estilo de ser medíocres. Não é questão de se ser ignorante, incompetente e tudo o mais que se pode acrescentar ao estado em bruto. Não é questão de se ser estúpido. Temos saber, temos inteligência. A questão é só a do equilíbrio e harmonia, a questão é a do bom senso. Há um modo profundo de se ser que fica vivo por baixo de todas as cataplasmas de verniz que se lhe aplicarem. Há um modo de se ser grosseiro, sem ao menos se ter o rasgo de assumir a grosseria. E o resultado é o ridículo, a fífia, a «fuga do pé para o chinelo». O Espanhol é um «bárbaro», mas assume a barbaridade. Nós somos uns campónios com a obsessão de parecermos civilizados. O Francês é um ser artificioso, mas que vive dentro do artifício. O Alemão é uma broca ou um parafuso, mas que tem o feitio de uma broca ou de um parafuso. O Italiano é um histérico, mas que se investe da sua condição no parlapatar barato, na gritaria. O Inglês é um sujeito grave de coco, mas que assume a gravidade e o ridículo que vier nela. Nós somos sobretudo ridículos porque o não queremos parecer. A politiqueirada portuguesa é uma gentalha execranda, parlapatona, intriguista, charlatã, exibicionista, fanfarrona, de um empertigamento patarreco — e tocante de candura. Deus. É pois isto a democracia?


Vergílio Ferreira, in 'Conta-Corrente 2'


Não...a democracia não tem que ser isto, mas, infelizmente a nossa está precisamente assim...infestada de mediocralhada.

Emília Pinto.

31 comentários:

  1. Virgílio Ferreira, ontem... e, infelizmente, também hoje... continua tudo igual...
    Não pedimos muito, apenas, o equilíbrio e o bom senso para vivermos com o suficiente... e, em democracia!
    Beijinhos, Hermínia e Emília, bem-hajam por partilhar! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já alguém dizia que para se ser feliz basta ter o suficiente e parece-me que esta frase está muito certa; não pedimos muito, só gostariamos que nos governassem com bom senso e equilíbrio. Infelizmente, tudo continua igual Camila. Um beijinho e muito obrigada pela visita

      Eliminar
  2. O panorama actual!!!

    Infelizmente ,a democracia nunca existiu!
    Deixámos que nos iludissem!

    Estou totalmente descrente!

    Beijinhos às duas.

    Elisa

    ResponderEliminar
  3. Bem que gostaria de ter alguma esperança, mas mudam-e os tempos e tudo contnua igual,de modo que estou como a Lisa, completamnte descrente. Um beijinho, amiga, e vamos lá...tentar smpre sorrir, pois não lucramos nada com lágrimas; o pior são as pessoas que de repente se viram sem os empregos e estão a recorrer à segurança social para terem alguns alimentos;são cada vez mais os que aparecem lá na loja social onde faço voluntariado e os alimentos cada vez menos. Fica bem, amiga e obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar
  4. Como ele nos conhecia!
    Passados tantos anos, tudo está na mesma.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Passados tantos anos, tudo na mesma", Maria.Isso leva-nos a perder as esperanças de que algum dia tenhamos governates mais honestos, mais sensatos...verdadeiros lideres que sigam a politica por vocação e não por interesse. Um beiinho e muito obriada pelo carinho da visita
      Emília

      Eliminar
  5. Como concordo com Vergílio Ferreira .


    Um beijo ás duas ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, Maria, somos todos obrigados a concordar. As coisas não mudam, apesar de mudarem os tempos e as idades. Um beijinho e muito obrigada pela visita. Tenha um bom fim de semana.
      Emília

      Eliminar
  6. Tiro o meu chapéu , aos que lutaram pela democracia.
    Todos sabemos que está muribunda, mas, pacificamente o povo está atento, foi demonstrado à bem pouco tempo.
    Não dou sugestões, porque não sei, mas pela comunicação social, por várias façções politicas, vários economistas dizem haver maneira de nos equilibrar, daí espero e tenho confiança no acerto.
    Que os nossos desempregados tenham direito ao trabalho, que não aufiram grandes ordenados,mas o sufiente para terem uma vida justa , e poderem crear seus filhos, que afinal serão os homens do amanhã.
    Creio e tenho Esperança no bom senso.
    Até breve e gostei
    Herminia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que tem esperanças, Hermínia, embora me pareça que não temos gente à altura para resolver os nossos problemas. Os verdadeiros líderes já não existem e os que estão no poder infelizmente só querem olhar pelos seus próprios interesses. Mas...não adianta estarmos com pessimismos, pois isso ainda piora mais a nossa vida. Vamos lá ver como as coisas se vão resolvendo. Um beijinho e boa noite, patroa. Durma bem!
      Emília

      Eliminar
  7. Conclusão: Os textos que têm surgido aqui na biosfera, escritos por ilustres de ontem, antes de ler o nome do seu autor e reparar na data...eu penso sempre que são de hoje. Se nada mudou durante séculos para quê pedir tantos sacrifícios ao povo? Deixá-lo ao menos ser feliz.
    A mediocridade começa no topo da pirâmide e escorre para a base que pensa: se os que não valem nada estão lá em cima...então não vale a pena esforçar-nos tanto! E esta é uma espiral de desânimo ao qual não vejo fim...a não ser que aconteça um milagre! Não estou a ser pessimista: acompanho as notícias, os debates e os discursos todos e não vejo ninguém com capacidade para nos tirar deste buraco.
    Beijos às duas, sempre com temas tão actuais.
    Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, Graça, desde que me conho por gente, como se costuma dizer só ouço falar de crise. Em 75 fu obrigada a emigrar para o Brasil porque cá estavamos a viver uma grande crise, com os empregados a tomarem conta das fábricas, colocando os patrões para fora. Lá no Brasil vivi 14 anos durante os quais também houve crises. Estou há 22 anos cá e as crises continuam. Também não quero ser pessimista, mas, estou como a Graça... só um milagre e dos grandes nos fará sair deste buraco. Um beijinho, amiga e vamos lá, então, esperar que esse milagre aconteça. Um bom fim de semana e até breve!
      Obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  8. Antes de mais é um prazer ler-te e receber-te.
    E chegando, confesso que não pude conter um sorriso com a crítica tão bem humorada e sagaz de V. Ferreira. É de hoje pois não se muda um povo de um ano para o outro nem de um governo para o outro. Mas pequeninos que somos e tão grande a fome de ser grande! Deve ter vindo nos genes dos descobrimentos. Á sombra de novos mundos, a riqueza andou sempre atrás...Mas foi um Império, pois então! Mas hoje Emília, que uns engordam descaradamente, quando nem pão há para esfomeados? Onde está o estado social? Nao! Caridade não! Isso é da direita e das religiões....diziam! Agora é mesmo da caridade que tantos vivem! Nunca me interessou a política, não tivesse boas razões para assim pensar. Mas isto é escabroso, miserável, retrógrado neste mundo dito civilizado!
    Não há palavras para qualificar e quantificar toda esta soberba!
    E pensando no teu post de hoje...não posso deixar de elogiar tão bela escolha!
    Grande abraço Emília.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este meu post; Manuela é um grito Da Pátria a pediar socorro, um clamor feito de uma maneira " sagaz e humorada " como bem o dizes. Também sorri quando li" deve ter vindo nos genes dos descobrimentos..." e,claro essa mania de grandeza não acaba de um ano para o ourto; as mentalidades custam a mudar: Começa a haver muita fome na casa dos portugueses enquanto outros enriquecem à custa da crise com um descaramento que arrepia. Já me choca ouvir certas notícias e ver cada vez mais pessoas a irem à loja social buscar uns poucos pacotes de massa e arroz, pois não temos mais nada para lhes dar. Gostei muito do seu comentário, pois é sempre um prazer saber a sua opinião sobre os temas que aqui colocamos. Muito obrigada, Manuela e tenha um bom fim de semana, aproveitando este sol que hoje resolveu aparecer. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  9. Democracia um processo difícil,beijo Lisette.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Lisette...nãoé nada fácil viver em democracia; a liberdade é total e muitos não sabem como usá-la. A nossa está a psar por momentos dificeis, mas tenho esperança de que se aguentará. Beijinhos e espero que tenhas uma boa semana. Muito obrigada pela visita
      Em´lia

      Eliminar
  10. Não sou analista política mas,nem de longe, mas, me parece bem atual e precisa esta análise crítica aos gestores da terrinha amada. Virgílio Ferreira, é um grande porta-voz de muitos!

    Um beijo, Emília,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também entendo pouco de política, embora tente sempre estar atenta; Ao lermos este texto temos dificuldade em aceitar que tenha sido escrito há imenso tempo de tão atual que é. De facto estamos com graves problemas económicos e sociais, mas o que muito nos reocupa também é que nem dentro do governo há bom senso; ninguém se entende entre os governantes e estamos sempre à epera que ele caia, o que não seria nada agradável, pois a situação ficaria muito pior; mas não sei se se aguentará. Vamos indo e vendo, amiga, sempre com a esperança de que não afundemos de vez. Muito obrigada pela visita e espero que tenhas uma excelente semana
      Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  11. Fico feliz em perceber que certas pessoas,
    como nós, têm a capacidade de reconstruir para recomeçar.
    Isso é sinal de garra e de luta, é saber viver, é tirar o
    melhor de todos os passageiros.
    Agradeço a Deus por você fazer parte da minha viagem,
    e por mais que nossos assentos não estejam lado a lado,
    com certeza,o vagão é o mesmo.
    Com saudades desejo um feliz Domingo,
    beijos na sua alma carinhosamente,Evanir.
    A Viagem..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Evanir pela visita e plas palavra carinhosas. Espero que tenhas uma bela semana, sempre com muita saúde que é o essencial. Até breve e fica bem!Umbeijinho
      Emília

      Eliminar
  12. Virgílio Ferreira tem razão. Concordo com as suas afirmações.
    A coisa pública está cheia de coisas ignóbeis, e sujas onde uns quantos chafurdam à procura das pérolas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vergílio Ferreira tinha razão e o pior é que cntinua a tê-la; parece que escreveu hoje este texto. É difícil mantermos a esperança de que algo vá mudar, mas ao mesmo tempo, se não a tivermos a vida tona-se-á num tormento. Um beijinho,amigo e obrigada pela viita. Uma excelente semana
      Emília

      Eliminar
  13. Emília, minha amiga
    Muito obrigada pelas palavras deixadas lá na minha «CASA».
    O dia não foi mau. Tive a família (possível) junto de mim, o que já representa muito...

    Concordo, no essencial, com o que disse (escreveu) Vergílio Ferreira.
    Estamos a precisar duma grande faxina, mas ainda ontem eu dizia para o meu filho: "estes" não prestam, mas quem os há-de substituir?
    Olhando à nossa volta é uma pobreza que dá dó...
    Mas não podemos perder a esperança, senão é que a coisa fica preta...

    Uma boa semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também digo o mesm, Mariazita...quem terá capacidade e boa vontade para nos tirar deste poço em que estamos a cair? À nossa voa não falta só pão, faltam também verdadeiros lideres que tenham realment vocação política. Muito obrigada por ter vindo cá e fico feliz que esteja a conseguir ultrapassar essa dor com a ajuda dos sus filhos e restante família. Um beijinho, amiga e até breve!
      Emília

      Eliminar
  14. Podia perfeitamente ter sido escrito hoje. E o pior é que não se vislumbra no horizonte nenhum Messias capaz de nos salvar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei do teu " Messias", Elvira"!!! O pio é isso mesmos...não vermos gente caaz de evitar que Portugal se afunde de vez, ou melhor, que o tire do poço, pois ele afundado já está. Muito obrigada pela visita, amiga, e fica bem. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  15. Realmente continuamos com problemas na democracia.
    Penso que o mais difícil de mudar são as mentalidades, mas são essas que precisão de uma boa transformação.
    Mas, a esperança é a última que morre :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ria Também concordo que só com uma profunda mudança de mentalidade se consiga mudar a maneira de se fazer política e não é só neles que as mentalidades precisam de mudar, é também em todos nós. Uma vez li um artigo,já há muito tempo, que dizia mais ou menos que para se ter um bom país era necessária uma boa matéria prima e, infelizmente, a nossa, amiga, também não é lá dessas coisas.; os cidadãos também têm que mudar as suas atitudes. Obrigada pela visita e espero que etejas bem. Um beijinho e até breve.
      Emília
      Emília

      Eliminar

  16. Querida Emília

    Que texto! Dir-se-ia que Vergílio Ferreira está aqui e agora a analisar esta confusão em que estamos todos atolados. É que não se vê escapatória possível...Contudo, já estivemos no passado em situações muito complicadas, muito difíceis, e conseguimos sair delas. Esperemos que, ao fim e ao cabo, haja alguma forma de encontrarmos uma solução para os problemas que estamos a viver no presente.
    Bem dizes no comentário anterior que precisamos mudar a nossa mentalidade e as nossas atitudes, como cidadãos. Concordo plenamente. É uma mudança que tem de vir de cada um de nós.

    Um bom fim de semana para ti e para os teus.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atual é o texto e quanto a crises, é como dizes...sempre as houve e todas se resolveram. De vez em quando é bom que apareça alguma para nos fazerem parar e refletir sobre o modo como muitas vezes nos comportamos perante a vida; comete-se muitos erros, exagera-se em muita coisa, abusa-se no consumo e depois, claro, há que consertar todos esses estragos. Muito obrigada pela visita, amiga, e espero que tenhas um belo fim de semana
      Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  17. Emília Pinto e Hermínia Lopes


    Este blog “cCelle” que iniciou-se há pouco mais de tres anos, teve a honra de ser lembrado e premiado pelo blog "SEMPRE JOVENS”com o PRÉMIO DARDOS por bondade de seu criador.
    “Nem sempre os prémios materiais são os mais importantes, existem prémios que, embora apenas simbólicos, nos fortalecem o ânimo e estimulam a continuar a batalhar por um ideal humanitário, como este”. Somos gratos ao “SEMPRE JOVENS” pela lembrança do nosso modesto nome. O amigo A.João Soares é nosso incentivador, ao premiar-nos com este magnífico prêmio nos proporciona sentimentos de gratidão e reconhecimento.
    “O Prémio Dardos foi criado pelo escritor espanhol Alberto Zambade que, em 2008, concedeu no seu blog, Leyendas e el Pequeno Dardo, os primeiros Dardos, destinados a quinze blogues, que deveriam indicar outros blogues igualmente merecedores e por aí fora. Assim o prémio se espalhou pela internet, e destina-se a reconhecer os valores e empenho demonstrados por cada escritor de blogue.”
    As regras do Prémio Dardos são:

    1 - Exibir o selo;
    2 - Linkar quem o premiou;
    3 - Escolher outros blogues para indicar o prémio;
    4 - Avisar os escolhidos.

    “Resta-me pois, escolher os blogues que considero merecedores deste PRÊMIO DARDOS e avisa-los.
    A exibição do selo, bem como a nomeação de outros blogues, deixo ao critério de cada um, mas quero desde já salientar que a escolha dos blogues abaixo apenas pretende homenagear singelamente os blogues que mais aprecio e pelos quais vou passando regularmente, em ordem alfabética, são eles”:

    Alentejo
    A Tulha doAtílio
    Bixudipé
    Blog da Redação
    Blog da Regina Dutra
    Candeias MG: Causos
    Capucci Junior
    Começar de Novo
    Do Miradouro
    Espaço do João
    Estela Barbosa Slides
    Ramon Lamar
    Saúde e Alimentação
    Só Imagens
    Ver de Vida

    Continuem todos engrandecendo nossa internet...
    Felicidades
    cCELLE (http://ccelle.blogspot.com.br/) onde se encontra o selo.

    ResponderEliminar