sexta-feira, 18 de março de 2011

DIA DO PAI!









. Estavamos em Março e o sol começou a espreitar bem cedo.
Azáfama! O emprego... corrida para autocarros e metro; assim começava mais um dia primaveril. Dirigi-me à cidade mais próxima e o tempo convidou-me a mudar o rumo naquele dia de sol .
Sentei-me numa esplanada cercada de jardins; os canteiros sorriram , qual deles o mais colorido; pousei o olhar e detive-me em todas as flores rejuvenecidas e vaidosas.. Não sei quanto tempo estive a comtemplá-las... vagueei por entre aquelas pétalas doces e aveludadas com vontade de viver feliz .
Na mesa ao lado estava alguém que ,quando os nossos olhares sorrateiros se cruzaram , por momentos, levou-me ao passado.
Envolta numa nuvem de algodão doce , desenhava-se uma pequenita, ladina, brincalhona; mais concentrada fiquei e o o desenho foi-se tornando cada vez mais nitido; conhecia -a....
Intantes breves... novamente os olhares se encadearam e as mesas se tocaram..
Um sorriso.... conversa timida e a pouco e pouco a nuvem se desfez; era ela...ela mesma...a pequenita ladina...a Leninha. .
Comtemplei-a e em breves segundos, enquanto me certificava dos traços de criança agora tornada mulher, com sulcos já bem profundos e mãos enrugarradas....marcas de uma vida, voltei atràs no tempo e ... bem... a.memória não me atraiçoou; longe... numa terra coberta de verdura, serpenteada por um rio houve grande festa no colégio ., que ambas frequentamos naquele dia um dos directores fazia anos ......muitoa alunos ,pequena a sala; elogiar e dar os parabéns ao director era o dever de todos.
. Depois da intervenção dos convidados e restantes directores, chegou a vez dos alunos. Subiu então ao palco a Leninha com o seu vestidinho rodado, grande laçarote no cabelo e um grande ramos de rosas; não faltou o papelito na mão para não se enganar na declamação.
.A sala silenciou e a menina começou a ler um poema feito por alguém para aquele dia ,quando o terminou, emocionada ,curvou-se perante todos e chorou; comovidos por uma miuda de 9 anos transmitir tanto sentimento abraçaram.na ;o director beijou-a e agradeceu.
Fiquei intrigada com aquele comportamento pouco comum nestas idades e aos pouco fui desvendando sua história.
Aquela menina tinha perdido seu pai poucos meses antes e a saudade era muita.
Mais aprofundei sua história.... a brincalhona, que conhecia era uma menina triste, com uma infância muito marcada; apesar de criada numa familia bondosa, nunca fora feliz; seus pais tinham uma relação pouco estavel.
Ladina, nos seus quatro anos de idade, ia-se apercebendo o quanto o mundo era mau.... os desencontros, esses, eram constantes; sua mãe, pela madrugada, acordava-a para procurar seu pai; Leninha, ensonada, com o seu casaquinho xadrez lá acompanhava sua mãe; foram muitas noites e muitas outras se seguiram iguais a essas.
Não se questionava sobre esse mundo tão cruel,angustiada fugia de casa procurava os avo´s e tia.. o seu porto de abrigo,onde se sentia aconchegada. .
Voltava a casa entristecida!
As cenas repetiam-se e um dia viu sua mãe com a mala na mão, pronta a partitr; olhou ,mas não compreendeu bem o que se estava a passar ; estava de novo triste, a Leninha...
Num fim de tarde, pelo quintal de sua casa ouviu chegar uma ambulância; apavorada ela viu...levaram-no! Seria a ultima cena!.
Mais tarde, seu avô protetor levou-a ao hospital para ver seu pai.
Chegou o mês frio e chuvoso de Novembro; andava então a Lenita já na quarta classe; seu avô foi buscá-la à escola ; ao vê-lo, abraçou -o contente; disse adeus às companheiras com alegria.
Chegada a casa, vestiram-lhe um vestido cinzento.... seu pai tinha falecido.
A Leninha gostava de seu pai... era uma ternura; conservava consigo uma unica fotografia juntos... Leninha no seu vestido rodado e o seu grande laçarote.....
Voltamos a sorrir...
Abraçamo-nos num aperto de 50 anos de saudades; ela, com um sorriso bondoso herdado das boas gentes daquela terra exclama: " Vim comprar um bolo...HOJE É O DIA DO PAI!

Autoria-Herminia Lopes

Publicado para a Fábrica de Histórias
fabricadehistorias.blogs. sapo.pt


PS. Parabéns a todos os Pais, todos estão presentes!

Herminia

46 comentários:

  1. Boa noite Hermínia,
    e porque hoje é o Dia do Pai, nada é mais gratificante que homenagearmos aquele que nos criou com tanto amor.

    Feliz dia a todos os PAIS do mundo!

    Beijinhos,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  2. Como esse dia não é universalizado, desejo a todos os pais portugueses ou não, um dia feliz!

    ResponderEliminar
  3. Emilia/Herminia

    Eu amo meu pai, faz exatamente 06 anos que estou proibida pela esposa dele de vê-lo, e ele aceitou isso, creio que para não sofrer revelia dela e da filha, que um dia disse"se seu pai fosse o último homem na face da terra, nem assim eu o queria como pai". É para ela, que a esposa guarda todo o dinheiro dele. Minha mãe faleceu há mais de 30 anos e ele se casou com essa praga...

    beijos.

    ResponderEliminar
  4. Que texto lindo!
    Que saudades do meu Pai!
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  5. Bonita lembrança e saudação.
    Como não podia ser esquecido cá chegamos a esta data tão significativa "o dia do Pai", pois como se costuma dizer "quem tem um pai tem tudo" e em parte em verdade, sem ele nós não existiríamos.

    Bem Hajam a todos os Pais, quer estejam presentes ou também aqueles que já faleceram.

    Beijos amigos

    ResponderEliminar
  6. Lindo! Estou emocionada. Que mais posso dizer?
    Muito obrigada.
    Um beijo para todos os Pais.
    Um beijo para as autoras do blog.

    ResponderEliminar
  7. Nossa Hermínia, chorei. Dizer mais o que?

    ResponderEliminar
  8. Hermínia, este texto fala de fatos tristes e muito comuns, hoje! Mas, mostra também, o outro lado, do amor filial. Homenagem aos pais por senti-los e sabe-los importantes!
    Com você e Emilia compartilho esta homenagem à todos os pais portugueses, Bjs Celle

    ResponderEliminar
  9. Olá Hermínia

    Emocionei-me.

    Feliz dia do PAI!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Queridas Emília Hermínia,

    Emília, muito obrigada pela visita lá no mademoiselle, como sempre adoro as suas palavras sempre pertinentes e sábias. E que maravilhosa vovó você deve ser, cheia de histórias, fiquei imaginando o quanto os miúdos devem te admirar.
    Hermínia que texto lindo, hoje, especialmente, lembrei muito do meu pai, conversei muito com ele por telefone, pai meu ,que na sua simplicidade, no seu jeito modesto de viver, é o meu orgulho. Ler o seu belo texto foi o que faltava para que eu mergulhasse num oceano de lágrimas e de lembranças dessa figura maravilhosa que é o meu pai.Obrigada pelo escrito. Beijos e que vocês tenham uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  11. No Céu o meu olha por nós tenho a certeza.
    um beijo

    ResponderEliminar
  12. Emotivo este texto. Fez-me lembrar alguém da minha família que perdeu o pai há 9 anos. E hoje, ela, a menina de 12 anos e ele, o irmão de 20, continuam com saudades do pai. E por vezes, a indignação manifesta-se nas suas pequenas atitudes.
    Beijo

    ResponderEliminar
  13. OI! Ana
    Obrigada por ter vindo festejar o dia dos Pais.

    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  14. Oi Anabela!
    Realmente este dia não é universalizado, mas poderia, não acha ? Como dia, o nosso post será pra todos eles, obrigada por ter vindo.
    Ate´breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  15. OI Sónia!
    Triste história a sua!
    Infelizmente estas histórias como a sua e a do texto, são constantes,crianças pelo meio, relações instaveis, gente má, gente sem coração que põem os bens materiais acima do amor.
    É dificil conviver com essas situações, mas temos de ser fortes e continuar com a vida.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  16. Oi Isa!
    Fico contente por ter gostado da historia!
    Como a Isa também tenho saudades do meu!
    Obrigada e volte
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  17. Oi Isabel!
    Fico feliz por ter gostado da história, é um pouco emocionante ,mas mesmo assim supera O AMOR PELO PAI.
    Por isso a todos eles, que tivessem passado um bom Dia!
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  18. Oi Ni!
    Como deve ser sensivel!
    O Pai é um esteio no seio da familia.
    Até breve

    Herminia

    ResponderEliminar
  19. Oi Celle!
    Fico agradecida por ter vindo.
    A história é um pouco emocionante, mas como diz há uma parte bem importante:o Amor Filial.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  20. Oi Lisa!
    Fico contente por ter gostado, é sentimento.
    Também o vejo , nas suas lindas flores.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  21. Oi Yanne!
    Obrigada pelas suas palavras.
    Se tem pai tudo faça para o fazer feliz.São os melhores momentos da vida, depois fica a saudade e lágrimas.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  22. Oi África em Poesia!
    Temos a mesma saudade!
    É uma estrelinha que olha sempre por nós!
    Até breve
    Obrigada
    Herminia

    ResponderEliminar
  23. Oi Cantinho!
    A perda do pai e da mãe manifesta-se sempre~
    Eu já perdi os dois, mas sei, que eles só morrem, quando eu morrer, quantas vezes falo da minha mãe, que foi a ultima a falecer, como ainda estivesse entre nós, sei que entre mim está, por isso assim falo e até nem me apercebo,quando se é criança, é doloroso!
    Aré breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  24. Oi Hermínia. Não é costume, mas desta vez demorei a comentar. Bem... gostei muito da história e espero que vá preparando outra, pois o começar de Novo precisa de mostrar o seu talento. Felizmente eu ainda tenho o meu pai, embora longe. Que a vida o conserve por muito tempo junto de nós. Quero aproveitar para deixar aqui os meus parabéns a todos os nossos amigos Pais. Que sejam sempre muito felizes. Parabéns pela forma diferente que escolheu para homenagear a figura do Pai. Um beijinho e não se esqueça...prepare uma outra históri!
    Emília,

    Emília

    ResponderEliminar
  25. VOLTEI
    Para um beijinhoooooo




    NESTE DIA DO BLOGUEIRO E DA...POESIA...

    é lindo quando andamos por aqui e sentimos a união e o gosto que sentimos por estarmos juntas.
    Viva a PRIMAVERA
    Viva A vida
    Viva O Amor...

    BEIJOS

    ResponderEliminar
  26. Uma história triste mas bonita e comovente!
    Neste dia, não compro um bolo já, rezo por ele e me arranjo muito bem porque ele gostava de ver a sua "Migalhinha" bem arranjada. É um modo de o amar ainda mais.
    Beijo e uma boa semana.
    Graça

    ResponderEliminar
  27. É com delicia e ternura que desenho mentalmente a Lenita. Imagino o seu vestidinho cinzento e o abraço ao avô quando sai da escola. Uma delicia. Um pai pra sempre recordar...! Parabéns pela mensagem, pela ternura e pela lembrança

    ResponderEliminar
  28. Queridas amigas!

    Este texto fez-me reviver o passado, não tão longínquo assim, mas sempre dorido.
    A história é linda, mas traz tantas saudades do meu pai adorado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Um texto muito bonito e cheio de amor. É impossível esquecermos esta pessoa tão importante nas nossas vidas. Pai,sei que onde quer que estejas estás a olhar por mim.

    ResponderEliminar
  30. Oi Emilia!
    Obrigado por ter gostado!
    O dia do Pai e o dia da Mãe são dias muito especiais.
    Os meus, foram para uma longa viagem, mas sei, que só morrem quando eu morrer.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  31. Oi Africa Minha!
    Volta sempre ,estamos sempre na nossa casinha virtual.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  32. Oi Graça!
    Obrigada por ter vindo ,para homenagearmos todos os pais.Afinal o que somos a eles o devemos.
    Volte .~
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  33. OI Anónimo!
    Obrigado por nos visitar.
    Como referiu gostou da história.
    Fico feliz.
    Um beijo para todos os Pais.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  34. Oi Ná!
    Esta menina sofreu, mas lembra o pai com ternura
    sentia o seu afeto, recorda-o para sempre...lá está o bolinho!
    Até breve volte
    Herminia

    ResponderEliminar
  35. Oi Gito!
    Obrigada pela força!
    Volte! Fico à espera.

    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  36. Oi Anónimo!
    Oi Amigo(a) as saudades são sempre muitas, quanto mais o tempo passa ,mais saudades se tem, mas eles estão ao nosso lado, tantas vezes o chamamos , não vemos ,mas sentimos é importante.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  37. OI Isa!
    Um beijo e obrigada pela sua visita.
    A todos os pais, os presentes e os que viajaram aquele abraço.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  38. Precioso leer lo que compartes.

    Por acá el Día del Padre es en julio

    Cariños

    ResponderEliminar
  39. Olá queridas amigas!
    Uma boa semana pra vocês!
    Beijos meus

    ResponderEliminar
  40. Olá Mina, parabéns!
    Este texto comoveu-me muito, deu-me muitas saudades do meu PAI.

    Beijos
    Bela Sampaio

    ResponderEliminar
  41. Oi Abuela!
    Seria bom que este dia como tantos outros tão importantes fosse universalizado, quem sabe se não se vem a concretizar...
    Obrigado por ter vindo e volte.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  42. Oi Priscila!
    Os seus voros são os nossos o resto de uma boa semana e
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  43. OI Belinha!
    Estou muito feliz por te ver na nossa casinha virtual.
    Bem espero que venhas sempre , agora aprendeste o caminho e como é só um saltinho, quero que venhas comentar os nossos posts.
    Aceitam-se criticas ....mas construtivas....
    Claro que fico contente por gostares desta historinha, e como trabalhas com meninos, sabes melhor do que eu os dramas de certas familias....mas Pai ..é Pai..são os nossos herois.!
    Quantas a saudades estamos no mesmo barco, mas o meu já está mais pesado.
    Volta e até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  44. Lindo!
    A Emília bem disse que a Hermínia se ía aventurar nisto da Fábrica de Histórias e faz muito bem!!!

    Aguardo a da Primavera ansiosamente!

    ResponderEliminar
  45. Oi Sónia!
    É verdade, surpresa para mim, decidi, o tapete está a fugir e tanta coisa para fazer, esta seria uma delas.Arrisquei...
    Obrigada por ter vindo ,precisamos dos amigos para poder continuar com o nosso blog, dá-nos força para melhor fazer.
    Quanto à Emilia, essa sim seria a pessoa indicada para escrever sempre, se ela dicidir terá sempre uma história na sua fábrica...
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar