quarta-feira, 4 de março de 2020

OS AMIGOS....


Foto retirada da net





.... revelam-se


Pode ser esclarecedor recordar que o termo latino para amizade, amicitia, deriva da raiz am, que no latim popular designa «mãe» (amma) e «ama» (mama). A etimologia da amizade reenvia-nos, assim, não para uma qualquer experiência casual, mas para a memória daquela afeição primeira que estrutura silenciosamente a existência. Por isso, na sua espantosa leveza, e sem alardes, a amizade dialoga com coisas muito fundas dentro de nós: faz-nos reviver o primeiro amor com que fomos (ou não fomos) amados; toca as nossas feridas, mesmo as que não conseguimos verbalizar; transmite-nos confiança para sermos o que somos e como somos; estimula-nos a progredir vida fora.
Nem todas as nossas amizades chegam a tomar consciência da extraordinária viagem interior que as mobiliza. Porém, mesmo quando a amizade parece simplesmente prosaica, é este programa que realiza, pois há sempre um instante em que os verdadeiros amigos se revelam como aqueles que estão dispostos a acompanhar-nos aconteça o que acontecer.
Não esperamos nada dos nossos amigos, e essa franqueza é fundamental. Mas, não esperando nada, esperamos tudo, na medida em que a sua existência nos permite existir. A doçura da amizade é equivalente a esse seu rigor mais infrangível: o meu amigo é este próximo que não deixa de ser distante. Mas é também o distante que sabe tornar-se próximo e íntimo Por isso, não é a posse que conta na amizade, mas a afeição, a dádiva atuada no desprendimento.

José Tolentino Mendonça, in 'O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas'


Escolhi este texto para, mais uma vez, vos agradecer a afeição, a dádiva, a amizade neste meu instante dolorido que, infelizmente chegou e que, com o tempo se transformará em instantes de grande saudade

Dizer, MUITO OBRIGADA, AMIGOS, é muito pouco; deixo-vos um enorme abraço. carregadinho de Amizade e gratidão

Emília Pinto

47 comentários:

  1. Boa noite de paz, querida amiga Emília!
    Que lindo!
    " ... é também o distante que sabe tornar-se próximo e íntimo"...
    Achei incrível o que recortei, amiga.
    Só me resta pedir bençãos em sua vida ao Bom Deus e agradecer-lhe por sua amizade.
    Seja muito feliz!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Amiga Roselia, a frase que recortaste, foi precisamente o que senti, amigos distantes que souberam tornar-se próximos e intimios, nestes tempos tão dificeis para mim. Ê uma benção ter AMIGOS destes. Um forte abraço, muito, muito agradecido. Brevemente irei visitar-te.
      Emilia

      Eliminar
  2. Querida Emília, esse texto é magnífico!
    Li, recentemente, não lembro onde, que fechamos nossos olhos quando vamos rezar, beijar, chorar, sonhar...E isso se dá pelo fato de que as coisas mais belas da vida não são vistas, mas sentidas com o coração. E assim são as amizades puras, mesmo quando estão além-mar, quando as pessoas se conhecem por afinidades, quando criam carinho e preocupação, sabem estar perto, uma conversinha, um alô ou uma palavra de carinho no momento certo. No momento em que a amiga está frágil. Pra mim a amizade não é quantidade e nem aproximação, é ter o coração aberto e próximo.
    Um beijo, querida amiga, meu carinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha pensado nisso, Taís, mas, quando quero pensar na minha mami, fecho os olhos e assim fico por uns momentos; é a minha maneira de rezar por ela, de estar em contacto com ela, de rever os momentos bons passados com ela. Amizade é tudo isso que escreveste, minha Amiga e eu sinto o " vosso coração aberto e próximo " nestes momentos tão dificeis. Como é bom ter Amigos destes! Tereis aqui, sempre, uma grande e sincera Amiga! Um abraço para os dois e agarradinha a ele vai a minha amizade, real, verdadeira.
      Emilia

      Eliminar
  3. Querida Emília, que belo texto!
    Costumo dizer que o amor movimenta o mundo, e a amizade para mim é uma forma de amor, tão ou mais sublime que o outro. E sobretudo mais forte. Porque uma amizade não desaparece com as separações da vida. Reencontramos amigos perdido há vinte trinta anos, e a alegria é sincera, o sentimento está lá intacto.
    No que se refere a sentimentos, não sou muito boa com as palavras. Enrolam-se-me na garganta ou formam um nó no peito e fico muda. Nessas alturas costumo abraçar a pessoa, e deixar que o bater do meu coração lhe diga que estou com ela. Não posso fazer isso consigo, estamos longe, mas só lhe posso dizer que sei o que está passando. Há 10 anos perdi pai e mãe em menos de um ano, e num momento em que o homem da minha vida lutava contra um cancro.
    Nessa altura foi o carinho de amigos, muitos que só conhecia deste mundo virtual que me deram forças para me aguentar. Nunca vou esquecer em especial um casal que se deslocou de Afife, e outro de S. Martinho do Porto, para me darem um abraço e me acompanharem no funeral.
    Um dia li não me lembro onde que a amizade é o que nos mantém de pé quando o amor morre. É bem verdade.
    Um abraço apertadinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Que belo texto " e que belas as tuas palavras, querida Elvira. Estamos longe e não podemos dar aquele abraço apertadinho que gostariamos, mas, querida Amiga, senti-me abraçada por ti e têm sido estes abraços a ajudarem-me nestes tempos dificeis, tempos de sofrimento que já há muito conheces. Agora chegou a minha vez, com a perda do meu pai há dois anos e da minha mãe no passado dia 16; o que nos consola é que partiram sem grande sofrimento e temos de aceitar que a vida nos dá, como única certeza, a morte, por mais que isso nos doa. Muito obrigada, Amiga do coração e espero, sinceramente que esteja tudo a correr bem com os teus olhos; tenho acompanhado as noticias que dás lá no Sexta-feira
      Um abraço bem apertadinho
      Emilia

      Eliminar
  4. Hoje comecei o dia da melhor maneira - absorvendo carinho por demais!
    Querida Emília, é linda, linda, esta publicação. Escolheste as palavras de alguém que toca sempre o coração de quem o lê. E tu, amiga, não tens que agradecer o carinho que mereces.
    Lindas, lindas são também as palavras aqui deixadas por 3 amigas nossas, que li e reli encantada.
    Como vês, comecei bem o dia!
    ADORO ABRAÇOS APERTADINHOS, ABRAÇOS VERDADEIROS, DE AMIGOS AINDA MAIS VERDADEIROS.
    Sorte a minha ter aprendido a dar/receber abraços virtuais!!!
    Hoje, como não podia deixar de ser, deixo 4 abraços para 4 amigas: Emília, Roselia, Tais, Elvira.
    (Espero que estejas mais calma, querida amiga. Já viste as duas estrelinhas brilhando para ti no céu?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da minha parte vai meu enorme carinho pra ti, querida Teresa. Eu adoro beijos e abraços virtuais dos amigos além mar e dos amigos brasileiros. A gente sente que não está só. Não é verdade?
      beijinhos para as duas!

      Eliminar
  5. Emília, que texto tão lindo e emocionante... A amizade é linda e não precisamos estar próximos pra sentir a amizade...Vai pelos fios do coração e espero chegue até ti o meu carinho, desejo de força e garra! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Chica e, de tão longe, a tua amizade chega até mim todos os dias e se aloja no meu coração, consolando-o e de onde nunca sairá. Muito obrigada, querida Amiga e, hoje, dia da mulher, desejo que te sintas amada e respeitada por todos; não só hoje, mas, sempre. Um beijinho e saúde para todos vós
      Emilia

      Eliminar
  6. Obrigada pelo texto, lindo e verdadeiro.
    Um grande abraço e muita força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ver-te por aqui, Rita! Muito obrigada, querida Amiga. Logo que a disposição volte com mais força, visitar-te-ei. Até lá, deixo-te um abraço carregadinho de amizade.
      Emilia

      Eliminar
  7. Minha querida amiga
    Escolheste um texto maravilhoso para expressar o teu agradecimento.
    Deixa-me, contudo, dizer-te que a Amizade não se agradece - retribui-se. Mas tu combinas lindamente os dois aspectos - o agradecimento e a retribuição.
    Li, há muitos anos, não me recordo onde, que "A Amizade conta tudo o que recebe e nada do que dá" . E assim é, na verdade. Quando a Amizade é verdadeira aquilo que nos dão tem um valor inestimável; quanto ao que damos... esquecemos logo, porque é tão natural dar como respirar.
    Assim eu vejo a verdadeira Amizade, ou seja, aquela que nos une.

    Brevemente escreverei email. Não o tenho feito apenas para não te perturbar. Agora acho que já o posso fazer...

    Deixo-te "aquele abraço" repleto de carinho.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Mariazita, a amizade retribui-se e essa retribuição é a única maneira de agradecer os pequenos gestos amigos que recebemos, quer seja nos momentos dificeis, quer seja nos momentos de alegria. Estou a ficar melhor, Amiga, embora, a volta do meu irmão ao Brasil, tenha deixado um grande vazio; vivemos juntos a dor de perder a nossa mãe, mas agora temos de continuar separados e ele com um sofrimento maior, pois não a vai ter à sua espera e não vai mais precisar de cuidar dela. Quanto a mim, não sei quando terei coragem de ir ao Brasil. Teremos de ir, mas vai ser dificil. Não só hoje, dia da mulher, mas sempre, desejo que te sintas amada e rrspeitada por todos, em especial por aqueles a quem tudo dás. Um abraço e a minha verdadeira Amizade
      Emilia

      Eliminar
  8. Um texto excelente.. Um verdadeiro amigo está sempre presente e sabemos que está ali...
    Um grande abraço
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo que estejam longe, sabemo-los sempre à nossa disposição, nem que seja para nos darem umas palavrinhas, tão importantes em determinadas ocasiões. Muito obrigada, Marta, por estares sempre aí. Um beijinho e que tudo te corra o melhor possivel
      Emilia

      Eliminar
  9. um texto muito belo do poeta José Tolentino Mendonça.

    (que nunca lhe pesem as púrpuras e sedas,
    nem o chapéu cardinalício)

    é muito gratificante sabê-la de volta, Emília.
    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Amigo Manuel! Aos poucos, tenho de voltar à minha vida normal, por muito que custe. Quanto ao José Tolentino, também espero que ele se dê bem nas suas novas funções. Um beijinho e até breve, Amigo
      Emilia

      Eliminar
  10. Querida Emília

    Este texto de Tolentino Mendonça define a Amizade de forma primorosa. Sentimento profundo que nada espera e tudo dá, mas que necessita de ser alimentado qual plantinha frágil. Não sobrevive só por si.
    Estarmos presentes no momentos bons e menos bons, cuidando uns dos outros, fortalece-o.

    Desejo, minha amiga, que com o tempo as boas recordações preencham a saudade dos teus entes queridos. Saudações a toda a família.

    Miminhos à pequenina Beatriz.

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Olinda! Aos poucos vou voltando, hoje um tanto em baixo, porque o meu irmão voltou ontem para o Brasil e deixou um vazio. Foi bom termos vivido juntos a partida da nossa mãe, mas agora ele tem de enfrentar a ausência dela e vai ser muito dificil; saiu de lá vendo-a bem e agora chega lá e cai na triste realidade. Mas a vida continua e não adianta lamentos. Um beijinho, muito, muito especial e, com certeza, a nossa amizade será sempre forte e regada sempre que for preciso.
      Emilia

      Eliminar
  11. no entanto um vizinho bom é melhor que um amigo afastado
    abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alfacinha. Os bons vizinhos são também muito importantes e algumas vezes são como familia. É bom que cuidemos da boa vizinhança para que se tornem nos amigos mais próximos. Obrigada pela visita. Um beijinho e tudo de bom para ti e para os teus.
      Emilia

      Eliminar
  12. Querida amiga, lamento sinceramente a partida da sua mãe, sei como é tão doloroso vermos partir aqueles que amamos, pois também já não tenho os meus paizinhos, mas ficam as suas doces lembranças, que nos ajudam a aliviar a saudade.
    Adorei o seu post, os amigos são faróis que iluminam o nosso caminho, principalmente quando atravessamos as tempestades da vida.
    Deixo um abraço bem apertadinho, e um beijo pleno de carinho e amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Maria. Ainda não tinha passado por momentos tão dificeis, mas agora chegou a minha vez. Não esperavamos que fosse tão depressa, mas aconteceu e doeu muito não me ter esperado para a abraçar no dia 16 deste mês, pelos seua 90 anos. Agora resta-me esperar que o tempo faça o seu trabalho, transformando a dor nas " doces lembranças " que tenho dela " Este texto é muito lindo e mostra bem tudo o que senti nestes dias tão dificeis, o abraço e apoio dos amigos que, apesar de longe, os senti juntinho a mim. Um abraço, querida Amiga e saúde para todos aí em casa.
      Emilia

      Eliminar
  13. Emília, voltei pra dizer que adorei teu comentário por lá agorinha.Lindo e que possas sempre olhar pra tua estrela mais brilhante!
    Quanto aos céus, se fizeres uma foto tua de um céu., basta me mandar por email:rtazza@gmail.com. Adoraria! bjs, tudo de bom no nosso dia! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Amiga!Bom ter o teu endereço, pois assim poderemos conversar, mas, sabes ? Sou uma " nódoa " a tirar fotos e quem disse que saberia colocá-la no e-mail? Teria que pedir ajuda â minha filha. Parece impossivel, mas é a pura verdade, Amiga. Ficas com as minhas palavrinhas, certo? Beijos e tudo de bom, principalmente muita saúde
      Emilia

      Eliminar
  14. Tenho estado a adiar passar por cá, pke há pouco tempo perdeste uma das mulheres mais importantes da tua vida. É assim! O tempo ajudar-te-á. Ficaram boas recordações, e isso é o mais importante.

    Um texto mto interessante sobre amizade e amigos. Gostava que isto fosse totalmente verdade, mas, tenho as minhas dúvidas.

    Abraços e beijos para ti e para as mulheres e meninas da tua vida. Sejam dignificadas e respeitadas!

    ResponderEliminar
  15. É verdade, Céu, perdi a Mulher mais importante da minha vida e isso dói ainda muito. O meu irmão voltou ao Brasil e vai ser muito dificil para ele. Não ter a Mami para visitar todos os dias vai custar muito, mas...acaba por aceitar, pensando que fez tudo por ela e que, assim, talvez se tenha evitado muito sofrimento; no entanto, dói pensar que nem eu nem ele estavamos junto dela; estava a netinha querida, mas..
    A vida manda, Céu e nada a fazer! É aceitar e seguir em frente,
    Quanto aos amigos, se forem verdadeiros, acho que é mesmo assim como descreve o J.T.M e eu tive agora a prova de que ele está certo. Sabes, houve pessoas que souberam e não foram capazes de me mandar uma mensagem de apoio; se tivesse havido velório, estariam lá todos, mas assim, acharam que não era preciso. Julgava-as minhas amigas, mas agora não as considero assim.Os de longe, estiveram comigo, os de perto não se manifestaram e alguns são da familia. Agradeço-te muito todo o carinho que tens demonstrado e, apesar de só nos conhecermos pelas palavras, sei que tenho aí uma Grande Amiga. Um beijinho, muito, muito especial
    Emilia

    ResponderEliminar
  16. Minha querida Amiga, este texto de José Tolentino de Mendonça é muito belo, assim como todo o livro onde está inserido e que li com um enorme prazer.
    E para lhe dizer tudo o que não sou capaz, deixo-lhe um abraço que, com também diz JTM, é uma longa conversa sem palavras…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei da definição de Abraço, querida Grca, " uma longa conversa sem palavras", palavras que nem sempre dizem o que queremos nem o que o outro quer ouvir. Abraçar é muito melhor, ficam dois corações juntinhos na mesma dor ou também comungando da mesma alegria . Muito obrigada, querida Amiga, pelo carinho e apoio. De mim vai esse abraço que diz muito mais do que esse obrigada.
      Emilia

      Eliminar
  17. Lendo o texto que considero admirável, verifiquei que,a Emilia Pinto perdeu há pouco tempo a sua mãe. Felizmente ainda tenho a minha a meu lado. Sei - porque já perdi o meu pai - que a perda de um progenitor é sempre uma dor dolorosa e difícil de suportar. Mas a vida é assim mesmo. Para nascerem uns, têm que partir outros. É a lei da vida.
    Deixando sinceros pêsames

    Fiquei seguidor

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ricardo, pela visita, pelas palavras carinhosas e por seguires o Começar de novo. Sim, perdi a minha mãe no dia 16 de fevereiro, sendo no próximo dia 16 o seu 90o aniversário; perdi o meu pai há dois anos e ela nunca mais foi a mesma. A vida é assim e a " idade não perdoa". Um beijinho e irei conhecer o teu espaço, com toda a certeza
      Emilia

      Eliminar
  18. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  19. Minha querida amiga
    Como calculas fiquei “ sem chão “!
    Pudesse eu preencher os momentos de solidão que se apoderam do pensamento nas horas de maior assalto emocional .
    Embora todos saibamos o infortúnio que se apodera de nós , só vivendo o momento damos conta da orfandade que se apodera de nós .
    Porém, embora saibamos que é inevitável não aceitamos a derrota que a morte nos inflige . Então é a revolta com um misto de impotência e crueldade para com “ o menino de sua mãe “ . Sim , porque se para nossas mães não crescemos , de igual modo achamos que a nossa heróina não vai deixar- nos
    Dir- te- ei apenas que tudo se renova só que amolecido pelo tempo e recordações que nós fazem sorrir .
    Por isso não ocupes o pensamento com dores .
    Se puderes pensa nela e na natureza , para onde fores
    Um grande abraço
    Os meus pêsames 🌷❤️🌹

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje, Manuela, 16 de Março, a mimha MÃE faria 90 anos. Por causa do isolamento a que temos estado sujeitos com toda a certeza não estaria no Brasil para a abraçar. Faz 30 dias que partiu, faz 90 anos que nasceu. Duas datas e uma infinidade de momentos felizes que manterei vivos no meu coração para sempre. Um beijinho muito, muito agradecido
      Emilia

      Eliminar
  20. Querida amiga Emília, lamento a perda que tiveste. Já passei por isso e sei o que realmente custa. Nada nem ninguém pode substituir uma mãe. Um abraço enorme, solidário e com imensa amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Jaime. Sim, a perda da nossa heroína custa muito e eu ainda me parece que não aconteceu. De vez em quando, levo aquele susto...caio na realidade e fico parada, a pensar. Muito triste, amigo! Um beijinho e brevemente ir ver como anda o teu rio.
      Emilia

      Eliminar
  21. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  22. Olá Emília!
    Tão lindo esse texto sobre amigos.
    Eu estive ausente por ter perdido meu mano, e sei como isso é doído perder pessoas que a gente ama. Já perdi minha mãe e agora meu mano. É uma dor que só quem passa sabe o tamanho que é.
    Um abraço bem apertado até no coração. Que Deus lhe dê o consolo necessário minha amiga.
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Amiga. Sei que perdeste o teu irmão e que por isso ficaste afastada. É amiga, quando uma dor destas nos atinge, ficamos sem chão e a vontade de comunicar se esvai. Vai demorar um tempo a que tudo volte ao normal, mas, aos poucos vamos conseguindo, Amiga. Um beijinho, muito, muito especial e até...
      Emilia

      Eliminar
  23. Olá, como está?

    O meu desejo é que esteja bem!
    no meio desta tragédia toda,
    que é o vírus.

    * José Tolentino Mendonça, agora distinto Cardeal, no Vaticano!

    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar
  24. Que bom vê-lo por cá, Amigo! Pena que tenha vindo numa altura tão má, não por causa do virus, mas pela partida inesperada da minha mãe m que, como sabe morava no Brail. Faz hoje um mês que partiu e hoje faria 90 anos de idade; perdi o meu pai, há dois anos e a minha Mãe nunca mais foi a mesma, o que é normal, pois estavam casados há mais de 60 anos. E é assim, Amigo, agora é o virus que nos obriga a um isolamento necessário, isolamento esse que nos vai levar a grandes reflexões e, parece-me, que, depois de tudo passar os comportamentos terão melhorado para melhor. Obrigada por teres vindo cá e espero que este virus ainda não se tenha aproximado de vós; um beijinho
    Emilia

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  26. Uma magnífica partilha, como sempre, Emília!... Um texto super tocante, extremamente revelador... sobre quem serão os verdadeiros amigos... e que nunca desiludem, nas nossas horas mais angustiosas...
    Que sejam poucos, os nossos amigos... mas bons e verdadeiros! É o que nos basta!... Pois serão eles que nos devolvem o chão, quando temos o nosso mundo virado do avesso...
    Um beijinho grande, embrulhado num abraço super apertado!...
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, querida Amiga, só hoje vi o teu carinhoso comentário. De vez em quando volto atrás e ainda bem que o faço, pois, quase sempre, encontro palavras às quais não respondi. É como dizes, Amiga, os bons Amigos são " quem nos devolve o chão, quando temos o nosso mundo virado do avesso. Os grandes e verdadeiros Amigos nunca são muitos, mas são o bastante para nos dar a mão em momentos dificeis. Muito obrigada, Amiga e desculpa o atraso na resposta. Um beijinho muito, muito especial
      Emilia

      Eliminar