quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A ESSÊNCIA DA POESIA




" Não aprendi nos livros qualquer receita para a composição de um poema; e não deixarei impresso, por meu turno, nem sequer um conselho, modo ou estilo para que os novos poetas recebam de mim alguma gota de suposta sabedoria. Se narrei neste discurso alguns sucessos do passado, se revivi um nunca esquecido relato nesta ocasião e neste lugar tão diferentes do sucedido, é porque durante a minha vida encontrei sempre em alguma parte a asseveração necessária, a fórmula que me aguardava, não para se endurecer nas minhas palavras, mas para me explicar a mim próprio. Encontrei, naquela longa jornada, as doses necessárias para a formação do poema. Ali me foram dadas as contribuições da terra e da alma. E penso que a poesia é uma acção passageira ou solene em que entram em doses medidas a solidão e solidariedade, o sentimento e a acção, a intimidade da própria pessoa, a intimidade do homem e a revelação secreta da Natureza. E penso com não menor fé que tudo se apoia - o homem e a sua sombra, o homem e a sua atitude, o homem e a sua poesia - numa comunidade cada vez mais extensa, num exercício que integrará para sempre em nós a realidade e os sonhos, pois assim os une e confunde. E digo igualmente que não sei, depois de tantos anos, se aquelas lições que recebi ao cruzar um rio vertiginoso, ao dançar em torno do crânio de uma vaca, ao banhar os pés na água purificadora das mais elevadas regiões, digo que não sei se aquilo saía de mim mesmo para se comunicar depois a muitos outros seres ou era a mensagem que os outros homens me enviavam como exigência ou embrazamento. Não sei se aquilo o vivi ou escrevi, não sei se foram verdade ou poesia, transição ou eternidade, os versos que experimentei naquele momento, as experiências que cantei mais tarde. De tudo aquilo, amigos, surge um ensinamento que o poeta deve aprender dos outros homens. Não há solidão inexpugnável. Todos os caminhos conduzem ao mesmo ponto: à comunicação do que somos. E é necessário atravessar a solidão e aspereza, a incomunicação e o silêncio para chegar ao recinto mágico em que podemos dançar com hesitação ou cantar com melancolia, mas nessa dança ou nessa canção acham-se consumados os mais antigos ritos da consciência; da consciência de serem homens e de acreditarem num destino comum."


 Pablo Neruda, in "Nasci para Nascer" (Discurso na entrega do Prémio Nobel) - in Citador


Qualquer pessoa pode e deve ser poeta; basta para isso saber aproveitar as contribuições dadas todos os dias pela natureza, pelo ser humano que se cruza connosco e principalmente pela contribuição que nos chega da nossa alma.: Ter consciência da nossa humanidade e da nossa responsabilidade no bem comum , ouvindo sempre o nosso coração é" a receita para a composição de um poema "

Emília Pinto

33 comentários:

  1. Ouvir o coração atentamente e perceber as coisas que a natureza nos dá e mostra! Isso pode virar poesia! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vida é poesia e feliz daquele que consegue ver em cada pequena maravilha um belo poema. Não é fácil, mas temos que ser capazes disso, não é amiga?
      Beijinhos e obrigada pela visita. Fica bem e aprecia esse céu azul de que tanto gostas.
      Emília

      Eliminar
  2. Todos tem a capacidade de criar, poetizar, e elevar aos céus os sentimentos loucos para voarem! abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos temos, sim essa capacidade e se não soubermos passar para o papel podemos pelo menos deixar o nosso pensamento voar até ao céu que, azul ou cinzento é sempre belo. Um beijinho, Ives e obrigada pelo carinho..
      Emília

      Eliminar
  3. O grande Pablo Neruda, que tanto aprecio, falou acertado.. mas não estou totalmente de acordo.
    Eu gosto imenso de poesia, quando é boa deleito-me a lê-la, e no entanto SEI que seria incapaz de escrever um poema.
    Cada um é para o que nasce, e eu nasci para a prosa. Podem-me responder: mas também pode haver poesia na prosa. De acordo, mas nesse caso chamemos-lhe "texto poético" e não poema.
    Boa postagem, amiga.
    Um beijo
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás como eu, Miguel, não sou capaz de fazer um poema; dou-me melhor com a prosa, mas o que aqui está implícito é que em tudo podemos ver beleza, poesia e ao maravilharmo-nos com os pequenos nadas da vida estamos a fazer um poema a essas pequenas coisas. Dar afecto, abraçar, sorrir é uma maneira de fazermos poesia. Se num pequeno gesto nosso fizermos alguém sorrir, o coração dessa pessoa ficou colorido e nós ficamos com a sensação de que, pelo menos um verso nós fomos capazes de " escrever " Foi isso que entendi desta mensagem de Neruda, mas, claro, a interpretação depende de cada um que lê. Bem, amigo...o que importa é que gostaste e fico muito feliz por isso. Um beijinho, e fica bem, sempre com muita poesia na tua vida.
      Emília

      Eliminar
  4. A poesia está na essência das emoções.

    Mais um belíssimo texto, para reflectir.

    Beijinhos.

    Lisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ao sentirmos essas emoções estamos a criar um poema, mesmo que não
      consigamos passá-lo para o papel como fazem os poetas. Os teus " Olhares ", Lisa, são verdadeiros poemas e não precisas nem de pena nem de papel para os construires. Um beijinho, querida amiga e muita poesia em cada um dos teus dias é o que te desejo.
      Emília

      Eliminar

  5. Hoje graças estou conseguindo vir agradecer
    todo carinho ,
    que venho recebendo mesmo sem poder
    retribuir o carinho da nossa amizade .
    Eu acredito sempre é tempo de voltar visitar a casa dos amigos e amigas
    que me recebeu de braços abertos.
    Eu estou passando por algumas complicadas situações
    como tudo tem hora de terminar .
    È esse caminho que trilho nesse momento
    fim de um sofrimento que vem se arrastando a longo tempo.
    Com certeza minha visita não para reclamar
    e sim agradecer pelo carinho dessa linda amizade.
    Um dia de muita paz receba meu carinho ofertado gratuitamente.
    O Amor Que Sito Por você.
    Um beijo terno respeitoso e carinhoso.
    amiga hoje e sempre.. Evanir.
    Eu desejo um linda continuidade de semana.
    Em prece, o meu coração,
    a Deus , implora a paz
    para toda a humanidade
    Amada cada poema que leio
    a emoção é diferente.
    Cada verso me deixa feliz e contente por ter a certeza poeta não mente jamais ..
    Linda e comovente postagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Evanir pelas palavras sempre carinhosas. Espero que tudo lhe corra bem e que a saúde nunca falte. Um beijinho com carinho
      Emília

      Eliminar

  6. Querida Emília

    Interessantíssimo este texto de Pablo Neruda. Transmitiu-me com uma simplicidade imensa a noção de que 'nenhum homem é uma ilha', que é na comunicação uns com os outros que nós nos entendemos. O silêncio, embora algumas vezes seja ouro, normalmente impede-nos a compreensão da maneira de pensar e dos actos do 'outro'. E tal como a natureza fala connosco, em todas as suas formas belas e também quando se mostra zangada pelas inúmeras atrocidades de que é vítima, também nós temos ao nosso dispor inúmeras ferramentas para nos fazermos entender, seja através da palavra, falada ou escrita, prosa ou poesia, como também por meio de gestos de compreensão, de solidariedade, de amor. Além disso, há o SORRISO, que abre as portas do nosso coração. :)

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Pelo menos, Olinda, foi isso o que entendi deste texto de Neruda, que não é preciso pegar num papel e numa caneta e com palavras sábiamente alinhadas, verso após verso construir um poema. Podemos fazer poesia através dos sentimentos, das emoções, da maneira como apreciamos a natureza e, principalmente nos gestos e na compreensão que temos do mundo que nos rodeia. Fazer parte duma sociedade, é ter consciência de que não " somos uma ilha " e que é na " na comunicação uns com os outros que nos entendemos." Nessa comunicação há que respeitar o outro e saber retribuir o que desse outro recebemos . Há que saber partilhar tudo, pois tudo o que somos resultou da partilha que outros fizeram connosco. E assim, com boa vontade...com compreensão, ...com respeito pela vida de certeza que, apesar dos pesares, conseguiremos a cada passo criar um versinho e no fim do dia ter um belo poema. escrito no coração. É fácil, amiga? Claro que não! Mas vale a pena tentar, porque a sensação no fim do dia é muito boa. Não tenho jeito para poesia, confesso, mas já me aconteceu de chegar a casa feliz,por naquele dia ter conseguido gravar uns versinhos num coração triste; nesse coração foram só uns versos, meio atabalhoados, mas no meu...bem...foi um belo dum poema. Obrigada, Olinda pela carinhosa visita e fico muito feliz que tenha gostado da mensagem.. Um beijinho e boa noite.
      Emília

      Eliminar
  7. Emilia, sobre seu excelente comentario no Sem Reservas: concordo que a transparencia é importante, ainda mais havendo cumplicidade e confiabilidade, mas não funciona para todos. No meu caso, após a separação, serviu de arma.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, Sissym, que não há regra em se tratando de casos tão delicados como a educação de crianças. Mas, continuo a acha que é fundamenta que haja sempre muita sinceridade entre os pais e as crianças para que eles se sintam seguros e confiantes. Mas, claro, em caso de separação às vezes isso srá usado como " arma ". Acredito e conheço muitos casos desses.. Beijinhos, querida amiga e obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  8. Gostaria de partilhar contigo a postagem que publiquei hoje, dia 28/02/14, no meu blog A CASA DA MARIQUINHAS/
    Desde já o meu “Bem hajas!”
    PS – Desculpa o “copy & paste”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga! Claro que irei à casa da Mariquinhas, pois é sempe muito bom ir lá. Um beijinho e até já!
      Emíliar

      Eliminar
  9. Olá amiga. Não tenho certeza se todo mundo pode ser poeta. Acho que não. É preciso ter a sensibilidade dos poetas, a mágica das palavras, a emoção para sensibilizar. Isso é privilégio de poucos. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que podemos, sim, amiga. Por exemplo na Arca do conhecimento há muita poesia nas mensagens que nos transmites e que de alguma forma nos sensibilizam...nos falam ao coração. Não tem rima, não obedece a métrica alguma, mas deixam poesia, isso, claro dependendo dos olhos e do coração de quem lê. Obrigada pelo carinho e um bom carnaval. O nosso, com chuva e, claro, muito frio.
      Emília,

      Eliminar
  10. E encontra-se poemas perfeitos escritas nas palavras mais banais e que falam ao coração...
    Gostei muito...Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É aí que está a verdadeira essência da poesia, falar ao coração e com o coração, transmitindo aos outros o que de melhor temos em nós. Beijinhos e um bom fim de semana, Marta
      Emília

      Eliminar
  11. Gostei muito. E a vida é a maior poesia. Havemos de cantá-la sentindo-a em cada um dos sentidos.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fá! E é sentindo a vida " em cada um dos sentidos ", observando e aproveitando cada uma das pequenas maravilhas que ela nos dá que construimos a cada passo um poema. Beijinhos e um bom fim de semana, apesar da chuva que cai, pelo menos aqui, com bastante intensidade.
      Emília

      Eliminar
  12. OI EMÍLIA!
    ACHO TAMBÉM, QUE A NATUREZA NOS DÁ TODOS OS DIAS MOTIVOS PARA QUE ATRAVÉS DELA SURJAM EM NOSSAS MENTES BELOS POEMAS, BASTA OBSERVARMOS O SOL, A LUA, AS ESTRELAS, AS NUVENS E POR AI VAI, SÓ TEMOS DE TER SENSIBILIDADE PARA CAPTARMOS ESTAS BELEZAS QUE NOS SÃO DOADAS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é isso mesmo, Zilani! Ter capacidade de fazer e sentir a poesia é saber ver beleza em tudo o que a vida nos mostra e não passar pela vida sem dar valor aquilo que temos e somos e também a tudo o que os outros têm e nos dão todos os dias. Transcrever isso em forma de poema, bem, isso já é outra coisa. e só alguns conseguem. Beijinhos e um bom carnaval; o nosso com muita chuva e frio, enfelizmente.
      Emília

      Eliminar
  13. Ter alma e olhos de poeta . . . no fundo é saber ver . Transpor essa capacidade para palavras , já é literatura , poética .
    Voltemos pois ao início . . . à sensibilidade . . .

    ResponderEliminar
  14. Colocaste aqui a diferênça, amiga! É isso mesmo. A sensibilidade para sentirmos poesia nas coisas belas da vida, vivendo-as e transmitindo-as aos outros através dos nossos actos é ter alma de poeta é fazer poesia num sentido abstracto; colocar em palavras esse sentir aí já é literartura poética e é preciso saber fazer. gostei desta explicação! Obrigada, Maria. Um bom Domingo, amiga! Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  15. Emilia , terminei de uma forma tão abrupta , mil desculpas .

    Beijo grande e boa semana ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ñão precisa de pedir desculpas, amiga! Nem reparei nisso. Faltaram os beijinhos? Bem...sei que mos dá sempre, Maria. Um boa semana e até breve,
      Emília.

      Eliminar
  16. Boa noite, Emília
    Muito obrigada pela tua presença na minha «CASA», que me fez muito feliz.
    Gostei muito do teu comentário (o que é habitual…)
    Sabes que muitas vezes penso: o que passará pela cabeça desses homens que maltratam e escravizam mulheres? Não se lembram que as mães, irmãs ou outras familiares deles poderiam estar na mesma situação??? O ser humano é mesmo muito complexo e difícil de entender!

    Confesso que gosto muito de Pablo Neruda.
    Sempre considerei que escrever poesia, boa poesia, não era tão fácil como poderia parecer.
    Resolvi aventurar-me nesse campo, publicando um poema nos finais dos meses, (até que a inspiração dure...), mas perfeitamente consciente das minhas limitações. Sem dúvida que a "minha área" é a prosa, mas sempre gostei de escrever quadras soltas, geralmente viradas para a brincadeira... Vamos ver no que isto dá.

    Que a tua semana seja muito feliz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não é fácil escrever poesia, boa poesia, obedecendo às regras de métrica, etc, etxc. Não sou mesmo capaz de o fazer, embora já me tenha aventurado duas vezes. Mas quem disse, que não há poesia na prosa...em quadras soltas...num simples verso ou até mesmo numa palavra só? É só saber olhar, com " olhos de ver ", como se costuma dizer, para se sentir a poeisa que daí emana Poesia é sentimento, é emoção e isso podemos transmitir de diversas formas. Obrigada, Mariazita pelas palavras sempre muito carinhosas. que me soam como um belo poema.. Uma boa semana, amiga! beijinhos
      Emília

      Eliminar
  17. "Ter consciência da nossa humanidade e da nossa responsabilidade no bem comum , ouvindo sempre o nosso coração é" a receita para a composição de um poema "

    Uma frase bonita.
    Um texto de um grande homem (gosto muito de o ler) Pablo Neruda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, cantinho, mas, é o que sinto; se soubermos ser cidadãos de verdade, tentando dar o nosso melhor, estamos de certeza a fazer poesia, não te parece? Não é poesia fazer alguém sorrir por um pequeno gesto nosso? De certeza que o coração dessa pessoa fica alegre e o nosso fica mais ainda. Isso para mim é fazer, pelo menos um lindo verso. beijinhos, amiga!
      Emília

      Eliminar