sábado, 13 de novembro de 2010

SEJA GENTIL!






A 13 de novembro, comemora-se o “Dia Mundial da Gentileza” ou “World Kindness Movement”, cujo objetivo é despertar a atenção das pessoas para a importância de atitudes gentis na construção de um mundo mais amável e justo. A data foi estabelecida durante uma conferência entre profissionais de diversos países, em 1996, em Tóquio.

Atitudes como desejar que as pessoas tenham um bom dia, oferecer água ou café, abrir a porta para alguém passar ou até mesmo pegar algum objeto caído no chão são demonstrações de gentileza. Estas, segundo especialistas, têm relação direta com a configuração do ambiente, a influência das relações familiares e a índole de cada indivíduo. “A família, bem como um ambiente harmônico e propício contribuem para a formação de um indivíduo gentil”, defende o psicólogo Paulo Wenderson.

A pedagoga Tecla Mello afirma que a formação de uma pessoa, que implica também no agir ou não de forma gentil, é resultado da interação entre o comportamento que traz em si desde o nascimento e o ambiente no qual está inserido.

Segundo ela, ao longo da vida, essa interação proporciona o desenvolvimento da auto-gentileza e a partir daí a gentileza com os outros. “Tem que ser gentil consigo mesmo para depois ser com os outros. As pessoas não podem oferecer aquilo que elas não têm”, afirma Mello.



in, A Tarde on line

Hoje e sempre, SEJAMOS GENTIS!

Emília Pinto




Uma Homenagem...um ACTO GENTIL... A ALGUEM


Mulher de Esperança....
Renascia com o doce amanhecer....
Mulher sonhadora, lutava e amava...
Sorrateira sem bater ....
A morte a contrariou....
Destroçou....
Mas......
Rosas brancas a cobriram
Mãos amigas a acariciaram
Lagrimas sentidas cairam....
As Saudades ..... essas ficaram!


Ps. Homenagem simples à minha cunhada ,
Perde a vida a atravessar a estrada numa passadeira em zona escolar


Herminia







28 comentários:

  1. Parece que no mundo competitivo em que vivemos – em que dominam as relações de força – a “gentileza” não tem uma conotação lá muito positiva, sendo associada, de alguma forma, a uma fraqueza. E, no entanto, a gentileza é a nossa “ecologia relacional”. Ela existe em todos nós, bastando um pequeno gesto para que contagie todos os que nos rodeiam. Começa no berço em que basta a um bebé ouvir o choro de outro para empaticamente começar a chorar também. Depois, na infância em que as crianças que se mostram gentis e atentas aos outros são mais apreciadas e têm melhores resultados escolares (um estudo feito em crianças com dificuldades escolares mostrou que aquelas que se voluntariavam para ajudar as outras a fazer os trabalhos melhoravam os seus resultados). E depois, todos os pequenos gestos que possamos ter, desde o sorriso ao desconhecido que vai connosco no elevador, à flor que podemos oferecer a quem nos atende no supermercado, ajudam a construir um futuro mais humano e solidário. Bastam pequenas atenções quotidianas para que cada dia nos traga uma alegria gentil.
    Este vosso post trouxe-nos uma superalegria gentil! E um dia pleno de alegrias é o que vos desejamos.
    Nota: Há um prémio esperando por vocês lá na nossa "casa". Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelas palavras carinhosas. Não podiamos deixar de ficar fora desta iniciativa. Irei buscar o prémio...não posso recusar esse acto gentil. Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga Herminia

    Antes de mais as minhas mais sentidas condolências. Desconhecia ser sua cunhada,
    a vitima daquele atroplamento mortal.

    Maravilhoso o texto e o poema.

    Beijos

    Alvaro

    ResponderEliminar
  4. Oi Alvaro!
    Agradeço a sua "GENTILEZA".
    Começo agora a sentir, que realmente é verdade, vou à rua e não a encontro pelos sitios do costume.
    Acontece..., MAS É DOLOROSO ,tinha ainda muito para viver e uma neta, que no próximo dia 14 irá nascer.
    Até breve
    Herminia
    .

    ResponderEliminar
  5. Minha Querida
    Que Deus guarde a sua cunhada e tenha piedade dos que a lembram com saudade.
    Dia da Gentileza...delicadeza...como seria bom utilizá-la todos os dias do ano! Entender que ser gentil não significa ser mole...pelo contrário! Mostra uma alma nobre, um coração com princípios que nos torna grandes perante os outros e até, perante nós próprios!
    Com um beijo, agradeço toda a gentileza que sempre usaram para comigo, vós, as Comunicadoras e...não foi preciso ser dia da Gentileza.
    Graça

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada, Graça, por tão GENTIS palavras e nem imagina o bem que fazem. Se nos fazem bem imagina àqueles que vivem em solidão, esquecidos por todos e até pelos próprios filhos. Tenho a certeza que todos nós conhecemos pelo menos uma pessoa que necessita tanto de uma palavra crinhosa como de pão para a boca. É preciso que todos os dias tenhamos em mente a palavra GENTILEZA. Entre nós, pode estar certa, vai continuar a GENTILEZA e o carinho de sempre. Muito obrigada, amiga e que tudo lhe corra sempre da melhor maneira possível
    Emília e Hermínia

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Emília/Hrmínia

    Realmente nós colhemos o que plantamos, eu adoro flores, mesmo as que tem espinhos, porque as espinhosas com jeitinho posso tocá-la.

    Entaõ, quero dizer-lhe, acostumei desde cedo com meu PAI, meu querido e amado PAI, meu ídolo, meu professor, que é bonito sair de casa e dizer "BOM DIA", mesmo que voce não conheça a pessoa. Dizia-me ele: hoje não te conhece, mas, dizendo BOMDIA sempre vai lhe conhecer.

    E assim fui, sou, e sempre serei. Não me lembro de ter cruzado com alguém, mesmo que um andarilho, e não ter lhe dito: Bom Dia.

    Trabalho na Saúde e para amenizar o humos ou o sofrimento de alguém, faço brincadeiras, até mesmo palhaçadas, para fazer alguém sorrir.

    As vezes naturalmente fico de mal humor, chata, mas, como todos nós a minha vida não foi fácil.

    Para voce ter idéia, amanhã 14/11 faz 32 anos que a minha doce mãe faleceu, padeceu e perdeu até a dignidade, motivo pelo qual, mudei o curso da minha vida, e de bancária fui parar na enfermagem.

    Mas como o vento, tudo passa, e amanhã apenas eu estarei lembrando dos sorrisos de mamãe, das vezes que juntas fizemos lindos passeios.

    Um grande abraço, por sua gentileza, amizade, e lhe desejo um belo final de semana.

    beijos. Sonia.

    ResponderEliminar
  8. O seu comentário, Sonia, foi para mim um verdadeiro acto de GENTILEZA. Assim fui educada também e tento sempre ser gentil com os outros. É claro que às vezes a vida nos tira o sono e por isso o amanhecer se torna mais sombrio, tirando-nos assim a capacidade de sermos gentis, mas isso é normal...as pedras aparecem no caminho de todos; no entanto, se nesse dia recebermos uma gentileza, um olá, um sorriso, por certo que daí a pouco já nos sentiremos diferentes. Muito obrigada amiga, e volta sempre! Um bom fim de seman e um grande beijinho
    Emília e Hermínia

    ResponderEliminar
  9. Olá Emilia!
    Que bom ter-te também unida nesta divulgação que a Teresa e suas colegas partilharam em tão inspirador blog.
    Este dia devia ser comemorado todos os dias por nós, mas vamos devagarinho e se muitos de nós fossem gentis neste dia, para começar já não era mau.
    Beijinhos

    Um grande beijo à Herminia e familia.

    ResponderEliminar
  10. Hermínia
    As minhas condolências e um beijo muito especial pelo que aconteceu.

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Obrigada pela gentileza de me visitar nesse dia.Sinto muito pelo triste fato citado no post. Que Deus nos ilumine e nos livre da violência cotidiana no trânsito.Abraços.

    ResponderEliminar
  12. Hermínia!
    Meus sinceros pêsames.
    Ela viverá eternamente no coração de quem a ama.

    Amigas a gentileza e o amor supera muitos males
    É imensurável uma palavra amiga,... um gesto...sorriso amigável, bondade alimenta a alma, mente e coração.

    Bjs bom domingo.

    ResponderEliminar
  13. Oi Romicas!
    Obrigada, pelas suas palavras.
    Por mais que saibamos, que temos de partir ,nunca estamos preparados, esta será um pouco amenizada, pois na proxima semana, nasce a Sofia,a neta, que a minha cunhada tanto ansiava.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  14. Oi Anabela !
    Obrigada pela sua visita , pode-se ser sempre gentil ,é um hábito, começando também pelo trânsito,onde se vê pouco respeito pelo transeunte.
    Até breve
    Herminia e Emilia

    ResponderEliminar
  15. Claro Joana que não podeiamos deixar de participar desta iniciativa. É um acto de GENTILEZA aceder aos convites que as pessoas fazem, sejam eles quais forem. Muito obrigadas por nos teres dado a conhecer este dia, pois não sabia nada a respeito. Um beijinho e um bom Domingo.
    Emília e Hermínia

    ResponderEliminar
  16. Oi Jacaré!
    Obrigada. Fomos apanhadaos pelas triste noticia.
    Cada vês é mais raro, ver-se alguém ser gentil, quando andei no liceu tive aulas civícas, foi pena acabaram ,era altura de voltarem, pois cada vez mais se vez o egoimo.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  17. Olá às duas

    Em primeiro lugar os meus sentidos pêsames a ti Hermínia e o meu abraço nuito apertado.

    A delicadeza tem /devia fazer parte do nosso dia a dia.
    Sou delicada/gentil, pois assim fui educada.

    Infelizmente, nos dias de hoje, foi quase que banida.
    Temos obrigação de dar o exemplo, para que não MORRA, pois sem ela onde irão parar todos os outros valores?

    Bjs.

    Elisa

    ResponderEliminar
  18. O descaso pelo trânsito é uma velho problema, assim como a educação, a saúde e tudo que diretamente aflinge o povo.

    ResponderEliminar
  19. Olá garotas gentis! Genteliza anda em falta no mundo assim como compaixão.
    Uma seguradora aqui no Brasil criou uma campanha e um selinho para colocar no carro que quer dizer :sejamos gentis no trânsito/de passagem/respeite o pedestre. Vejo pouco carros com o selo e muito menos ainda pessoas gentis no trânsito. Um dia gentil para vcs.

    ResponderEliminar
  20. Oi Mona Lisa!
    Obrigada, do fundo do coração, são maus bocados, que se passam , mas nunca preparadas.
    Enfim...a vida continua, mas sempre no pensamento.
    Quanto ao nosso post, foi uma gentileza, pois está-se a perder ser-se "gentil," veja, passase pou um muido, levamos um encontrão e que diz ele? nada, cheio de razão prossegue.É a educação que falha desdo o berço, chega à escola, piora,ai do professor que o chama a atenção lá vem o paisinho e toda a familia a insultar a professora.Mas..pelo meio aparece ainda quem seja gentil, um "obrigado","um sorriso", enfim vamos ter fé.
    Até breve.
    Hermina e Emilia

    ResponderEliminar
  21. Oi Bernardete!
    Estamos numa verdaeira "selva", o respeito pelos outros tende a avcabar e vence o mais forte., é pena que estes valores se percam, pois que será dos nossos netos?
    Até breve
    Herminia e Emilia

    ResponderEliminar
  22. Oi Rô!
    Mulher corajosa, mulher gentil.!
    Estou a ver que, tanto aqui, como por aí as pessoas comportam-se igual.
    A nossa "fornada" ainda saiu gentil, temos o cuidado de agradar, de agradecer, de sorrir,a seguinte ,.fica já um pouco esquecida, uns ensinados pelos pais, vâo-se distinguido , outros...parecem sorrir até de troça.
    Mas seguimos em frente dando o exemplo dando o bom exemplo...
    Um beijo grande e que por aí tudo corra bem e muita muita força!
    At´e breve
    Herminia e Emilia

    ResponderEliminar
  23. Como é bom ser alvo de uma gentileza e com gentil gratidão poder retribuir, ou vice versa, faz bem à alma, ajuda a sentir bem e pode alegrar o dia de outrem...

    Agradeço toda a gentileza que têm tido comigo e retribuo com um regaço de beijinhos doces
    Vossa amiga
    Margarida

    ResponderEliminar
  24. Não conheço ninguem melhor para falar de gentileza do q vc minha querida amiga.
    ha uma canção que fala desse "Querida" que uso ao me dirigir a vc e que fala de gentileza,como ato de amor que deveria ser usado por todos todos os dias.

    (Um mimo para vc que´me é MUITO QUERIDA)
    Elba Ramalho
    Composição: Texto tirado do Bhagavad Gita - Musica: Geraldo Azevedo / Rogério Duarte

    Quem é muito querido
    Quem é muito querido a mim
    É muito querido a mim

    Aquele que não inveja
    Que é amigo sincero
    De todos os seres vivos
    Que não tem senso de posse
    Que tem a mesma atitude
    Na tristeza ou na alegria
    Que é sempre determinado
    Tendo a mente e o intelecto
    Harmonizados comigo
    É muito querido a mim
    Harmonizados comigo
    É muito querido a mim

    Quem nunca perturba os outros
    Nem se deixa perturbar
    Além da dualidade

    Do sofrimento e prazer
    Livre do medo e da angústia
    Também é muito querido
    Aquele que não se apega
    Nem ao prazer nem à dor
    Que não rejeita ou deseja
    Ao que agrada ou aborrece
    Renunciando igualmente
    É muito querido a mim
    Renunciando igualmente
    É muito querido a mim
    Quem age do mesmo modo
    Com amigos e inimigos
    E não muda de atitude
    No ostracismo ou na glória
    No sucesso ou no fracasso
    Que nunca se contamina
    E sempre fica contente
    Com o que lhe é oferecido
    Este me é muito querido
    É muito querido a mim

    Este me é muito querido

    Que o plano astral receba com aconchego sua cunhada e que tu que me é MUITO querida,possa sempre exercer esse dom que é trazer ao meu coração e ao de muitos amigos ,a certeza que ha PESSOAS que valem a pena.

    Com enorme carinho
    Denise

    ResponderEliminar
  25. Oi Miguxa. Agradecemos a Gentileza da visita e do comentário. Somos sempre recebidas com muita Gentileza no seu cantinho que sempre trat a gentizeza maior que é o amor. Beijinhos e muita gentileza na sua vida é o melhor que lhe podemos desejar.
    Emília e Hermínia

    ResponderEliminar
  26. Esta letra da música da Elba Ramalho foi uma grande GENTILEZA da sua parte. É linda! Gentis são também as suas palavras, querida Denise. Muito obrigada e espero que continue a brindar-nos com a sua Gentil presença.Beijos grandes
    Emília e Hermínia

    ResponderEliminar
  27. Como vcs falaram: ser gentil sempre. Hoje e sempre. É tudo de bom!

    ResponderEliminar
  28. E a Eliane é a Gentileza em pessoa! Muito obrigada pela visita e apareça sempre ao Começar de Novo. A sua presença é uma grande GENTILEZA para nós. Beijinhos e que tenha uma boa semana ( aí muito curtinha )!
    Emília e Hermínia

    ResponderEliminar