terça-feira, 1 de maio de 2018

MINHA MÃE








Queridos amigos, hoje, dia dos trabalhadores, deixo aqui a minha homenagem a todas as mães que terão o seu dia especial no próximo Domingo. Com certeza acharão estranha esta minha decisão, mas...talvez não, No post de hoje da nossa amiga Olinda,  do XAILE DE SEDA há um belo poema alertando-nos de que " É PRECISO AVISAR ", tendo também no anterior chamado a nossa atenção para o drama dos migrantes que continuam a chegar à costa italiana, fugidos da guerra, da fome e de perseguições políticas. É " Preciso avisar ", é preciso continuar a lembrar que o problema gravíssimo  dessa Gente continua, apesar de já não abrir os telejornais   Eram trabalhadores , homens e mulheres que foram despojados de todos os seus direitos e que agora só querem uma nova oportunidade; são mulheres que, sem medo, atravessam os mares tentando a todo o custo salvar os seus filhos  e, infelizmente, são muitas, muitas crianças que fogem sozinhas depois de terem perdido as suas mães. Graças à nossa amiga Olinda, resolvi que a minha homenagem desta vez seria para esses heróis, para esses trabalhadores e para essas mulheres, trabalhadoras também, mães  guerreiras que colocam sempre em primeiro lugar a vida dos seus filhos.

Para elas é urgente " mais flores, mais flores e, sempre mais flores...."( Xaile de Seda )

Obrigada, Olinda, por nos teres levado a pensar neste drama que parece já completamente esquecido por aqueles que  poderiam, pelo menos, amenizá-lo, se tivessem VONTADE.

Para as minhas amigas deixo um beijinho muito especial e os votos de que tenham um DIA DA MÃE muito feliz. e que assim sejam todos os outros.

Apesar de, só no segundo domingo de Maio se festejar o Dia da Mãe, no Brasil, deixo já para as minhas amigas brasileiras todo o meu carinho e também muitas flores...muitas e muitas flores...sempre

Emília Pinto

48 comentários:

  1. Bom dia. Fabulosa publicação :))


    Hoje:- Vestes leves, agitadas pelo pensamento

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Larissa. Como deves imaginar e, felizmente, estive bastante ocupada, pois tive cá os filhos e netos e por isso não te respondi há mais tempo. Logo que possa irei ao teu cantinho. Um beijinho e uma boa semana
      Emilia

      Eliminar
  2. Bom dia amiga. Dia das mães são todos os dias até o dia do trabalhador. Afinal ninguém trabalha mais do que ela, no seu emprego, em casa e na educação dos filhos.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, Elvira e por isso resolvi incluir a Mãe no dia do trabalhador. Espero que tenhas tido um dia feliz junto dos teus e que assim continuem todos os outros, pois conginuas a ser Mãe. Um beijinho e muito obrigada, amiga.
      Emilia

      Eliminar
  3. Um drama... e a coragem dessas mães que protegem os filhos a todo custo...
    Uma homenagem sentida...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser Mãe é uma coisa maravilhosa, mas o drama dessas mulheres que veem os seus filhos morrerem nas guerras é terrivel e nem consigo imaginar semelhante dor. Obrigada Marta e fico feliz que tenhas gostado. Desejo-te uma boa semana. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  4. Também li esse texto no "Xaile de seda" da Olinda. Também com ela e consigo me revolto pelo esquecimento a que estão abandonados os refugiados.
    O poema do Vinícius comoveu-me, minha Amiga. E, de repente, senti-me embalada pela minha mãe, sem que qualquer susto me perturbasse. Muito belo o que nos deixou, aqui. Bem-haja!
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Graça! Horroriza-nos o esquecimento a que estão votados estes seres humanos e, infelizmente pouco ou nada podemos fazer, mas há sempre perto de nós alguem que precise de ajuda e aí, sim, não podemos faltar com a nossa mão amiga. Também gostei muito deste poema de Vinicius que não conhecia e, como tu, senti-me " embalada pela minha mãe " que está longe e triste por já não ter a companhia de mais de 60 anos. Dominho será o dia dela e, claro, gostaria de lá estar para lhe " dar colo ", mas...não não poderei; terá o filho, os 2 netos e os 3 bisnetos para a
      alegrarem. Obrigada, querida amiga, pelo carinho e tudo de bom para ti e para os teus. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  5. Minha querida amiga Emília
    Adorei esse poema de Vinicius. Não conhecia.
    Sobre o problema dos migrantes gosto pouco de falar porque "me revolta o estômago"... A política internacional nada resolve porque não quer, há muitos interesses por trás disso tudo.
    E não direi mais, até porque não quero ser presa :)
    Ainda não fui ao blog da Olinda, mas fá-lo-ei em breve, hoje ou amanhã. Também gosto muito de lá ir.
    Agradeço, desde já, os votos para o Dia da Mãe, que retribuo, desejando que também a tua Mãe, no "seu" dia - dia 13 - se sinta feliz.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não conhecia este poema, mas sensibilizou-me tanto que resolvi dedicá-lo a todas as mães. Quanto aos migrantes, Mariazita, é uma vergonha o que a sociedade internacional está a fazer com eles, ignorando-os por completo, claro, são seres que só dão despesa e também não dão votos, por isso não interessam para nada. Triste, amiga!. O meu dia foi bom, passado com os filhos e netos, mas, claro, com uma pontinha de trisgeza por estar longe da minha mãe. Mas, Mariazita, a vida é assim, dá-nos alegria, mas quase sempre misturadinha com um pouco de nostalgia; há sempre alguém que já cá não está e que forçosamente é lembrada; também não poderia ser de outro jeito, não é verdade?. Agradeço todo o carinho aqui demonstrado e desejo que a felicidade que, de certeza, tiveste neste dia se prolongue por todos os outros. Um beijinho carregadinho de amizade,
      Emília

      Eliminar
  6. Ela no anonimato trabalha mais que qualquer operário. Belíssima homenagem no Dia do Trabalho! Parabéns! Abraço. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Laerte, pela presença e palavras de carinho. Parabéns também para as mães aí da tua casa. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  7. Emilia, Emilia! Aqui quase morri de saudades! Dia do trabalhador aqui foi bem tranquilo. Dia das mães chegando, e como a minha já se foi, à minha irmã mais velha ficou a herança da homenagem. Confesso que sempre me emociono ao ler ou ouvir a palavra mãe , e a vida se segue , e como devemos a elas toda a força ensinada desde os primeiros passos. Grande beijo e terno abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente ainda tenho a minha, mas está ai no teu país e, inevitavemente, hoje senti falta dela. Pior estás tu, querido amigo, eu sei e é por isso que estes dias são sempre um misto de alegria e tristeza; para algumas mulheres é só sofrimento, pois além de já não terem mãe, também já perderam filhos e nestes dias a dor deve ser atroz. Beto, muito obrigada pelo carinho e no próximo domingo com certeza a tua mãe estará contigo no coração. Um beijinho e até breve lá no teu cantinho poético
      Emilia

      Eliminar
  8. Amiga Emília comoveu-me imenso esta homenagem.
    Sem palavras, deixo-te um beijo no coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes dias especiais, Teresa, têm destas coisas, se por um lado estamos felizes, por outro é inevitável alguma dor pelas ausências; nestas datas a saudade aumenta, pois o que desejariamos ė que estivessem junto de nós nesses momentos.Não sei se é bom haver estes festejos; tanto sofrimento que causam, não é verdade?. Obrigada e boa noite, amiga. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  9. Uma sentida homenagem.
    Porque o problema dos imigrantes continua, havendo mortes diariamente.
    Parabéns pelo texto, gostei imenso das tuas palavras.
    Bom fim de semana, amiga Emília.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continua, sim, Jaime, mas, a não ser falar dele, mais nada podemos fazer; somos pequenos demais e o mundo tem interesses estranhos que se sobrepõem à vida humana. Obrigadam Jaime e boa noite, um beijinho
      Emília

      Eliminar
  10. Que lindo poema, querida Emília! Pois é, amiga, algumas mães se foram para outro patamar (como a minha), mas na verdade morarão eternamente em nós. Felizes são as filhas que ainda têm suas mães. Fazem falta... sempre. Como tudo na vida, adquirem um enorme valor depois que perdemos, na sombra da saudade.
    Um beijo pelo nosso dia - também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razao, Tais, a nossa mãe é a pessoa mais importante para nós, mas depois que se vai, fica-se com a sensação de que poderiamos ter feito mais, de que não amamos o suficiente e que se pudessemos voktar atrás fariamos muito melhor. Felizmente ainda tenhi a minha, mas a sensação de que acabo de falar, é em relação ao meu pai que já se foi. E muitas vezes sinto que poderia ter feito mais. É natural esse pensamento! Mas agora Tais, vais ter o teu dia no próximo domingo e tens de estar alegre, pois é isso o que os teus filhos esperam de ti.Tive os meus filhos e os netos cá em casa e correu tudo muito bem; as crianças alegram a casa e espantam a saudade; ontem à noite voltaram para a Régua e a casa ficou vazia, silenciosa com as saudades já aparecendo. É assim amiga! Nada a fazer! Um beijinho e boa noite!

      Eliminar
  11. Olá Amiga Emília ,
    obrigada pela tua visita e palavras .
    Continuo sem força anímica para manter as publicações com regularidade e visitar os amigos .
    Obriguei -me naquelas duas , porque são datas muito importantes para mim .
    Acredito que , lentamente , esta voltará .
    Assim como acredito na ajuda de alguns amigos .

    Que esteja tudo bem contigo são os meus votos .

    Um beijo e um forte abraço ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperava que já estivesses melhor, Maria, mas, infelizmente assim não acontece, Fiquei triste, amiga, mas tenho esperança de que brevemente melhores e voltes ao nosso convivio. Estarei " por perto ", querida amiga e irei sempre ver o teu cantinho para saber de ti.. um forte abraço e a minha amizade sempre ao dispor
      Emilia

      Eliminar
  12. Olá, querida Milinha...

    já tinha passado por aqui e lido este post, que, achei estranho e antes do tempo, embora mãe seja para todos os dias do ano. Depois, entendi o motivo. A Olinda é um mulher com uma sensibilidade enorme e evidente que isso é mais k meio caminho andado para ti.

    As minhas mãos não estão piores, mas é preciso escrever pouco e fazer poucos movimentos. Todavia, eu lá vou escrevendo, pke eu acho que necessito de pôr cá fora aquilo que vai cá dentro.

    Não ouvi o vídeo, portanto não irei comentar agora. Voltarei depois.

    Grata pelas tuas palavras e simpatia natural. Penso publicar ainda este mês.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    PS: então, a tua/vossa rosinha, papoila já tem nome?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me espanta teres achado estranho falar de "Mãe " no dia 1o de Maioi, pois até avisei para o facto, mas, depois de leres entendeste e muito bem. De vez em quando " dá-me assim para umas coisas...). Quanto à nossa florzinha, amiga, ainda não tem nome, pelo menos que eu saiba., mas custa-me não a tratar pelo nome, por isso pergunto sempre como vai a fofura. Dir-te-ei, logo que saiba. Obrigada por teres vindo cá apesar das dificuldades. Um beijinho e boa noite
      Emilia

      Eliminar
    2. e por que não, Flor? já pensaram neste nome?

      Beijinhos pra ti, milinha, e pra todos.

      Eliminar
    3. Adoraria esse nome, mas... e o papazinho? Está dificil!!. Beijos, amiga!
      Mila

      Eliminar
  13. Querida Amiga lindo poema, amei
    beijos. Léah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Leah. No próximo domingo és tu que estarás no centro das atenções e por isso deixo-te um beijinho muito especial e os votos de que tenhas um dia muito feliz junto dos teus filhos . Até. ..
      Emilia

      Eliminar
  14. Magnífico poema que me comoveu.
    Desculpa as poucas palavras, mas tive nova recaída.
    Obrigada por estares sempre aí!

    Feliz Dia das Mães!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não admira nada que te tivesse comovido este belo poema, Lisa! Por isso, digo muitas vezes que estes dias festivos trazem para algumas pessoas muita dor e nāo sei se deveriam ou não existir. Mas estão aí e, forçosamente, temos que os passar, com maior ou menor alegria. Espero que tenhas melhorado e, já sabes, " estou sempre aqui ". Beijinhos, amiga!
      Emilia

      Eliminar
  15. Querida Emília

    FELIZ DIA DA MÃE!

    Dedico-te o meu primeiro comentário sobre este dia. Um dia que se repete todos os dias do ano mas que sabe bem, pois é mais uma oportunidade para se falar das Mães, da sua dedicação, sacrifícios e, muitas vezes, das suas frustrações.

    Disse-te noutro espaço que fiquei muito comovida com o teu gesto ao associares-me a este post dedicado à tua Querida Mãe e referindo-te também a temas de cariz humano que apontei no "Xaile de Seda". Na realidade, noto em ti, sempre notei, uma grande preocupação pelas pessoas, pelo seu bem-estar, sentindo como tuas as suas dificuldades. Assim, sinto-me irmanada contigo.

    Minha querida, que este dia seja para ti de grandes alegrias ao lado da Família. Envio beijinhos e abraços à tua Mãe.

    E também para ti. :)

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada por ter merecido o teu primeiro comentário sobre este dia dedicado as Mães e, claro às trabalhadoras. Como disse, querida amiga, fiquei feliz por ter feito este tipo de homenagem e a inspiração para isso foi o Xaile de Seda que lembrou toda essa gente sofredora que foge das guerras eque já parece esquecida por toda a comunidade internacional. Somos pequenos demais para resolver estes graves problemas, mas podemos e devemos falar deles, nāo e verdade? É o mínimo que podemos fazer. Obrigada, Olinda, por seres a pessoa maravilhosa que és; Não te conheço, mas é assim que te sinto pelas palavras. Um forte abraço
      Emilia

      Eliminar
  16. Um poema muito belo e comovente... no qual, todos nos revemos, em algum momento mais sensível, das nossas vidas...
    Acho que assinalou este dia, de uma forma muito bela e abrangente, Emília... ultrapassando fronteiras... e alargando o espírito do Dia da Mãe... a outros dias do mês de Maio... e dando voz... às mães e filhos, que fogem de uma guerra... que a inconsciência colectiva, há muito já banalizou...
    Deixou um beijinho, e um abraço apertado, desejando que passe um Feliz Dia da Mãe... na medida do possível... pois sei que este ano, estará particularmente mais sensível, a esta data...
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um dia bom, " na medida do possivel " , como bem dizes, mas... as coisas não são só boas ou só, principalmente em dias festivos como este; há sempre ausências que trazem alguma tristeza. Mas a vida é assim, Ana e há que seguir em frente. Muito obrigada pelo carinho e fico muito contente que tenhas gostado da homenagem que resolvi fazer este ano. Tudo de bom, querida amiga, para todos vós. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  17. olá, querida amiga...

    estive, agora, lendo o vídeo, o poema de Vinícius e ouvindo, simultaneamente, a música, que o suporta" e fiquei deslumbrada. Vocês, mães do mundo inteiro, são mesmo assim. São a árvore, cujos ramos nunca se perdem e cujo amparo é sempre certo.

    Acredito que hajam muitos filhos com medo da vida, das atrocidades, enfim, dos "homens maus", e que só o vosso regaço e braços os podem guardar e proteger. O pai ajuda, mas não dá aquele colo.

    Parabéns pelo post, completíssimo e mto humanitário. Parabéns pelo teu dia, dia das mães, e no próximo domingo será a vez do teu coração estar no Brasil.

    Beijinhos para ti, para os teus filhos e para a tua mãe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que te agradou o video e poema de Vinicius. Não és mãe, mas és fikha e com certeza sabes qje era para o colinho dela que fugias sempre que algo te assustava. Claro que há excepções e todos nós conhecemos pais mais meigos e mais acolhedores do que as mães, não porque gostem mais dos filhos, mas sim por uma questão de maneira de ser. Obrigada, Ceuzinha, por teres voltado cá. Tinha a certeza que voltarias, pois és uma mulher de palavra, Beijinhos e as melhoras para as tuas mãos.
      Emilia

      Eliminar
  18. Obrigada! Desejo para você um excelente dia das mães também.
    O mundo não é maternal

    É bom ter mãe quando se é criança, e também quando se é adulto. Quando se é adolescente a gente pensa que viveria melhor sem ela, mas é erro de cálculo. Mãe é bom em qualquer idade. Sem ela, ficamos órfãos de tudo, já que o mundo lá fora não é nem um pouco maternal conosco.

    O mundo não se importa se estamos desagasalhados e passamos fome. Não liga se virarmos a noite na rua, não dá a mínima se estamos acompanhados por maus elementos. O mundo quer defender o seu, não o nosso.

    O mundo quer que a gente fique horas no telefone, torrando dinheiro. Quer que a gente case logo e compre um apartamento que vai nos deixar endividados por vinte anos. O mundo quer que a gente ande na moda, que a gente troque de carro, que a gente tenha boa aparência e estoure o cartão de crédito. Mãe também quer que a gente tenha boa aparência, mas está mais preocupada com o nosso banho, com os nossos dentes e nossos ouvidos, com a nossa limpeza interna: não quer que a gente se drogue, que a gente fume, que a gente beba.

    O mundo nos olha superficialmente. Não consegue enxergar através. Não detecta nossa tristeza, nosso queixo que treme, nosso abatimento. O mundo quer que sejamos lindos, sarados e vitoriosos para enfeitar a ele próprio, como se fôssemos objetos de decoração do planeta. O mundo não tira nossa febre, não penteia nosso cabelo, não oferece um pedaço de bolo feito em casa.
    O mundo quer nosso voto, mas não quer atender nossas necessidades. O mundo, quando não concorda com a gente, nos pune, nos rotula, nos exclui. O mundo não tem doçura, não tem paciência, não pára para nos ouvir. O mundo pergunta quantos eletrodomésticos temos em casa e qual é o nosso grau de instrução, mas não sabe nada dos nossos medos de infância, das nossas notas no colégio, de como foi duro arranjar o primeiro emprego. Para o mundo, quem menos corre, voa. Quem não se comunica se trumbica. Quem com ferro fere com ferro será ferido. O mundo não quer saber de indivíduos, e sim, de slogans e estatísticas.

    Mãe é de outro mundo. É emocionalmente incorreta, exclusivista, parcial, metida, brigona, insistente, dramática, chega a ser até corruptível se oferecermos em troca alguma atenção. Sofre no lugar da gente, se preocupa com detalhes e tenta adivinhar todas as nossas vontades, enquanto o mundo propriamente dito exige eficiência máxima, seleciona os mais bem-dotados e cobra caro pelo seu tempo. Mãe é de graça.


    Martha Medeiros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Anabela, muito obrigada pelo belo texto de Martha Medeiros. Adorei e o meu post fico muito mais completo com estas palavras tão assertivas. De facto o nosso mundo não é nada maternal e ai de nós de não tivessemos o colinho da mae para nos refigiar. Ainda tenho a minha, embora nem sempre me possa dar esse colo por estar longe. Anabela, que sejas feliz sempre e que no próximo domingo o teu dia seja alegre e com saúde junto dos teus. Deixo-te um beijinho muito especial
      Emilia

      Eliminar
  19. Poema comovente, palavras profundas! Que tua semana seja linda! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Chica! No próximo domingo é o teu dia especial e o que te desejo é que o passes feliz junto de toda a familia. Que essa alegria se prolongue por todos os outros dias, principalmente com muita saúde. Um beij7nho muito especial, Chica
      Emilia

      Eliminar
  20. Bom dia. Amei ler e mais não digo pois estou comovido.

    * Ouvindo o silêncio dos Areais. *
    .
    Cumprimentos Poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Gil e muito obrigada. Escreveste pouco, mas nem imaginas como disseste tanto. É muito bom quando somos capazes de nos comovermos!
      Beijinhos e volta sempre.
      Emilia

      Eliminar
  21. Beijo, minha amiga Emília
    um texto notável. que devia ser lido e meditado pelo poderes do Mundo.

    é muito gratificante para mim
    poder beneficiar da sua leitura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é muito " gratificante para mim", Manuel, ler estas palavras tão elogiosas ao meu post. Também lamento que as nossas palavras não sejam lidas e nem as nossas vozes ouvidas por aqueles que poderiam ajudar a minimizar este grave problema, mas, mesmo assim não devemos desistir de falar do assunto, não é verdade? Muito obrigadam querido amigo. Um beijinhp e boa noite.
      Emilia

      Eliminar
  22. OI EMÍLIA!
    TENHO CERTEZA QUE TEU DIA FOI LINDO. QUANTO AO BRASILEIRO, NÃO TE ENTRISTEÇAS POR ESTARES LONGE DE TUA MAMÃE, TENHA EM MENTE QUE EM ALGUM MOMENTO VAIS ABRAÇÁ-LA, ISSO É CONSOLADOR.
    TE AGRADEÇO O CARINHO E ESPERO SIM, PASSAR UM DIA DAS MÃES ESPECIAL.
    UM BJO E OBRIGADA.
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Zilanni! Não posso abraçar a minha mãe sempre que tiver vontade, mas, com as novas tecnologias falo com ela todos os dias, vejo fotos e filmes mostrando-a e assim as saudades vão diminuindo. Obrigada, querida amiga e , mais uma vez, parabéns por seres Mãe e que tenhas sempre amor junto de ti. Um beijinho
      Emilis

      Eliminar
  23. Minha amiga, o drama dos refugiados é algo que não comove grandemente a opinião pública , infelizmente.

    Alguém vê grandes notícias do sofrimento que estão passando os Rohingyas na antiga Birmânia ? Não, talvez por serem muçulmanos!

    Abraço grande e boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que comove na altura em que sao mostradas aquelas imagens das pessoas desesperadas que fogem das guerras, mas, agora, infelizmente essas imagens sao rarissimas e o assunto vai sendo esquecido por todos. O futebol abre os noticiários e é assunto importante em jornais e revistas, assim como o casamento real, etc, etc. ? Não se fala do problema da Birmânia m não por ser pais muculman, creio, mas, sim, porque não interessa o sofrimento alheio, não da audiências Sabes o que me chocou há um dia ou dois? Entrevistaram adeptos do futebol clube do Porto que iam a Fátima a pé, pois tinham feito a promessa se o Porto fosse campeão. Imagina!!! Vi a noticia várias vezes e achei um absurdo os reporteres terem dado tanta atenção a esse acto disparatado. É isto o que temos, infelizmente. Muito obrigada, São, pelo carinho e desejo-te tudo de bom, principalmente com a saúde. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar