terça-feira, 16 de agosto de 2011

ESTUPIDAMENTE CHEIOS DE TUDO







"Existem pessoas tão cheias de si, que até suas caixas de recados são cheias. Tratam os outros com a mesma intolerância fria proferida nos recados de suas máquinas vazias.



Gostam de arrotar educação, com fina crueldade, mas discriminam qualquer um que não seja de seu status social. Sua arrogância está estampada em suas faces macias, tratadas com creme especial.



Sabem se portar a mesa, porém desconhecem as virtudes da simplicidade excluída na periferia. Dos muitos que eles poderiam auxiliar, dos muitos que poderiam lhes auxiliar, dos muitos que vivem sem lar, dos muitos que vivem sem poder sonhar.



Falam diversas línguas, mas desconhecem a língua universal da humildade. Vestidos como reis, escondem a própria pobreza de seus sentimentos egoístas, que acabam expostos nos seus pontos de vista, na sua fala esnobe, na empáfia de suas vidas.



Pobres animais pensantes. Pobres vítimas de sua soberba sem pudor. Pobres de nós quando encontramos estes seres sem amor. Que tratam a todos com ironia, que maltratam sua própria chance de viver com seus semelhantes em harmonia.



Cheios de tudo, donos de um mundo que não é seu. Enaltecem futilidades, muitas vezes vendendo sua dignidade em troca de glamour. Negam-se a beber do cálice da benevolência. Não sabem o que é clemência. Proclamam a si mesmos como doutores, como se um mero título fosse provar que por direito são melhores do que seus irmãos de carne e sangue. Apresentam-se como senhores da decência, maquiando a própria decadência com suas requintadas máscaras de cinismo e podridão.



Existem muitos seres assim, na riqueza e na pobreza. Entre ateus e religiosos. Entre todas as raças do planeta. Trajando uma armadura de espinhos feita de ofuscante orgulho. Abrem caminho para um falso futuro, sonhando com o topo, mas vivendo em um túnel escuro, abraçando a solidão tecida por sua amargura, por acharem que neste mundo são as únicas criaturas. "


Autoria de António Brás Constante


Pena que no coração do ser humano haja cores sombrias....pena que nele não vejamos sempre o azul suave dos céus!

Emília Pinto

25 comentários:

  1. Bom dia
    Gostei do tema. É real e bastante duro.
    Gostaria que não fosse verdade e que todos fossem amigos, cordiais, simpáticos, sinceros....e tantas qualidades que não caberiam aqui.

    Este mundo está cheio de tantas coisas que embora conhecendo-as devemos proceder como se as deconhecessemos........

    ResponderEliminar
  2. Amiga, infelizmente este tema retrata uma realidade que encontramos a torto e a direito, ao longo da estrada que é a nossa vida.

    Parece que desapareci, mas continuo atenta à vossa presença.
    Um beijinho para as duas.

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga Emília,

    Infelizmente esta é uma realidade que cada vez ocorre mais. Cada vez estamos mais distantes de nós, sem paz interior e sem saber bem o que estamos aqui a fazer. Muitos também têm assuntos mal resolvidos o que impossibilita de avançar e faz com que, a fuga das dores e problemas faça com que fiquemos embrenhados em futilidades, achando que o mundo está todo contra nós, e consequentemente ficamos mais longe dos outros e do mundo.

    Felizmente ainda há pessoas que são diferentes, muito diferentes e preservam valores e acções distintas das do texto que apresentas.

    Beijinho grande

    Joana

    ResponderEliminar
  4. Pois é Luis, a realidade de facto também é dura e o texto retrata bem isso, no entanto ainda acredito que a maioria dos seres humanos contraria este texto. É nisto que nos devemos agarrar pqra que continuemos a nossa caminhada com esperança. Obrigada pela visita e até breve. Um abraço
    Emilia

    ResponderEliminar
  5. Que bom vê-la por aqui, Romicas. Já tinha notado a sua ausência, mas entendi-a, pois sei que não deve ter sido nada fácil o fim do ano lectivo. Espero que já tenha descansado e que continue a aproveitar bem as férias. Eu também estou em falta com os meus amigos, pois não estou em casa e o acesso à internet fica mais limitado. Um grande beijinho e obrigada pelo carinho da visita.
    Emília

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana! Como disse no comentário acima, estou em divida com os meus amigos, pois não os tenho visitado como merecem; é que não estou em casa e por isso a internet é mais limitada, mas prometo que brevemente far-te-ei uma visita. Como tu, também acho que ainda há uma grande maioria de pessoas que vive como verdadeiros cidadãos em todos os aspectos e que dão o seu melhor para que tenhamos um mundo melhor. Um grande beijinho e que os teus dias sejam sempre coloridos. Até breve
    Emília

    ResponderEliminar
  7. Oi, Emília
    O texto diz tudo, de como NÃO devemos proceder.
    A realidade está bem retratada. Bom, é que não
    é geral, há muita gente boa neste velho mundo.
    É essa gente que nos faz prosseguir e multiplicar o lado positivo. Sempre foi e sempre será assim:
    cabe a cada um nós, seguir o BEM ou o MAL...A
    Liberdade, nos permite a escolha.
    Muito bom texto, para reflexão.

    Um beijo
    Lúcia

    ResponderEliminar
  8. Querida Emília,

    O mundo está cheio de "personalidades" dessas, que não se enxergam e vivem sonhando que são os donos da verdade...felizmente que ainda há os outros "os simples", os que amam porque não sabem fazer outra coisa...Temos que escolher minha amiga e descobrir o que é verdadeiro...
    Beijinhos muitos e doces
    Margarida

    ResponderEliminar
  9. É isso que tenho aprendido a fazer, com o passar dos anos...a escolher bem as pessoas com quem ando; nem sempre isso é possível no primeiro contacto, mas depois, afasto-me logo que vejo que não são convenientes. O poder de escolha é sempre nosso e não há nada que nos faça conviver com esse tipo de gente referida no texto. Um grande beijinho e obrigada pela visita. Brevemente te visitarei.
    Emília

    ResponderEliminar
  10. Desculpa, Lúcia, mas a resposta anterior é ao teu comentário. Gosto sempre de me dirigir à pessoa que comenta e isso falhou. Beijinhos, amiga.
    Emília

    ResponderEliminar
  11. Que alegria vê-la cá, Margarida! Ando um pouco sumida, porque onde estou a internet é mais limitada, mas prometo que brevemente te visitarei. Também acredito que há gente maravilhosa neste nosso mundo e é isso que nos faz ter esperança e viver com dignidade fazendo sempre o nosso melhor. Um grande beijinho e obrigada pelo carinho que sempre mostras para com o começar de novo. Fica bem!
    Emília

    ResponderEliminar
  12. Olá Emília e Hermínia

    Estupidamente cheios de materialismo, mas de coração vazio...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  13. Pobres coitados, amiga Emília.

    "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele."
    Immanuel Kant

    Já tinha saudades :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Oi Emilia!
    De raspão, passo por aqui, mas lerei com mais atenção quando puder!
    Parabéns ao Braz Constante.Um texto actualizadissimo , neste mundo onde pairam os imbecis, os tais de nariz empinado, que bem espremidinhos ,creio que nem "arrotam a educação", uns, porque nem a tiveram,e atualmente encontram-se no" meio chic", e querem mostar aquilo que não têm, daí a quererem pôr o pé em tudo e em todos, outros a tiveram, mas esqueceram o que lhes foi ensinado.
    Bem, mas ainda temos gente boa, não falta por aí, estatutos diferentes (infelizmente começa a descriminação) ,mas mesmo assim, quer dum lado quer de outro,há pessoas com o espirito de ajuda, sem pedir troca,conheço-os e a esses agradeço , as lições de solidariedade ,lições de amizade.
    Bem ,já me estou a alongar...e depois...
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  15. Infelizmente o ser humano tem dessas coisas. Não sei se moldado pelo mundo ou pelas mãos do criador. O certo é que a tolerância, o respeito e o reconhecimento da igualdade todos, está cada vez mais distante das ments e dos corações de muitos.

    ResponderEliminar
  16. Oi Lisa. Muito obrigada pela visita e o que nos resta é continuar a acreditar nas pessoas de bem que ainda abubdam por aí. Um beijinho e até breve. Um bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  17. Também já estou com saudades de visitar a casa do Rau, mas com a internet que tenho aqui na Póvoa não vou lonje...é uma lentidão que até desanimo, mas prometo que vistarei os meus amigos aos poucos.Um beijinho, Ná e vamos lá ganhando cada vez mais paciência para aturar os coitados que por aqui andam, sem o mínimo de educação. Fica bem!
    Emília

    ResponderEliminar
  18. Sabe, Anabela, penso que há sempre as duas mãos, a do Criador e a do mundo, mas de certeza que a do mundo é que influencia mais a formação de um ser humano. Um grande beijinho e um bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  19. Alongou-se bastante, Hermínia, mas falou bem. Tudo isso vemos todos os dias, infelizmente, mas também conhecemos a outra face da moeda e é ela que nos faz ainda acreditar no ser humano. Existe muita gente boa por esse mundo afora, felizmente. Um bom fim de semana e um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  20. Queridas amigas
    Só se aprendermos a ser humildes conseguiremos aprender tantas mais coisas... etalvez precisamente as mais importantes.
    Beijinho com saudades,
    Isabel

    ResponderEliminar
  21. É verdade, Isabel! Só humildade nos permite reconhecer que precisamos uns dos outros e que temos sempre algo a aprender com o nosso semelhante. A arrogancia não nos leva a lugar nenhum e denota, sim, uma grande falta de educação. Um grande beijinho e espero que tenha uma optima semana.Obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar
  22. Querida Amiga:
    Essas pessoas tão cheias de tudo são afinal pessoas cheias de nada, que caminham sempre trilho escuro, com sombras que as atormentam. Mesmo que o sol brilhe, existe escuridão nas suas almas. Sem o saberem (ou talvez o saibam melhor do que ninguém) são pessoas tristes no seu mundo de "glamour".
    Um abraço muito grande.

    ResponderEliminar
  23. Um texto profundo e verdadeiro na sua dureza!
    Que o Senhor das nosss horas não nos deixe NUNCA cair na tentação de seguir este caminho.
    É na simplicidade que está o segredo de uma vida feliz.
    Beijocas
    Graça

    ResponderEliminar
  24. Também penso, Isabel que essas pessoas se devem sentir infelizes e sós, pois os que as cercam acabam por não aguentar tanta estupidez e arrogância. Sempre peço à vida que me conserve a lucidez suficiente para continuar a viver com a simplicidade que me caracteriza, Um beijinho e muito obrigada pela carinhosa visita. Até breve, amiga!
    Emília

    ResponderEliminar
  25. É de facto um texto duro, mas infelizmente muito real, Graça. Como disse no comentário acima, considero-me uma pessoa simples e espero ter sempre a sensatez suficiente para assim continuar. A simplicidade é fundamental para que saibamos conviver com os outros como seres nossos semelhantes. Um beijinho, querida amiga e muito obrigada pelo carinho que sempre nos dispensa. Visitá-la-ei brevemente, pois já sinto saudades de sua " casa " . Até breve e..fique bem!
    Emília

    ResponderEliminar