quarta-feira, 18 de abril de 2012

É MESMO ASSIM...........



Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, contudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.

Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!"
William Shakespeare


PS. Hoje uma quarta feira de chuva......mas este texo  tira-nos da apatia, é como uma mola, dá-nos força, ensina.nos...  o tempo não se compadece  , mostra.nos como somos fortes,  o  que por vezes vacilamos!.
Quem por aqui passar  vai gostar concerteza, e vai  pensar.....´ a sua razão é certa!
Herminia

31 comentários:

  1. Olá Emília/Hermínia

    Certíssimo!
    A vida tem valor e temos valor perante ela.

    Viemos ao mundo repletos de valor. Apenas temos que aproveitar tudo que a vida nos proporciona!

    Belíssimo texto, para reflectir.

    Beijos.

    Elisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi LIsa!
      Obrigada por ter vindo.
      Este texto, é um dos mais completos que vi, são verdades de qualquer ser humano,mas pouco refletem: quem , porquê e como!
      At´«e breve
      Herminia

      Eliminar
    2. Oi Lisa !
      Para complemento, domento para lhe dizer que tenho ido ao seu blog, mas não consigo entrar, do que gostei mais?
      Sua primavera!
      Herminia

      Eliminar
  2. Shakespeare além de um genio da literatura era também um sábio.
    Um abraço e tudo de bom para vós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Elvira!
      Obrigada pela sua visita.
      Boas obras deixou, pelo menos duas ou três são as mais conhecidas deste dramaturgo inglês,quem não conhece ROMEU E JULIETA!
      Este pequeno texto é de reflexão!
      Até breve
      Herminia

      Eliminar
  3. Amigas,
    Grande e verdadeiro post, para ler, reler, pensar, repensar.
    William Shakespeare, além de talentoso, conhecia a vida e os seres humanos.
    Hoje, antes de dormir, vou pensar muito em tudo o que li.
    Obrigada amigas, por esta bela partilha.
    Abraço para as duas
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Oi Maria!
    Aqueles que nos deixam nensagem sábias, são aqueles que conheceram o BOM E O MAU da vida.
    A sua experiência ensina-nos!
    Até breve e obrigada
    Herminia

    ResponderEliminar
  5. É assim mesmo, Hermínia. A vida é uma roda viva que vai rodando ao seu ritmo; não altera o seu curso e não se compadece de quem não está disposto a acompanha-la. Claro que a vida de cada um de nós é uma roda diferente, pois diferentes somos nós também; há aqueles que fazem a sua roda rodar serenamente, aproveitando cada rodada com sabedoria, aproveitando bem a paisagem, reconhecendo que tem valor e que pode alterar o ritmo da roda; se quiser até pode fazer com que rode um pouquinho atrás para apreciar este ou aquele pormenor que não admirou convenientemente ou até para recordar um ou outro acontecimento que tenha contribuído para o tipo de pessoa que é hoje. Há no entanto aqueles que fazem de tudo para que a roda gire loucamente, parecendo querer que ela dê mais voltas e eles cheguem ainda mais depressa aonde desejam; roda, roda como louca a roda deles... não a deixam sequer fazer uma pausa para que, bem lá no alto da roda possam olhar para o que se passa à sua volta. Esquecem-se de que, de tanto rodar, a roda viva pode avariar e deixar de rodar antes do tempo. O melhor é deixarmos que a nossa roda viva rode com calma, com a cadência que lhe é natural e que assim possamos com ela rodar e apreciar as belezas que a cada rodada ela nos mostra. É claro que mesmo assim podemos nos desiquilibrar e cair, mas com certeza que o tombo não será grande e ainda nos levantaremos a tempo de recomeçar a viagem na próxima rodada. Não é fácil, eu sei, mas é uma tentativa que temos de fazer a cada dia e com o passar do tempo, com o rodar da roda viva, aprenderemos de certeza; somos fortes e capazes! Belo texto, Hermínia. Vamos lá tentar, certo? Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  6. Oi Emilia!
    É mesmo assim...,
    Tentar sempre o equilibrio, não é fácil... ,surpresas sempre!
    Aprendemos cada dia que passa, com todas a coisas que a vida nos vai oferecendo....coisas boas fazem os dias claros, leves, as menos boas ficam os dias embrulhados, quase sem graça, enfadonhos, as más....escurecem...,mas logo diz o povo " não há mal que sempre dure.....nem bem que nunca acabe", daí Emilia como diz ,a roda anda e nós temos de a tocar .
    Lendo este texto, meditando em cada frase,temos de ser fortes, não podemos esperar que nos tragam flores, temos sim de as plantar no nosso pedaço!
    Atté breve!
    Herminia

    ResponderEliminar
  7. Emília e Hermínia, sempre digo que viver é uma arte.
    Não é fácil para nós desenvolvermos um raciocínio, aonde todas nossas ações sejam pautadas pelo acerto...
    Sempre queremos acertar nos relacionamentos, no emprego, na escola ou no ato de governar.
    A vida exige uma boa dose de sabedoria e sensibilidade para que as coisas dêem certo.
    Nos relacionamentos, por exemplo, e até no nosso meio literário.
    Muitas vezes somos julgados, condenados e apontados como alguém que destoa, alguém que peca e, portanto não merece perdão.
    Apontam-nos, nos condenam e nos julgam como nem mesmo o próprio Deus é capaz de assim proceder.
    Realmente amigas, não espero flores de ninguém, pois como disse uma pessoa, você jamais será unanimidade ou vai agradar a todos.
    Sim, pois se nem o Cristo agradou, quem dirá eu, um reles e falho ser humano.
    Quero apenas plantar nesse jardim nem que seja uma flor, contanto que vingue e seja mais uma nesse jardim a acrescentar em meus sentimentos.
    Por ora, quero deixar um afetuoso abraço a vocês duas e beijos em vossos corações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi António!
      Gostei do seu comentário, mais um depoimento sobre o percurso , que nos foi destinado.
      Somos e acreditamos naquilo que somos, mas há sempre um julgamento,não agradamos a todos, não somos valorizados muitas vezes como desejariamos, mas a nossa conciência é a nossa conduta.Casos ,que poderemos ponderar ,ajustar, em todos nós há o "pecado", mas também há o arrependimento,sejamos francos.
      Até breve
      Herminia

      Eliminar
  8. Palavras inteligentes e sábias...Esquecemo-nos muita vez que a vida é só uma e o tempo não volta para trás. É preciso aproveitar todos os momentos como se fossem os últimos e amar e perdoar. Dizer muita vez :Gosto de ti, amo-te! É preferível do que dizê-las em frente de um caixão...quando já nada valerá a pena!
    Muito bonito e OBRIGADA!
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Graça!
      Obrigada, tem toda a razão ,tratar com carinho quem se ama, tratar bem uma amizade, fazer crescer o dia a dia, dormir com a consciência serena,isto é a doutrina que me ensinaram e que sigo, depois....fica a saudade de dias felizes e cumpridos,.doutra forma deve fica o remorso!
      Amiga tudo de bom
      Até breve
      Herminia

      Eliminar
  9. Difícil é deixar de esperar pelas flores e lançar mão do seu cultivo. Belo texto! Aqui não chove, começa o tempo a esfriar pelas manhãs e noites.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Anabela!
      Por aí o tempo sempre é melhor, nunca chega haver o inverno´, aqueles dias frios que regelam até o coração...daí os brasileiros serem mais felizes e adaptarem-se melhor às coisas ,o SOL essa vitamina ajuda!
      Amiga volte sempreÃté breve
      Herminia

      Eliminar
  10. Boa tarde Herminia, sao tan buenas e sabias estas palavras.
    É preciso desenvolver um coração caloroso para com os outros para nos experimentar esse calor. Às vezes, o egocentrismo nos enche de raiva...
    Um prazer de ler e refletir com você.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Carolina!
      Poucos são aqueles que não recebem, quando semeiam.
      É um apoio , hoje eu ,tu amanhã.
      Perante as situações dificeis, temos de ter fé ,confiança, mas é sempre bom receber uma palavra amiga, um telefonema, termos alguém, que se lembra de nós!
      Até breve
      Herminia

      Eliminar
  11. Lindo, lindo, querida Hermínia! Adorei!Poucos textos têm esse poder de condensar tantos ensinamentos, tantos pontos sensíveis e abordagens numa perspectiva incrível que nos põe perante as nossas fraquezas e aquilo que devemos aprender para nos tornarmos fortes e mais humanos.
    E depois de tantos séculos aqui temos este grande autor a falar para nós, de uma forma tão simples e abordando temas tão actuais porque dizem respeito à arte de lidarmos uns com os outros e de nos conhecermos a nós próprios.

    Muito obrigada.

    Beijinhos e bom de fim de semana.

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Olinda!
      Realmente este texto diz tanto ,que é bom relê-lo, ensina-nos, e quantas verdades não são ditas, sabemo-las, mas é um reforço, e algumas até esquecidas.
      Como não somos perfeitas, nem sempre tudo corre como desejamos, mas pelo menos ,que saibamos perdoar, embora leve o seu tempo...mas lá chegaremos, o coração é mole...
      Amiga, não sei se lhe disse que o encontro foi lindo, conhecemos a Teresa e a Joaninha, gostei muito, valeu apena fazer uma madrugada!!!!!!
      Para a próxima , que não seja para muito tarde,poi o tempo não se compadece, os ponteiros não param, que possamos conhecer amigas que por aqui e que pelo seu e pelos outros blogs passam, seria bom, porque não?
      Obrigada e até breve
      Herminia

      Eliminar
  12. Olá meninas. Maravilhoso texto que nos mostra a importância do autoconhecimento e consequente mudança dos pontos fracos e negativos de nossa personalidade, bem como a arte do bem viver.
    Estou em falta com todos, pois tenho tido pouco tempo para entrar nos blogs. Mas sempre com todos vocês no meu coração.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OI Maria José!
      Para si este texto pouco ou nada ensina!
      Bem... diria mesmo nada!
      Ele era um excelente dramaturgo, tanto é que as suas peças, ainda hoje devem ser umas das mais escolhidas.
      Amiga volte e até breve
      Herminia

      Eliminar
  13. Como em seus textos teatrais,Shakespeare acerta, em cheio, na alma da gente, neste ensinamento magistral.

    Obrigada, Hermínia, por essa extraordinária partilha.

    Beijinhos,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Lucia!
      Dou-lhe razão, gostamos de ler sempre o que nos faz bem à alma, o que nos ensina a melhorar, daí amiga me vou esforçando!
      Obrigada pela visita e até breve.
      Herminia

      Eliminar


  14. En cada momento
    Que paso a visitarte
    Me premias con...

    La sonrisa de tu mirada
    La melodía de tus labios
    Y la poesía de tu corazón

    Para festejar la amistad
    Que esta enriquecida
    Por la transparencia y humildad

    Deseo disfrutes de un merecido descanso
    En estos días del fin de semana

    Un abrazo te hago llegar
    Tan profundo
    Como los sentimientos.

    María del Carmen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga!
      Com um pouco de esforço, comprendi as tuas palavras, agradeço-te e desejo-te que o caminho que trilhas te traga o que mais desejas.

      Obrigada e até breve
      Herminia

      Eliminar
  15. Verdades ditas que devem ser pensadas e seguidas.
    Esta é a que mais sinto: " e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
    "

    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Oi Cantinho!
    Estou consigo, não é falta de personalidade, mas por vezes a não flexibilidade, vai contribuir, para muitos desacatos, e para evitar, mesmo quase não querendo, cede-se, isto acontecerá com uma grande maioria, mas também não passamos despercebidas, quando há essa flexibilidade.
    Amiga, volte o cantinho deste lado também é seu.
    Até brteve
    Herminia

    ResponderEliminar
  17. Hermínia, boa noite!
    Este texto é excelente, remete-nos à reflexão e deixa-nos fortalecidos.
    Gostei do bocadinho aqui!

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Volte quando quiser e puder, esperamos sempre.
      É bom refletir um pouco sobre a forma como possamos chegar ao entendimento, que é dificil por vezes.
      Até breve e obrigada
      Herminia

      Eliminar
  18. Emília, boa noite!
    Se bem entendi, a minha amiga hoje festeja mais um aniversário. Por isso mesmo, não podia deixar que o dia acabasse, sem antes, vir aqui deixar-lhe um beijinho com o desejo de que este dia se prolongue por muitos, longos e felizes anos, sempre na companhia de todos os que ama e lhe querem bem.

    Feliz aniversário!

    Ana Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, fui ler o comentário que fiz no seu blog e de facto, falo no dia de hoje que seria um novo Começar e que gostaria de ver nele pelo menos um versinho. Isto não quer dizer que faço aniversário; queria referir-me ao começo de cada dia que deve ser visto como um verdadeiro presente da vida. Mas, fiz aniversário em Dezembro, a 26 e por isso aceito os parabéns como se fosse hoje e agradeço-lhe imenso do mesmo jeito. Afinal, como diz o povo: " até ao S. João é do coração. Obrigada, amiga e tenha uma boa noite e um feriado bem passado. Beijinhos
      Emília

      Eliminar