quarta-feira, 13 de junho de 2012

CARTA DE UM PAI A UM FILHO






Amado Filho,

O dia em que este velho já não for o mes
mo, tenha paciência e me compreenda.

Quando eu derramar comida sobre minha camisa e esquecer como amarrar meus sapatos, tenha paciência comigo e se lembre das horas que passei te ensinando a fazer as mesmas coisas.
Se quando conversa comigo, repito e repito as mesmas palavras e sabe de sobra como termina, não me interrompa e me escute. Quando era pequeno, para que dormisse, tive que contar-lhe milhares de vezes a mesma estória até que fechasse os olhinhos.

Quando estivermos reunidos e, sem querer, fizer minhas necessidades, não fique com vergonha e compreenda que não tenho a culpa disto, pois já não as posso controlar. Pensa quantas vezes quando menino te ajudei e estive pacientemente a seu lado esperando que terminasse o que estava fazendo.

Não me reproves porque não queira tomar banho; não me chame a atenção por isto. Lembre-se dos momentos que te persegui e os mil pretextos que tive que inventar para tornar mais agradável o seu banho.

Quando me vejas inútil e ignorante na frente de todas as coisas tecnológicas que já não poderei entender, te suplico que me dê todo o tempo que seja necessário para não me machucar com o seu sorriso sarcástico. Lembre-se que fui eu quem te ensinou tantas coisas.
Comer, se vestir e como enfrentar a vida tão bem com o faz, são produto de meu esforço e perseverança.

Quando em algum momento, enquanto conversamos, eu chegue a me esquecer do que estávamos falando, me dê todo o tempo que seja necessário até que eu me lembre, e se não posso fazê-lo não fique impaciente; talvez não fosse importante o que falava e a única coisa que queria era estar contigo e que me escutasse nesse momento.

Se alguma vez já não quero comer, não insistas. Sei quando posso e quando não devo.

Também compreenda que, com o tempo, já não tenho dentes para morder, nem gosto para sentir.

Quando minhas pernas falharem por estarem cansadas para andar, dá-me sua mão terna para me apoiar, como eu o fiz quando começou a caminhar com suas fracas perninhas.

Por último, quando algum dia me ouvir dizer que já não quero viver e só quero morrer, não te enfades. Algum dia entenderás que isto não tem a ver com seu carinho ou o quanto te amei.

Trate de compreender que já não vivo, senão que sobrevivo, e isto não é viver.
Sempre quis o melhor para você e preparei os caminhos que deve percorrer.

Então pense que com este passo que me adianto a dar, estarei construindo para você outra rota em outro tempo, porém sempre contigo.

Não se sinta triste, enojado ou impotente por me ver assim. Dá-me seu coração, compreenda-me e me apóie como o fiz quando começaste a viver.

Da mesma maneira que te acompanhei em seu caminho, te peço que me acompanhe para terminar o meu.
Dê-me amor e paciência, que te devolverei gratidão e sorrisos com o imenso amor que tenho por você.

Atenciosamente,

Teu Velho

J.M "


PS. Amigos que por aqui passarem, leiam e meditem nesta grande ternura. Era impossivel não a  partilhar convosco!
Herminia

30 comentários:

  1. Foi tudo isso que fizeram connosco os nossos idosos; esquecemos e infelizmente a compreensão e paciência faltam-nos muitas vezes. Procedemos do mesmo modo com os nossos filhos e com certeza não se vão lembrar da maioria desses actos de amor e compreensão.É assim, Hermínia...ainda tenho os meus pais e peço sempre à vida que não me deixe esquecer aquilo que por mim fizxeram. Tenho consciência que às vezes já esqueço. Um beijinho e parabéns por mais uma vez colocar aqui este tema tão pertinente, a incompreensão para com os idosos. Um bom feriado!
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Emilia!
      Esta carta foi-me dada pelo nosso amigo Eduardo, já há muito que a tinha e gostei de a partilhar.
      Lá diz o ditado "Filho és Pai serás, assim como fizeres, assim acharás", o povo tem a sua razão.
      é um ciclo, fazer sempre o melhor que possamos, assim vi minha mãe fazer.
      Até breve
      Herminia

      Eliminar
  2. Querida Hermínia

    Esta carta traz tudo o que devemos fazer em relação aos nossos pais e idosos. Mostra todas as fragilidades dos mais velhos e quantas vezes os mais novos não se apercebem delas. Falta de paciência, não reconhecendo o quanto os pais fizeram por eles e agora é a vez de serem acarinhados.

    Foi uma excelente ideia postar este texto, minha amiga.

    Desejo-lhe a si e à Emília um bom Dia de Santo António.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Olinda!
      É sempre bom ler e mostar aos mais novos, hoje são filhos, depois serão pais,quantos sofrem e se vêm perdidos,e a vida para eles só teve o sentido:os filhos, e as surpresas às vezes surgem,falta de paciência, de amor não digo, todo filho ama seus pais.
      Obrigada pela sua visita.
      Até breve
      Herminia

      Eliminar
  3. Li com muito carinho o que já presenciei. E chorei para dentro!
    Hoje, talvez compreenda quando dizem "já é muito tempo!"
    Tudo se repete, tudo é uma escola onde nos é partilhdo o saber envelhecer com dignidade.
    E por me doer demais...quero guardar memórias silenciosamente...
    Fantástico post!
    Abraço, querida amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Manuela!
      Todo o filho deveria fazer:escutar, apoiar e nunca contraiar, assim consegue-se prosseguir em paz.
      Já passei por isso, e assim sinto-me em paz.
      Amiga,é uma carta que mostra bem o percurso da nossa vida.
      Até breve
      Herminia

      Eliminar
    2. Olá Hermínia,

      Ao ler lá o seu comentário sorria recordando o jogar "às casinhas" mesmo tendo bonecos um pouco mais sofisticados para aquela época.Mas o prazer de reinventar era desmedido! E as bonecas de trapos que se fazia nos dias de nevoeiro inventando toilettes, escrevendo fisionomias? E as caminhas feitas como tão bem recordou?
      Foi tempo lindo, que hoje os jovens nunca poderáo recordar!
      Grande abraço

      Eliminar
    3. Olá Manuela agora vou-lhe contar uma história....um amigo de meu pai que veio de Lisboa visitar-nos trouxe-me uma linda boneca de papelão. Nem imagina a minha alegria, pois nunca tinha visto uma boneca tão bonita. Mas...esqueci-me dela fora de casa...veio a chuva e lá foi a boneca. Tive que continuar com as outras menos sofisticadas, mas que com a sua simplicidade dava uma brincadeira muito boa. A Hermínia que me perdoe esta intromissão no post dela, mas tinha que responder e contar ese episódio que recordo como se fosse hoje. Um beijinho, amiga e tenha um belo fim de semana
      Emília

      Eliminar
    4. Olá querida amiga Emília!
      Pois bem! E eu sei! Se sei! Esqueciamo-nos dela , e o orvalho da noite ou a chuva transformava a boneca moldada, num amontoado de papel!
      E...não vou jurar, mas parece que já comentei num post. E se o encontrar, postá-lo-ei de novo dedicado a si, Emília!
      Depois avisá-la-ei!
      Felicidade, onde estás? -Nas coisas simples-diz ela!
      Boa semana
      Terno abraço!

      Eliminar
  4. A realidade num texto comovente.

    Durante a toda a vida, os pais são o nosso porto seguro. Com o tempo, eles deixam de ser "super-heróis" , tornando-se frágeis. Então, não devemos esquecer que quem nos ofereceu cuidados, carinho e atenção precisa e deve receber tudo de volta.

    Infelizmente, cada vez acontece menos.

    Beijos.

    Lisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Lisa!
      Também não deixa de ter a sua razão, hoje há filhos são muito desprendidos dos pais,os elos cortam-de muito cedo."OS Serões" fazem muita falta,corre tudo muito depressa e os miudos,tem por companhia o computador...
      Assim vão os tempos!
      Até breve
      Herminia

      Eliminar
  5. Minha querida

    Um texto que merece uma grande reflexão (filho és, pai serás),mas infelizmente os nossos velhos não recebem esse apoio e compreensão e todos para lá caminhamos, que pelo menos seja com dignidade.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Sonhadora!
      Nós, já estamos piores do que oa nossos pais, os nossos filhos não chegarão a ter tempo quase para nos visitar.
      São máquinas autênticas, o trabalho rouba-lhes todo o tempo, chegam cansados e mais trabalhariam se o dia tivesse mais horas, mas ...mesmo sssim felizes dos que têm emprego!
      Até breve
      Herminia

      Eliminar
  6. Já conhecia esta mensagem, mas foi bom reler... tenho comigo a minha "árvore da vida" a quem apoio e estimo com todo o carinho e compreensão... mas há tantas por aí que foram abandonadas pelos seus rebentos... devíamos pensar naquele ditado: «de velhinho se volta a menino» e lembrar-nos dos carinhos que nos deram enquanto crianças e tentar retribuir...
    Um beijinho com amizade e deixo os meus parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Não conhecia"de velhinho se volta a menino", refletindo.. bate certo!
      Todos gostam dum carinho, de palavras ternas sofrem quando se encontram dependentes.Ñós temos de nos adaptar à nova vida e compreender, que já não é mais como no tempo das nossas mães e avós.Aí a familia vivia quase toda junta, eram bom,estou-me a lembrar da grande casa dos meus avós, onde todos cabiamos.
      Até breve
      Herminia

      Eliminar
  7. "Filho és...pai serás; assim como fizeres, assim acharás"
    Ditado antigo e tão bem expresso nesta carta.
    Que os jovens nunca se esqueçam que um dia também vão ser velhos e precisar dos mesmos cuidados.
    Beijo e bom fds.
    Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Graça!
      Cheguei agora mesmo de Liboa, isto para lhe dizer que estive com uma familia que tem saudades de África, tanto que vão pôr um aposento só com coisas que lhes traz boas recordações da Beira.
      Quanto ao post gostei tanto que era impossivel ,partilhar, isto é uma realidade, mostar aos filhos que são a continuação dos pais, por isso ensinar-lhes a ter paciência,e acarinharem quando os pais se sentirem dependentes, isto é muito muito importante.
      Até breve
      Herminia
      Herminia

      Eliminar
  8. Bom dia queridas, gostaria muito que lessem o meu post de ontem onde relato fatos que ocorreram esta semana no edifício onde resido, vocês certamente ficarão chocadas com o caso da senhorinha que só foi encontrada esta semana pq pediu socorro depois de cair e não ter forças p se levantar pois não se alimentava há QUINZE DIAS, não conseguia sequer ficar de pé,ela já beira os noventa anos e nunca aceitou ninguém, a família deixou pra lá e foi encontrada no meio de fezes, urina, baratas gente um HORROR MESMO!
    Os idosos a partir de certa idade precisam ter acompanhamento, não podem ficar sózinhos e são inúmeros os casos de abandono, é triste profundamente triste, eles precisam de cuidados, amor e mto carinho, como diz uma amiga NÓS ESTAMOS NA FILA e para lá caminhamos!
    Lindo final de semana para vocês biejinsssssssssssss

    http://casinhadavovoro.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Rosana!
      Infelizmente acontecem casos desses todos os dias.Parece impossivel, mas é mesmo verdade, há idosos que são muito mal tratados, abandonados, e tanto deram ,tanto ensinaram os homens deste País.
      Até breve
      Herminia

      Eliminar
  9. Uma das melhores escolhas já feitas!
    Como sabes no meu blog tb já "reabisquei" sobre esse tema!
    Parabéns
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Amigo!
      Entristeço-me com a pobresa,com o abandono, entristeço-me com crianças, mal tratadas ,abandonadas, mal nutridas, se eu mandasse por um dia neste País ,dava a prioridade às crianças e idosos.Se todos dessemos um pouco ,a miséria seria um pouco menos, mas...infelizmente há pessoas que gostam de usar oculos bem escuros.!
      Até breve e parabens por ter trazido ao seu blog este tema tão importante.
      Herminia

      Eliminar
  10. Mesmo que não seja em forma de carta, com registro, todo idoso, acredito, pensa assim. Essa carta, é de todos os que já estão nessa fase. Lembro-me de uma amiga (colega de trabalho) há uns 30 anos, falando de sua mãe, já bem velhinha, chamando-a de mamãe. Ela me contava, com lágrimas nos olhos. Chega um tempo, em que se volta a ser criança. É principalmente aí, neste crucial "ponto", que os filhos, netos e quem está em volta, precisa ter mais paciência e se ponha, no lugar da pessoa idosa.

    Esta carta, é uma lição para todos refletirem atentamente.
    Obrigada,pela partilha.
    Beijinhos, bom domingo!

    ResponderEliminar
  11. Oi Lúcia!
    Esta carta é uum pedido de reflexão a todos os filhos, hoje já somos nós, a pedir um pouco de atenção, já chegou a reforma, temos todo o tempo do mundo, ocupamos o máximo as horas infidáveis, mas quando chega ao fim do dia , sempre se espera por um telefonema...depois mais tarde quando nossas pernas já estiverem mais trôpegas e não apetecer tanto ir para a rua, já precisamos mais de companhia e compreensão,é certo que atualmente os filhos estão muito mais ocupados dos que de ontem, o trabalho exige muito mais, mas tinhamos um pouco de Esperança,eu pelo menos tenho
    Até breve
    Herminia
    Herminia

    ResponderEliminar
  12. Já conhecia este texto (ou talvez parecido), mas nunca é demais reler uma mensagem tão bonita e com uma mensagem tão forte, especialmente para os nossos dias em que cada vez mais se abandonam os idosos.

    Obrigado por partilhar

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Rita!
      Doi-me a alma, quando ouço aquelas noticias "um idoso,foi encontrado...."
      Como é possivel? Não há um filho ,um sobrinho, um primo?
      Deixa de ser util, logo é abandonado! As familias desmoneraram-se ,começam por morar em bairros de lata e acabam morrendo nas ruas, tanta coisa mal neste mundo! Doi-me mesmo muito!
      Até breve
      Herminia

      Eliminar
  13. um momento muito belo
    momento de leitura calma
    momento de reflexão
    momento de deixar cair uma lágrima
    momento de pensar no mundo mesquinho de hoje.
    beijos no coração pelo momento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Africa em Poesia
      Momento de grande reflexão ,como um pai ternurento se dirige a coisa bela que tem :o filho.
      Parece uma suplica, não ao abondono!
      Obrigada pela sua mensagem
      Até breve
      Herminia

      Eliminar
  14. tudo que precisamos ter e fazer por nossos pais.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar