quarta-feira, 4 de julho de 2012

É IMPOSSÍVEL....



….. que o tempo actual não seja o amanhecer doutra era, onde os homens signifiquem apenas um instinto às ordens da primeira solicitação. Tudo quanto era coerência, dignidade, hombridade, respeito humano, foi-se. Os dois ou três casos pessoais que conheço do século passado, levam-me a concluir que era uma gente naturalmente cheia de limitações, mas digna, direita, capaz de repetir no fim da vida a palavra com que se comprometera no início dela. Além disso heróica nas suas dores, sofrendo-as ao mesmo tempo com a tristeza do animal e a grandeza da pessoa. Agora é esta ferocidade que se vê, esta coragem que não dá para deixar abrir um panarício ou parir um filho sem anestesia, esta tartufice, que a gente chega a perguntar que diferença haverá entre uma humanidade que é daqui, dali, de acolá, conforme a brisa, e uma colónia de bichos que sentem a humidade ou o cheiro do alimento de certo lado, e não têm mais nenhuma hesitação nem mais nenhum entrave.

  Miguel Torga, in "Diário (1942)

In citador

Foi já há muitos anos, mas creio que todos nós continuamos a pensar que o tempo actual parece o” amanhecer doutra era.”

Emília Pinto

28 comentários:

  1. Outra era sim, mas temos de tentar uma adaptação ou lutar pelo retrocesso dos tempos de outrora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anabel. Outros tempos, outros costumes,outras mentalidades; havia de tudo, com agora e é nese agora que temos de viver e fazer o nosso melhor, dando valor e contribuindo para o que de bom há na nossa sociedade. Apesar de tudo, há imensas coias a aplaudir na actualidade. Um beijinho e muito obrigada pela visita.Fica bem!
      Emília

      Eliminar
  2. Bom dia, querida Emília

    É verdade que temos a tendência para voltarmos ao passado e acharmos que 'no nosso tempo' é que se faziam bem as coisas, que antes é que havia pessoas de valor, honesta, leal, corajosa. Ainda bem que conseguimos seleccionar grandes exemplos que nos servem de timoneiros nesta nossa viagem. Contudo, hoje, como sempre, de entre aqueles (maus) exemplos que praticamente toda a gente conhece, sobressaem pessoas que dedicam a vida a fazer o bem e a demonstrar que o ser humano traz dentro de si o gérmen do amor e da solidariedade.

    Minha amiga, não sei se fugi à reflexão proposta... :)
    O que sei dizer é que este blog é uma inspiração, trazendo-nos temas que nos convidam a uma introspecção, colocando-nos questões. As respostas poderão não chegar logo, mas fica a semente a germinar.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, Olnda, muto obrigada pelo carinho e pelos seus comentários sempre oportunos e que também eles nos levam a pensar. O que me agrada muito neste mundo dos blogs é verificar como cada pessoa interpreta os assuntos que publicamos, sejam em textos, em poesia, ou simplesmente artigos de opinião. Cada um vai ter uma ieia diferente do que leu e retirar uma mensagem também diferente. Quando me resolvi por est texto de Miguel Torga pensei logo no blog Reinventar um Portugal mais risonho que foi criado pecisamente para vermos que, apesar de existir tudo iso que pertuba o autor e a nós também, há muitas coisas boas a serem feitas por muita gente cheia de humaniade e é para essas pessoas e essa acções que temos de começar a olhar e a valorizar, porque se não o fizermos, acabamos por andar acabrunhados, tristes e sem esperança. Perturba a todos essa desoneestidade, essa falta de respeito pela vida e pelos outros, mas há qe começar a pensar mais nos aspecs positivos da nossa ociedade para que consigamos viver com mais optimismo. Claro que não fugiu da reflexão, amiga; fez a sua e a partir da sua pude mostrar a minha Isto é o que importa...o debate de ideias sobre a visão da sociedade que este grande senhor tinha na época em que escreveu este texto. Muito obrigada mais uma vez. Fique bem e deixo-lhe um abraço muito carinhoso
      Emília

      Eliminar
    2. Boa noite, minha amiga

      Conheço e sigo o vosso outro blog, Reinventar um 'Portugal mais risonho'. Adoro os vossos posts, em que mostram o lado positivo da vida, valorizando o que se vai fazendo de bom, de excelente, por este Portugal fora.

      Uma boa semana.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
    3. Que bom que te agrada o nosso outro blog! Foi com grande prazer que vi que estás a segui-lo e agadeço-te imenso, Olinda. Um bijinho e que a tua semana seja repleta de momentos felizes. Até breve.
      Emília

      Eliminar
  3. Olá querida Emília!
    ...e sorri com o "nosso" tempo! Será que temos a mesma sintonia quanto ao tempo do Tempo!
    As sua palavras foram deliciosas! Lindas e tão cheias de poesia. Ao mesmo tempo senti uma suavidade a atravessá-las e fiquei feliz como antigamente com a nossa boneca de papelão e gesso.(E se escrevi algo sobre isso não encontrei. Mas prometo que irei fazer. Depois aviso.)
    Quando comecei a ler o seu post,gostei e vi que era logo ele, o robusto e granítico Torga. E quanta verdade! Não é que tudo volte para trás. Mas a hombridade e dignidade não passam de palavras. Perderam-se.E se não estivermos alinhadas com o pensamento atual somos "demodé"! Mas como dizia Villaret "por aí não vou".
    E quem aprecia a verticalidade de caráter, diz não a tudo o que não corresponde à medida do tempo que é o nosso.
    Mas...vamos acreditar que ainda existem cristais que nos ofuscam com os reflexos da sua luz. Porque a esperança é a última a morrer.Demos-lhe TEMPO!
    Parabéns. Muito obrigada pelo seu carinho
    e um grande e terno abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode crer, Manuela, que tento ter O meu tempo, viver esse meu tempo da maneira que deve ser vivido... apreciado... saboreado, tendo a consciência de que só o tenho neste AQUI e neste AGORA que me é oferecido pela vida. Nem sempre é fácil, mas ja é alguma coisa ter essa consciência e tentar...tentar sem cansar. Sintonia quanto ao tempo do tempo parece-me que há sim, além de haver muita nas inquietudes, nas simplicidades; o meu tempo quero-o simples, pois não consigo caminhar sem a simplicidade; as inquietudes incomodam às vezes, mas fazem parte da nossa humanidade, da nossa relutância em deixarmo-nos contaminar pela normose que teima em nos rodear e a espalhar-se por toda a sociedade; quero ser como o Villaret e dizer " por aí nã vou " e ao tentar fazer isso a alma se inquieta, porque nem sempre consegue. Mas chega a noite e na calma do silêncio ela se aquieta e se enche de esperança de que amanhã tenhamos outro Tempo e outra tentativa para fazermos o nosso caminho com a nossa " verticalidade de caráter", valorizando o que de belo e de bom encontrarmos pela frente, pois se pestarmos atenção conseguiremos ver ainda muitos " cristais que nos ofuscam com a sua luz"
      Muito obrigada, Manuela pelo seu carinho e pelo seu comentário tão assertivo. Como dise acima em resposta à nosa amiga, Olinda, é muito bom saber a opinião das pessoas sobre os temas que colocamos; é sempre um grande enriqecimento. Vamos lá então dar Tempo à nossa Esperança, fazendo o nosso melhor para que ela não morra. Um beijinho, amiga! Tenha uma boa noite, bem tranquila.

      Eliminar
  4. Olá Emília

    Possivelmente, outrora, não seria muito diferente de agora.
    Penso que a diferença é que muita coisa se realizava no "escuro".Hoje faz-te tudo às "claras".
    No entanto, estamos bem pior!
    Haja esperança!

    Beijinhos.

    Elisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, Lisa! Aconteciam horrores e nós não sabíamos de nada; agora estamos livres da censura e nada fica no escuro; são tantas as irracionalidades do ser humano que, por mais que queiramos, não conseguimos acreditar nele. Mas, temos que contornar essa situação para que possamos continuar a caminhada com algum optimismo. Penso também que devemos esse " acreditar " a todos aqueles que contnuam a fazer de tudo para que tenhamos um mundo melhor. Essas pessoas merecem que tenhamos a esperança de que o seu esforço não é em vão.Vamos fazendo a nossa parte, amiga! Um beijinho e muito obrigada pelo contribuo que sempre dás aqui no nosso cantinho, com a tua opinião. Fica bem e até breve.
      Emília

      Eliminar
  5. Oi Emilia!
    Depois de ler o texto de "ontem" não o posso comparar com o de "hoje".
    Épocas diferentes,inumerar é impossivel.
    Tanto ontem ,como hoje , a miséria e a fortuna andaram sempre a par!
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Hermínia...o texto era " de ontem " e estamos a lê-lo " hoje"; uma tristeza nos invade ao vemos que na sua essência, nos seus valores, o homem pouco ou nada mudou; mudam-se os tempos...mudam-se as idades, mas a mentalidade parece ser a única coisa que não muda. No entanto, temos que admitir que sempre se realizaram feitos admiráveis e que lideres fantásticos deram até a vida pelo bem comum. Hoje assim é também, por isso há que tentar olhar mais para o lado positivo das pessoas; há ainda muitas coisas boas neste nosso mundo só que temos de aprender a olhar para elas com mais atenção. Obrigada pela visita, Hermínia e boa noite. Um beijinho
      Emília
      Emília

      Eliminar
  6. Gosto de Miguel Torga com a sua frontalidade! Estou um bocadinho de acordo com a Elisa. Antigamente as "coisas" também aconteciam mas camufladas... Hoje, o descaramento e a quantidade...assustam!
    Contudo, o Bem não se ausentou da face da terra...Conheço gente muito corajosa e digna, capaz de ajudar o seu amigo e isso, leva-me a pensar que nem tudo está perdido! Acredito nas flores que nascem na lama....

    Sempre com textos muito actuais, minha querida!
    Beijo amigo
    Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também " acredito nas flores que nascem na lama " e tenho muita fé no ser humano. Costumo dizer que, felizmente os homens irracionais são minoria, pois se assim não fosse já não estaríamos aqui a discutir este assunto, pois eles já teriam dado cabo do mundo. O Bem ainda consegue sobrepor-se e é com esse " acreditar " no ser humano que devemos continuar, pois se isso nos faltar, os nossos caminhos tornar-se-ão tortuosos. A vida fica bem mais leve se formos optimistas e pensarmos que afinal " nem tudo está perdido ". Muito obrigada, Graça, pela sua opinião e pelas palavras de incentivo que sempre nos dá. Um beijinho carinhoso e até breve.
      Emíia

      Eliminar
  7. Enquanto o homem não se encontrar , este texto continuará actual .

    Um beijo e bom fim de semana , Emilia ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um ponto de vista muito interessante, Maria. O ser humano anda muito perdido, ainda não buscou no seu interior aquilo que realamente lhe é necessário para se sentir bem. Só quando tiver essas respostas poderá endender melhor o outro e assim vivermos todos em comunhão. Para isso ele tem de parar de correr e refletir naquilo que precisa fazer por si próprio, começando a perceber que o mais importante é o SER e não o TER.Um bom fim de semana, amiga e obrigada pea visita. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  8. Amigas queridas,

    Gosto dos vossos temas e acreditem que gosto de tudo em vós, mas estou de saída e não haverá retorno.

    Obrigada pela amizade e por tudo que representaste para mim.

    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ná, pela consideração que sempre tens para connosco. Fico triste quando te vejo a dizer que não há retorno, mas, lá terás os teus motivos e por isso há qie respeitar. Sabes onde nos encontar, por isso aqui deixo um grande abraço de amizade e os votos de que os teus dias sejam sempre de muita luz. Fica bemn, amiga e muito obrigada por todo o carinho que recebemos neste período de convivência.
      Emília e Hermínia

      Eliminar
  9. Olá Emília - O Grande Miguel Torga em 1942 já adivinhava o 2012:)!
    E tudo se resume ao Ser humano.
    Parabéns e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Alvaro...ele já adivinhava e tu tens razão: " tudo se resume ao ser humano ", ao tal " Homo sapiens" o único " animal racional". Às vezes penso que lhe deram a classificação errada, pois os ditos irracionais são incapazes de actos como os nossos. Lembro sempre da Juma, personagem do pantanal, novela que passou há muitos anos; ela dizia: " o homem é o único animal que suja a água que bebe" Ela era uma pantaneira nascida e criada com os bichos, mas tinha uma sabedoria impressionante. Muito obrigada pela visita, Alvaro e espero que tenhas um bom fim de semana e que todos os outros dias também te corram bem. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  10. Concordo inteiramente com Torga que é um dos poetas que mais leio.
    Fez bem em postar... mas a maior parte da população parece ter perdido a noção destas palavras, esvaziadas de conteúdo pelos tempos que continuam a correr e fogem da nossa esfera de valores "ancestrais"...
    Mas gostei de ler porque me identifiquei com as linhas de orientação que me pautaram a existência e lhe deram directrizes sólidas para percorrê-la.
    maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marai. Antes de mais quero agradecer-te a visita ao nosso cantinho e a tua opinião sobre este assunto. Nuna é demais falar destes temas que tanto nos inquietam, pois começamos a ver que os valores se estão a alterar e se em alguns casos as sociedades evoluiram noutros infelizmente não se vê a mudança que desjaríamos. Resta-nos não perder a esperança e continuar a acreditar que o ser humno ainda vale a pena. Um beijinho e volta mais vezes.
      Emília

      Eliminar
  11. Minha querida

    Um texto que continua actual e dá-me a impressão que cada vez mais.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poi é amiga, o melhor é continuarmos a ser sonhadoras...sonhando que nem tudo está perdido e que ainda veremos um ser humano mais sensato, mais racional e com muita mais humanidade, pois é isto que mais falta nos dias de hje, Um beijino e muito obrigada pelo carinho. Espero que tenhas uma bela semana.
      Emília

      Eliminar
  12. Olá Emilia,

    Esse texto é super reflexivos, gosto muito dos temas que você aborda no seu blog... Miguel Torga é muito sábio na arte de escrevinhar.
    Sabe Emilia, penso que outros tempo se encaixa nesse tempo ainda em muitas coisas.Talvez falte mais humildade como antigamente...Mas o importante é viver o nosso tempo da maneira melhor possivel, porque na verdade esse agora que é o nosso tempo,bom ou ruim e nosso por direito, um presente que a vida nos deu, um presente divino, e sou agradecida por isso amiga. Um tempo dentro de outro tempo.
    Beijos Emilia e obrigada pela leitura.
    Ótima semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei este seu comentário, Smareis e muito obrigada pelas palavras tão assertivas. Na realidade é isso que temos de fazer...nada de comparações com tempos passados; este Aqui e este Agora são o nosso tempo e temos de vivê-lo da melhor maneira que pudermos e soubermos; temos que dar o nosso melhor para fazer do nosso tempo e do tempo dos outros um tempo de humanidade, de fraternidade onde nunca deverá faltar a gratidão; dvemos sempre estar gratos à vida pelo belo presnte que nos dá a cada dia que começa. Um beijinho, amiga e fique bem! Até breve!
      Emília

      Eliminar
  13. Olá Emilia, Herminia,

    É o que realmente está acontecendo, os valores retorcidos, casamentos afobados que terminam em tragédias, filhos que não respeitam os pais, e um grupo de garotas que se acham independentes, que se dizem não ter limites nem obrigações. Por sua vez, homens cruéis que maltratam mulheres.

    Eu vivi, presenciei, chorei, tantas desgraças, que não sei como consegui chegar até aqui. Dentro de minha propria família, tem um situação repetitiva e violenta, eu não aguento mais.

    Muitas noites peço a Deus que tenha misericordia de mim.

    sonia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este seu comentário deixou-me trite e preocupada, Sonia. Nem sei o que lhe dizer, a não ser que estou à sua disposição para desabafar, pois a distância não nos permite um encontro. Espero sinceramente que tudo melhore e que ganhe forçs para resolver essa situação. Coragem, amiga! Beijinhos
      Emíli

      Eliminar