A 13 de novembro, comemora-se o “Dia Mundial da Gentileza” ou “World Kindness Movement”, cujo objetivo é despertar a atenção das pessoas para a importância de atitudes gentis na construção de um mundo mais amável e justo. A data foi estabelecida durante uma conferência entre profissionais de diversos países, em 1996, em Tóquio.
Atitudes como desejar que as pessoas tenham um bom dia, oferecer água ou café, abrir a porta para alguém passar ou até mesmo pegar algum objeto caído no chão são demonstrações de gentileza. Estas, segundo especialistas, têm relação direta com a configuração do ambiente, a influência das relações familiares e a índole de cada indivíduo. “A família, bem como um ambiente harmônico e propício contribuem para a formação de um indivíduo gentil”, defende o psicólogo Paulo Wenderson.
A pedagoga Tecla Mello afirma que a formação de uma pessoa, que implica também no agir ou não de forma gentil, é resultado da interação entre o comportamento que traz em si desde o nascimento e o ambiente no qual está inserido.
Segundo ela, ao longo da vida, essa interação proporciona o desenvolvimento da auto-gentileza e a partir daí a gentileza com os outros. “Tem que ser gentil consigo mesmo para depois ser com os outros. As pessoas não podem oferecer aquilo que elas não têm”, afirma Mello.
in, A Tarde on line
Hoje e sempre, SEJAMOS GENTIS!
Emília Pinto
Uma Homenagem...um ACTO GENTIL... A ALGUEM
Mulher de Esperança....
Renascia com o doce amanhecer....
Mulher sonhadora, lutava e amava...
Sorrateira sem bater ....
A morte a contrariou....
Destroçou....
Mas......
Rosas brancas a cobriram
Mãos amigas a acariciaram
Lagrimas sentidas cairam....
As Saudades ..... essas ficaram!
Ps. Homenagem simples à minha cunhada ,
Perde a vida a atravessar a estrada numa passadeira em zona escolar
Herminia
Parece que no mundo competitivo em que vivemos – em que dominam as relações de força – a “gentileza” não tem uma conotação lá muito positiva, sendo associada, de alguma forma, a uma fraqueza. E, no entanto, a gentileza é a nossa “ecologia relacional”. Ela existe em todos nós, bastando um pequeno gesto para que contagie todos os que nos rodeiam. Começa no berço em que basta a um bebé ouvir o choro de outro para empaticamente começar a chorar também. Depois, na infância em que as crianças que se mostram gentis e atentas aos outros são mais apreciadas e têm melhores resultados escolares (um estudo feito em crianças com dificuldades escolares mostrou que aquelas que se voluntariavam para ajudar as outras a fazer os trabalhos melhoravam os seus resultados). E depois, todos os pequenos gestos que possamos ter, desde o sorriso ao desconhecido que vai connosco no elevador, à flor que podemos oferecer a quem nos atende no supermercado, ajudam a construir um futuro mais humano e solidário. Bastam pequenas atenções quotidianas para que cada dia nos traga uma alegria gentil.
ResponderEliminarEste vosso post trouxe-nos uma superalegria gentil! E um dia pleno de alegrias é o que vos desejamos.
Nota: Há um prémio esperando por vocês lá na nossa "casa". Um abraço
Muito obrigada pelas palavras carinhosas. Não podiamos deixar de ficar fora desta iniciativa. Irei buscar o prémio...não posso recusar esse acto gentil. Beijinhos
ResponderEliminarEmília
Olá amiga Herminia
ResponderEliminarAntes de mais as minhas mais sentidas condolências. Desconhecia ser sua cunhada,
a vitima daquele atroplamento mortal.
Maravilhoso o texto e o poema.
Beijos
Alvaro
Oi Alvaro!
ResponderEliminarAgradeço a sua "GENTILEZA".
Começo agora a sentir, que realmente é verdade, vou à rua e não a encontro pelos sitios do costume.
Acontece..., MAS É DOLOROSO ,tinha ainda muito para viver e uma neta, que no próximo dia 14 irá nascer.
Até breve
Herminia
.
Minha Querida
ResponderEliminarQue Deus guarde a sua cunhada e tenha piedade dos que a lembram com saudade.
Dia da Gentileza...delicadeza...como seria bom utilizá-la todos os dias do ano! Entender que ser gentil não significa ser mole...pelo contrário! Mostra uma alma nobre, um coração com princípios que nos torna grandes perante os outros e até, perante nós próprios!
Com um beijo, agradeço toda a gentileza que sempre usaram para comigo, vós, as Comunicadoras e...não foi preciso ser dia da Gentileza.
Graça
Muito obrigada, Graça, por tão GENTIS palavras e nem imagina o bem que fazem. Se nos fazem bem imagina àqueles que vivem em solidão, esquecidos por todos e até pelos próprios filhos. Tenho a certeza que todos nós conhecemos pelo menos uma pessoa que necessita tanto de uma palavra crinhosa como de pão para a boca. É preciso que todos os dias tenhamos em mente a palavra GENTILEZA. Entre nós, pode estar certa, vai continuar a GENTILEZA e o carinho de sempre. Muito obrigada, amiga e que tudo lhe corra sempre da melhor maneira possível
ResponderEliminarEmília e Hermínia
Boa noite Emília/Hrmínia
ResponderEliminarRealmente nós colhemos o que plantamos, eu adoro flores, mesmo as que tem espinhos, porque as espinhosas com jeitinho posso tocá-la.
Entaõ, quero dizer-lhe, acostumei desde cedo com meu PAI, meu querido e amado PAI, meu ídolo, meu professor, que é bonito sair de casa e dizer "BOM DIA", mesmo que voce não conheça a pessoa. Dizia-me ele: hoje não te conhece, mas, dizendo BOMDIA sempre vai lhe conhecer.
E assim fui, sou, e sempre serei. Não me lembro de ter cruzado com alguém, mesmo que um andarilho, e não ter lhe dito: Bom Dia.
Trabalho na Saúde e para amenizar o humos ou o sofrimento de alguém, faço brincadeiras, até mesmo palhaçadas, para fazer alguém sorrir.
As vezes naturalmente fico de mal humor, chata, mas, como todos nós a minha vida não foi fácil.
Para voce ter idéia, amanhã 14/11 faz 32 anos que a minha doce mãe faleceu, padeceu e perdeu até a dignidade, motivo pelo qual, mudei o curso da minha vida, e de bancária fui parar na enfermagem.
Mas como o vento, tudo passa, e amanhã apenas eu estarei lembrando dos sorrisos de mamãe, das vezes que juntas fizemos lindos passeios.
Um grande abraço, por sua gentileza, amizade, e lhe desejo um belo final de semana.
beijos. Sonia.
O seu comentário, Sonia, foi para mim um verdadeiro acto de GENTILEZA. Assim fui educada também e tento sempre ser gentil com os outros. É claro que às vezes a vida nos tira o sono e por isso o amanhecer se torna mais sombrio, tirando-nos assim a capacidade de sermos gentis, mas isso é normal...as pedras aparecem no caminho de todos; no entanto, se nesse dia recebermos uma gentileza, um olá, um sorriso, por certo que daí a pouco já nos sentiremos diferentes. Muito obrigada amiga, e volta sempre! Um bom fim de seman e um grande beijinho
ResponderEliminarEmília e Hermínia
Olá Emilia!
ResponderEliminarQue bom ter-te também unida nesta divulgação que a Teresa e suas colegas partilharam em tão inspirador blog.
Este dia devia ser comemorado todos os dias por nós, mas vamos devagarinho e se muitos de nós fossem gentis neste dia, para começar já não era mau.
Beijinhos
Um grande beijo à Herminia e familia.
Hermínia
ResponderEliminarAs minhas condolências e um beijo muito especial pelo que aconteceu.
Olá!
ResponderEliminarObrigada pela gentileza de me visitar nesse dia.Sinto muito pelo triste fato citado no post. Que Deus nos ilumine e nos livre da violência cotidiana no trânsito.Abraços.
Hermínia!
ResponderEliminarMeus sinceros pêsames.
Ela viverá eternamente no coração de quem a ama.
Amigas a gentileza e o amor supera muitos males
É imensurável uma palavra amiga,... um gesto...sorriso amigável, bondade alimenta a alma, mente e coração.
Bjs bom domingo.
Oi Romicas!
ResponderEliminarObrigada, pelas suas palavras.
Por mais que saibamos, que temos de partir ,nunca estamos preparados, esta será um pouco amenizada, pois na proxima semana, nasce a Sofia,a neta, que a minha cunhada tanto ansiava.
Até breve
Herminia
Oi Anabela !
ResponderEliminarObrigada pela sua visita , pode-se ser sempre gentil ,é um hábito, começando também pelo trânsito,onde se vê pouco respeito pelo transeunte.
Até breve
Herminia e Emilia
Claro Joana que não podeiamos deixar de participar desta iniciativa. É um acto de GENTILEZA aceder aos convites que as pessoas fazem, sejam eles quais forem. Muito obrigadas por nos teres dado a conhecer este dia, pois não sabia nada a respeito. Um beijinho e um bom Domingo.
ResponderEliminarEmília e Hermínia
Oi Jacaré!
ResponderEliminarObrigada. Fomos apanhadaos pelas triste noticia.
Cada vês é mais raro, ver-se alguém ser gentil, quando andei no liceu tive aulas civícas, foi pena acabaram ,era altura de voltarem, pois cada vez mais se vez o egoimo.
Até breve
Herminia
Olá às duas
ResponderEliminarEm primeiro lugar os meus sentidos pêsames a ti Hermínia e o meu abraço nuito apertado.
A delicadeza tem /devia fazer parte do nosso dia a dia.
Sou delicada/gentil, pois assim fui educada.
Infelizmente, nos dias de hoje, foi quase que banida.
Temos obrigação de dar o exemplo, para que não MORRA, pois sem ela onde irão parar todos os outros valores?
Bjs.
Elisa
O descaso pelo trânsito é uma velho problema, assim como a educação, a saúde e tudo que diretamente aflinge o povo.
ResponderEliminarOlá garotas gentis! Genteliza anda em falta no mundo assim como compaixão.
ResponderEliminarUma seguradora aqui no Brasil criou uma campanha e um selinho para colocar no carro que quer dizer :sejamos gentis no trânsito/de passagem/respeite o pedestre. Vejo pouco carros com o selo e muito menos ainda pessoas gentis no trânsito. Um dia gentil para vcs.
Oi Mona Lisa!
ResponderEliminarObrigada, do fundo do coração, são maus bocados, que se passam , mas nunca preparadas.
Enfim...a vida continua, mas sempre no pensamento.
Quanto ao nosso post, foi uma gentileza, pois está-se a perder ser-se "gentil," veja, passase pou um muido, levamos um encontrão e que diz ele? nada, cheio de razão prossegue.É a educação que falha desdo o berço, chega à escola, piora,ai do professor que o chama a atenção lá vem o paisinho e toda a familia a insultar a professora.Mas..pelo meio aparece ainda quem seja gentil, um "obrigado","um sorriso", enfim vamos ter fé.
Até breve.
Hermina e Emilia
Oi Bernardete!
ResponderEliminarEstamos numa verdaeira "selva", o respeito pelos outros tende a avcabar e vence o mais forte., é pena que estes valores se percam, pois que será dos nossos netos?
Até breve
Herminia e Emilia
Oi Rô!
ResponderEliminarMulher corajosa, mulher gentil.!
Estou a ver que, tanto aqui, como por aí as pessoas comportam-se igual.
A nossa "fornada" ainda saiu gentil, temos o cuidado de agradar, de agradecer, de sorrir,a seguinte ,.fica já um pouco esquecida, uns ensinados pelos pais, vâo-se distinguido , outros...parecem sorrir até de troça.
Mas seguimos em frente dando o exemplo dando o bom exemplo...
Um beijo grande e que por aí tudo corra bem e muita muita força!
At´e breve
Herminia e Emilia
Como é bom ser alvo de uma gentileza e com gentil gratidão poder retribuir, ou vice versa, faz bem à alma, ajuda a sentir bem e pode alegrar o dia de outrem...
ResponderEliminarAgradeço toda a gentileza que têm tido comigo e retribuo com um regaço de beijinhos doces
Vossa amiga
Margarida
Não conheço ninguem melhor para falar de gentileza do q vc minha querida amiga.
ResponderEliminarha uma canção que fala desse "Querida" que uso ao me dirigir a vc e que fala de gentileza,como ato de amor que deveria ser usado por todos todos os dias.
(Um mimo para vc que´me é MUITO QUERIDA)
Elba Ramalho
Composição: Texto tirado do Bhagavad Gita - Musica: Geraldo Azevedo / Rogério Duarte
Quem é muito querido
Quem é muito querido a mim
É muito querido a mim
Aquele que não inveja
Que é amigo sincero
De todos os seres vivos
Que não tem senso de posse
Que tem a mesma atitude
Na tristeza ou na alegria
Que é sempre determinado
Tendo a mente e o intelecto
Harmonizados comigo
É muito querido a mim
Harmonizados comigo
É muito querido a mim
Quem nunca perturba os outros
Nem se deixa perturbar
Além da dualidade
Do sofrimento e prazer
Livre do medo e da angústia
Também é muito querido
Aquele que não se apega
Nem ao prazer nem à dor
Que não rejeita ou deseja
Ao que agrada ou aborrece
Renunciando igualmente
É muito querido a mim
Renunciando igualmente
É muito querido a mim
Quem age do mesmo modo
Com amigos e inimigos
E não muda de atitude
No ostracismo ou na glória
No sucesso ou no fracasso
Que nunca se contamina
E sempre fica contente
Com o que lhe é oferecido
Este me é muito querido
É muito querido a mim
Este me é muito querido
Que o plano astral receba com aconchego sua cunhada e que tu que me é MUITO querida,possa sempre exercer esse dom que é trazer ao meu coração e ao de muitos amigos ,a certeza que ha PESSOAS que valem a pena.
Com enorme carinho
Denise
Oi Miguxa. Agradecemos a Gentileza da visita e do comentário. Somos sempre recebidas com muita Gentileza no seu cantinho que sempre trat a gentizeza maior que é o amor. Beijinhos e muita gentileza na sua vida é o melhor que lhe podemos desejar.
ResponderEliminarEmília e Hermínia
Esta letra da música da Elba Ramalho foi uma grande GENTILEZA da sua parte. É linda! Gentis são também as suas palavras, querida Denise. Muito obrigada e espero que continue a brindar-nos com a sua Gentil presença.Beijos grandes
ResponderEliminarEmília e Hermínia
Como vcs falaram: ser gentil sempre. Hoje e sempre. É tudo de bom!
ResponderEliminarE a Eliane é a Gentileza em pessoa! Muito obrigada pela visita e apareça sempre ao Começar de Novo. A sua presença é uma grande GENTILEZA para nós. Beijinhos e que tenha uma boa semana ( aí muito curtinha )!
ResponderEliminarEmília e Hermínia