segunda-feira, 2 de maio de 2011

NA DÚVIDA....


DÊ BOM DIA AO CAOS
.
Alguns adeptos da teoria do Caos dizem que se uma borboleta bater suas belas asas em algum lugar do oriente, ela poderia desencadear uma onda de fatos e fatores que destruiriam alguma coisa importante no ocidente, talvez sua casa, talvez a minha, ou talvez a casa de outra borboleta que estaria de férias na praia, também batendo suas asas só de sacanagem (a praia é um lugar onde até as borboletas ficam propensas a sacanagens) para destruir alguma coisa no outro lado do mundo.
Não é muito difícil de acreditar que insignificantes acontecimentos acabem gerando novos acontecimentos que nos façam parecer insignificantes. Para ocorrer um deslizamento de terra, por exemplo, tudo começa com uma única gotinha de água, que cai inofensiva em alguma encosta de morro. Mas quando percebemos que outras milhares de gotinhas parecem ter a mesma idéia de cair naquela mesma encosta o resultado é devastador.
Percebo isso também no trânsito (no meu caso na BR 116 por onde passo quase todos os dias), me parece que um simples bater de asas de uma borboleta, morcego, mosquito ou pernilongo, podem tirar a atenção do motorista que está a doze quilômetros de distância na minha frente, fazendo-o diminuir a velocidade de seu veículo por uma fração de segundo, esta fração vai se estendendo para os carros atrás dele e o resultado é um nada belo engarrafamento matinal.
Com base nesta afirmação de que uma ação gera uma cadeia de reações, podemos imaginar que um simples e sincero “bom dia” muitas vezes tem o poder de poder mudar o curso de toda uma vida. Basta acreditarmos nisso. Mas se isso não der certo viaje até algum lugar do oriente e solte uma borboleta por lá, para que ela voe livre batendo suas asas na esperança que isso possa transformar o mundo em que vivemos (de preferência em algo melhor).
Enfim, na dúvida dê bom-dia ao caos, pois se os seres humanos sofrem com suas crises de humor, quem dirá a essência do caos, que com sua forma alucinada pode variar entre todos os estados de humor (passando pelos municípios, cidades e países do humor também), e receber bem este pequeno gesto. Tratar o mundo caótico que nos rodeia com a mesma gentileza com que gostaríamos de ser tratados, é uma forma de se demonstrar que você também sabe lidar com a loucura... Ou que já está completamente contaminado por ela



De António Brás Constante



Eu acredito que um sincero Bom dia possa mudar o curso do nosso dia. E Não custa nada, não é verdade?


Emília Pinto






51 comentários:

  1. Eu adoro espalhar bons dias e sorrisos por onde passo.
    Não importa como eu esteja dentro de casa. A partir do momento que fecho a porta para sair, deixo ali tudo de ruim que possa levar à rua.
    Levo apenas o meu sorriso e felicidade para todos.
    Sempre há alguém esperando um sorriso de outra pessoa.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  2. Oi Nilce. Que belo testemunho. Era isso que todos devíamos fazer. Não custa nada e faz tanto bem. Um bom dia para você, cheio de sorrisos. Obrigada pela visita. Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  3. Eu entao, nem se fala.
    Fico soterrada quando chego na academia e abro aquele "bom dia" para as pessoas que mal abrem a boca para responder. Outras nem abrem mesmo. Fingem que nao ouviram e fica por isso mesmo.
    Aquilo me mata. Ah, azar o delas, eu vou continuar dando o meu bom dia, boa tarde, boa noite... BOA TARDE EMILIA!BOM DIA HERMINIA; BOA NOITE A TODOS!

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. É isso mesmo, Iram. Bom dia com muitos sorrisos para você também.Adorei o seu comentário. Senti aqui a boa disposição que veio junto do BOM DIA.
    Muito obrigada, Iram e uma boa semana. Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  5. Então com um sorriso! Gostei do texto.
    Atá breve!

    ResponderEliminar
  6. Então com um sorriso...e por que não? Um bom dia com um sorriso melhora logo o ambiente onde se está.Obrigada pela visita e aqui fica o meu sorridente Boa Noite. Volte sempre, Alvaro.
    Emília

    ResponderEliminar
  7. As palavras "Bom dia!", acompanhadas de um sorriso, fazem nascer o sol e iluminam o coração dos mais empedernidos. O problema é que nem nos apercebemos do significado das palavras "Bom dia!" quando as pronunciamos, e a nossa expressão facial e o tom de voz não condizem com a saudação que estamos a fazer. Há quem entenda bem o significado dessas duas palavras. Se, em Moçambique, disser a um moçambicano, "Bom dia!", ele responderá, com um sorriso: "Obrigado! Um bom dia para a senhora também!"
    Um beijo e um bom dia para ti, Emília.

    ResponderEliminar
  8. Gostei do artigo. Pequenos acontecimentos em cadeia, tomam proporções muito grandes.

    Façamos a campanha do sorriso para ver todo o mundo mais feliz.

    ResponderEliminar
  9. Oi Isabel. Adorei saber essa novidade dos Moçambicanos. Sabe que têm razão? Se nos desejam um Bom dia devemos agradecer e desejar o mesmo. É claro que o Bom dia deve ser dado com prazer e olhando a pessoa com um sorriso, o que nem sempre acontece. Muitas vezes dizemos de uma maneira mecanica e nem olhamas para a pessoa. Muito obrigada pelo interessante comentário e Um bom dia para a Isabel.Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  10. Fico muito contente que tenha gostado, Luis. Concordo consigo e é por isso que devemos dar sempre o nosso melhor em tudo o que fazemos, pois as nossas acções vão de certeza ter influência em qualquer coisa; tudo se encadeia. Vamos lá então sorrir e dizer um Bom dia sincero a quem por nós passar. Muito obrigada pela visita e tenha um bom dia, Luis
    Emília

    ResponderEliminar
  11. Olá

    Amei o texto. Obrigada pela partilha.

    Nos dias de hoje a grande maioria vive como autómanos esquecendo que uma Saudação acompanhada de um sorriso alegra o dia.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  12. Verdade, Monalisa! Perdeu-se esse hábito tão bonito de saudar todos os que passavam por nós. Nas cidades pequenas e nas aldeias ainda se vê algumas pessoas a fazerem isso, mas nas grandes, acho que se perdeu por completo. Obrigada pela visita e desejo-te uma boa noite e um BOM DIA para amanhã. Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  13. Eu dou bom-dia, todos os dias de manhã. E não só.
    Quanto às borboletas, que eu adoro, um dia alguém me disse que, quando uma borboleta branca entrasse pela casa ademtro, era sinal de boa notícia.
    E esses belos insectos são agora tão raros.
    Mas num dos dias quentes de há um mês atrás, vi uma.
    Fiquei feliz, acredite.
    E espero que tenham um bom dia.
    O bom-dia que pode ser dito ao longo do dia.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Muito obrigada,cantinhodacasa, e um Bom dia para ti também.São lindas as borboletas e gostei de saber que ainda por cima dão boa sorte. Já há muito não vejo borboletas! Um beijinho e mais uma vez BOM DIA.
    Em

    ResponderEliminar
  15. É verdade, Emília, começar o dia com um sorriso e um bom dia é um bom começo e um bom augúrio para que o dia nos corra bem. A disposição é logo outra e o coração abre-se à magia do Universo.Eu acredito em acontecimentos em cadeia, e se nós contribuirmos para o equilíbrio do mundo já teremos feito a nossa parte.

    Um bom texto que leva a reflectir.

    Beijo.
    Olinda

    ResponderEliminar
  16. Obrigada,Olinda pela visita e comentário. Tem toda a razão, só é pena que nos esqueçamos tantas vezes destes pequenos gestos tão importantes no nosso dia a dia. Um beijinho e UM BOM DIA.
    Emília

    ResponderEliminar
  17. Mila
    Passei para deixar um beijo ENORME de muita saudades.
    Antes do meu dia e a correria que estou adorando começar.

    te gosto

    ResponderEliminar
  18. Também estava com saudades, Denise. Espero que essa correria não seja impeditiva do nosso encontro em Junho. Obrigada pela visita. Um bom dia e um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  19. Muito bom o texto pra uma manhã radiosacomo essa.
    Apesar de algum nevoeiro, comun em dias de Outono, o dia está com , brilho sinal que o sol surgirá daqui a pouco rs
    E os sorrisos também!
    Obrigada pela companhia e pelo comentártio no flor de lis, companhias assim que dão dicas de um mundo mais sorridente é sempre muito agradável.
    um lindo dia Emíia e Hermínia
    com abraços sorrisos e alegrias.

    ResponderEliminar
  20. Seja bem-vinda ao Começar de Novo! Muito obrigada pelas palavras tão simpáticas; fazemos os possiveis por fazer deste cantinho um lugar agradável onde os nossos amigos se sintam bem. Espero que volte mais vezes. Um BOM DIA, cheio de sorrisos. Um beijinho, Lis.
    Emília

    ResponderEliminar
  21. Olá Emília.
    Pequenos gestos, aparentemente insignificantes, podem significar grandes coisas...
    Bjns

    ResponderEliminar
  22. Adorei o texto Emília. Ilustra, numa suave ironia, toda esta complexidade de factores que, numa interligação sem fim, aparentemente, nos governam. Disse aparentemente porque, na realidade, acabamos por ser nós que nos governamos e os podemos "governar" de acordo com a forma como a eles reagimos. Há mesmo que dar o bom dia ao caos, que acolher com um sorriso cada dia neste mundo em que vivemos e nos faz viver. E lembrar sempre que o mais pequeno acto, de cada um, se reflecte sempre na vida de todos nós. Um grande abraço e um feliz resto de semana. Um grande sorriso também :)
    Teresa

    ResponderEliminar
  23. Estou completamente de acordo, amiga Emília!
    Mesmo no meio deste caos,ou até mesmo especialmente por isso, devemos libertar sorrisos e dar os bons dias a todos.
    Espalhar boas emoções só pode fazer bem a quem o faz e a corrente tende naturalmente a aumentar.

    Energias positivas - PRECISAM-SE URGENTEMENTE!

    Beijinho doce

    ResponderEliminar
  24. Oi Emilia!
    Depois de ter lido e relido o texto,compreendo que o autor apela para uma reação positiva ao ser humano,perante este mundo louco em que se vive,que é um verdadeiro caos.
    Poderá começar por um simples gesto de cortesia como um simples "BOM DIA", gesto este ,que poderá apaziguar um mau humor e quem sabe se outros não serão amenizados,. no meio destas crises.
    É urgente. ,concordo que terá de haver uma mudança, por pequena que seja, e outras nelas se encadearão.
    Cabe-nos portanto dar uma ajuda, para melhorar este mundo tão doente.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  25. Verdade náo custa nada apenas querer fazer, beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  26. Acho que precisaremos de soltar milhares de borboletas... pelo menos, criaremos a beleza que, de si, já faz o mundo melhor.
    Venho agradecer a visita e o comentário no meu blogue. E se são de Famalicão (fui espreitar ao perfil), somos quase vizinhas :)

    ResponderEliminar
  27. Passe lá no meu blog.
    Se gostar, me siga.
    Felicidades, hoje e sempre.
    Abraços,
    João.

    ResponderEliminar
  28. e quantas vezes esta borboleta nos faz tão pequenos
    diante o caos a nos tirar a alegria

    ResponderEliminar
  29. Obrigada, cuidandodemim. É taõ fácil e a nós nos parece difícil, pois esquecemo-nos muito desses sorrisos, desses bom dia, desses olá, que às vezes mudam o dia de qualquer um. Um bom fim de semana e muitos beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  30. É isso, optimismo, temos sempre que nos lembrar que a nossa mais pequenina acção se reflete na vida de cada um de nós e por isso devemos sempre dar o nosso melhor em tudo o que fazemos.Afinal, tudo depende de nós, de mais ninguém. Um BOM DIA, amiga e um bom fim de semana. Um beijinho e obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar
  31. Precisamente por às vezes tudo nos parecer um caos é que devemos espalhar sorrisos e Bom dia para que se consiga pôr um pouco mais de alegria aos dias de toda a gente.UM BOM DIA, Ná e muito obrigada pela visita. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  32. É isso, Hermínia, com esses pequenos gestos podemos contribuir para que os nosso dias e os de toda a gente se tornem mais agradáveis, neste mundo que às vezes nos parece um verdadeiro caos. Um beijnho e um bom dia
    Emília

    ResponderEliminar
  33. Não custa mesmo nada, Alerta, por isso vamos todos tentar sorrir mais e dizer um alegre bom dia a todos. Muito obrigada pela visita e UM BOM DIA. Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  34. Oi Sara, claro que somos vizinhas e vou muitas vezes a Braga, estudei aí durante dois anos; fiz o 6ª e 7º anos , agora 1!ª e !2º. É um prazer recebê-la cá e espero que volte mais vezes. E vamos lá, então, soltar lindas borboletas para que o mundo fique mais colorido. UM BOM DIA. Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  35. Oi João. Muito obrigada pela visita. Irei visitar o seu blog com toda a certeza. UM BOM DIA e um beijinho. Volte sempre
    Emília

    ResponderEliminar
  36. Parecemos, de facto, muito pequenos diante da grande beleza das borboletas. Que venham elas para dar mais alegria ao povo que habita este caos em que parece estar o nosso mundo. Um beijinho, Ediney e UM BOM DIA
    Emília

    ResponderEliminar
  37. Oi C. Bem vinda ao começar de Novo. Foi a minha amiga Hermínia que a descobriu, mas eu já fui ao seu cantinho e já nos fizemos suas seguidoras. Li algumas das suas histórias e gostei. Voltaremos lá com toda a certeza. Gostei do seu comentário; de facto os pequenos gestos não custam nada e faz-nos muito bem a nós e aos outros espalhar gentileza. Muito obrigada pelo carinho e um bom fim de semana. Que tenha sempre um carinhoso BOM DIA ao acordar
    Emília e Hermínia

    ResponderEliminar
  38. Olá EMÍLIA

    Venho agradecer as suas simpáticas visitas.

    Sim, tive um Abril bem preenchido e feliz; isso fez-me muito bem!
    Maio também vai ser um pouco agitado, de dia 14 em diante.

    O problema é esse mesmo; eu sei que o meu blog está muito interessante...e, faz-me pena que sejam tão poucas as pessoas que o vêem e comentam.
    Com a nova moda do Facebook e Twitter as pessoas afastaram-se muito dos blogues e os comentários são poucos ou nenhuns.

    Eu sei que a intenção é boa, dos tais pequenos gestos; SIM, podemos contribuir para que os nossos dias e os de pessoas próximas a nós, se tornem mais agradáveis...
    Mas, quem está interessado nisso?
    Todos andam numa correria que nem te olham...
    passam por ti, nem te vêem...
    Este mundo que é um verdadeiro caos.

    Um beijinho
    om fim de semana
    Tulipa

    ResponderEliminar
  39. Infelizmente, Tulipa, tens razão. Com esta correria para se ter cada vez mais, esquecem-se de viver e de tirar um pouquinho de tempo para as pequenas coisas da vida. Aliás, dar bom dia faz parte da boa educação, mas isso era antigamente; hoje ninguém quer saber disso. Muito obrigada pela visita e um bom fim de semana. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  40. É a pura Verdade Emília belo post! Feliz dia das Mães beijos.

    ResponderEliminar
  41. Olá Hermínia e Emília,

    Obrigada pela vossa visita e pelas vossas palavras.
    Foi uma ótima receção ter-vos encontrado
    e visitar-vos com um texto tão maravilhoso e sempre novo !
    ...e é com um suave sorriso que esse bater de asas pode transformar
    um dia numa linda viagem...
    Bom domingo
    abraço

    ResponderEliminar
  42. Oi Veronica. Muito obrigada. Fico feliz que tenha gostado do post. Feliz dia das mães e obrigada pela visita. Que tenha sempre quem lhe diga um BOM DIA CARINHOSO.
    Emília

    ResponderEliminar
  43. Seja Bem vinda Manuela. É sempre bom acrescentarmos mais um amigo à nossa lista.Espero que volte mais vezes, pois será bem recebida sempre. Um suave sorriso e um Bom dia fazem de cada dia uma bela viagem; tem muita razão e espero sinceramente que esses pequenhos gestos nunca lhe faltem. Um beijinho
    Emília e Hermínia

    ResponderEliminar
  44. Belo texto!

    Gostei de as encontrar e gostaria de as tornar a encontrar...
    Estive ausente
    regressei!

    Agradeço a presença e as palavras,

    Maria Luísa

    ResponderEliminar
  45. O KAOS está aqui tão perto de nós...

    ResponderEliminar
  46. Seja bem vinda, Luisa. Com certeza que voltará a encontrar-nos e espero que volte aqui mais vezes. Obrigada pela visita. Um beijinho e que a semana seja repleta de BOM DIA
    Emília

    ResponderEliminar
  47. Sentimos a cada passo que tudo está num caos, que este mundo não tem mais solução; as notícias são sempre tão más que até nos convencemos disso, mas penso que no meio do caos ainda conseguimos encontrar muita coisa boa. Um beijinho e obrigada pela visita, Bernardim.
    Emília

    ResponderEliminar
  48. Oi C. Que bom que gosta da música.Fique o tempo que quiser; o prazer é nosso. Um beijinho e uma boa semana
    Emília

    ResponderEliminar
  49. prezadas e queridas amigas, lembrei de vocês, hoje o Invan Lins vai fazer duas apresentações aqui perto em Salvador, quando ele cantar - Começar de Novo- dedico a vocês

    ResponderEliminar
  50. Que bom, Ediney! Já tive o prazer de há uns anos ouvir o Ivan Lins aqui em Portugal e adorei. Muito obrigada e não se esqueça...faça um brinde ao começar de novo e a todos os amigos que, através dele fizemos, sendo um deles, claro, você. É bom receber tanto carinho Um beijo
    Emília

    ResponderEliminar
  51. Mila, no Brasil, uma borboleta ( adepta da teoria do BEM) acaba de bater as suas asas...Prepare-se para receber uma onda de carinho e bem estar...rs.
    Bjos. Lilás

    ResponderEliminar