terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

AMANHÃ



Amanhã! Será um lindo dia
 Da mais louca alegria Que se possa imaginar
 Amanhã! Redobrada a força
 Prá cima que não cessa
 Há de vingar
 Amanhã!
 Mais nenhum mistério
 Acima do ilusório
 O astro rei vai brilhar
 Amanhã! A luminosidade Alheia a qualquer vontade
 Há de imperar! Há de imperar!
 Amanhã!
 Está toda a esperança
 Por menor que pareça
 Existe e é prá vicejar
 Amanhã! Apesar de hoje
 Será a estrada que surge Prá se trilhar
 Amanhã!
 Mesmo que uns não queiram
 Será de outros que esperam
 Ver o dia raiar Amanhã!
 Ódios aplacados Temores abrandados
 Será pleno!
 Será pleno!

 Guilherme Arantes

 Amigos, não se esqueçam:" Amanhã está toda a Esperança; por menor que pareça existe e é para vicejar; não se esqueçam também que o astro rei vai brilhar e a luminosidade, alheia a qualquer vontade há-de imperar"

 Emília Pinto

39 comentários:

  1. Querida amiga

    E este amanhã
    um dia há de vir,
    e se não o vermos,
    que os veja
    outros sonhadores...

    Desejo que o amor,
    faça morada em seu coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nestes tempos tão conturbados, temos que olhar para o amanhã com Esperança, pois é um novo dia e, se quisermos ele será diferente; é só acreditarmos e vivermos o dia a dia com alegria e jovialidade. Tudo fica melhor. Obrigada, amigo, pela visita. Um beijinho e um Amanhã cheio de luz.
      Emília

      Eliminar
  2. É amiga a Esperança é o que ainda nos vai alimentando a alma. Mas está cada dia mais ausente.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está sim, amiga! Por isso é que me lembrei desta música que nos incentiva a não a perder; é difícil, mas não podemos desanimar; afinal não lucramos nada com o pessimismo. Vamos lá...pelo menos tentemos acreditar que amanhã o sol vai raiar e a luz aparecer. Um beijinho, Elvira e muito obrigada pelo carinho
      Emília

      Eliminar
  3. Belo "grito" de Esperança!

    Todos esperamos por esse amanhã que tarda!

    Tenhamos Esperança!

    Beijinhos.

    Lisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei isso mesmo quando me lembrei desta música, Lisa. Precisamos destes gritos de Esperança que iluminem os nossos dias tão escuros também por causa do tempo. O astro rei continua a esconder-se e isso faz com que tudo pareça pior. Muito obrigada, amiga, pelo carinho da visita e espero que os teus dias se encham de luz,apesar do céu enublado.Um beijinho e até breve
      Emília

      Eliminar
  4. Emília, boa noite!
    Lutemos pois para que a esperança não nos abandone, está a ficar difícil!

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ver-te por aqui, Ana! Temos que lutar para que o desânimo não tome conta de nós, porque se isso acontecer o maior problema é nosso. Com optimismo e alegria as coisas tornam-se mais fáceis. Obrigada pela visita e desejo que sejas capaz de pensar em coisas lindas e viver o teu dia a dia com alegria. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  5. Minha Querida:
    Que a esperança seja sempre uma nuvem de açúcar cor-de-rosa a pairar sobre nós, e que nem a chuva a faça desaparecer do nosso horizonte.
    Obrigada pela sua visita terna. É mesmo por enorme falta de tempo que não tenho ido ao meu blog e tenho cometido a indelicadeza de fazer visitas muito escassas aos blogs das pessoas de quem gosto.
    Um grande abraço, Amiga minha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por saber que a tua ausência se deve unicamente à falta de tempo e não a problemas graves. Não te preocupes, amiga, pois quem é amigo entende e não pensa que a falta de visitas é sinónimo de indelicadeza. Um beijinho muito especial e obrigada pelo carinho da tua presença aqui.
      Emília

      Eliminar

  6. Bom dia,Querida Emília

    Belíssimas palavras, música e imagens a contribuirem para que o nosso olhar se encha da luz da esperança. Amanhã será outro dia, mas mesmo Hoje ainda podem acontecer e acontecem coisas muito boas. E aqui está uma delas, o ter vindo ao vosso blogue e encontrado este hino de amor, de amizade, de solidariedade. Também o facto de estarmos aqui a corresponder-nos, utilizando todos estes meios que a tecnologia nos oferece e que nos faz estar tão próximos uns dos outros. De nos termos levantado da cama e saudado este novo dia, para uns de muita alegria, para outros nem tanto assim... Mas o importante é continuarmos a caminhada e procurar nas pequenas coisas o encantamento necessário à vida.

    Minha querida, muito obrigada.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Olinda, amanhã é outro dia, mas ainda hoje, apesar do dia cinzento, podemos sempre encontrar motivos para sorrir. Ler as mensagens carinhosas dos amigos é uma delas. Há dias menos bons em todos nós, mas para alguns eles são muito maus e, por mais que tentem não encontram soluções; alguns há que nem têm o que comer e isso é muito triste. Mas...a vida nem sempre é justa, mas pouco podemos fazer a não ser apoiar e ajudar no que pudermos. Fiquei muito contente que tenhas gostado deste Hino à Esperança, amiga. Um beijinho e muito obrigada pelas palavras carinhosas ; aconchegam o coração estes mimos dos amigos.
      Emília

      Eliminar
  7. É pensando assim,de forma positiva e acreditando sinceramente que amanhã será um novo dia que conseguimos "levantar" das quedas da Vida.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também penso que sim, Isa! Nem sempe é fácil, pois as " quedas da vida " às vezes são muito dolorosas, mas podemo nos dar ao direito de resmungar um pouco, chorar até, mas depois é levantar a cabeça e seguir. Tem alturas em que a queda é pequena e nós afunamo-nos e é aí que está o nosso mal; devemos pensar que, mesmo assim, temos muitos mais motivos pra sorrir e que os probleminhas são normais. Receber os amigos aqui, ler as suas palavras carinhosas já é um mtivo para sorrir, não é verdade? Pois é...consideri um " miminho" esta tua vsita. Muito obrigada, amiga e fica bem. Até breve.
      Emília

      Eliminar
  8. Olá Emilia,

    Que linda essa música Emilia, a imagem e maravilhosa, esse sol essa praia que lindeza.
    A esperança é o que ainda move o mundo, e a certeza que o amanhã pode ser diferente.
    Gostei muito de ouvir Gilherme Arantes. Obrigada por partilhar!
    Obrigada pelo comentário la no blog tão eficaz a respeito da postagem.

    Beijos grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho da visita, Smareis. Gosto muito das músicas do Guilherme Arantes e achei esta muito oportuna para a situação em que o mundo vive, mais precisamente os portugueses tão desanimados com todos estes cortes e austeridade. Esperamos, sempre com muita ESPERANÇA que as coisas melhorem e que o povo comece de novo a sorrir. Um beijinho, amiga e até breve!
      Emília

      Eliminar
  9. Olá Emília!
    Hoje estou triste! Amanhã não sei se estarei melhor...
    Hoje, recebi a minha reforma de professora substancialmente mirrada!!!
    O meu coração pula de raiva e não posso esconder isso.
    Gostei muito do poema mas ...
    Hoje estou virada do avesso!!!
    Beijos.
    M. Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão para estar triste, Emília. Eu tenho uma filha professora, com 31 anos de idade e nunca pensei vê-la nesta situação. O governo está a fazer tudo para acabar com o nosso ensino público que, quando voltei do Brasil para viver cá, me surpreendeu pela optima qualidade que tinha. Infelizmente está a acontecer o que aconteceu no Brasil; tanta desatenção para com o ensino publico, tão pouco investimento que ele praticamente acabou; tinhamos uie colocar os filhos no privado para que tivessem uma educação boa. Quando cá cheguei matriculei os meus filhos no público e sempre lá andaram, porque era excelente; agora...bem...esperemos que alguma coisa seja feita para que continuemos a ter uma educação pública de qualidade. Vamos lá pensar como o Guilherme Arantes...amanhã será um outro dia e quem sabe o sol não raiará? Anima, amiga, porque isto vai ter que mudar! Um beijinho muito especial e obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  10. Hoje...é o agora.
    Amanhã... só será se acontecer.
    E nunca se sabe se acontece. nunca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria! O melhor é sempre vivermos o aqui e o agora, pois esse é a única certeza que temos. O "amanhã", se vier que seja vivido com a esperança de ser melhor que o "hoje". É assim que temos de viver...um dia de cada vez e aproveitando-o o melhor que pudermos e soubermos. Um beijinho, amiga e muito obrigada pelo carinho da visita.
      Emília

      Eliminar
  11. Tento sempre convencer-me que amanhã é outro dia,e o sol brilhará...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, Lilas! Estou sempre a ver se vejo o sol a raiar por estas nuvens cinzentas que pairam sobre nós. Chove lá fora , o frio é muito e o céu está escuro, mas temos de prosseguir e tentar ver a luminosidade nessa escuridão e deixá-la entrar em nós. Só assim, amiga, conseguiremos colocar alegria nos nossos dias, pelo menos alguma. Um beijinho e muito obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  12. Querida amiga Emília,
    Se a paz e o Amor forem capazes de suplantar todas as impurezas que querem germinar mesmo nos interstícios das pedras, na cobardia
    de nascerem "às escondidas" para tolher a luminosidade, sobra sempre a esperança de um novo dia para "começar de Novo". E não gostamos de ouvir, admitir, nem pensar mas por vezes é nas grandes convulsões que se dão grandes renovações. Aprender com a vida é difícil. Está em nós saber dar a mão aos que precisam de Ver e tateiam na sombra, desesperados.
    E que bom querida amiga, se puder transmitir o meu "descanso".
    És sempre muito afável e de uma grande ternura.Muito obrigada.
    Um lindo fim de semana. Porque afinal o sol está dentro de nós.
    Terno abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso Manuela..." está em nós saber dar a mão aos que precisam de ver e tateiam na sombra, desesperados " e por sentir que essa desesperança anda por aí em muitos dos rostos que por nós cruzam é que me lembrei desta música que considero um grito de esperança. É claro que ninguém gosta de sofrer, mas todos sabemos que sempre saímos mais fortes depois que a vida nos causa alguma dor, alguma perturbação. Saíremos com certeza mais renovados e corajosos de tudo isto e veremos então que " as impurezas que querem germinar mesmo nos interstícios das pedras " não conseguiram" tolher a luminosidade " dos nossos dias, porque" afinal o sol está dentro de nós " e vamos conseguir que ele de lá saia para raiar a cada manhã. Obrigada pelo carinho da visita e pelas belas palavras nas quais de novo " descansei " Muitos beijinhos e que o teu fim de semana seja de muita luz. Fica bem, amiga!
      Emília

      Eliminar
  13. Respostas
    1. Obrigada, Lisette, pelo carinho. Amanhã será um novo dia e, se quisermos, será maravilhosos. Um bom fim de semana, amiga e fica bem. Um beijinho e até sempre.
      Emília

      Eliminar
  14. Primeiro quero dizer que sou "fã" do Guilherme Arantes...de há muito!
    A letra, é impregnada de otimismo, de esperança no ar. Minha mãe sempre dizia, quando algo nos entristecia:- "amanhã,será outro dia, paciência"... E sempre era, no outro dia, o quadro já não era o mesmo, a serenidade ia tomando conta da situação.
    É sempre bom, vira aqui, saio com a alma renovada.
    Beijos, Emília,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito dele, Lúcia, de " há muito também "; tem músicas otimas, com mensagens sempre muito boas. Temos sempre tendência a dizer essa frase e o certo é que ela funciona; acalmamos e, de facto, esperamos sempre pelo outro dia com a esperança de que vai ser melhor. Hoje, apesar de muito frio, sol raiou e amanhã está previsto que também apareça; é muito bom quando ele vem, pelo menos para mim...faz-me muita falta. Obrigada, amiga, pelas palavras carinhosas que muito me incentivam, Espera-me que um dia destes aí estarei para me sentar um pouquinho na tua " Cadeira de Arruar". Um bom Domingo e um beijinho muito especial
      Emília

      Eliminar
  15. Querida Emilia, esta letra tem um sentido motivacional fantastico. Ainda bem que amanha é um novo dia para que haja um novo recomeçar. Sou fã de GM e assisti alguns shows dele.

    Agradeço sua visita e sobre a questao da mamografia faz sentido, não é mesmo?! Se parar para pensar, vai chegar a conclusao que outras partes do corpo estão expostas. Veja, os proprios técnicos saem da sala na hora H.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Sissym! Gosto muito deste cantor, desde os tempos em que vivi no Brasil. Achei esta letra muito apropriada para os tempos conturbados em que vivemos, pelo menos nós os portugueses. Há gente com problemas sérios e é preciso incutir-lhes alguma esperança, pois se ela não existir tudo ficará pior. É claro que faz sentido o avido sobre os perigos das amamografias e eu acho até que se fazem em excesso; imagine que aqui além das mamografias todos os anos fazemos também a ultra-sonografia mamária, ecografia para nós portugueses; penso que não seria preciso os dois exames, mas...enfim...
      Vou tomar os devidos cuidados para a próxima. Um beijinho, amiga e obrigada pela visita
      Emília

      Eliminar
  16. Minha amiga que seria de nós se não tivessemos esperança no amanhã, afinal, cada amanhecer pode ser um novo começar.
    Bom domingo
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vida é um constante começar de novo e por isso a cada manhã há uma nova esperança de que as coisas mudem. O sol está sempre lá, mesmo que escondido pelas nuvens; é só saber afastá-las um pouquinho e lá aparece ele com o seu brilho. Um beijinho, Maria e desejo que tenhas uma semana cheia de luz.
      Emília

      Eliminar
  17. Apesar de tudo o sol nasce todos os dias.
    Apesar das nuvens o sol continua lá.

    Beijinhos e que o sol vos ilumine sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O sol nasce todos os dias", Rita, mesmo, como bem dizes as nuvens o escondam. Temos que o saber enxergar para que assim a luminosidade entre nos nossos corações e possamos prosseguir sempre com muito esperança.. Um beijinho e muito obrigada pelo carinho da visita.
      Emília

      Eliminar
  18. Pois Emilia, não quis comentar este belo poema, sem ouvir a música e ao mesmo tempo as imagens, que deram um certo impacto ao poema,
    É exatamente esse tal "amanhã" que espero , e ainda não desesperei,um pouco de estabilidade ,mas sinto, que o" quase" é já uma nota próxima.
    Aos poucos vai-se aceitando o que a vida nos oferece, surgem os dias ,uns , como o sol, com luz o nosso espirito fica leve, outros, menos bons,como estes dias sombrios e frios , mas sempre... prosseguindo na Esperança.
    Gostei mesmo muito ,é um poema com muita força, musica e imagem.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Oi Patroa!!! Deculpe só hoje responder, mas não vi mais cedo. O remédio é fazer como diz: " ir aceitando o que a vida nos oferece "e se o fizermos com optimismo melhor para nós, pois ficamos bem e bem ficam todos os que convivem connosco. Fico contente que tenha gostado; esta música é muito antiga, mas considero-a um verdadeiro Hino à Esprança e sempre gostei muito dela, aliás o Guilherme Arantes traz-nos sempre mensagens muito interessantes. Um beijinho e obrigada pelo comentário que, por incrível que pareça, está longo e muito oportuno; digo isto, por causa de "certas coisinhas " que uma determinada pessoa tem a mania de dizer. Entendeu, não? Boa noite e até...
      Emília

      Eliminar
  19. Respostas
    1. O agora é o que importa, por isso essa esperança deve estar em nós a cada momento presente. Um beiinho e obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar