segunda-feira, 2 de julho de 2018

CANTAR....



.....DO AMIGO PERFEITO


Passado o mar, passado o mundo, em longes praias,
de areia e ténues vagas, como esta
em que haverá de nossos passos a memória
embora soterrada pela areia nova
e em que sobre as muralhas quanta sombra
na pedra carcomida guarda que passámos,
em longes praias, outras nuvens, outras vozes,
ainda recordas esta, ó meu amigo?

 Aqui passeámos tanta vez, por entre os corpos
 da alheia juventude, impudica ou severa,
 esplêndida ou sem graça, à venda ou pronta a dar-se,
 ido na brisa o sol às mais sombrias curvas;
 e o meu e o teu olhar guiando-se leais,
 de nós um para o outro conquistando -
 em longes praias, outras nuvens, outras vozes,
 ainda recordas, diz, ó meu amigo?

 Também aqui relembro as ruas tenebrosas,
 de vulto em vulto percorridas, lado a lado,
 numa nudez sem espírito, confiança
 tranquila e áspera, animal e tácita,
 já menos que amizade, mas diversa
 da suspeição do amor, tão cauta e delicada -
 em longes praias, outras nuvens, outras vozes,
 ainda as recordas, diz, ó meu amigo?

 Também aqui, sorrindo em branda mágoa,
 desfiámos, sem palavras castamente cruas,
 não já sequer os í ntimos segredos
 que o próprio amor, porque ama, não confessa,
 nem a vaidade humana dos sentidos,
 mas subtis fraquezas vis, ingénuas e secretas -
 em longes praias, outras nuvens, outras vozes,
 ainda recordas, diz, ó amigo?

Partiste e foi contigo a juventude.
Ficou o silêncio adulto, pensativo e pródigo
e o terror de não ser minha estátua
 jacente sobre o túmulo frio onde as cinzas da infância desmentem-
 palpitar de traiçoeira fénix! -
 que só do amor ou só da terra haja saudade.
 Em longes praias, outras nuvens, outras vozes
tu sabes que a levaste, ó meu amigo?

Jorge de Sena. in citador

Queridos amigos, com este belo poema de Jorge de Sena deixo-vos o meu até logo e os votos de que fiquem bem, com alegria, serenidade e saúde, Daqui a uma semana estarei de volta. Ficam também o meu abraço e a certeza da minha sincera amizade 

Emília Pinto

45 comentários:

  1. Que lindo.poema! Ótima semana e volta logo! Bjs chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também o achei muito bonito, Chica! Sabes, aqui estamos no Verão e por isso há que aproveitar, pois ele é muito curto. Como costumas dizer: " beijinhos praianos. " Obrigada pela visita.
      Emilia

      Eliminar
  2. Excelente como sempre:))
    Boas férias.

    Bjos
    Votos de uma boa Segunda-Feira.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Larissa. São umas férias curtinhas, mas, estou com os netinhos e por isso são sempre boas. Um beijinho e um bom fim de semana
      Emilia

      Eliminar
  3. Um belo poema que já tive o prazer de dizer numa tertúlia.
    Boa viagem amiga.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou impressionada contigo, Elvira, além de seres uma bela " fazedora de histórias " também declamas poemas. Parabéns, querida amiga e fico feliz que o poema que escolhi te tenha recordado essa tertúlia que, de certeza, foi um belo momento. Um beijinho e muito obrigada. Na próxima Quinta já regresso ao norte do país, onde vivo.
      Emilia

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Um poema lindíssimo Emília, não conhecia.
    Uma boa semana, e um ótimo mês.
    Boa férias!
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que tenhas gostado, Smareis. Um beijinho e muito obrigada pelo carinho. Um bom fim fim de semana
      Emilia

      Eliminar
  6. Não conhecia o poema... É uma maravilha...fica a saudade...
    Obrigada pela partilha.
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É Marta, fica sempre a saudade de tempos bons passados com amigos; vão uns, aparecem outros, mas os que tivemos na infância ficam para sempre no nosso coração. Um beijinho e bom fim de semana. Obrigada!
      Emilia

      Eliminar
  7. O poema é eloquente em profunda saudade.
    Boas férias, AmigaBejinhos.
    ~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudades de outros tempos e dos amigos que connosco viveram esses momentos. Tudo passa, amiga, mas ficam as lembranças. Obrigada pela visita. Um beijinho e tudo de bom para ti e para os teus
      Emilia

      Eliminar
  8. Olá, aceite os meus sinceros votos de felizes ferias, a escolha de belo poema foi de bom gosto.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, António! As férias são só uns dias aqui na tua terra com filho e netos e na próxima Quinta já regresso ao norte. Um bom fim de semana, amigo. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  9. Excelente escolha poética.
    Obrigado pela partilha.
    Amiga Emília, bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  10. Bravíssimo! Excelente escolha Emília! Jorge de Sena sem duvida alguma um grande poeta. Li num só folego e viajei suave por entre as brisas deste belo poema. Feliz semana minha querida.Grande beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenhas gostado deste poema, Beto. A minha pausa já termina amanhã, infelizmente e voltarei ao norte do país onde vivo. Visitar-te-ei logo que possa, amigo! Um beijinho e tudo de bom. Obrigada pela visita.
      Emilia

      Eliminar
  11. Uma magnífica escolha, Emília, dum poema que não conhecia, deste grande autor!..
    Desejo-lhe dias muito felizes, na companhia dos seus, e um óptimo regresso!...
    Um beijinho grande! E até breve, Emília!... Por estes dias, sou eu, que andarei um pouco mais ausente... aprontando tudo com calma, para ir de férias, a partir do mês que vem... entre assuntos a tratar, e algumas saídas, a aproveitar os dias de sol, sem calor em excesso... os próximos dias, vão eclipsar-se...
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não conhecia este poema, Ana, mas gostei muito dele e resolvi partilhar. Fazes muito bem em ires de férias para a tua Ericeira e espero que tenhas sorte com o tempo, pois este verão está um tanto esquisito. Imagina que aqui no Algarve, temos tido um ventinho desagradável e as noites não tem sido tão boas quanto costumavam ser. Mas há que aceitar e aproveitar o melhor possivel este nosso verão que é muito curto. Muito obrigada pelo carinho, Ana e espero que vos corra tudo bem, principalmente à tua mãe . Um beijinho e saúde para todos.
      Emilia

      Eliminar
  12. Belíssimo poema, uma escolha perfeita.
    Obrigado pelas suas gentis palavras em relação à minha netinha, é tão pouquinho o tempo que estou com ela que desejo guardar cada momento no coração.
    Neste momento já eles estão novamente a viajar para Macau, agora só lá para o final do ano é que voltam.
    Ficam as fotografias que tiro para ajudar a matar as saudades.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Maria, o tempo que temos para os nossos netos é sempre pouco, por isso temos que o aproveitar ao máximo. Estes dias com os meus também acabam amanh6 e depois voltam ao Douro onde vivem. Claro, ainda vou ter mais dias com eles este verão, mas, sempre que voltam a casa, sentimos muita falta. O teu caso é muito pior, pois vivem fora de Portugal e isso torna-se um grande problema; mas a vida obriga-nos a determinadas opções e o melhor é aceitar. Saúde para todos aí em casa e obrigabda pelo carinho. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  13. Que bom encontrar Jorge de Sena aqui, minha Amiga Emília! É um poeta que muito admiro e a sua escolha foi excelente.
    Que tenha uma pausa cheia de coisas boas.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  14. Muito obrigada minha Amiga Emília pelo carinho das suas palavras no meu "Ortografia". Palavras sentidas, poéticas e cheias de imagens que me lembraram também a minha infância.
    Parabéns para a sua neta, essa menina de tranças. Que seja uma menina feliz.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha pausa está a ser muito boa, mas, infelizmente acaba amanhã quinta-feira; o que me deixa mais pena é a convivência diária com os netos, pois eles vivem no Douro e, claro, não os vejo todos os dias.
      Graça, nem sei como te agradecer " o miminho " destas tuas palavras tão carinhosas; as minhas palavras foram " sentidas " na realidade, pois é sempre bom ler algo que nos transporta aos tempos da nossa meninice e foi essa emoção que senti ao ler o teu belo poema, aliás, isso acontece com frequência; crianças são ternas, genuinas e adoção a nossa vida e, apesar de não ter tido uma meninice tão farta,
      como a dos meus filhos e netos, em todos os aspectos, tive o suficiente e muito, muito carinho; fui , portanto, uma " menina de tranças " feliz . Que bom que usei imagens que te lembraram os tempos daa tua infância! Fico
      contente por isso. Graça. Muito obrigada pelos parabéns à Eduarda e pelo
      carinho que sempre me dedicas. É bom receber " mimos " destes! Tudo de bom para ti e para os teus e que a vda vos dê sempre muita saúde, pois é o essencial. Um abraço de grande amizade.
      Emilia

      Eliminar
    2. Desculpa o grande erro que dei acima... adoçam a nossa vida e não como escrevi. Beijinho
      Emilia

      Eliminar
  15. Querida Emília

    Vejo que a tua pausa terminou ontem e que foram uns dias descansados e felizes. Também eu estive uns dias com a família, os quais me souberam a pouco. Vim mais cansada do que quando fui, mas um cansaço diferente, pleno de amor e carinho e muita animação, música e cantigas.

    Este poema de Jorge de Sena diz muito da sua personalidade e do seu talento. Infância não muito feliz, na vida de adulto um tanto frustrado, o exílio, enfim, altos e baixos que se reflectem nesse seu "cantar de amigo perfeito".

    ====

    Os dias por cá também não andam muito famosos em termos de clima. Já vamos a meio de Julho e o tempo não se decide. Mas, eu não desgosto dele, prefiro assim este tempo nem frio nem quente em demasia.

    Continuação de dias felizes te desejo, minha amiga.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Olinda, na verdade, quando voltamos de férias precisamos de descansar delas; mudam as nossas rotinas e, apesar disso ser muito bom, há sempre que levantar cedo e deitar muito tarde; às 9 horas levantava-me para juntos tomarmos o pequeno almoço e à noite não havia hora para deitar; foi muito bom passar os dias com os meus netos que já sao crescidinhos e não dão trabalho. Fico feliz que também tenhas passado uns dias alegres com a tua familia e agora é continuar a aproveitar os mesinhos de verão que nos restam. Sabe a pouco o nosso verão, Olinda! Este ano, no entanto, tenho um motivo para querer que o tempo passe, pois a Beatriz está a caminho e não vejo a hora de a conhecer; esta previsto para fins de Setembro, principio de Outubro e, felizmente tem sido uma gravidez tranquila. Amiga, muito obrigada pelo carinho e um bom fim de semana. Saúde para todos. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  16. Passei para ver as novidades.
    Na falta delas, aproveito para te agradecer (creio que nunca o fiz) pelos teus excelentes comentários no meu blogue, onde analisas com muito cuidado, profundidade e mestria os meus poemas, demonstrando uma leitura atenta e perspicaz.
    Amiga Emília, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo, fiquei muito feliz com este " miminho " que acabo de receber. Não sabia que davas tanto valor aos meus comentários, mas, claro, é sempre gratificante saber . Eu gosto de ler com atenção os posts dos meus amigos, mas tenho consciência de que, no caso de poesia, o que eu interpreto pode não ter nada a ver com o que o poeta sentia na hora em que fez o poema; limito-me a escrever o que sinto ao lê-lo. Muito obrigada, Jaime e desejo-te tudo de bom para ti e para os teus um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  17. olá, querida amiga!

    espero k estejam todos bem e felizes, incluindo, logicamente, a Beatriz, que vem a caminho. não era o nome que ambas pensámos e gostávamos, mas os pais ou o pai, melhor dizendo, decidiu-se por este e ponto final.

    Estiveste de férias no Algarve e sei k te sentiste mto feliz. São assim as avós! Vivem para os filhos e netos, por vezes, exageradamente, embora existam filhos e netos que saibam retribuir essa estima, mas a maioria não sabe, nem liga. Crescem, os netos, e querem é estar com os amigos. esperemos k o Lucas e a Eduarda sejam exceções, agora e sempre.

    as minhas mãos estão um pouco melhores, mas nada k se veja. enfim, irei escrevendo conforme me for possível.

    já conhecia este poema de Jorge de Sena, que acho mto bem feito, interessante e onde ele canta a amizade, recorrendo às lembranças, embora a última estrofe seja melancólica: o amigo partiu, mas ele sente-o e fala com ele como se estivesse vivo.

    Jorge de Sena teve como sonho ser oficial da marinha, mas os seus pais e a sociedade sempre "lhe cortaram as pernas". Como nunca esteve de acordo com o Antigo Regime, foi mandado para o exílio no Brasil, onde escreveu mto, mas as saudades não o largavam. começou a enviar trabalhos seus para a América, k reconheceu o seu talento, enorme.

    teve uma infância um tanto atribulada, embora os pais pertencessem a uma classe considerada alta, e desde cedo revelou problemas de temperamento e de saúde, contudo só casou uma vez e teve 9 filhos (uma coisa, não impede a outra, claro).

    morreu na Califórnia com 50 e tal anos, vítima de cancro, mas ficou a sua valiosa obra.

    Beijinhos e continuação de dias mto felizes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conhecias este poema e eu desconhecia praticamente tudo o que aqui descreves sobre o Jorge de Sena. Já esperava este teu comentário tão enriquecedor, pois já é costume acrescentares aqui informações que muito valorizam o meu post. Agradecida!
      Quanto aos netos, amiga, tenho que os aproveitar agora que são pequenos, porque, quando crescerem, vão fazer como os outros, fazer a vida deles deixando de lado os avós. Claro que nós teremos muita influência no comportamento deles no futuro; tudo dependerá do tratamento que lhes damos agora e também dos valores que lhes transmitimos, principalmente os pais; serão sempre fruto da educação que tiverem. A Beatriz está muito bem, segundo os exames e já está crescidinha e bastante mexida; não tem dado muito trabalho à mãe que tem tido uma gravidez tranquila. Agora é esperar mais dois mesinhos para a conhecermos. Amiga, Ceuzinha, agradeço-te imenso a tua atenção e carinho e desejo-te melhoras para as tuas mãos. Aparece mais vezes para " conversarmos", certo? Que tal um cafezinho aqui na pastelaria ao lado? Fico a espera. Ate lá fica um beijinho e a minha grande amizade.
      Emilia

      Eliminar
  18. Olá Emília! Não conhecia esse poema. Muito interessante, um lamento de saudade que descreve o lado de lá, para quem ficou do lado de cá.
    Passei por Portugal nas últimas semanas. Ainda não conhecia ...
    Abraços,
    Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anabela! Muito obrigada pela visita e fico feliz que tenhas gostado deste poema. Então conheceste Portugal? E gostaste ou não? Espero que tenha tudo corrido bem e que tenhas sido bem acolhida aqui no meu país. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  19. Aos amigos da Leninha: quando tiverem oportunidade, por favor, façam uma visita ao seu blog (helena.blogs.sapo.pt), pois lá deixei uma postagem que diz respeito a todos os seus amigos blogueiros.
    Atenciosamente,
    Vera Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Verinha! Já visitei o blog da Leninha e, como deves imaginar, comovi-me bastante. Muito triste ter partido tão cedo!!!
      Um beijinho, querida amiga e que os teus dias sejam de alegria e, principalmente com saúde.
      Emilia

      Eliminar
  20. Um excelente poema. belíssimo e saudoso cantar. Um abraço amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ver-te por cá Loudinha! Fico feliz que tenhas gostado. Espero que esteja tudo bem contigo e com a tua familia. Um dia destes irei fazer-te uma visita. Beijinhos e muito obrigada pela visita
      Emilia

      Eliminar
  21. Agradeço o poema.


    Desejo-te saúde , alegria e tudo de bom

    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu agradec-te a visita e o carinho de sempre. Espero que estejas bem, principalmente com saúde, pois essa é fundamental Um beijinho e boa noite
      Emilia

      Eliminar
  22. Olá, querida amiga! Belo poema que desmonta a gente um pouquinho ao recordamos nossa vida como se fosse um filme. Num certo momento ele fala no túmulo frio onde as cinzas da infância...
    E por mais belas que sejam recordações e saudades de tempos de juventude, nada como a infância, onde não conhecíamos o mundo, ainda. Tínhamos a vida pra sonhar e não entendíamos que quanto mais maduros, menos felizes podemos ser, pois as exigências são outras e muitas. Lá atrás, não sabíamos o que são perdas. E queríamos crescer, colocando os sapatos de saltos de nossa mãe e querendo ter responsabilidades, conta para pagar, casa para cuidar, filhos para educar e tudo que sabes. E quando tudo embola, pensamos na nossa infância!!
    Um belo poema que nos reporta a outros tempos, aos nossos primeiros amigos.
    Amiga querida, gostei 'daquela visita que não tem desconfiômetro', lá que deixaste, me ri muito! Estou adorando as visitas sem desconfiômetro!! rss que venham muitas. Eu é que estou meio devagar, arrumando algumas coisas. Depois pego no tranco novamente.
    Um beijo, meu carinho de sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Tais, a infância é a melhor fase da vida de uma pessoa, principalmente a nossa que foi vivida numa época em que podiamos anda soltas pelas ruas, brincando sem medos com total liberdade; claro que havia crianças que nāo conseguiam ser meninos, pois as carências eram tantas que vi muitas a terem de trabalhar em casa ou na casa dos outros para poderem comer. Mas, as que tinham o suficiente eram felizes e não sentiam nenhuma falta das tecnologias de hoje que fazem com que a meninice seja diferente; os perigos também são maiores e a infancia é passada " dentro de quatro paredes, sem terem crianças que os acompanhem nas suas brincadeirinhas de" faz de conta" . Pois é, Tais, nos blogs sou bastantes vezes " uma visita sem desconfiómerto " e qualquer dia arrisco-me a ser posta fora da porta; até agora tenho tido sorte! Sabes como é, adoro conversar e depois esqueço de olhar para o relógio. Mas, a está combinado...na tua casa ficarei o ttempo que quiser, certo? Obrigada pelo belo comentário e fica bem! Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
    2. rsss, a minha casa é tua, amiga!
      Muito bom ter-te como visita sem desconfiômetro... mas que visita? És amiga do peito, como se diz por aqui, deves lembrar disso...
      beijinhos.

      Eliminar
  23. Oi Emília, onde andas...
    Boa continuação de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão em perguntares por onde tenho andado, Janice, mas já fui a tua casa explicar a ausência. Ando por aqui e por ali sem praticamente ter saido do lugar, amiga. Obrigada por teres vindo cá e desejo-te tudo de bom, principalmente muita saúde para ti e para os teus. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar