COMEÇAR DE NOVO... E CONTAR COMIGO... VAI VALER A PENA... TER AMANHECIDO... TER ME REBELADO... TER ME DEBATIDO... TER ME MACHUCADO... TER SOBREVIVIDO... TER VIRADO A MESA... TER ME CONHECIDO... TER VIRADO O BARCO... TER ME SOCORRIDO... COMEÇAR DE NOVO ......
domingo, 2 de maio de 2010
Comos surgiu o DIA DAS MÃES?
As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de
Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.
À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.
Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.
A maioria das fontes é unânime acerca da ideia da criação de um Dia da Mãe. A ideia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente como símbolos de pureza, força e resistência das mães.
Segundo Anna Jarvis seria objectivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, actos de afecto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.
Face à aceitação geral, a sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.
in Mensagens virtuais
A todas as Mãe que nos visitam os nossos parabéns e um beijinho muito especial
Emília e Hermínia
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Para as duas amigas, Emília e Hermínia, um grande beijinho, abarcando o imenso mundo das mães, e muito mais ainda das que o são duplamente, quando já são avós. Tudo de bom para as duas e muita felicidade.
ResponderEliminarRomicas
Muto obrigada, Romicas. De facto, merecemos todas um dia especial, pois " ser mãe " não é nada fácil, apesar de ser a coisa mais maravilhosa do mundo. Um beijinho muito especial também para a amiga.
ResponderEliminarEmília
Oi Romicas!
ResponderEliminarHoje um dia especial dedicado a todas as mães,todas presentes, seja qual for a sua postura, amam incondicionalmente ,amam de igual modo os seus filhos.
Até breve
Herminia
Queridas Emília e Hermínia,
ResponderEliminarPra variar achei ótima e muito oportuna a postagem. Como já disse num outro comentário, acho bem legal quando os posts trazem informações bacanas, é um jeitinho muito especial pra gente aprender mais.
Também desejo a ambas, antecipadamente (será que aí já foi comemorado o dia das mães? Aqui no Brasil será no segundo domingo de maio) um dia das mães mais que especial, com festa e muito carinho, porque vocês certamente merecem demais.
Um grande beijo!
Obriga Tânia pelo carinho. Aqui festejamos o dia das Mães no 1º Domingo de Maio, sendo aí no Brasil no 2º.Um beijinho e já agora um Dia das Mães felicíssimo também para a amiga. Até breve
ResponderEliminarEmília
Parabéns a todas as boas mães deste mundo, e a vós as duas, que são mães :)
ResponderEliminarBjns
Muito obbrigada, cuidandodemim!Foi um dia muito bom, passado com os meus filhos e netinhos. Um beijinho e até breve
ResponderEliminarEmília
Oi Tânia!
ResponderEliminarObrigada pela sua manifestação.
É bom ter um dia dedicado a todas aa mães.
Até breve
~Herminia
Oi Cindadndo de mim!
ResponderEliminarUm beijinho e obrigado!
Até breve
Herminia
Olá a ambas!
ResponderEliminarConfesso que não ligo muito a este dia mas foi muito bom ver o contexto histórico do mesmo, que desconhecia.
Sinto que muitos de nós damos demasiada importancia a apenas este dia, não sendo a Mae valorizada sempre, que é o que deve ser.
Ontem, as floristas estavam cheias, algo que não é de todo normal por aqui. Em vez de ser só neste dia por que não oferecer flores sem data ou ocasião especifica?!
Respeitando quem o celebre, espero que o dia tenha corrido muito bem e que continuem Maes babadas e orgulhosas como sinto que são!
Um beijo e espero que não me levem a mal pela franqueza!
Joana
Oi Joana. Claro que não levo a mal a tua franqueza, primeiro porque gosto de pessoas francas; eu sou e muito e além disso penso como tu; o dia das Mães tem que ser todos os dias e até disse aos meus filhos que não queria presente, pois o carinho deles me bastava e assim foi; a minha nora deu-me um vaso com uma plantinha, mas por acaso ela já costuma fazer esses miminhos noutras ocasiões; tem desses pequenos gestos com frequência. Um beijinho e obrigada pela visita e carinho
ResponderEliminarEmília
Parabens pelo dia..o nosso aqui se comemora proximo domingo..
ResponderEliminarBeijos
Amigas,
ResponderEliminarVotos de um
FELIZ DIA DAS MAES
Mãe!
És Mulher, Mãe...
Que nos das vida
... alimenta...
Arroja o nosso ensinamento de amar...
Protege,fortalece nossos passos
Inspira supera todos os fracassos
Está sempre disponivel....
de braços abertos
Nasce uma amizade de amiga, mãe, companheira
Alimenta sonhos... emoção
Acalenta, o nosso coração
Defensora, briga por nós
Incansável, amável, selvagem.
Mulher sem medo,com missão
de Mãe...
Que este dia perdure hoje e sempre.
Bejs & borrifes de Jacarée
& My BABY
olá Emilia e Herminia
ResponderEliminarela é terra que acolhe
ela é água que escorre
ela é vento que segura
ela é fogo que alumia
ela é luz que nos guia
...
um abraço
Luís
Aos nossos queridos amigos, Olavo, jacarée e Luis o nosso agradecimento pelas palavras tão carinhosas. Um beijinho muito especial
ResponderEliminarEmília e Hermínia
Olá. O Dia da Mãe festeja-se em Maio, mas tempos houve que era no dia 8 de Dezembro. Ainda há quem comemore nesse dia, por ser dia da Nossa Senhora.
ResponderEliminarEu dou importância aos dois dias.
A minha pequena foi ao meu jardim cortou duas rosas e ofereceu-me, ehehehehehe.
Parabéns mãe Hermínia e mãe Emília.
Gostei do post.
Beijinho
Esse presente é o bastante para se mostrar carinho a quem quer que seja; não é nada necessário todo esse consumismo que se foi gerando a pretexto de se homenagear as mães.Agradecemos-te muito a tua visita, amiga! Um beijinho para ti e para a tua pequena que deve ser um docinho. Até breve.
ResponderEliminarEmília e Hermínia
Emília!
ResponderEliminarAmor de MÃE é realmente um amor uno, perfeito temos que saber cuidar desse AMOR desse carinho "inigualável" regar, nutrir...
Muito obrigada, pelos seus carinhosos comentários.
votos de um exelente domingo, para sua QUERIDA MÃE, e para si tb.
Oxalá que os 80 anos, os possam repetir por muitos e longos anos com muita SAÚDE, Amor, prosperidade...que a EMÍLIA e netos vejam.
Bjs Até sempre.
Muito obrigada, Jacrée. Assim espero...poder ainda por muito tempo ver a minha mãe com a idade fisica elevada, mas com a mentalidade de uma pessoas muito mais nova. Muitas felicidades para o amigo também. Um beijinho
ResponderEliminarEmília