quarta-feira, 28 de março de 2012

RESTOS DE SIMETRIA



Simetria da poesia.

No seu regime perverso faço versos.

Para o universo indecente de minha mente inclemente aplacar;

Eu fui traído. Por acreditar em promessas de seres corrompidos.

Fui ferido. Sangue inocente nas mãos de bandidos.

Excluído. Dos clamores por pão, só recebi migalhas ao chão;

Eu fui iludido. Por achar que podia pela noite andar.

Fui desiludido. Por pensar que alguém fosse me ajudar.

Destruído. Por acreditar que na vida se conseguisse amar;

Ontem sonhei um texto, porém, não virou poesia.

Era um texto confuso, mais voltado a fantasia.

Dele só lembro-me de partes, o resto se perdeu enquanto dormia.

Agora escrevo sobre ele, um sonho em uma noite fria.


De: António Brás Constante

E com essas partes...com esses restos vamos construir um novo coração e, com ele completamente restaurado, seguiremos em frente, acreditando sempre que na vida se consegue amar.

Emília Pinto

42 comentários:

  1. Parecem restos de um poema que aconteceu desfazendo sonhos e criando desencontros de amor.

    A vida continua e devemos lutar sempre pelo que acreditamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vida é assim mesmo, Luis! Tem alturas em que ela nos permite sonhar e de repente os sonhos caem por terra e lá temos nós de apanhar o que sobrou e continuar para a frente sempre a acreditar que amanhã vai ser melhor. Apesar dos tropeços os nossos valores têm de continuar de pé. Um beijinho e muito obrigada pela visita. Fique bem, amigo!
      Emília

      Eliminar
  2. Por entre uns restos de simetria brotará sempre alguma poesia!
    :)

    Bjinhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Fá! Mesmo com o que sobra das desilusões, dos desencontros conseguiremos escrever alguns poemas; é só preciso que o saibamos fazer e aqui é que está o problema; nem sempre temos a sabedoria necessária para olharmos mais para o positivo que para o negativo daquilo que a vida nos dá. Um beijinho e obrigada pela visita. Apareça sempre!
      Emília

      Eliminar
  3. Fragmentos de vida e dos sonhos que todos sonhamos tornarem-se um dia realidade.

    Beijinho, amiga Emília.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Ná, todos os dia a vida nos põe à prova apresentando-nos desafios que muitas vezes colocam o nosso coração em pedaços, mas ao mesmo tempos nos mostra outras faces que nos alentam e que nos levam a continuar sempre com esperança de que um dia as coisas melhorarão. Há sempre os dois lados da moeda. Um beijinho, Ná, e muito obrigada pela presença aqui. Fica bem!
      Emília

      Eliminar
  4. nem todos os sonhos viram poesia. Alguns viram outros sonhos, que depois, viram, poesia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é, George. Hoje podemos ter um pesadelo, mas amanhã é outro dia e novas emoções teremos; com certeza sonhos diferentes surgirão e, se assim o quisermos faremos deles um belo poema. O que temos de fazer é tentar interpretá-los da maneira mais positiva que conseguirmos. Muito obrigada pela visita e espero que voltes mais vezes. Um beijinho e fica bem!
      Emília

      Eliminar
  5. Olá Emília/ hermínia

    De "partes" é feita a vida...realidade e sonho.

    Poucos são os sonhos que se tornam realidade, mas tentemos ver poesia na realidade...

    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De partes é mesmo feita a vida...é feito cada dia...cada momento; temos de aprender que não é possível realizar todos os nossos sonhos, mas é-nos difícil entender certas atitudes do ser humano e por isso muitas vezes nos sentimos desiludidos. Temos, no entanto, de saber lidar com todos esses contratempos e fazer o nosso melhor para que alguma coisa mude. Um beijinho, Lisa e muito obrigada pelo carinho. Gosto muito de te ver por aqui.
      Emília

      Eliminar
  6. Hoje é aniversário de uma amiga
    muito especial para mim.
    E para todos nos blogueiros caso não a
    conhecer o endereço dela esta na postagem do blog.
    Que tal deixar seu carinho a essa pessoa
    tão especial?
    Uma linda tarde beijos no coração.
    Evanir.
    A aniversariante é a Marcia Luconi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Evanir. Com certeza se trata de uma amiga muito especial e por isso lhe desejo toda a felicidade do mundo, não só no dia do seu aniversário, mas sempre. Um beijinho para ti e um muito especial para a Marcia. Volta sempre, amiga!
      Emília

      Eliminar
  7. Emilia; Lindo gostei, mas meu rico coração rasgado ao meio e preso com um alfinete, tá mesmo a sangrar de dor.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito mesmo que o teu rico coração esteja sangrando, Santa Cruz.Penso que acontece isso a muitos de nós e por isso resolvi colocar aqui esta poesia. Dadas as circunstâncias, é impossível que não fiquemos com o coração partido ao ver gente que não tem o que colocar na mesa; doi ver que as cantinas escolares têm de continuar de portas abertas nas férias porque há crianças que têm fome. Não sei se será utopia esperar que um dia esse problema acabe, mas o certo é que espero que pelo menos se atenue. Se não sonharmos com isso não seremos capazes de pegar nos pedacinhos e com eles construir um coração novo colorido com o verde da esperança. Muito obrigada pela sua visita que sempre me agrada. Um beijo e ...continue com o seu trabalho, pois de certeza que ajudará a minorar esse sofrimento que por aí vemos.
      Emília

      Eliminar
  8. "Ontem sonhei um texto, porém, não virou poesia", bela frase.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, cantinho, muito do que sonhamos não vira poesia, mas podemos sempre contribuir para que na nossa realidade se componham, pelo menos uns versinhos de esperança. Às vezes bastam um sorriso, uma palavra amiga ou um pão para a boca.Pequenos gestos que não custam e que fazem toda a diferênça. Fica bem, amiga, e muito obrigada pela presença. Volta sempre e sê feliz! Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  9. Sonho e poesia...
    Mas será que poesia é sonho?
    E porque será que a poesia mais bela é a que o sonho trai?
    E porque é que depois do abismo, nasce a poesia?
    Ah! Se não fossem os corações em pedaços, não nasceria uma poesia tão bela como esta, nem tão verdadeiramente profunda!
    Mas depois da poesia vem o pesadelo da mensagem...
    Tudo em fragmentos, tudo desconjuntado, tudo a boiar como náufragos à espera de salvação.
    Até quando? Até que o coração do Homem acorde e se permita amar.
    Grande abraço, Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na última frase respondeste a todas as perguntas que fazes, Manuela. Quando o homem acordar e se permitir amar, o sonho não traírá a poesia e nem esta só nascerá depois do abismo; quando o homem acordar para o amor não precisaremos de fazer poesia só com o coração em pedaços...sairia um poema maravilhoso de um coração colorido de alegria e palpitante de entusiasmo; infelizmente, a situação está difícil e, por mais que tentemos, não conseguimos tirar de um poema uma mensagem de sonho ;devemos tentar, pois muitas vezes só depende de nós...só depende da maneira como o nosso coração interpreta cada verso de um poema; há alturas em que a mensagem até é bela, mas o nosso coração despedaçado só consegue ver nela um verdadeiro pesadelo. Todos sabemos que é uma utopia achar que o ser humano vai mudar em todas as suas atitudes insanas, mas, em nome daqueles que tudo fazem para que o mundo melhore, devemos continuar a acreditar e a sonhar. Felizmente que há por esse mundo afora seres humanos maravilhosos que dão o seu melhor para minorar o sofrimento dos outros e é por eles que temos o dever de tentar fazer de cada uma das nossas acções, pelo menos um verso de fé no Ser Humano. Ainda somos muitos a querer fazer da vida um maravilhoso poema! Muito obrigada pelo carinho e pelo belo comentário. É um gosto ter-te por cá. Beijinhos e até breve.
      Emília

      Eliminar
  10. Emília, boa noite!
    E tantas são as vezes que os nossos sonhos não viram poesia!

    Adorei este poema, profundamente triste e belo.

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ana, por vires aqui desejar-me boa noite.É muito bom receber um carinho.
      Na realidade é um poema que reflete um coração triste...um coração desiludido, traído. É assim que nos sentimos todos nós, infelizmente. Devemos, no entanto, contrariar essa sensação esperando que esta noite nos proporcione sonhos agradáveis para que amanhã a realidade não nos pareça um autêntico pesadelo. Se fizermos um esforço, conseguiremos com certeza ver poesia em alguns dos muitos momentos que compõem o nosso dia. É isso o que te desejo, amiga, que amanhã o teu dia seja inspirador e que consigas fazer com ele um belo poema. Um beijinho e volta sempre, pois é muito bom ter-te cá em casa.
      Emília

      Eliminar
  11. Querida amiga

    Há palavras
    que nos tocam
    a alma com
    mãos suaves...

    Embora as vezes
    pareçam tristes,
    trazem em suas essências,
    a mais bela de todas:
    a essência da esperança...


    Que haja sempre perfume
    de sonhos em tua vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A " essência da esperança" é que devemos tentar conservar, pois se a perdemos não seremos capazes de continuar a caminhada com o entusiasmo necessário para espalhar alguma poesia à nossa volta. E como bem o dizes é preciso " perfume de sonhos em nossas vidas". O que seria de nós sem esses sonhos...sem esses perfumes? Seria um autêntico pesadelo, Aluísio! Muito obrigada pela tua visita sempre cheia de poesia. Fica bem, amigo e até breve!
      Emília

      Eliminar
  12. Oi Emilia!
    Lindo...sonho ilusão e de~silusão.!
    Ontem o sol brilhava, aquecia todos os pensamentos por mais negativos que fossem ,hoje o dia é escuro, e a esperança enegrece.
    São duas fachas, são o constante da vida,a ilusão faz parte do sonho, a desilusão acaba com ele, mas pelo meio aparece a Esperança e o sonho quantas vezes não se torna realidade.
    Amiga, gostei, vamos lendo e meditando...e melhorando o que mais é preciso!
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É Hermínia, a vida é feita de contrários, é feita de partes, feita de momentos e nesses momentos há um pouco de tudo. O que temos de fazer é saber dar mais valor aos que nos deixam bem, mantendo sempre a Esperança de que as coisas sempre mudam; amanhã é um outro dia, diferente de certeza; os sonhos serão também outros, mas quem sabe, não serão textos que virarão poesia? A realidade não tem que ser só pesadelo, amiga! Temos que ver sonhos belos pelo menos em alguns momentos; eles existem, mas temos que saber vê-los. É difícil, eu sei, mas há que tentar sempre. Boa noite e que tenha bons sonhos para amanhã fazer com eles um belo poema.
      Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  13. OI EMILIA!
    UMA DIVAGAÇÃO,SOFRIDA.
    SONHOS DESFEITOS, DESILUSÕES,MAS SEM NUNCA DEIXAR DE LEMBRAR QUE SEMPRE HÁ UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL...
    ABRÇS

    Zilanicelia.blogspot.com
    Click AQUI

    ResponderEliminar
  14. Olá Zilani! Antes de mais quero agradecer-te por seguires o Começar de Novo. Espero que tenhas gostado do nosso cantinho e que voltes sempre. Com certeza que te irei visitar.
    É de facto uma divagação sofrida e um retrato perfeito dos nossos corações que muitas vezes se sentem desse jeito também. A vida nem sempre nos é fácil, mas temos que lutar pelos nossos sonhos e manter a esperança de que o ser humano acorde e se lembre de que há ainda muita luz ao fim do túnel. Eu ainda acredito muito no ser humano, amiga! Não podemos deixar de acreditar nele, não é?. Um beijinho e muito obrigada mais uma vez. Volta sempre. Até breve aí na tua casa.
    Emília

    ResponderEliminar
  15. Olá, querida Emília

    Uma excelente imagem a ilustrar este poema, que vai ao encontro das palavras deste autor.É um poema sofrido, não há dúvida. Por isso, penso que tudo pode dar em poesia, pois esta envolve todas as partes da nossa vida. Poesia-alegria, cantando a vida, poesia- tristeza quando a vida nos sorri menos...é uma forma de expressar que muitas vezes pode não ser em verso.Há prosas que exprimem tão bem os sentimentos que se podem apelidar de poéticas. Como a tua prosa Emília.E encanta-me sempre vir aqui beneficiar destas reflexões. Levo sempre comigo formas outras de ver a vida, também através do contributo de todos os que aqui vêm.

    Obrigada

    Beijinhos.

    Olinda


    P.S.

    Minhas queridas

    Sobre o encontro da próxima semana, fiz um post para que as pessoas que tenham disponibilidade tenham conhecimento disso e possam comparecer.
    Enviei um email para o endereço que a Hermínia indicou, mas não sei se o receberam, pois tenho tido problemas com o meu email. Contudo, deixo-o: olinda.melo.12@gmail.com.

    Também deixo o conteúdo da minha mensagem:

    Querida Hermínia

    Bom dia

    Desculpe não ter respondido ontem, mas não pude sentar-me um bocadinho em frente ao computador. :)

    Acho a ideia do Encontro linda. Obrigada por se terem lembrado de mim.

    Estou na região de Setúbal por isso o acesso à Gare do Oriente seria fácil.

    Mas não vou poder ir porque estou em férias com a família. Fico com muita, muita pena. :((

    Haverá outras oportunidades...

    Depois irei aos comentários.

    Beijinhos para si e para a Emília. Dêem notícias e digam como correu, sim?. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, Olinda, quero pedir desculpas em nome da Hermínia, por não te ter respondido ao e-mail. Ela recebeu, sim e reencaminhou-o para mim. Também vi o teu post anunciando esse encontro. Muito obrigada pela atenção e lamento muito que não possas comparecer; haverá outras oportunidades, sim. Obrigada também pelas palavras carinhosas para com o nosso cantinho. Na realidade podemos transmitir o que nos vai na alma de várias formas, através das palavras ditas ou escritas quer em verso ou em prosa. O que conta é que transmitamos a nossa mensagem sempre de coração aberto, um coração sincero e atento ao que dá e ao que recebe. Colocar o coração em tudo o que fazemos ou dizemos é fundamental. Sabe, Olinda, uma coisa que muito me agrada neste mundo dos blogs é esta troca de experiências; sempre se aprende muito com as reflexões que se fazem e com as diferentes formas de ver a vida das pessoas que nos visitam e a quem nós visitamos. Foi desta maneira que tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas como a Olinda cujo blog é sempre uma fonte de enriquecimento e por isso bendigo a hora em que me decidi a criar o Começar de Novo. Espero que tenhas umas boas férias e mais uma vez, muito obrigada pela visita e pela bela contribuição à mensagem deste poema. Um beijinho, amiga!
      Emília

      Eliminar
  16. Minhas Queridas
    A própria vida é...poesia! Com simetrias, assimetrias, rimando, chorando, rindo...tudo é lindo!!
    Gostei do poema com tantas ilusões e desilusões desfeitas...com sonhos que, mal sonhados, já estão derrubados!
    Mas...com os pedaços que juntarmos, com os cacos que apanharmos...quem sabe se, com outra simetria, não fazemos uma nova poesia?!!
    Soube do encontro mas...é a semana da Páscoa e a família reune-se aqui em casa. Mas havemos de pensar noutro, aqui para os nossos lados para cultivarmos um canteiro de Amizade.
    Beijo e um bom domingo de Ramos.
    Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Graça, a própria vida é poesia; cada dia é um poema diferente...alguns versos doloridos... às vezes borratados com algumas lágrimas que caiem e lá mais para a frente lá vem outro verso, desta vez cheio daquelas palavras de que tanto gostamos e que nos enchem o coração de alegria só de pensarmos nelas. E se hoje o poema não saiu como queriamos amanhã tentaremos de novo e com certeza saírá um sonho de poema.A vida é feita de pedaços e em cada um deles temos de tentar escrever pelo menos um versinho de amor...de amizade...de esperança e, principalmente um versinho de gratidão à vida por mais um dia. Claro, Graça, que pensaremos noutro encontro; este vai ser em Lisboa, porque já há muito tinhamos prometido esse encontro à Teresa do blog Optimismo em construção e, como ela agora está de férias e mora em Lisboa, resolvemos ir lá ter com ela.Muito obrigada pela sua visita e belo comentário e desejo que tenha uma feliz Páscoa junto dos seus familiares. Vai com certeza ser um dia cheio de poesia. Um beijinho, amiga e fica bem!
      Emília

      Eliminar
  17. Olá meninas. Lindo poema. Às vezes a vida nos quebra o coração, mas ainda assim, continuamos amando. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que ser, Maria José! Temos que apanhar os pedacinhos todos e com muito carinho voltar a uni-los para construir um novo coração. Temos de seguir em frente e a melhor maneira é acreditar que o dia de amanhã será melhor. Isso também depende de nós; não podemos culpar só a vida, pois ela oferece-nos vários caminhos e compete a cada um de nós escolher aquele que mais nos agrada; às vezes não dá certo...encontramos pedras, tropeçamos e muitas vezes temos de voltar atrás e escolher outro, mas temos sempre essa opção; o que importa é não desanimar e recomeçar sempre que for preciso, com muita coragem e esperança. Um beijinho e muito obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  18. Apesar dos dissabores , a esperança permanece .
    Isso é viver .

    Um beijo para as duas ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria. Dissabores temos todos os dias e a solução é enfrentá-los da melhor maneira que podemos e sabemos, sempre com a esperança de que o amanhã será melhor. Se não fosse esse
      acreditar não sei como seríamos capazes de continuar, não é verdade? Muito obrigada pelo carinho e desejo que tenhas um bom fim de semana. Beijinhos e até breve
      Emília

      Eliminar
  19. Nem sempre e como gostaríamos, beijo Lisette.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era bom que tudo fosse como sonhámos...tudo decorresse como idealizámos; a vida de vez em quando troca-nos as voltas e somos obrigados a recuar, ganhar novo fôlego e recomeçar.É assim, Lisette! Um beijinho e espero que tenhas uma Santa Páscoa. Obrigada pela visita, amiga!
      Emília

      Eliminar
  20. Os sinos vão repicar e eu venho desejar uma santa e doce Páscoa.
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Os sinos vão repicar" e os corações se encherão de poesia nesse Domingo da Ressurreição. Muito obrigada Graça e espero que tenha um Dia de Páscoa muito feliz junto de toda a sua família. Um beijinho muito especial.
      Emília

      Eliminar
  21. E eu trago-vos um trago doce de amendoas em flor e votos de Páscoa muito Feliz.

    Beijos doces, amigas Emília e Hermínia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu adoro amendoas sejam elas de que tipo forem, Ná. Muito obrigada pelo carinho da visita e desejo-te também uma Dia de Páscoa florido e cheio de sol. Um beijinho muito especial, amiga e fica bem! Até breve!
      Emília

      Eliminar
  22. Vamos sim construir um novo coração e amar...
    Beijinhos e boa Pascoa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é com esse novo coração que devemos viver esse dia de Páscoa, dia de ressurreição para a vida, para uma vida que se quer realmente nova. Beijinhos e muito obrigada pela visita. Uma Feliz Páscoa, amiga!
      Emília

      Eliminar