Investigadores britânicos descobriram a resposta para a eterna questão: o que surgiu primeiro, a galinha ou o ovo?
" Uma proteína da formação do ovo presente nos ovários da galinha significa que a galinha teve de surgir antes do ovo, concluiu um estudo efectuado nas universidades de Sheffield e Warwick, no Reino Unido.
A descoberta fornece a prova conclusiva de que a formação de um ovo só é possível se uma proteína específica - 17 ( OC - 17 ) estiver presente nos ovários da galinha.
A investigação mostrou que a OC - 17 serve como catalisador do crescimento cristalino necessário à formação da casca. Esta descoberta poderá ser importante no desenvolvimento de materiais avançados.
" Perceber como as galinhas criam a casca dos ovos é fascinante e dá-nos pistas para o design de novos materiais e processos " - explica John Harding, da Universidade de Sheffield
A natureza encontrou soluções inovadoras que funcionam na ciência e tecnologia de matérias. " Podemos aprender muito com ela " - concluiu este professor.
In, Revista Quero Saber
É!!! Também penso que quem nasceu primeiro foi a galinha! E vocês o que acham?
Emília Pinto
Para mim foi a galinha. onde já se viu a mãe nascer antes do filho!
ResponderEliminarLindo! amei!
ResponderEliminarEu também acho, Anabela, mas o interessante é quando pensamos: o ovo " dá à luz " o pintinho que se transformaré em galo ou galinha...quem deu à luz a 1ª galinha? Vamos ver no que dá este debate tão importamte!!!????!!! Beijinhos e obrigada pela visita
ResponderEliminarEmília
Seja bem-vinda, Giardia, ao Começar de Novo. Fico feliz que tenha gostado e espero que volte sempre. Um beijinho e obrigada
ResponderEliminarEmília
Olá
ResponderEliminarPara mim foi a galinha.
Isto leva-nos à criação do mundo, quando Deus criou o homem e um casal de animais de todas as espécies para se reproduzirem.
Esperemos pelo avanço científico.
Bjs.
É.. do mesmo jeito que apareceu o 1º homem apareceram os 1ºs animais. Como??? Para isso há várias teorias, cada um acredita na que quer. Esta que apresentas é uma delas. Um beijinho e obrigada pelo comentário e opinião. Até breve, amiga!
ResponderEliminarEmília
Eu acho que foi a galinha...
ResponderEliminarTrocando em miúdos, o ovo da galinha só pode ser produzido dentro da dita cuja, seja ela de granja ou simplesmente pé-duro.
Beijo!
Deve ter sido mesmo a galinha sim; ovo sem galinha não há, seja ela do aviário ou pica no chão, como aqui se diz. Obrigada, Simone e volta sempre.Estes cientistas lembram-se de estudar cada coisa!!!! Beijinhos
ResponderEliminarEmília
Oi Emilia!
ResponderEliminarGostei do tema, é dificil concerteza , não é de ânimo leve a resposta, se se acredita que Deus criou o homem depoia s mulher, sucessivamente nos animais, então será a galinha, se a evolução vem do ovo, como apareceu o ovo ? Se o ovo tem de ser chocado,. logo se deduz que primeiro nasceu a galinha, aperfeiçoada até dum reptil quem sabe?
~Mas voto na galinha !A casca deve ser a placenta calcificada,funciona diferente do ser humanho, tem de haver diferenças... são os oviparos.
Bem, quando souber da concluisão do estudo , mande dizer alguma coisa.
Até breve
Herminia
Até breve
Herminia
É mesmo complicado, Hermínia e, quando eu souber da conclusão do estudo a Hermínia vai também saber, pois comunicar-lhe-ei imediatamente, a não ser que os cientistas se esqueçam de me notificar, mas quem sabe??? Pode ser que se lembrem de mim!!!???? Beijinhos
ResponderEliminarEmília
Passando pra desejar boa noite...
ResponderEliminarBoa noite! Bjus!
Obrigada, Giardia! Boa noite e também um bom fim de semana. Muitos beijinhos e até breve
ResponderEliminarEmília
Meu Deus, este debate vai acompanhar-nos até ao fim das nossas vidas...
ResponderEliminarMas eu estou com os cientistas: foi a galinha que apareceu primeiro...
Que estudem mais e descubram de onde surgiu este ser...Por acaso, falta-me uma galinha aqui no meu quintal...
Beijocas, querida!
Graça
É verdade, Graça! Esperemos pelo resultado da ciência. Quem sabe ainda conseguiremos saber de onde veio a galinha. Beijinhos e um bom fim de semana
ResponderEliminarEmília