sexta-feira, 29 de agosto de 2014

CÂNTICO DA TERRA




Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, (Cidade de Goiás, 20 de agosto de 1889 - Goiânia, 10 de abril de 1985) foi uma poetisa e contista brasileira.
 Considerada uma das principais escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais),1 quando já tinha quase 76 anos de idade. Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do quotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.


O Verão é a estação do ano que mais nos agrada, não só pelo calor e pelo sol, mas também por ser  época de descanso e de encontros  tanto de familiares quanto de amigos. É com grande tristeza, porém que constatamos que também é  a época em que o ser humano menos respeita a natureza, poluindo rios e mares e queimando sem piedade todo o verde que encontra pela frente. Amigos, o Verão ainda continua, o calor e o sol estão aí para que os desfrutemos. Aproveitemos essa dádiva da vida respeitando a mãe natureza como ela merece. A Terra é a razão da nossa vida.

Beijinhos

Emília Pinto



18 comentários:

  1. Bom dia
    Finalmente reencontramo-nos partilhando palavras de alerta, de respeito pela natureza e também por nós.
    O drama dos fogos de Verão continua. As leis são desrespeitadas e os criminosos não são punidos. As florestas desaparecem para sempre, mas aqueles que as incendiaram continuam por cá...e numa boa...gozando a vida ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devagarinho vamos retornando ao nosso quotidiano, depois de um tempo de descanso e já com saudades dos amigos. Sinal também de que o Verão está a acabar e que brevemente teremos os dias mais tristes e sombrios; bem...para mim são assim, pois não gosto do Inverno. É verdade, Luis, o drama dos incêndios continua e, apesar de não estarmos a ter muito calor, os fogos pouco diminuíram; basta um dia quente e lá está um criminoso pronto para atear fogo. É lamentável, mas é a triste realidade. Amigo, brevemente far-te-ei uma visita; vai demorar um pouco a colocar as coisas em dia. Espero que compreendas. Um beijinho e muito obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  2. Querida Emília

    Um regresso em grande, minha amiga, trazendo contigo Cora Coralina, uma mulher de talento que não teve medo de começar quando já era quase impensável para a maior parte de nós. O Poema, um hino à vida, à natureza, à nossa essência.

    Também uma chamada de atenção, de alerta, aqui nos trazes, relembrando-nos a obrigação de conservar e preservar a riqueza que nós temos e somos, como partes integrantes do universo, mas que muitas vezes nos passa despercebida.

    Que o Verão seja realmente um tempo de reposição de energias e também de contemplação e reflexão.

    Muito obrigada.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse acima, Olinda, aos poucos estou voltando já com saudades das visitas aos meus amigos. Gostei muito deste " hino à vida, à natureza, à nossa essência; não podias ter escolhido melhor definição, amiga. Foi isso que senti quando tomei conhecimento deste belo poema.De facto esta Senhora é digna de todo o nosso apreço não só pelo talento como também pela idade em que decidiu partilhá-lo. Não é fácil começar numa idade tão avançada, mas ela fê-lo. Olinda, ainda não é hoje que te faço uma visita. Como deves calcular, quando se volta a casa há sempre muito a fazer, mas, logo que possa aí estarei, certo?. Muito obrigada pelo carinho e uma boa noite. Beijinhos e...fica bem!
      Emília

      Eliminar
  3. O que dizer? Uma mensagem muito simples e pura que fala ao coração... Pena é que nem todos a ouçam.
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos parte da mãe natureza e por isso deveríamos cuidar dela com todo o carinho. Infelizmente nem sequer a respeitamos, o que é uma lástima. Obrigada, Marta e até breve aí em tua casa. Fica bem!. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  4. Que lindo alerta e respeito pela natureza, nem deveria precisar de aviso.Mas ainda falta tanta consciência! Lindo! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Chica. Claro que não deveríamos precisar de avisos; temos a obrigação de cuidar da natureza em todos os aspectos, mas, se não somos capazes de cuidar das pessoas, como vamos nos lembrar da terra?. O homem é um " bicho " muito estranho. Um beijinho e obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  5. Adorei este cântico da terra, um autêntico hino.
    Infelizmente evoluímos pouco em relação à consciência de que somos Um com o planeta.
    Enquanto não percebermos que o mal feito à natureza também nos afeta, continuaremos a fazer mal a nós próprios.
    Obrigado pela partilha.

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Rita, somos " Um com o planeta " , mas infelizmente há muito pouca gente a lembrar-se disso. É só vir um pouquinho de calor que aprece logo alguém a colorir de cinza o verde que tanta falta nos faz. Um beijinho, amiga e espero que tenhas uns dias sempre com muita cor.
      Emília

      Eliminar
  6. Um alerta oportuno ignorado pela maioria, incluindo os governantes!

    Beijinhos.

    Lisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se costuma dizer, o exemplo tem de vir de cima e se isso não acontece as coisas não melhoram. Os teus " olhares " são sempre um alerta para todos nós; aos mostrares todas as belezas da natureza, cada pormenor simples e belo que a terra nos oferece, estás a dizer-nos que tudo isso nos é oferecido como um maravilhoso presente que, como tal deve ser acarinhado.. Obrigada, Lisa e fica bem. Um beijinho cheio de carinho. Até sempre!
      Emília

      Eliminar
  7. Gosto de Cora Coralina. Ela faz parte da galeria de poetisas do meu blog de poesia.
    O Verão sempre foi a minha época preferida, mas este ano tenho passado tão mal com o calor que parece que tenho de mudar de preferências.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente quando vou de encontro aos gostos dos meus amigos, Elvira. Esqueço-me sempre que tens outro blog de poesias e raramente o visito, mas isso vai mudar; de vez em quando irei lá também. Muito obrigada pelo carinho e até breve. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  8. Boa tarde, minha amiga
    Vejo que esteve de férias, tal como eu estou agora. Encontro-me numa ilha grega não muito evoluída.... :), onde o acesso à Net não é nada fácil. Hoje consegui "entrar", no computador do hotel, (o meu ficou a descansar...) e aproveito para dar um saltinho a alguns blogs amigos.
    "Conheci" Cora Carolina no blog da nossa querida amiga Mariazita, e gostei imenso do que ela postou.
    Concordo que o verão é propício ao desrespeito pela Natureza. Aqui onde me encontro, como a civilização ainda "não atacou" em força, não há muita razão de queixa.

    Aguardo-a no "DEUSA" para ver se gosta das minhas fotos :)
    Um beijo amigo
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devagarinho estou voltando à normalidade e logo que possa visitarei o " DEUSA ". Também já estive em algumas ilhas gregas e adorei, embora não tenha gostado muito de Atenas. O maior desrespeito que acontece no Verão refere-se aos incêndios, embota também se verifique nos rios e mares já que a afluência das pessoas a esses lugares é maior; no entanto, o que mais me angustia é o fogo e ver o verde todo transformado em cinza. . Um beijinho, Miguel e até breve.
      Emília

      Eliminar
  9. Muito bonito o vídeo e o poema de Cora Coralina simplesmente divino. Trouxe-me uma paz tão grande.... Aqui comemoramos hoje o dia do Cerrado uma das regiões de maior biodiversidade do mundo, porém a seca principalmente aqui na Capital tem castigado o nosso cerrado, as queimadas que acontecem com frequência, destroem a flora e a fauna, mesmo assim a sua capacidade de recuperação é evidente e grandiosa, assim que as chuvas recomeçam a mata renasce das cinzas e nos presenteia novamente com seu verde e suas flores e frutos.
    Adorei o vídeo, Obrigada.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Loudinha, a Natureza tudo faz para nos dar aquilo de que necessitamos, apesar dos males que lhe provocamos. ; desmatamos, poluimos, incendiamos, mas ela, como que a dizer que nos perdoa , manda-nos a chuva e o verde renasce das cinzas. Aqui no Verão os incêndios são muitos, a quase totalidade de origem criminosa, mas o nosso clima é diferente e muito do verde nunca mais volta. Obrigada, querida amiga pelo belo comentário e as informações que nele nos dás. Gostei muito de saber dessa capacidade de recuperaçãoque o cerrado tem. Um beijinho e até sempre!
      Emília

      Eliminar