domingo, 11 de fevereiro de 2018

AMIGOS,







E  a todos vós dedico este lindo poema de Aniversário


No tempo em que festejavam o dia dos meus anos, Eu era feliz e ninguém estava morto.
Na casa antiga, até eu fazer anos era uma tradição de há séculos, E a alegria de todos, e a minha, estava certa como uma religião qualquer.

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu tinha a grande saúde de não perceber coisa nenhuma,
De ser inteligente para entre a família, E de não ter as esperanças que os outros tinham por mim. Quando vim a ter esperanças, já não sabia ter esperanças
.
Quando vim a.olhar para a vida, perdera o sentido da vida.
Sim, o que fui de suposto a mim-mesmo, O que fui de coração e parentesco.
O que fui de serões de meia-província, O que fui de amarem-me e eu ser menino,
O que fui — ai, meu Deus!, o que só hoje sei que fui...
A que distância!... (Nem o acho... ) O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!

 O que eu sou hoje é como a umidade no corredor do fim da casa, Pondo grelado nas paredes...
 O que eu sou hoje (e a casa dos que me amaram treme através das minhas lágrimas),
 O que eu sou hoje é terem vendido a casa, É terem morrido todos,
 É estar eu sobrevivente a mim-mesmo como um fósforo frio...


No tempo em que festejavam o dia dos meus anos ...
Que meu amor, como uma pessoa, esse tempo! Desejo físico da alma de se encontrar ali outra vez,
Por uma viagem metafísica e carnal, Com uma dualidade de eu para mim...
Comer o passado como pão de fome, sem tempo de manteiga nos dentes!
Vejo tudo outra vez com uma nitidez que me cega para o que há aqui...
A mesa posta com mais lugares, com melhores desenhos na loiça, com mais copos,
O aparador com muitas coisas — doces, frutas, o resto na sombra debaixo do alçado,
As tias velhas, os primos diferentes, e tudo era por minha causa,
No tempo em que festejavam o dia dos meus anos...

 Pára, meu coração! Não penses! Deixa o pensar na cabeça!
 Ó meu Deus, meu Deus, meu Deus!
 Hoje já não faço anos. Duro. Somam-se-me dias.
 Serei velho quando o for. Mais nada.
 Raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira! ...
 O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!...

 Álvaro de Campos

....e hoje é tempo de se festejar o dia dos anos  do COMEÇAR DE NOVO; já são nove anos de vida e os amigos continuam presentes, acarinhando-o e incentivando-o a continuar..Para vós vão os PARABÉNS e o meu abraço de grande amizade

Emilia Pinto

49 comentários:

  1. Parabéns pelos 9 anos desse lindo blog! Adorei a poesia escolhida! beijos e vamos rumo aos 10! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Iremos, sim, " rumo aos 10" se os meus grandes amigos continuarem a apoiar-me e, sinceramento, acredito que sim. Obrigada, Chica, pelo carinho e desejo que estejas bem, curtindo a praia, como tanto gostas. Um beijinho, amiga!
      Emilia

      Eliminar
  2. Apesar de Álvaro de Campos não ser um poeta de que goste muito, eu sou mais Alberto Caeiro, gostei deste poema que já ouvi algumas vezes declamado.
    Foi o seu aniversário? Se foi deixo o meu abraço de parabéns.
    Um abraço e bom domingo de Carnaval

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o aniversário do Começar de Novo, Elvira e tu, como uma " velha " amiga deste meu cantinho, estás de parabéns, pois tens contribuido muito para que este blog tenha chegado até aqui. Muito obrigada, amiga! Um beijinho e um bom carnaval
      Emilia

      Eliminar
  3. A vida é isto mesmo... as pessoas desaparecem, até a casa é demolida.. ficam as memórias...
    Não conhecia este poema; obrigada pela partilha..
    Parabéns... Obrigada eu pela companhia....
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ė verdade, Marta, tudo acaba e ficam as lembranças, boas e más, mas, hoje é dia de festa, dia de agradecer a tantos amigos que me têm acompanhado e feito com que o começar de Nova tenha chegado a esta idade ; nunca pensei que ele chegasse até aqui. Muito obrigada, Marta, pelo carinho que tens dedicado a este meu cantinho e espero poder continuar a merecer a tua amizade e companhia. Um beijinho e um bom carnaval
      Emilia.

      Eliminar
  4. Bom dia. Deixando os meus Parabéns e desejos que se continue a escrever Álvaro de Campos, entre outros poetas de eleição.
    .
    * Poetizando a Folia do Carnaval *
    .
    Tenha um Carnaval Feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Gil. Continuaremos a fazer o nosso melhor, claro, com a ajuda dos amigos. Sem eles o Comecar de Novo não é nada. Beijinhos e até breve
      Emilia

      Eliminar
  5. Querida amiga, recomeçar sempre é estimulante, parece alguma coisa nos desafiando, outra dizendo você vai conseguir o equilíbrio, você vai sair dessa tristeza. Tudo passa, tudo volta. Mas o 'passar' é uma superação. É garra, é luta.
    Para o bloguinho (carinhosamente chamo assim) desejo vida muito longa, é um amigo sempre presente. Eu precisei muito do meu, ajudou-me muito quando precisei, quando me senti meio perdida, indagando tudo pelas perdas que tive. Coloquei meus sentimentos em seu leito e deixei que os levasse para onde quisesse.
    Um beijo, querida Emília, avante, amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. continuando...
      O que eu sou hoje é como a umidade no corredor do fim da casa, Pondo grelado nas paredes...
      O que eu sou hoje (e a casa dos que me amaram treme através das minhas lágrimas),
      O que eu sou hoje é terem vendido a casa, É terem morrido todos,
      É estar eu sobrevivente a mim-mesmo como um fósforo frio...

      Esse poema é lindo, excelente escolha.
      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Tens razão, Tais, tudo passa, mas enquanto não passa doi e muito. É tempo de começar de novo uma nova fase da minha vida e mais um novo tempo para este meu bloguinho que foi crescendo com a ajuda de tantos amigos . Nunca imaginei que ele durasse tanto tempo. Também a mim, amiga, ele me fez muito bem, numa época em que havia aqui em casa uns probleminhas sérios e que eu cheguei a contar no blog do Pedro. Enquanto tratava dele, pesquisando temas e visitando os blogs amigos, a minha cabeça estava ocupada e livre dos problemas. Tendo isso em conta e, se continuar com o apoio dos amigos, dificilmente acabarei com este meu " refúgio ". Este poema diz muito a todos nós e estas frases que colocaste em negrito são realidades que nos entristecem muito mas às quais não podemos fugir. Querida amiga, estou com um casal de brasileiros, amigos do meu irmão e que estão hospedados no apartamento dele e tenho andado a mostrar-lhes o norte de Portugal; apesar do frio e da chuva, temos conseguido ver bastante, mas, claro tenho andado ocupada, atrasando assim a visita aos meus amigos. Peço -te, por isso um pouquinho de paciência, certo? Entretanto, deixo-te o meu agradecimento pela tua presenca e un beijinho muito especial
      Emilia

      Eliminar
  6. Minha querida amiga
    Nunca esqueço o Aniversário do teu blog porque é três dias antes do meu - desculpa a franqueza, mas é a verdade... :)))
    Conhecemo-nos há bastante tempo, e tenho orgulho em dizer que a nossa Amizade não se resume ao contacto no blog.
    Aqui, neste espaço, tenho passado momentos MUITO agradáveis. As tuas postagens trazem sempre algo de novo - e se por acaso já é conhecido... é sempre bom reler.
    Como este poema de Fernando Pessoa (Álvaro de Campos), que acho lindíssimo. Eu própria o publiquei no meu blog. Por alguma razão será... :)))

    Minha querida, o que desejo, de coração, é vir cá daqui por um ano dar-te, de novo, os parabéns (eu peço sempre só um de cada vez...)
    Continua com as tuas excelentes postagens, que cá estarei para as ler e comentar.
    Desejo-te tudo de bom (incluindo conformação...) a ti e a toda a família.

    Bom resto de Domingo
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é verdade, Mariazita, Não sei se te lembras, mas há dois anos ( creio...)foste tu que vieste ao Começar de novo dar os parabéns e eu nem sequer me tinha lembrado da data. Quase que aconteceu o mesmo este ano, mas, desta vez até se entenderia, pois tinha chegado há pouco do Brasil e com a cabeça um tanto " baralhada " Amiga, há muito que acompanhas e incentivas este meu cantinho e, portanto, já fazes parte da " família; tenho muito a agradecer-te e espero sinceramente poder continuar com a tua amizade que, como bem dizes " não se resume ao contacto no blog ". Se a vida assim o permitir, cá estaremos daqui a um ano, celebrando mais um ano de Comecar de Novo e também mais um ano de grande amizade. Um dia destes mandar-te-ei um e-mail para conversamos. Fica bem, querida amiga e muito obrigada pelo carinho que me deficas. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
    2. Mas é que se tu te esquecesses eu cá estaria a lembra-te (como da outra vez). Eu estava à espreita... mas depois vi que te portavas bem e descansei :)))
      Beijinhos, querida

      Eliminar
    3. Como se costuma dizer " quem tem amigos não morre na cadeia " e por isso tinha a certeza que irias " salvar-me ". Não foi preciso..." portei-me bem..." Beijinhos, Mariazita e uma boa semana
      Emilia

      Eliminar
  7. Oi Emília! Parabéns pelo aniversário, deste lindo e cultural espaço. Ano de 2017 nos agraciou com a amizade, e aqui estamos. Aconteceram muitas coisas, e muitas ainda estão por vir. Coisa belas, lutas, e coisas hilárias para fazerem festejar os nossos corações. A vida se segue, com suas trilhas e grandes caminhos. Como seu Blog mesmo diz: Começar de novo, é dar uma nova chance a si mesmo... É renovar as esperanças na vida e, o mais importante... Acreditar em você de novo.
    Deixo aqui um apertado abraço e um beijo terno.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que lindas palavras, Beto! Muito, muito obrigada. Mais um novo começo para este meu cantinho, mais um começar de novo na minha vida, depois da perda que sofri; uma etapa diferente, mais triste, mas já esperada. Há que aceitar, pois estas perdas fazem parte da vida, não é amigo? Fico contente que te sintas bem aqui neste meu começar de novo e, acredita, foi um grande gosto para mim ter-te conhecido. Brevemente irei fazer-te uma visita, pois agora tenho andado ocupada com uns amigos brasileiros que vieram cá a
      Portugal. Desejo-te tudo de bom, amigo. Até breve! Beijinho
      Emilia

      Eliminar
  8. Foi maravilhoso ter escolhido Alvaro de Campos, com este magnífico poema, para festejar os nove anos do seu blogue. Parabéns!
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Graça. Fico muito feliz que tenha gostado deste poema e mais ainda que tenha aparecido para a " festa " Afinal já faz parte deste cantinho e espero que continue a prestigiar-nos com a sua presença. Um beijinho, amiga!
      Emilia

      Eliminar
  9. E viva que sempre arranja força para continuar!

    Parabéns!

    Bjinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. E viva também quem nos ajuda e incentiva a continuar. Viva todos os grandes amigos que têm acompanhado o começar de novo durante todos estes anos. Obrigada, Fá, por ser amiga deste meu cantinho e por ter vindo aqui deixar os parabéns. Um beijinho, querida amiga!
      Emilia

      Eliminar
  10. Olá, querida amiga Emília!
    Só hoje descobri que tinhas "recomeçado".
    Tenho andado "despistada" desde Janeiro com um problemita de saúde causado por uma gripe fortíssima. Segunda-feira passada soube que tudo foi ultrapassado e não, não estou, não quero estar pronta para outra...
    A vida prega-nos partidas mas temos de ser fortes e seguir em frente.
    Parabéns pelo aniversário do "Recomeçar de novo". Que tenhas saúde para continuares a ensinar-nos e encantar-nos por muitos mais anos. A escolha do poema não podia ser melhor.
    Beijo, querida, e que nada te faça perder "o sentido da vida".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Teresa, fico contente que estejas já recuperada da gripe e que, claro, outra não te apareça; costuma-se dizer " já estou pronta para outra " , mas isso é conversa.... não queremos nada disso, embora o tempo esteja muito, muito mau. Muito obrigada pelo carinho, pelos parabéns e, se os amigos continuarem a ajudar-me, claro que estaremos por cá enquanto a vida nos permitir. Sóis todos vós, caros amigos, que fazem crescer este cantinho; sois vós que estais de parabéns. Deixo-te um beijinho e a promessa de, brevemente te fazer uma visita. Até breve!
      Emiliq

      Eliminar
  11. Imagino que tenhas o coração apertadinho de tristeza e saudades tanto do pai como da mãe que deixaste longe.
    Imagino como estás.
    Deixo-te os parabéns pelo teu cantinho que tanto nos faz reflectir.
    9 anos são uma vida.

    Deixo-te aqui um beijinho especial e um xi apertadinho.

    Lisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com toda a certeza que sabes o que estou a passar, pois já viveste esta dor duas vezes; eu tive de deixar a minha mãe, mas ela ficou pertinho do filho e dos netos e aos poucos vai recuperando, mas tu, Lisa, já não tens a tua e portanto a tua dor é muito maior. Sabemos que tem de ser assim, mas custa muito a aceitar. Querida amiga, muito obrigada pelo carinho e espero que continues a vir cá, pois já " fazes parte da familia " Espero que estejas bem e deixo-te um forte abraço e a minha sincera amizade.
      Emilia

      Eliminar
  12. Oi Emília que sejas bem-vinda no começar de novo. Gosto demais desse poema do Fernando, principalmente a frase ou verso de que "quando eu era pequeno ainda não havia morrido ninguém". Parabéns! Grande abraço. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa frase, amigo, diz muito; hoje já não tem tanta graça o dis do nosso aniversário, pois olhamos à volta e já não vemos aquelas pessoas que muito amamos; começa a faltar muita gente na festa e isso custa muito, obrigadam Laerte, pela visita e até breve aí na tua casa. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  13. Amiga Emília , vim várias vezes a este cantinho , para tentar saber de ti . Regressas e não me apercebo ! [ tenho andado um tanto "quieta " ... ]
    Fico muito contente com o teu regresso . Que , mesmo devagar , " recomeces " .

    Parabéns pelos nove anos e pela escolha do magnífico poema de Fernando Pessoa .

    Um forte abraço e beijo grande ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não admira não teres percebido que eu tenha chegado, Maria e eu também demorei a visitar os meus amigos, mas o que importa é que estás aqui a participar deste momento de festa pelo aniversário do Começar de novo. Já fazes parte desta " familia " e portanto tinhas que estar aqui. Os parabéns são também para ti e com eles vai o meu agradecimento pela presença constante e amiga neste meu cantinho. Um abraço, querida amiga e volta sempre! Bom fim de semana
      Emilia

      Eliminar
  14. Querida Emília

    Muitos e muitos parabéns pelo Aniversário do "Começar de Novo" que nos tem ajudado a reflectir sobre aspectos da vida que nos toca a todos.

    Esse poema de "Álvaro de Campos" é muito bonito, apresenta um tempo de boas recordações e em comparação com o "presente" lhe causa um certo desencanto.

    Mas, nós estamos cá prontos para comemorar essa data com votos de que por muitos e muitos anos estejamos a rememorá-lo.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que a todos nós nos causa " um certo desencanto ", pois, na festa, começa a faltar muita gente; mas, é a lei da vida e temos de continuar a festejar, pois há outros queridos que merecem que continuemos a brindar a mais um ano E aqui estamos todos nós a comemorar mais um ano de começar de novo, um blog que começou sem grandes expectativas, mas que, graças aos muitos amigos que tem feito, chegou a esta idade. Se os amigos por aqui continuarem, com certeza, Olinda, comemoremos juntas mais um aninho; isto, claro, se a vida deixar. Um beijinho, querida amiga e desejo-te uma boa semana. Muito obrigada por tudo.
      Emilia

      Eliminar
  15. Olá, querida Mila!

    Logo no início do teu post, não estava a perceber que ou quem fazia anos, mas com a leitura dos comentários, percebi que era o teu querido bloguinho. Pois, é verdade! São do mesmo mês, o meu e o teu, mas eu não fiz "alarde", porque tinha postado, recentemente.

    Parabéns ao teu blogue a ti, muitos anos de continuação empenhada e que nos tragas sempre textos para a gente refletir e escrever, eu, "pouco" (rs). Eu tenho de ter "tino", pke as minhas mãos não permitem tanta escritura (rs).

    Agradeço, viva e cordialmente a tua passagem pelo meu espaço, comentário deixado e os respetivos parabéns ao meu blogue. Espero continuar, mesmo devagarinho e de vez em qdo pra não me cansar, pke eu sou alentejana (rs).

    Gostei do poema de Álvaro de Campos, que escreve um bocado "atabalhoadamente", mas essa é uma das características deste heterónimo de Pessoa. A ideia, que o poema nos transmite é que ele tem saudades do dia em que fazia anos, qdo era pequenino e onde tudo tinha um sabor especial. Todos lhe davam mta atenção, aliás, única e doce. Pois, é sempre assim. Como o passar dos anos, essas coisas vão perdendo brilho e entusiasmo, pke vêm os filhos e netos e o glamour dos aniversários de infância passam para esses seres adoráveis. Falo um bocado de cor, mas julgo ser assim, pelo que vejo.

    Com os blogues, as coisas não são bem assim,. Acho que há blogues, que qto mais "velhos" melhores são, mais seguidores e clientela certa e atilada têm e a festa é de arromba, muito mais ampla, que inicialmente.

    Beijinhos e dias mto felizes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o passar do tempo, vamos dando pouca importância ao dia de aniversário, não só porque já falta muita gente querida na festa, mas também há os filhos e netos e a festa deles tem sempre mais graça. Enquanto os amigos me ajudarem, Céu, continuarei por aqui, pois são eles que fazem um blog crescer; tu chegaste há pouco tempo, mas acrescentas srmpte muito às mensagens que tento passar com os textos que publico; pesquisas o assunto e desenvolves o tema e isso é muito bom. Espero que continues a contribuir para o crescimento deste começar de novo e já agora, as minhas desculpas às tuas mãozinhas por lhes pedir esse grande esforço.
      Agradeço-te todo o carinho que me tens dispensado e desejo-te uma boa semana, apesra do frio. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  16. Este poema do Fernando Pessoa é impressionante e vale a pena lê-lo várias vezes.
    Parabéns pelos nove anos de vida do teu blogue. E que continues por muitos mais.
    Bom fim de semana, amiga Emília.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se continuares a vir aqui com esta frequência, prestigiando assim o meu cantinho, com certeza que o começar de novo seguirá o seu caminho enquanto a vida o permitir. Obrigada, Jaime e desejo-te muit saúde. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  17. Minha querida amiga
    Como já trocámos todos os galhardetes - parabéns para cá, parabéns para lá - resta-me desejar que continues de boa saúde.
    A gente vê-se por aí... - como dizia o "outro".

    Obrigada pela presença na Festa de Aniversário da minha “CASA”.

    Bom Fim-de-semana
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois dos " Parabéns para lá, parabéns para cá " é gostoso continuar a conversa que se iniciou durante a festa e que com certeza não terminará hoje; " a gente vê-se por aí " e " conversa " mais um pouquinho. Então. ...até breve, querida Mariazita. Um beijinho e muito, muito obrigada por teres cá voltado.
      Emilia

      Eliminar
  18. atrasados, mas nem por isso menos calorosos - muitos parabéns e ardentes votos de felicidades-

    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca são attasados, Manuel! Para se receber os parabéns dos amigos é sempre tempo, aliás, quem está de parabéns sois todos vós, amigos sempre presentes que têm contribuido para a longa vida do Começar de novo. Um beijinho, amigo e muita saúde para todos aí em casa.
      Emilia

      Eliminar
  19. Um bocadinho atrasados, aqui ficam os meus votos de muitos parabéns, Emília, pelo aniversário, deste seu magnifico espaço, que é sempre um prazer imenso visitar. Que possa comemorar muitos mais aniversários, por aqui, com saúde, e gosto pela partilha, que sempre encontro, neste cantinho, em posts sempre tão pertinentes e super interessantes...
    Um beijinho grande! E uma vez mais, feliz aniversário!...
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A festa terminou, o bolo acabou, mas as portas do começar de novo estão sempre abertas aos grandes amigos que tem feito e que têm contribuido para estes nove anos de vida. Há srmpre um abraço de agradecimento para todos e a ti, Ana, além do abraço, deixo-te um beijinho muito especial e os votos de que estejam todos bem, em especial a tua mãe. Obrigada pela
      palavras tão simpáticas
      Emilia

      Eliminar
  20. In questo periodo ho preso una pausa dal blog e così non ho avuto modo di leggere i tuoi ultimi testi,
    leggo che è stato il tuo compleanno quindi ti faccio i miei più sinceri auguri anche se con ritardo carissima di cuore
    un forte abbraccio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, angeloblue! Fico muito feliz com a tua visita e brevemnte irei a tua casa tomar um cafezinho. Ate breve.
      beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  21. Que presente lindo nos ofereceu.
    Embora atrasadita deixo hoje os meus PARABÉNS pelo aniversário do seu lindo cantinho.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E são vocês, amigos do começar de novo, que têm de receber presentes, pois ele completa 9 anos de vida, mas com a ajuda e apoi dos amigos. Obrigada, Maria por prestigiares sempre este meu cantinho e espero que continues a fazê-lo para que o 10 ano chegue. Beijinhos e fica bem
      Emília

      Eliminar
  22. Antes de mais, parabéns ao “começar de novo “. Sugestivo título : deixas sempre reflexões para se pensar de outra forma .
    Depois, este excerto do heterónimo de Pessoa , não podia ser outro: está como uma 🧤 luva !
    Parabéns , depois à autora pelas publicações decidi bom gosto !
    Abraço EMILIA !

    ResponderEliminar
  23. Obrigada, querida Manuela! Escolhi este nomd para o meu blog não só por gostar muito da música, mss, principalmente porque considero que a vida é um constante comecar de novo; a cada instante um novo começo começa, não é verdae? Fiquei contente que viesses participar dos festejos, pois já há muito fazes parte desta família que tem sido a responsável pela vida londg deste blog. Sem todos estes amigos o começar de novo já teria " encerrado portas " . Um beijinho, amiga e muito obrigada pelas palavras sempre carinhosas.
    Emilia

    ResponderEliminar