terça-feira, 14 de maio de 2013

O ENGANO....






...DA BONDADE

Endureçamos a bondade, amigos. Ela também é bondosa, a cutilada que faz saltar a roedura e os bichos: também é bondosa a chama nas selvas incendiadas para que os arados bondosos fendam a terra.
Endureçamos a nossa bondade, amigos. Já não há pusilânime de olhos aguados e palavras brandas, já não há cretino de intenção subterrânea e gesto condescendente que não leve a bondade, por vós outorgada, como uma porta fechada a toda a penetração do nosso exame. Reparai que necessitamos que se chamem bons aos de coração recto, e aos não flexíveis e submissos.
Reparai que a palavra se vai tornando acolhedora das mais vis cumplicidades, e confessai que a bondade das vossas palavras foi sempre - ou quase sempre - mentirosa. Alguma vez temos de deixar de mentir, porque, no fim de contas, só de nós dependemos, e mortificamo-nos constantemente a sós com a nossa falsidade, vivendo assim encerrados em nós próprios entre as paredes da nossa astuta estupidez.
Os bons serão os que mais depressa se libertarem desta mentira pavorosa e souberem dizer a sua bondade endurecida contra todo aquele que a merecer. Bondade que se move, não com alguém, mas contra alguém. Bondade que não agride nem lambe, mas que desentranha e luta porque é a própria arma da vida.
E, assim, só se chamarão bons os de coração recto, os não flexíveis, os insubmissos, os melhores. Reinvindicarão a bondade apodrecida por tanta baixeza, serão o braço da vida e os ricos de espírito. E deles, só deles, será o reino da terra.

Pablo Neruda, in "Nasci para Nascer"


Muitas vezes já fui enganada por este tipo de bondade. Penso que todos o foram alguma vez. Agora sou muito mais cautelosa e já não me deixo levar por aquelas " lágrimas de crocodilo " ou por algumas pessoas, até ditas amigas que são autênticos" lobos em pele de cordeiro " Claro que já devo ter tido  atitudes de falsa bondade, pois muitas vezes as circunstâncias nos levam a isso, mas também tenho cada vez mais consciência de que essa atitude não é a mais correcta e  a cada dia que passa procuro ser mais autêntica, mais sincera para comigo e para com os outros
.
Emília Pinto      

42 comentários:

  1. Uma pena isso,não? Mas temos que estar sempre de olhos abertos! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A experiência dos anos nos vai alertando para esses " impostores " que por aí andam, mas mesmo assim hà vezes em que caímos. Um beijinho, Chica e obrigada pela visita. Fique bem, amiga!
      Emília

      Eliminar
  2. Quem já não foi enganado?? Mas olha, minha querida, eu não sei se aprendi...tenho a lágrima fácil junto do coração. Mas afirmo sempre : vou aprender mas...caio sempre!
    Pode ser que um dia aprenda....porque os cordeiros(lobos) agora são cada vez em maior número.
    Beijo amigo
    Graça

    ResponderEliminar
  3. Olá Graça, obrigada pelo carinho. Hoje em dia os " cordeiros ( lobos ) " são cada vez em maior número e temos de ficar atentos, mas eu também ainda sou passada para trás muitas vezes. Havemos de aprender!!!!. Fica bem, amiga e sempre muito atenta!. Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  4. Já fui enganada e possivelmente continuarei a ser, embora tente estar mais atenta e não deixar que o coração amoleça demais.

    ENGANADA /ROUBADA fui, estou a ser e serei por uma ALCATEIA que já nem disfarça...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Lisa, o nosso coração amolece e aí é que está o problema, mas, como diz o ditado " já temos idade para ter juízo " e por isso é melhor começar a endurecer um pouco. Quanto à " alcateia " sei bem a que te referes e penso que não há um único português que não sinta a mesma indignação. Obrigada, amiga, pelo carinho da visita e espero que já estejas menos sofrida. Um beijinho muito carinhoso.
      Emília

      Eliminar
  5. Puxa, Emilia, eu tambem já fui enganada, roubada, ... li o comentario da Mona Lisa e entendo a indignação dela.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poi é, Sissym, as sociedade de hoje não diferem muito e por isso o que mais aparece tanto aí quanto cá são " lobos em pele de cordeiro" Quando vi este texto lembrei-me de uma senhora amiga que já faleceu, muito nova ainda e, quando conversávamos ela dizia "..sabes, acho que isto não é bondade, é sim burrice " Lembro muitas vezes dela, pois estava muito certa ao dizer isso. Vamos então tentar deixar de ser " burros "( desculpa o termo.. ) acreditando em tudo o que nos amolece o coração. Beijinhos, amiga e fica bem.
      Emília

      Eliminar
  6. Gostei mt do texto e, acredite, já fui enganada uma ou outra vez, pq como tenho o coração de manteiga e me comovo com facilidade fui uma
    presa fácil.
    Tento ter mais cuidado e, na sociedade em que vivemos é bem preciso.
    Boa noite.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje em dia, Isa, todo o cuidado é pouco. Imagina que até na loja social onde faço voluntariado já fui enganada; as pessoas,munidas de um documento passado pela assistente social vão lá buscar alimentos e roupas; pois é...fui enganada já várias vezes, mas agora, não há lágrima que me comova e, claro, como sempre acontece "paga o justo pelo pecador". Beijinhos, amiga e muito obrigada pela visita; é sempre um gosto ter-te aqui.
      Emília

      Eliminar
  7. Concordo consigo, acho que todos, um dia, fomos enganados...
    Embora agora seja mais cautelosa, às vezes, aí fico desapontada, desiludida com as atitudes de certas pessoas...
    Obrigada pela visita....Que amanhã seja realmente mais macio e azul...Merecemos....
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta. Embora as previsões sejam de dias sombrios, com certeza que conseguiremos fazer deles dias aveludados e macios. São tantos os impostores que nos aparecem, amiga, que fica muito difícil não nos deixarmos enganar, mas vamos continuar a tentar e ficar " de olho bem aberto " Obrigada pelo carinho e fica bem. Beijinhos. Até sempre.
      Emília

      Eliminar
  8. Sempre houve e sempre haverá enganadores e enganados. Mas, à medida que o tempo passa e a nossa experiência de vida aumenta, passamos a ser mais cautelosos - mas muitas vezes ainda caímos na cantilena:).
    Como já foi referido aqui em quase todos os comentários, há os "enganadores" profissionais, aqueles que, com pele de coelho, albergam em si um animal bem mais feroz do que o próprio nome quer fazer parecer...
    Principalmente contra esses é que se torna necessário e urgente cerrar fileiras e gritar: Vão enganar outros!

    Obrigada pela tua presença e carinho lá na minha «Casa», querida.

    Um bom fim de semana - se tal for possível.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre um gosto ir a tua " casa ", Mariazita, pois sinto-me lá muito bem e agradeço-te muito o carinho que dedicas ao Começar de Novo, deixando a tua opinião sobre as nossas publicações, opinião essa que enriquece sempre as mensagens que tentamos transmitir.Quanto aos ditos " enganadores profissionais " é sim urgente " cerrar fileiras " se não quisermos que nos destruam com uma só dentada. Desejo-te não só um bom fim de semana, mas principalmente que consigas fazer de todos os teus dias momentos bons, pois infelizmente à nossa volta só se vê desilusão e tristeza; é difícil não nos deixarmos contaminar. Beijinhos carinhosos, amiga e até sempre!
      Emília

      Eliminar
  9. O drama é cada qual pretender levar a água ao seu moinho, seja ele qual for.
    E manipular tudo e todos de todas as maneiras para o conseguir...
    E nem sabermos bem em quem acreditar, pois todos mentem.
    Lobos ferozes sob peles de cordeiros?...É o que há mais por aí.
    Beijo, Emília.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Maria! Hoje em dia todo o cuidado é pouco, pois, infelizmente a mentira grassa por aí. Sabes que estou cada vez a isolar-me mais? Cansei de me encontrar com pessoas impostoras, pessoas que sei não serem sinceras e que só sabem dizer " amén " com tudo, pensando assim que estão a agradar; é o tal " engano da bondade " e estou a ficar cansada dele. Um beijinho, amiga e muito obrigada pela visita. Um bom fim de semana.
      Emília

      Eliminar
  10. OI EMÍLIA!
    NO DECORRER DA VIDA VAMOS NOS DEPARANDO COM MUITAS NORMAS DE CERTO E ERRADO E COMO SOMOS SERES EM ETERNA FORMAÇÃO, FICA DIFÍCIL TERMOS PLENA CERTEZA DE NOSSOS ATOS ESTAREM DENTRO DE UM OU DE OUTRO CONCEITO.
    SENDO ASSIM, O CAMINHO, PARA MIM, É CRIARMOS NOSSOS INDICADORES DE CERTO E ERRADO E COM ISTO AGIRMOS COM COERÊNCIA DENTRO DELES.
    ASSIM PROCURO SER JAMAIS FAZER AO OUTRO O QUE NÃO GOSTARIA QUE ME FIZESSEM.
    ABRÇS AMIGA.
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. È o que eu tento sempre. Zilani, não fazer aos outros aquilo que não quero para mim, mas, infelizmente, nos dias de hoje há muitos " impostores", muitos falsos bondosos em quem acreditamos e depois nos damos mal.É contra esses que luto e cada vez fico de olhos mais abertos. Um beijinho, amiga e obrigada pela visita. Tenha um bom Domingo!
      Emília

      Eliminar
  11. Neruda é um gênio! E vamos endurecer a bondade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é lendo esses " génios " e interiorizando as suas mensagens que vamos aprendendo e aqui ele nos alerta para que deixemos de ser " bobos " e não caiamos em tudo aquilo que nos dizem; o que mais há por aí é gente que só quer ser " politicamente correcta " e por isso só enganam aqueles que de boa fé acreditam no " palavreado " deles . Beijinhos, Inaie e muito obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  12. Oi Emilia!
    Embora o texto nos alerte , quem não joga com má Fé ,cai sempre, quando o tapete é estendido, e naquela altura ficamos convencidos, que não seremos mais levados , mas lá vem outro ,que nos apanha novamente.
    Já passei por várias situações caricatas, por fim a cruz volta ao lugar certo, são os tais segredos inexplicáveis.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe Hermínia, eu já caio muito menos vezes e já aprendi a fugir daqueles que sei serem os tais com bondade enganosa. São muitos, infelizmente, mas eu já começo conhecê-los e isso já é um bom aprendizado. Claro que ainda caírei mais vezes, mas também sei que estarei cada vez mais atenta, pois é uma sensação muito desagradável saber que fomos traídas na nossa boa fé. Obrigada pelo comentário e fique bem. Um beijinho e boa noite.
      Emília

      Eliminar
  13. Penso que o ser humano é egoista por natureza. Daí que cada qual puxa a brasa para a sua sardinha mesmo quando sabe que o outro tem mais fome. Se pelo menos um dia por semana a humanidade se recordasse dos ensinamentos do Mestre e os pusesse em prática o mundo seria muito melhor.
    Um abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elvira. O ser humano não só se esqueceu dos ensinamentos do Mestre, mas também dos valores que a maior parte recebeu dos pais. Sabemos que hoje em dia muitos pais não transmitem nada de bom aos filhos e daí a minha dúvida se as coisas melhorarão algum dia.
      Não se está a educar devidamente as nossas crianças e elas serão os futuros cidadãos, sendo por isso preocupante o dia de amanhã. Mas, não nos vale a pena pensar nisso, mas sim no agora, no que ainda podemos fazer para mudar as mentalidades. Um beijinho, amiga e muito obrigada pela visita. Desejo-te uma semana cheia de bons momentos e livre dos falsos bondosos.
      Emília

      Eliminar
  14. Olá, Emília Pinto e Hermínia Lopes

    A vida, é um aprendizado constante. Multativo e de disfarces.
    as pessoas, estam aí, expostas ao vento e aos pensamentos. E convivendo com armadilhas e sensações desconfortáveis.
    Mas, faz parte desse jogo da vida. precisamos a cada dia, aprendermos a jogar. Faz parte, do tabuleiro.
    Mas, passei aqui mesmo, para te desejar um dia de domingo agradável. Com saúde. Com alegrias e mimos.
    Deixo cá, um abraço abraçado do Brasil.
    E, beijos..., pra você.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Soube-me muito bem receber esse " abraço abraçado " do meu querido Brasil. Muito obrigada, José, por esse carinho. E claro, amigo que temos de entrar no jogo, já que a vida nos força a isso; temos é que andar de olhos bem abertos para que não nos trapaceiem muito. É difícil, mas com o passar dos anos vamos jogando cada vez melhor. Um beijinho e fica bem. Uma bela semana, José.
      Emília

      Eliminar
  15. Bondade genuína nunca fez mal a quem que fosse, nem a quem a pratica nem a quem a recebe.

    O resto é hipocrisia, caridadezinha, simulação.

    Boa semana



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É dessa " bondade genuína " de que todos estamos a precisar, mas infelizmente o que mais vemos é " hipocrisia, caridadezinha, simulação " E o que mais me choca é na realidade a "CRIDADEZINHA " e foi muito bom que tivesses aludido a ela, São. Muito obrigada pelo contributo que deste com a tua visita. Gosto sempre de saber a opinião das pessoas sobre os temas que coloco. Um beijinho e uma boa semana
      Emília

      Eliminar
  16. A bondade que vem espontaneamente do coração estará , quanto a mim , sempre correcta .
    Se fomos manipulados , problema de quem o fez . Eu , fui eu .
    Para o meu equilíbrio , tenho necessidade de não ser desconfiada . Faz - me mal .
    Claro que existe a factura desta forma de estar na vida , mas há sempre uma por todo e qualquer acto que pratiquemos .
    Que posso passar por parva , é o mais certo . Mas eu sei que o não sou .
    Escolhas ...

    Um beijo grande , para as duas ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, Maria, eu também não sou nada desconfiada e isso faz-me cair muitas vezes; além do mais sou muito autêntica e não consigo perceber que muitas vezes algumas pessoas estão a dizer isto ou aquilo só para me agradarem; saiem de junto de mim e lá se vai a simpatia e a bondade. Claro que por mais que tente não consigo ser diferente e a solução que encontro é afastar-me das pessoas que, sei, não são aquilo que mostram. Não vou mudar por causa delas aquilo que considero ser uma das minhas qualidades, a sinceridade e a fé no ser humano; felizmente que ainda há muita gente sinceramente bondosa por esse mundo afora e é nesses que nos devemos centrar. Obrigada, amiga pelo carinho e fica bem. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  17. Minha querida amiga Emília,
    Depois de ter lido os seu mimos, sorri! e sobre estas bondades...não poderia estar mais de acordo. Um dia ouvi, uma pessoa dizer para a outra- muito bondosa mesmo- "tanta bondade enjoa". Nunca mais esqueci esta frase que não foi feita, mas saltou irritada de um coração mais maduro quiçá um pouco revoltado. E hoje penso que tem que haver um peso para tudo não estivesse a virtude no meio...
    Sim, aquela bondade como quem espera até onde nos leva a nossa ingenuidade já não cola no papel da vida que já virou papiro...
    Por isso neste porto seguro sim, há a inquietação do melhor, do mais alto, mas inatingível porque humano, logo se fraqueja! seria bom que a bondade fizesse parte da parte intrínseca de nós. O pior é que não sei se estou de acordo cm o Padre Américo quando dizia que"não há rapazes maus..." Acrescentarei para não o contradizer que há uns melhores que outros.
    Façamos a nossa parte. Acredito que o que de bom fizermos, virá de volta; os tais setenta vezes sete...
    Obrigada por todo o carinho
    Uma ótima semana
    Beijinho grande Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que sorriu com os meus mimos, mimos que eu sempre vou buscar às suas palavras, palavras que me enchem de poesia e que me levam a refletir e a entender que há almas umas vezes inquietas, outras serenas e algumas vezes nostalgicas pelo nevoeiro das recordações e saudade; é assim e penso que assim será sempre comigo e com muitos outros
      Sabe, sempre desconfiei muito desse tipo de " bondade que enjoa " e agora no papel da vida que já virou papiro " fujo dela " a sete pés " como se costuma dizer. Sou muito autêntica e essas " meladices " como costumo chamar, cheiram-me sempre a falsa bondade. Mas temos de ficar alertas, fazer a nossa parte e começar a entender que há sim " rapazes maus " . Muito obrigada, querida amiga, pelo seu " miminho. Gosto muito de a ver por cá ! Que os seus dias sejam de luz e e que o sol que hoje nos brindou com a sua presença continue, pois ele é fundamental para aquietar os corações Um beijinho, Manuela e ...volte sempre, não se esqueça!!!
      Emília

      Eliminar
  18. A bondade vai morrendo diariamente dentro de cada homem.
    O interior de cada pessoa vai endurecendo na estupidez, na ganância e da supremacia de uns sobre os outros.

    A bondade só cresce quando há amor e verdade. Ela, a bondade, ajuda a criar e a renascer em equipa. Cada um só ganha ganhando todo o grupo - sociedade.

    Hoje cultiva-se a falsidade e a mentira politica que vai destruindo a sociedade e o mundo em favor dos ricos e poderosos que têm os corações de aço....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe Luis, a " falsidade e mentira política " é a pior das falsas bondades; prometem e depois tudo esquecem e o pior é que contra esses nada ou quase nada podemos fazer. Por mais que nos distanciemos, por mais que os ignoremos, eles lá estarão a governarem-nos da forma que quiserem e mais lhes interessar. Das pessoas com quem convivemos é fácil lançar para o esquecimento aquelas que nos prejudicam e darmos atenção só aos verdadeiros seres humanos, mas contra os mentiroso e poderosos a nossa pequenez só consegue lamentar tanta injustiça. Obrigada, amigo, pelo carinho da visita e espero que não encontre pelo caminho muitos " corações de aço ". Se não nos acautelarmos o nosso vira um pedregulho
      Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  19. E voltei queida amiga,

    ...depois de ter lido um comentário seu, "desci" e vi um pouco mais de mim num outro seu e sorri de novo agora não só por mais outro mimo mas porque, sinto que senteos meus nevoeiros que se uns dias nos convidam ao aconchego, outros nos remetem para a descoberta do desconhecido.E paz que se sente é quase pouca mediante o tanto que nos abriga Sabe? É um gosto falar e vir a sua casa! Verdade.Seria um nunca acabar...
    Beijinho grande Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que bom que foi ter voltado, Manuela! Não sei se entendo os seus " nevoeiros, as suas " Inquietudes " as suas " Simplicidades " e o seu " Eu poético ", mas tenho a certeza que me revejo em todos eles e ao lê-los a minha alma deixa saír palavras em forma de desabafo. Estas primeiras semanas de Maio para mim não foram fáceis; forma bastante nebulosas, mas, agora que a Primavera nos começa a brindar com o sol creio que o nevoeiro se dissipará. Obrigada por mais este " mimo " e desejo-lhe uma boa noite, amiga. Um beijinho muito especial
      Emília

      Eliminar

  20. Querida Emília

    Este texto de Neruda é vigoroso. São muito interessantes as suas palavras, as expressões como 'Endureçamos a bondade, amigos'. Penso compreender o sentido delas, talvez no sentido de praticar a bondade sim, mas sempre atentos a que não nos deixemos ludibriar. Para mim, um dos pontos mais difíceis é realmente distinguir quem merece e quem não merece ser o objecto da nossa bondade. E se alguém me ludibria será que terei de tratar todos da mesma forma, pagando o justo pelo pecador? Parto sempre do princípio de que quem chega ao pé de mim vem armado das melhores intenções, a não ser que já tenha motivos para desconfiar dessa pessoa específica. Sei que é um risco, mas a desconfiança perene incomoda-me, e penso muitas vezes que talvez seja comodismo e, quem sabe, egoísta esta minha postura, isto é, não escrutinar antecipadamente ou estar de pé atrás. Também não me considero 'boazinha'. Sou muito legalista e quando se trata de alguém ter de comprovar isto ou aquilo sou exigente. Bem, e isto é o ser humano, complicado e complexo. :)

    Minha amiga, os temas que aqui nos trazem levam-nos ao fundo de nós mesmos.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, Olinda, eu tenho muita dificuldade em ser desconfiada e por isso já fui enganada muitas vezes. Isto não quer dizer que tenha ficado de " pé atrás " com todos; acho isso uma injustiça, pois acredito que há muita gente sinceramente bondosa, mas o que tenho tentado aprender é a distinguir o verdadeiro bondoso do " impostor". È claro que com a convivência já consegui descobrir alguns que não passavam de " lobos em pele de cordeiro " e a solução foi afastar-me. No fundo é precisamente o que o texto nos quer dizer...que temos de ser "exigentes...legalistas e que nos devemos afastar dos tais " bonzinhos " Ainda bem que não se considera " boazinha", Olinda; Ter um coração bom é ser justo...exigente e correcto e não dizer " amém " com tudo e com todos para que nos olhem como " bonzinhos " É isso o que mais me desagrada em certas pessoas. Obrigada, querida amiga, pelo comentário tão pertinente e que, como sempre, dá um bom contributo à mensagem que tento transmitir com o que publico. Um beijinho muito especial e boa noite.
      Emília

      Eliminar
  21. Olá Boa noite Emília!
    O texto de Pablo Neruda foi muito bem escolhido!
    Penso que a nossa sociedade está a tornar-se uma verdadeira farsa...pois que o número de farsantes de" alta linhagens" é cada vez maior e os seus exemplos são vistos por quem sabe separar o trigo do joio e por muitos que não o sabem, estes últimos acham que ser incorrecto,falso, enganar tudo e todos para colher todas as vantagens é que é "fixe"! Conheço gente assim , que sob a capa de bondade e mansidão,estão sempre a "lixar"(passe a expressão) o próximo.Já fui enganada várias vezes...mas estou a aprender à minha custa. Digo para mim mesma - Deixa de ser burra, Maria Emília! Abra os olhos!
    Li todos os comentários anteriores e acho fantástico a riqueza de opiniões e os ensinamentos que se podem colher. Obrigada,amigas!
    Beijos.
    M. Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, Mª Emília, é esta " riqueza de opiniões" que me encanta neste mundo dos blogs e fico muito contente quando os que me visitam enriquecem a minha publicação com as suas opiniões sobre assuntos que creio serem importantes. Foi o que fez agora, amiga e achei graça ao seu " deixa de ser burra, Mª Emília! ", pois é precisamente o que digo tantas vezes; mas vamos aprendendo e com certeza que aqueles que já nos " lixaram " não o voltarão a fazer,não é verdade? Obrigada pelo carinho e pela simpatia com que sempre nos visita. Fique bem e, claro, sempre de OLHOS ABERTOS. Boa noite e um beijinho muito, muito especial
      Emília ( Tb sou Mª Emília...)

      Eliminar
  22. Gosto muito de Pablo Neruda e como sempre adorei lê-lo.
    Quantas palavras bondosas cheias de mentira são proferidas!
    Mas acho que muitas vezes conseguimos sentir quando existe sinceridade ou não.
    Obrigado pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita! Que bom vê-la por cá. Eu também acho que acabamos por perceber onde existe de facto sinceridade, pelo menos depois de caírmos algumas vezes. É como o povo diz " na primeira qualquer um cai, na segunda só cai quem quer ". Fico feliz que tenha gostado. Fica bem, amiga e muito obrigada pelo carinho. Beijinhos.
      Emília

      Eliminar