sexta-feira, 1 de outubro de 2021

OUTONO

 


FAMÍLIA DESENCONTRADA

O Verão é um senhor gordo, sentado na varanda, 
suando em bicas e reclamando cerveja. 

 O Outono é um tio solteirão que mora lá em cima no sótão e a toda hora protesta aos gritos: 
"Que barulho é este na escada?!" 

 O Inverno é o vovozinho trêmulo, 
com a boina enterrada até os olhos, 
a manta enrolada nos queixos e sempre resmungando: 
"Eu não passo deste agosto, eu não passo deste agosto..."

 A Primavera, em contrapartida - é ela quem salva a honra da família!
é uma menininha pulando na corda 
cabelos ao vento pulando e cantando 
debaixo da chuva 
curtindo o frescor da chuva que desce do céu 
o cheiro da terra que sobe do chão 
o tapa do vento cara molhada! 
 
Oh! a alegria do vento desgrenhando as árvores 
revirando os pobres guarda-chuvas 
erguendo saias! 
A alegria da chuva a cantar nas vidraças sob as vaias do vento... 
Enquanto - desafiando o vento, 
a chuva, desafiando tudo - no meio da praça 
a menininha canta 
a alegria da vida 
a alegria da vida!

Mário Quintana


Há muito que dizemos que as estações do ano estão bastante " baralhadas ", devido  às alterações climáticas  e aqui, neste poema, vemos Mário Quintana, com bastante humos a falar desta " família ", onde ninguém se entende. Também nós, reclamamos sempre...nunca estamos satisfeitos com o clima.

Achei muito engraçado este poema, Amigos! 

Emília Pinto

36 comentários:

  1. Gosto imenso do Mário Quintana de quem tenho lido muito, mas não conhecia este poema.
    Atualmente temos dias em que passam pelas 24 horas as quatro estações.
    abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Elvira há muito que não temos as estações bem definidas e, num só dia , às vezes, passam por nós todas elas. Por isso, escolhi este poema de Quintada que também não conhecia, mas que achei muito adequado e engraçado. Um beijinho, Elvira e muito obrigada pela visita. SAÚDE para todos aí em casa.
      Emilia

      Eliminar
  2. Lindo poema de Quimtana que não conhecia!
    Gostei muito!
    Feliz outubro pra ti! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Chica! Um feliz Outubro para todos vós, especialmente com SAÚDE. Aqui o friozinho já começa a dar sinal, avisando-nos de que o Inverno está a chegar. Preferia que fosse o tal " senhor gordo, sentado na varanda", mas, infelizmente será o " vovozinho " tremendo de frio que chegará em breve. O remédio é aceitar, não é verdade? Tudo de bom, Chica, e que a Primavera vos faça esquecer um pouco os lales desta pandemia. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  3. Muito, muito interessante. Belo!!

    Felizes somos ao contemplar o amanhecer
    .
    Beijos, e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Cidália! Fico contente que tenhas gostado. Um beijinho e SAÚDE para todos
      Emilia

      Eliminar
  4. Bom dia, Emília!
    Como é bom Quintanear!
    Parabéns pela ótima escolha do poema. Quintana é sempre uma boa pedida, com seu humor inteligente e perspicaz. Um grande poeta, esse nosso simpático (e tantas vezes injustiçado) velhinho! Vivaaa, a Primavera chegou "para salvar a honra da família"!
    Bjs, Marli - O Amor que ninguém vê

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Marli! Aí chegou a Primavera, mas aqui, chegou o outono aquele " tio solteirão " que só sabe resmungar e eu não gosto nada desse tio que veio sem pedir licença e se instalou, aliás, todos os anos aparece e , o pior, já me avisou que logo logo virá o " vovozinho e tenho de aquecer a casa, pois ele fica deblitado com o frio. Quem me derea que chegasse o tal do " senhor gordo ", Marli! Gosto de calor, Amiga! Beijinhos e muito obrigada pela visita .
      Emilia

      Eliminar
    2. Ah, eu também! No calor parece que a gente vive mais. Mas nesse ano, essa primavera daqui, tem sido puro faz-de-conta, 'fake', como diz o Toninho. Tomara que passe tudo e venha logo o calor. Calor é vidaaaaaa!
      Bjs
      Marli

      Eliminar
  5. hahahaa, esse era o espírito de Mario Quintana! Sempre com humor e fazendo das suas, menino travesso. Como sabes ele era gaúcho de Alegrete e morava aqui de Porto Alegre desde 1919. Morreu em 1994. Via Mário Quintana com frequência na televisão e cruzei com ele algumas vezes na 'Rua da Praia', que ele adorava. Só cruzei! Se falasse com ele, naquela época, morreria de timidez!
    É o poeta de estimação dos Gaúchos! Era e continua sendo. Aqui em Porto Alegre muitas vezes se apresenta as 4 estações num dia só, isso é conhecido. Começa de um jeito e termina de outro. O verão é muito quente, o inverno já é camarada, ameno.
    Amiga querida, como é bom encontrarmos nossos autores nos blogs das amigas, principalmente de Portugal. Gostei de ler esse poema aqui no 'Começando de Novo'!
    Um beijinho, minha querida, um bom fim de semana!
    Aqui, um dia lindo de primavera, mas os cuidados continuam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inverno ameno? Ai, ai, não gosto nada de invernos, principalmente os de cá que sao3 sempre muito frios; o calor nunca me aborrece, nem que seja de " suar em bica ", mas ainda tenho que esperar muito para que o tal " senhor gordo se instale na varanda a beber cerveja " Não aprecio cerveja, mas ficaria contente com um simples copinho de água , desde que ele promstesse ficar por muito tempo. As....não fica, Tais! Por aqui, o verão é sempre muito curto e o calor pouco. Ficas contente por veres os vossos escritores nos blogues amigos? Bem....neste caso, não te esqueças que Mário Quintana e todos os outros são um pouquinho meus também. Afinal, sou uma luso - brasileira muito orgulhosa por ter duas pátrias. Obrigada, Amiga, pela presença e deixo-te um beijinho carregadinho de amizade, não esquecendo, claro, um para o Pedro
      Emilia

      Eliminar
    2. Claro que és um tanto brasileira, moraste aqui, te inteiraste de nossos costumes, de nossa cultura, da vida brasileira.
      'És prata da casa!!' Conheces esse termo?
      Beijinho, querida amiga! Uma feliz semana.

      Eliminar
    3. ....continuo a receber noticias, todos os dias, através do meu irmão e dos meus sobrinhos e portanto " nada me escapa " sobre esse meu lindo -Brasil. Tem defeitos como qualquer outro tem, mas o calor humano do seu povo é algo que guardearei para sempre no meu coração. Conheço, sim, o expressão e tenho um imenso orgukho em sentir que sou sim, " prata da casa ", uma casa onde fui muito, muito feliz e, como sabes, a casa que os meus Pais escolheram para sua última morada. Essa será a minha mais forte ligação ao Brasil, enquanto por cá andar. Que bom, teres voltado aqui.! Obrigada, querida Amiga! Beijinhos
      Emilia 🇵🇹 🇧🇷

      Eliminar
  6. ola. amiga
    gostei do poema. um poeta consagrada com uma poesia inspiradora

    como está

    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel! É bom quando um poeta fica agradado com os poemas que aqui partilho, pois, em principio são mais exigentes dado terem a mesma " vocação ". Eu achei muito interessante esta maneira de tratar as estações do ano, porque, na realidade, o clima anda bastante trocado. Espero, Manuel, que estejam todos bem: por aqui, as coisas vão andando normalmente. Obrigada pela visita. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  7. De facto as crianças olham para a vida, com uma alegria inata, que nem os dias mais cinzentos, conseguem apagar... que nunca se apague em nós esse olhar...
    Adorei descobrir mais um pouco da obra de Quintana, por aqui!
    Deixei um link, lá no meu canto, aqui para o seu cantinho, Emília, com uma partilha de Torga, que li há tempos por aqui, e gostei imenso!
    Um beijinho grande! Feliz fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Ana, as crianças, aquelas que têm o " direito de serem meninos " olham para a vida com uma " alegria inata" não se importando com as estações do ano; para elas é sempre Primavera e lamento muito que para muitas sejam, todos os dias, um rigoroso inverno. Mas a viida é assim e às vezes nem das crianças se compadece. Mais uma vez, obrigada pelo " miminho " lá no " Arte and Kits e desejo-vos, a todos, saúde e dias de outono serenos. Um beijinho, Amiga!
      Emilia

      Eliminar
  8. Uma definição muito interessante das estações do ano.
    Obrigado pela partilha.
    Bom domingo e uma ótima semana, amiga Emília.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achei muito interessante, Jaime e, embora goste muito de Quintana, desconhecia este poema. É assim...vamos aprendendo todos os dias. Obrigada, Amigo! Um beijinho e SAÚDE para todos
      Emilia

      Eliminar
  9. Oi Emília, adorei o texto!
    Penso que os comportamentos podem ser observados e cuidados, em qualquer estação e às primaveras pediria um pouco de compreensão com as outras estações. Assim fica mais leve!
    Abração, bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei deste teu " às primaveras pediria um pouco de compreensão com as outras estações ", Dalva. Sendo elas " as salvadoras da honra da familia ", devem sim, perdoar os erros dos outros, porque para mim, por exemplo, não tem graça nenhuma o outono e muito menos o inverno; não têm graça, mas tenho que os aceitar, porque eles aparecem quer eu queira ou não. Perdoo o mal que mme fazem! Tem de ser! Beijinhos, Dalva e obrigada pelo carinho da visita
      Emilia

      Eliminar
  10. Boa tarde de domingo, querida amiga Emília!
    Tão, mas tão bonita a ligação da vida com as Estações climáticas.
    Não conhecia o poema e fiquei encantada com a Primavera. Fiz uma associação com a Estação que vivo aqui.
    Ela dá um novo vigor e aumenta a generosidade para com a própria vida.
    Suas escolhas para postagens são inteligentes e caem com leveza de pluma em meu 💙.
    Muito obrigada, querida amiga.
    Tenha dias abençoados na nova semana!
    Beijinhos com carinho de gratidão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem me dera que estivessemos também na Primavera, Roselia! Estamos no outono e isso significa que, logo, logo, estaremos no inverno e eu não gosto nada de frio. Este poema de Quintana está muito interessaante e eu também não o conhecia. Fico contente que tenhas gostado e agradeço-te muito o carinho que sempre me dedicas. Muito obrigada, querida Amiga! Aproveita a vossa Primavera e eu vou aproveitar o outono que, por enquanto, ainda está agradável. Não tenho outro remédio, não é verdade? Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  11. Mário Quintana, sempre tão gostoso de ler. Adorei o poema, minha Amiga Emília.
    Que o seu Outono seja muito bom e que tenha muita saúde e alegria.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito gostoso de falar das estações do ano de falar de falar deste, mesmo, Graça e, além disso achei uma maneira interessantissima de falar do assunto. Nós nunca estamos satisfeitos com o tempo, ora reclamanos do frio, ora do calor ou a chuva ; parecemos mesmo essa" familia desencontrada...nunca nos entendemos. Obrigada, Graça, pelo carinho, Apesar do outono anunciar o inverno que me aborrece muito, vou fazer dele o melhor possivel, pois ele está aí e temos de o viver. SAÚDE para todos aí em casa, querida Amiga, um beijinho
      Emilia

      Eliminar
    2. Ai que frase mais estranha, a minha. Deve ler-se assim...
      ; muito gostoso, mesmo, Graca, falar das estações do ano deste modo engraçado e também achei interessantissima a maneira de tratar este assunto
      Desculpa, Graça, mas, nunca dá certo estar a escrever e ao mesmo tempo a ouvir noticias. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  12. Achaste engraçado, amiga? Eu achei uma verdadeira delícia!
    Com o seu fino humor, Quintana faz-nos uma descrição perfeita das estações do ano.
    Apesar de conhecer muita coisa de Mário Quintana, desconhecia este excelente texto. Adorei!
    Obrigada pela partilha, querida amiga.

    Desejo uma semana feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei engraçado, mas também " achei uma delicia, Mariazita, esta maneira de descrever as estações, feita com muito humor. Também não o conhecia, mas ao procurar algo sobre o outono, deparei-me com esta maravilha Ainda bem que gostaste, Amiga! Fico muito contente! Um beijinho e fica bem, especialmente com SAÚDE
      Emilia

      Eliminar
  13. Respostas
    1. Obrigada, Rajani! Um bom fim de semana e SAÚDE!
      Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  14. Oi Emília ! Uma interpretação das estações pra lá de divertida. Muito bom ler Mario Quintana. O poeta das coisas simples, sabia muito bem expressar a simplicidade das coisas, de maneira bem divertida e gostosa de se ler. Emília, obrigado pelas lindas e incentivadoras palavras que sempre deixou lá no meu blog. Grande beijo. Tenha uma noite abençoada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes bem, Beto, " o poeta das coisas simples " que aqui fala-nos das estações do ano com simplicidade e de uma maneira bem divertida. Adorei encontrar este poema, pois não o conhecia. Eu é que te agradeço o carinho que dispensas ao começar de novo, com a tua presença e palavras muito simpáticas. Obrigada, querido amigo e desejo-te sucesso com o teu livro e também na vida pessoal Espero que estejam todos de saúde aí em casa. Um beijinho e bom fim de semana
      Emilia

      Eliminar
  15. Olá, querida amiga Emília, gostei de reler esse belíssimo poema do gaúcho Mário Quintana, natural de Alegrete, mas que passou quase toda a sua vida aqui na cidade de Porto Alegre. Tive a satisfação de conhecer pessoalmente o grande Mário Quintana, a quem fui apresentado por uma jornalista amiga, no tempo em que eu cursava a Universidade. Nessa época, já conhecia toda a obra de Quintana até então escrita. A sensibilidade do poeta, levou-o a escrever histórias e poemas infantis. Um desses livros chama-se Pé de Pilão, título que foi escolhido pelas crianças que o conheciam e que eram suas leitoras. Poeta moderno, Quintana raramente usava rimas, mas para os poemas infantis as rimas não eram dispensadas, pois Quintana sabia que as crianças gostam muito de rima, fato que o levou a escrever muitos poemas infantis dessa forma. Mas voltando à poesia para adulto, Quintana foi ( e é,) um dos maiores poetas brasileiros, diria mesmo que está no mesmo patamar dos nossos grandes poetas. Portanto, , minha amiga, foi uma alegria para mim ter visto a postagem desse poema de Quintana sobre as estações do ano, poema de grande beleza.
    Então resta-me agradecer e desejar uma excelente semana com muita saúde para toda a família.
    Um beijo, minha amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Um poema de grande beleza" e feito com muito humor, Pedro. Gosto muito de Mário Quintana, mas pouco sei dele e de sua obra. Não sabia que escrevia livros infantis e que só nestes colocava rimas, ou melhor, nestes não as evitava. Muito interessante. O Brasil é muito rico em literatura, seja em prosa seja em poesia e este poeta das coisas simples está com certeza entre os maiores. Fico muito contente que tenhas gostado, Pedro e agradeço-te imenso as informações que aqui deixas sobre este grande Senhor. Fica bem, especialmente com alegria e saúde para todos. Um bom fim de semana que, parece, vai ser prolongado, devido ao feriado do dia 12 . Beijinhos e obrigada pelo carinho
      Emilia

      Eliminar
  16. Alegro-me em cada estação
    Tão logo ela inicia.
    Sempre eu sinto a alegria,
    Na que mais sinto é verão.

    O outono faz colorida
    A vegetação com cores
    Doces e aonde fores
    Pisarás na morta vida.

    Sentindo o primeiro frio
    Do inverno olho o agasalho
    E sorrio vendo um talho
    Descosturado e sem fio.

    Porém, é na primavera
    Que sinto alegria à vera
    Ela é a estação rainha,

    Porém o verão supera
    Tal alegria, pudera
    É o rei da praia minha!

    Lindo poema! Parabéns pela postagem. Abraço fraterno. Laerte

    ResponderEliminar
  17. E o Verão, querido Laerte, para mim, tambe é só alegria, " é o rei da praia minha". Infelizmente, quem está quase a entrar pela minha porta é o tal " vovozinho trêmulo " que nos faz tremer de frio e ele que me desculpe, mas, se pudesse fechava a porta " a sete chaves" para o impedir de me " assombrar" com os seus dias tristes, escuros e chuvosos. Mas, não posso e, portanto há que recebê-lo de braços abertos e pedir à vida que me permita espperar pela próxima Primavera. Amigo, muito obrigada pela visita e por enriqueceres o meu post com lindos versos, como, aliás, sempre o fazes. Aproveita bem este feriadão que ides ter, especialmente com SAÚDE para todos. Um beijinho
    Emilia

    ResponderEliminar