quarta-feira, 9 de março de 2011

VAMOS LÁ.......







Aprender a Viver

De um modo geral aceita-se que nenhuma actividade pode ser levada a cabo com sucesso por um indivíduo que esteja preocupado, uma vez que, quando distraída, a mente nada absorve com profundidade, mas rejeita tudo quanto, por assim dizer, a assoberba. Viver é a actividade menos importante do homem preocupado, no entanto, nada há mais difícil de aprender; por todo o lado, encontram-se muitos instrutores das outras artes: na realidade, algumas destas artes são captadas tão intensamente por simples rapazes que assim as podem ensinar. Mas aprender a viver exige uma vida inteira e, o que te pode supreender ainda mais, é necessária uma vida inteira para aprender a morrer.

Tantos dos mais ilustres homens puseram de lado todos os seus embaraços, renunciando a riquezas, negócios e prazeres e tomaram como único alvo até ao fim das suas vidas, saber viver.
Contudo, muitos deles morreram a confessar que ainda nada sabiam - muito menos saberão os outros. Acredita em mim: é marca de um grande homem, daquele que está acima do erro humano, não permitir que o seu tempo seja esbanjado: ele tem a mais longa vida possível simplesmente porque todo o tempo que tinha disponível o devotou inteiramente a si. Nada do seu tempo é desperdiçado ou negligenciado, nada do seu tempo fica sob controlo de outrém; ao ser um guardião extremamente zeloso do seu tempo, nunca encontrou nada que merecesse a troca. Assim, ele tem tempo suficiente; mas aqueles em cujas vidas o público faz grandes devassas inevitavelmente têm muito pouco de seu.

Séneca, in 'Da Brevidade da Vida'



Há séculos que o Homem tenta " Aprender a Viver "! Considero o " SABER VIVER" uma virtude e felicito todos aqueles que podem afirmar: " sim, felizmente, aprendi a viver". Esses são, com toda a certeza, felizes e deram sempre muito mais valor ao SER do que ao TER.

Emília Pinto

10 comentários:

  1. Herminia Lopes e Emilia Pinto10 de março de 2011 às 00:56

    Oi Emilia!
    Pois amiga, gostei, o aprender a viver vai-se construindo, é um castelo que leva muitos retoques.
    Os erros vão-se acumulando e é com esses que vamos aprendendo, mas nunca chegaremos a mestres.
    Seria muito bem mais leve ,se aprendessemos mais, mas a matéria é bem complicada.
    Talvez a aceitação será um bom começo.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  2. Pois é, Hermínia, parece fácil, mas, não é. Eu ainda não aprendi, apesar dos anos que já passaram por mim; morrerei sem aprender, como a maioria. Um beijinho e vamos lá...pelo menos tentar!
    Emília

    ResponderEliminar
  3. Viver é a mais difícil das artes. É uma arte que se aprende na grande escola que é o mundo. Sempre há o que aprender, portanto, é um curso para o qual não há diplomas, nem carga horária pré-determinada. E se há reencarnação, acredito que seja a etapa de recuperação dos pontos que não conseguimos absorver durante uma vida inteira. Enquanto isso, vamos nos equilibrando e buscando fazer o melhor possível para ter uma vida mais feliz e tranquila, proporcionando a recíproca ao próximo.Não conseguimos valorizar e gostar de tudo. A nós então, resta-nos a tarefa de respeitar e aceitar as diferenças, pois assim fica muito mais fácil viver.

    ResponderEliminar
  4. Tens razão, Anabela e a prova está neste video que aqui coloquei. Não há cursos, não há quem ensine; cada um tem de encontrar a sua forma de aprender a viver. Um beijinho e obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar
  5. Amo vir aqui...
    Vocês sabem como acolher e receber...
    Realmente temos que nos dispor de tudo para aprendermos a viver...
    Temos que nos despir de conceitos e pré conceitos...
    Temos que doar mais do que receber...
    Temos que amar mais do que sermos amados...
    Mas é assim que aprendemos...
    Sei que é uma matéria das mais difíceis...
    Mas podemos começar pelo aprendizado mais simples desta matéria
    Vamos aprender a sorrir com sinceridade...
    Assim tudo fica mais leve...
    Quando colocamos em pratica coisas que nos leva ao crescimento na vida somos mais felizes...
    Aprendemos a ser felizes...
    Pois, apesar de termos problemas eles sempre estão de mãos dadas as soluções...
    Isso é magnífico!!!
    Amei o texto...
    Vocês sempre lindasssssss...
    BJKS
    Chrys
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Que bom vê-la por cá Crhys! Já estava com saudades! Obrigada pelo magnífico comentário e espero que , apesar dos problemas que sempre aparecem, consiga SABER VIVER. Volte sempre, viu? Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  7. Eu percorro o CAMINHO,vigilante!

    saudades sua
    De

    ResponderEliminar
  8. È isso que temos de fazer, Denise, sempre vigilantes, pois sá assim aprenderemos. Obrigada pela visita e um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  9. Olá, queridas
    E nesse trâmite vamos vivndo com carinho e fazendo o melhor que podemos...
    Bjs de paz excelente semana pra vcs.

    ResponderEliminar
  10. Fazer o melhor que pudermos é o nosso dever, orvalho do céu e só assim conseguiremos viver plenamente. Obrigada pela visita e fique bem! Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar