sexta-feira, 10 de julho de 2020

HUMANIDADE






imagem- pixabay


Deixemos a Humanidade à Sua Ordem Natural
Não aleijemos a pobre humanidade mais do que ela já está com tantas sacudidelas da direita para a esquerda e da esquerda para a direita, de cima para baixo e de baixo para cima. Do individualismo para o colectivismo e do colectivismo para o individualismo. Não sejamos tão crianças que queiramos levantar ao ar a esfera pretendendo agarrá-la apenas pelo hemisfério da direita ou apenas pelo da esquerda, ou apenas pelo hemisfério superior, porque a única maneira de agarrá-la bem tão-pouco é pôr-lhe as mãos por baixo, nem ainda abraçando-a com os dois braços e os dedos metidos uns nos outros para não deixar escapar as mãos e com o próprio peito do lado de cá a ajudar também; a única maneira de equilibrar a esfera no ar é deixá-la estar no ar como a pôs Deus Nosso Senhor, ás voltas à roda do sol, como a lua à roda de nós e assegurada contra todos os riscos dos disparates da humanidade.
Não temos mais remédio do que ir aprender tecnicamente como funcionam estas coisas tão naturais!
O Mundo da Natureza é o modelo dos modelos de todas as maquinarias, porque não havemos então de acertar também o mundo social no seu próprio funcionamento como todas as outras máquinas do mundo?

Almada Negreiros, in "Ensaios"

"Não temos mais remédio"  do que aprender " à força" que  a Natureza tem de ser respeitada. Espero que aprendamos com este sinal que ela nos enviou.

Há muito que não lia nada de Almada Negreiros e este texto agradou-me muito porque trata um tema que nos preocupa. Espero que gostem.

Emília Pinto
.



44 comentários:

  1. Amiga Emília,
    A natureza não está se vingando de nós... A natureza está se defendendo de tanta degradação, que alguns “seres ditos humanos” cometem contra ela.
    Quantas pessoas estão completamente desestruturadas e descapitalizadas, por conta desta pandemia insana que vivemos? Nem sabemos por vezes que direção tomar? Mas, os que só reclamam, nada fazem e nada resolvem... E hoje precisamos de atitudes e soluções.
    Vamos lutando esta boa batalha, para ficarmos equilibrados e com saúde... O restante, conquistaremos depois, com autarcia no dia a dia.
    Beijos e cuide-se!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Douglas, primeiro temos de cuidar da SAÚDE e depois todo o resto se resolverá. Amigo, hoje estive no teu blog mas não consegui comentar: não encontrei olugar para os comentários . Irei lá de novo! Muito obrigada pela visita e desejo que estejam todos bem aí em casa. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  2. Bom dia:- Respeitar a natureza é respeitar-se a si8 próprio. Só que, os avanços científicos, produzidos pelo homem - dizem que necessários - danificam e de que maneira, o rumo da natureza.
    .
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E muitas vezes não nos respeitamos a nós próprios, não é verdade Ricardo? Aceito que sejam necessários, mas também acho que se pode avançar agredindo menos a natureza. Saúde, querido Amigo e uma boa semana. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  3. A Natureza tem tanta coisa para nos ensinar... nós não queremos escutar e ela revolta-se...
    Não conhecia o texto...
    Obrigada pela partilha
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poie é , Marta, escutamos o que o dinheiro diz, o resto vem depois. Obrigada, querida Amiga e tudo de bom, principalmente com SAÚDE. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  4. Se todos tivéssemos consciência, a natureza não precisaria estra se rebelando.... Será um dia melhoraremos? beijos, lindo fds! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não creio, Chica! Uns continuarão bons e respeitadores, como sempre foram, muitos outros serão os insensatos, irresponsáveis e maus, como têm sido até aqui. As mudanças são sempre dificeis, Amiga mas, pelo menos nos3, continuemos a fazsr o nosso melhor para que o nosso planeta continue belo, obrigada e que estejam todos bem! Por aqui...vai-se andando...sem covid.Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  5. Neste momento estamos à mercê da Natureza O Homem destrói!
    Beijo. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Cidália, estamos '' a mercê da natureza" e deste virus terfivel que nos amedronta, temos de aguentar, querida Amiga. Desejo a todos SAÚDE e deixo mil beijos carregadinhos de amizade
      Emilia

      Eliminar
  6. Somos muitos, o número aumenta assustadoramente. A floresta a desaparecer, os animais selvagens a desaparecer, o gelo a derreter. Nós olhamos para a lua e fazemos serenatas.
    Saúde
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Somos muitos ", somos cada vez mais consumistas, o desperdicio é enorme e, não bastando tudo isto, ainda nos " damos ao luxo " de maltratar a natureza. Não creio , Manuel Luís, que a humanidade mude, pois já teve vários avisos e de nada adiantou; continuamos os mesmos irresponsáveis. Um beijinho e obrigada pela visita. Espero que estejam todos bem aí em casa.
      Emilia

      Eliminar
  7. Bom dia de domingo, querida amiga Emília!
    Estou esperançosa, mas há dias ou momentos que fico intrigada, preocupada, reflexiva sobre o que vai ser da humanidade, amiga.
    Foi tão maltratada e, agora, estamos colhendo os frutos de tanta displicência, tanta falta de zelo e Amor pela Mãe natureza.
    Deus nos ofertou um mundo tão bonito e perfeito e estamos destruindo toda Criação.
    Esperemos por dias bem melhores.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuo com bastante medo desta pandemia, Amiga Roselia, embora já saia mais de casa, com as devidas cautelas. Este virus está sempre a mudar e por isso preocupa a todos. A vida tem de prosseguir, e, infelizmente a falta de humanidade neste ser, dito humano, vai continuar. Há sempre grandes interesses, gente muito poderosa que quer continuar a sê-lo e portanto a saúde do povo pouco importa e a preservação da natureza também não lhes interessa. Há pessoas que tentam fazer alguma coisa e que lutam pelo interesse comum, mas isso não chega; tem que ser o mundo inteiro a pensar no bem estar de todos os que o habitam. Querda Amiga, façamos a nossa parte e assim sentir-nos-emos melhores e de consciência tranquila. Um beijinho e muito obrigada pelo carinho. Continua a cuidar-te!
      Emilia

      Eliminar
    2. Boa noite, minha querida amiga!
      Ainda não saio de casa e rumo ao quinto mês...
      🕊️🏡🌈💙🙏😘😘

      Eliminar
  8. Um texto perfeito para a altura que atravessamos.
    Infelizmente, não sei se mesmo com este Alerta dado pela Natureza, os Homens vão aprender a respeitá-la e a preservá-la.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não creio que vá haver qualquer mudança, Maria. Os desmandos vão continuar, pois o poder econômico tem uma força enorme e nós somos pequenos demais para alterar a situação, mesmo fazendo a nossa parte. Um beijinho e obrigada pela visita. Cuidem-se, aí em casa!
      Emilia

      Eliminar
  9. Amiga querida, pois quando recebo um daqueles vídeos dos amigos, sobre a natureza, sobre o planeta Terra, já fiquei tantas vezes emocionada, olhando a maravilha que é nosso planeta, a grandiosidade de tudo!! É tão majestoso que nunca conseguirei falar da sua grandeza. E vendo, e pensando, me dá uma queda de ânimo, sabe!? Não acredito que um dia os cuidados dos humanos com a natureza irá melhorar. Não é pessimismo, é realidade. Aqui, nesse mundinho, a voz de comando é cuidar cada um de si, e o resto que se dane. Não sou uma grande otimista com muitas coisas, não engano ninguém, mas também não sou aquelas pessimistas chatas. Algumas coisas podemos melhorar, mas em outras não, continuaremos com algumas coisas da caverna...Mas observo e fico quieta. Ou digo no meu blog.
    Beijo, querida amiga, estou te devendo um e-mail, irá logo.
    Cuida-te, e muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, Taís, nesres aspectos que abordas, também não sou nada optimista. O ser humano nunca respeitou a natureza e não vai ser agora que os cuidados com ela vão melhorar; não tinhamos o grave problema do plástico, porque não o havia; quimicos na agricultura não eram usados, mas as produções agricolas eram mais pobres devido à falta de produtos de protecção às culturas; poluia-se menos, mas a necessidade de aumento de alimentos levou a esta situacao. Estão agora a surgir as culturas biológicas, mas em pequena escala e produtos muito mais caros, levando o povo a consumir os outros. Enfim, Taís, teremos de aguentar a actual autuação e, na minha opinião a tendencia será piorar. Desculpa só agora responder ao teu comentário, mas...o meu ânimo anda um pouco " em queda " e estou " devagar...quase parando." Fica bem, com muitos cuidados, pois esta " peste " não há maneira de desaparecer; aqui os casos têm aumentado, pois o verão tem levado mais gente às ruas, aos restaurantes e à praia e nem todos se preocupam . Um beijinho e até...
      Emilia

      Eliminar
    2. A actual situação, corrija-se
      Bjo
      Emilia

      Eliminar
  10. Almada Negreiros sempre actual. O texto dele encaixa tão bem nestes tempos que atravessamos. A Natureza bem reclamou e continua a reclamar a nossa atenção. Sá a escutamos quando estamos aflitos... Somos seres descuidados com este planeta azul. Não admira que venha um vírus maldoso para nos atormentar a todos.
    Uma boa semana com muita saúde, minha Amiga Emília.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Só a escutamos quando estamos aflitos " , mas, quando a aflição alivia, logo esquecemos e a natureza volta a ser maltratada. Vai ser sempre assim, Graca! Não tenhamos esperanças na mudança de mentalidades ! Beijinhos e um bom fim de semana, apesar de todas as preocupações com esta pandemia. Obrigada!
      Emilia

      Eliminar
  11. É uma utopia, mas a sociedade tem muito a aprender com o funcionamento da Natureza.
    O texto de Almada Negreiros faz muito mais sentido hoje do que quando o escreveu...
    Obrigado pela partilha.
    Bom fim de semana, querida amiga Emília.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também concordo, Jaime, é " uma utopia", esse aprendizado não irá acontecer, infelizmente e este texto, de facto, faz mais sentido agora, pois na epoca do autor de certeza que os estragos não eram tantos. Obrigada, Amigo e desculpa a ausência aí nesse teu lindo rio. Um beijinho e SAÚDE para todos
      Emilia

      Eliminar
  12. "porque não havemos então de acertar também o mundo social no seu próprio funcionamento como todas as outras máquinas do mundo?"

    porque as "outras máquinas do mundo" não têm vontade!
    e no "mundo social" os que estão por baixo,
    gostariam de experimentar "estar por cima"...
    com negar-lhe esse direito?

    beijo, amiga Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Manuel, o " mundo social " tem vontades e é lógico que não funcione como a natureza que segue o seu ciclo natural, alheia ao que se passa. É um utopia este desejo de Almada Negreiro, mas a utopia faz-nos falta, ajuda-nos a seguir em frente, não é amigo ? Obrigada e um bom fim de semana, com SAÚDE , sempre. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  13. Um mundo... que funciona milimétricamente sem falhas...
    A prová-lo temos um vírus... que tomou o mundo de assalto em tempo record... lembrando-nos que as consequências... sucedem-se às causas...
    Um texto notável, que nos mostra, o quanto estamos a anos luz, de retirar as devidas ilações dos avisos que a natureza nos vai dando... e do quanto ainda teremos a aprender com ela...
    Beijinhos, Emília! Ainda em modo pausa mais alguns dias, aqui deste lado... enquanto resolvo umas desconfigurações do computador, e organizo algumas fotos...
    Boa semana, com saúde e tranquilidade!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, Ana, se alguma vez vamos aprender com a natureza; acho que não! A nossa sorte é que ela tem uma enorme capacidade de renovação e, de uma maneira ou de outra continuará funcionando " sem falhas", enquanto que nós, de um momento para o outro desaparecemos; somos sempre o " elo mais fraco ", Amiga!. Muuito obrigada pela visita. Espero que continuem todos bem de saúde, principalmente a tua MÃE e que tenham um domingo agradável. Beijinhos e até.,,
      Emilia

      Eliminar
  14. Querida, Emília!

    A natureza dá inúmeros sinais do quanto sofre com o descuido do homem. Seria muito bom se cada um tomasse a real consciência do seu papel como cidadão, da importância de ser responsável e cuidar da nossa casa mãe.
    Tenhamos esperança que haja uma grande melhora e as pessoas repensem suas atitudes, não apenas com a natureza, mas como todos os seres vivos.

    Um grande abraço,
    Sônia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Sonia, é necessário que mantenhamos a esperança de um mundo novo, com mais respeito por todos os seres viventes da natureza, mas, como bem dizes no belo comentário que deixaste no blog da Taís, é preciso que cada um faça a sua parte e, como tu, também eu fiquei a pensar no que tenho feito em prol dessa mudança; tenho feito muito pouco, Amiga! Não basta falar, é urgente agir. Sonia, desculpa a ausência no teu cantinho, mas...tenho ido até à praia com a minha netinha e com ela nada se pode fazer: está numa idade que requer muita atenção, pois com 22 meses não tem noção dos perigos. Um beijinho, Amiga e...SAÚDE para todos. Cuidem-se!
      Emilia

      Eliminar
  15. Boa tarde. Infelizmente a humanidade e natureza sofrem com pessoas que não se preocupam com elas. Gostaria de lhe convidar a seguir o meu blogue.

    ResponderEliminar
  16. Obrigada, Luis, por teres vindo conhecer o Começar de Novo. Espero que voltes mais vezes. Com certeza irei visitar-te. Um beijinho e até breve
    Emilia

    ResponderEliminar
  17. Boa noite Emília. Obrigado por palavras amáveis e gentis. Conheço Guaratinguetá de passagem pela Dutra. Obrigado por dividir um pouco da história da sua família comigo. Nunca sai do Brasil e acho Portugal um dos países mais lindos da Europa, talvez o português facilite um pouco a comunicação. Sou nascido e criado no Rio, carioca da gema. Obrigado pelo seu comentário no blogue. Comecei a te seguir com todo prazer. No mais desejo muita saúde a você e sua família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Luis, por teres voltado cá, trazendo-me palavras muito simpáticas. SAÚDE para todos aí, pois ela é um bem precioso. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  18. O homem interfere com o equilíbrio da natureza criando situações em que acaba por ser, muitas vezes, a própria vítima.
    Abraço.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Juvenal! Fico muito contente que tenhas vindo conhecer o Começar de Novo. Espero que voltes sempre. Um beijinho e SAÚDE
      Emilia

      Eliminar
  19. Querida Emília

    Demorei a aqui chegar mas sempre desejando fazê-lo.

    O tema que trazes preocupa-nos sobremaneira. Procuramos encontrar solução a toda a hora por desmandos que a própria sociedade, de que somos parte, pratica. Não só o desrespeito pela natureza como também no modo como tratamos os que mais necessitam.

    Um texto reflexivo que adorei ler.

    Desejo que tu e a Família estejam bem. Beijinhos repenicados à pequenina Beatriz.

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te preocupes, Olinda, com a demora a visitar-me. Há sempre prioridades que temos de ter em conta e eu, Amiga, ando " devagar, quase parando " , como se costuma dizer lá na minha segunda Pátria, umas vezes por ter cá a Beatriz, outras por desânimo mesmo; esta pandemia, não deixa de nos preocupar e, além disso começamos a sentir falta de sair com os amigos, de abraçar filhos e netos. Ontem o meu filho vinha do Porto e ia para a Régua, passou por cá, mas não demos um beijo sequer e os meus netos nem sairam do carro com medo de contaminar os avós. Isto acaba por
      nos afectar, não é verdade ? Tanta gente a precisar de um abraço e não o pode receber, nem dos familiares mais queridos. Como bem dizes, nunca nos preocupamos muito com ou mais necessitados e agora, mesmo que quisessemos não poderiamos fazer muito. É uma situação terrivel e tenho pensado muito naqueles que esperavam Agosto para reverem filhos e netos emigrados e que este ano, a grande maioria não vai ter essa alegria. Olinda, querida Amiga, obrigada pelo carinho e desejo que continuem todos bem aí em casa. Farei uma pausa este mês, como de costume, mas, com certeza continuarei a visitar os amigos. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  20. Lembro-me de ter lido este texto e estava convencida de ter comentado mas parece que não o fiz. Às vezes leio enquanto a Margarida dorme e de repente ela acorda e pronto tenho de desligar os blogues e por o computador nos vídeos do Panda que ela adora. Agora que começou a andar não para nada quieto com ela.
    O texto do Almada negreiros continua atual. Grande parte do que nos acontece é consequência da nossa incúria para não dizer pior para com a natureza.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Elvira, entendo-te muito bem e mais, admiro-te muito, pois consegues tratar do blo e visitar os amigos, tendo de cuidar duma "sapequinha " nessa idade de tanta preocupação, pois não param e os perigos são muitos. Tenho a Beatriz com 22 meses e quando está aqui não posso tirar os olhos de cima dela; só acalma um pouco se ligar a televisão também no panda, mas mesmo assim, tenho de me sentar junto dela, pois sobe o sofá, pula, cai, enfim...não dá sossego. São a nossa alegria, Elvira, mas, não nos podemos descuidar. Muito obrigada pela visita e desejo tudo de bom para todos aí em casa; espero que já estejas completamente recuperada do problema dos olhos. Um beijinho e até breve aí no Sexta.
      Emilia

      Eliminar
  21. Um texto muito pertinente de Almada Negreiros.
    Infelizmente, estamos todos a pagar pela irresponsabilidade e falta de humanidade de outros...
    Esperemos que tudo passe o mais depressa possível
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  22. Muito obrigada pela visita, Cinderela. Fico muito contente por te ver aqui. Estamos a passar por tempos muito complicados, com um problema dificil de ser resolvido e, sinceramente, não sei quando estaremos livres desta pandemia. Espero que seja depressa. Amiga, desejo SAÚDE para todos aí na tua casa e deixo-te um beijinho e votos de um fim de semana agradável
    Emilia

    ResponderEliminar
  23. Boa noite (pelo menos aqui em Porto Alegre), Emília.

    Gostei do texto. Leva-nos à reflexão acerca da necessidade de equilíbrio, principalmente diante de um Mundo que é tão idiotamente polarizado - e polarização não é egoísmo? -, no qual cada parte pensa estar certa dentro de seu extremismo, quando o certo é o equilíbrio que vemos na própria natureza.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ver-te por aqui, Alexandre e com um comentário muito assertivo. Sim, viver com equilibrio em todos os aspectos seria extremamente sensato, mas o ser humano não sabe ser equilibrado. Exagera no uso que faz dos recursos naturais, no abate de animais por interesses economicos apenas e até na aquisição de produtos para o seu dia a dia. Viu-se, com esta pandemia que conseguimos viver com muito menos, mas não acredito muito que o homem mude; logo que tudo passe, ele começará a consumir em exagero. Alexandre, muito obrigada pela visita e desejo tudo de bom para todos vós. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar