quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

OS MAGOS


Belchior, Baltasar e Gaspar, não seriam reis nem necessariamente três mas sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. Como não diz quantos eram, diz-se três pela quantia dos presentes oferecidos.
Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo. Assim os magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém na Judéia. Perguntaram eles ao rei sobre a criança. Este disse nada saber. Herodes alarmou-se e sentiu-se ameaçado, e pediu aos magos que, se o encontrassem, falassem a ele, pois iria adorá-lo também, embora suas intenções fossem a de matá-lo. Até que os magos chegassem ao local onde estava o menino, já havia se passado algum tempo, por causa da distância percorridas, assim a tradição atribuiu à visitação dos Magos o dia 6 de janeiro.
Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, O ouro pode representar a realeza, O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2). A mirra, resina antiséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus

Devemos aos Magos a tradição de trocar presentes no Natal. Dos seus presentes dos Magos surgiu essa tradição em celebração do nascimento de Jesus. Em diversos países a principal troca de presentes é feita não no Natal, mas no dia 6 de janeiro, e os pais muitas vezes se fantasiam de reis magos.
Quanto a seus nomes, Gaspar significa “Aquele que vai inspecionar”, Melquior quer dizer: “Meu Rei é Luz”, e Baltasar se traduz por “Deus manifesta o Rei”.
Como se pretendia dizer que representavam os reis de todo o mundo, representando as três raças humanas existentes, em idades diferentes. Assim, Melquior entregou-Lhe ouro em reconhecimento da realeza; Gaspar, incenso em reconhecimento da divindade; e Baltasar, mirra em reconhecimento da humanidade

In Wikipédia, enciclopédia livre

E com esta tradição encerra-se a época Natalícia. Esperemos que pelo menos alguma da magia vivida neste período continue durante este ano de 2010.
Felicidades para todos!

Emilia e Hermínia

10 comentários:

  1. Colocar Deus na nossa vida... e Ele nos dará tudo que necessitarmos.

    Obrigada pela visira carinhosa, tenham um bom ano de paz, amor, prosperidade.

    abraços

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Sónia e que seja sempre muito feliz. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  3. Adorei ler este post.
    Beijinho e Bom Ano

    ResponderEliminar
  4. Adorei ler este post.
    Beijinho e Bom Ano

    ResponderEliminar
  5. OLá meninas!! Belo post!!

    Passando pra desejar um ótimo final de semana!!


    Beijos!

    ResponderEliminar
  6. Olá Simone e cantinhodacsa! Ainda bem que gostaram do post; convém falar das tradições para que elas não se percam Um beijinho para as duas e que sejam muito felizes nesta nova estapa que começa para todos nós.
    Emília

    ResponderEliminar
  7. Olá,

    As tradições infelizmente vão-se perdendo e misturando com o tempo, de qualquer modo é sempre agradável ouvir uma boa explicação sobre as origens. Belo trabalho.

    Beijinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, Miguxa! Um beijinho e até breve!
    Emília

    ResponderEliminar
  9. Amigas ,Herminia e Emilia!

    Grato por nos lembrar mais uma das tradições que estão prestes a morrer.

    Reis Magos, Santos esquecidos nas tradições do Natal
    O simbolismo dos Reis Magos é muito vasto mas mais diversas interpretações.

    Para além de estão ligados intimamente às festas do Natal e deles nasceu a tradição do Papai Noel, pois os presentes nessa ocasião reproduzem os Magos do Oriente, depois de cumprida a rota que lhes indicava a Estrela de Belém...

    Continuação de uma boa semana.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  10. Também penso que é importante tudo fazer para que as tradições não morram. Obrigadas, Jacarée pela visita e pela simpatia. Um beijinho
    Emília e Hermínia

    ResponderEliminar