segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Na Literatura....


Um Nobel contra a opressão

Herta Mueller distinguida com o Prémio Nobel da Literatura. Escritora alemã "pinta a paisagem dos desfavorecidos", afirmou Academia Sueca

SÉRGIO ALMEIDA

«A Academia Sueca voltou a surpreender os observadores, ao escolher um nome que não figurava entre os favoritos. A alemã Herta Mueller é a terceira mulher distinguida com o Nobel da Literatura nos últimos seis anos.

A surpresa com que foi acolhida a decisão dos membros do júri pode ser facilmente demonstrada por uma notícia da Reuters, escassos minutos após o anúncio, em que era perguntado directamente quem é Herta Mueller, enunciando em seguida os factos mais relevantes do seu percurso.

A visão excessivamente anglo-saxónica da agência ajudará a explicar o desconhecimento, mas não totalmente: afinal, a autora de "O homem é um grande faisão sobre a terra" (Cotovia) e "A terra das ameixas verdes" (Difel) - os dois únicos títulos disponíveis em Portugal - está longe de ser uma figura literária conhecida do grande público, exceptuando a Europa Central.

Ao distinguir a escritora alemã de origem romena o júri procurou destacar "a concentração da poesia e a franqueza da prosa" reveladas por uma escrita capaz de "pintar as paisagens dos desfavorecidos".

Se cada decisão da Academia é por norma esmiuçada à luz dos seus hipotéticos significados políticos, a deste ano não é excepção. Em plenas comemorações do 20ª aniversário da queda do Muro de Berlim, é impossível não ver no simbolismo da escolha um apelo ao diálogo intercultural no seio de uma Europa em evidente crise identitária.

"É um caso de escrita europeia. Ela saiu da Roménia antes da queda do Muro de Berlim. Dá uma imagem do que é a Europa antes disso", salientou à Lusa João Barrento, responsável pela tradução de "O homem é um grande faisão sobre a terra", que, pese embora o profundo conhecimento da cultura germânica, destacou a surpresa pela preferência da Academia por "uma escritora relativamente desconhecida".

Quando abandonou o país natal em 1985, Mueller era uma autora acossada pelo regime de Niculae Ceaucescu, cuja podridão denunciou em sucessivos livros. Mas não foi só a literatura que lhe trouxe dissabores com o regime totalitário: depois de se ter recusado a ser informadora da polícia secreta, foi despedida da fábrica onde trabalhava e perseguida pela Securitate.»

in, Jornal de Notícias


Gostei que tivessem dado o prémio a Herta Mueller. E vós, amigos?

Emília Pinto

32 comentários:

  1. Confesso, amiga querida, que não conhecia absolutamente nada desta escritora, mas eis que aí surge um convite para conhecê-la.
    Deve ter sido escolhida com louvor!
    Emília, devo aqui agradecer por tanto carinho, pelas tantas palavras atenciosas sempre presentes lá no meu blog.
    Não sei nem como retribuir tamanha atenção e carinho...
    Obrigada, querida!

    ResponderEliminar
  2. Não conheço as suas facetas, mas de uma coisa tenho a certeza se foi escolhida e premiada não foi por acaso. Concerteza que é uma pessoa com muito valor. Boa semana. Bjo.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns E e H

    Embora não sendo muito conhecida é Uma otima escritora de um gandioso talento.
    Sua coragem é de louvar.

    Exelente semana.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Parabéns a Herta Mueller.Este prémio vai permitir-lhe reconhecimento.Eu por acaso não a conhecia.Pelas palavras aqui escritas,ela mereceu por ser uma escritora e mulher de grande talento e carácter.

    Jocas gordas
    Lena
    da Aldeia
    e do Clube das Mulheres Beirãs

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, Nade pelo carinho da visita. Também não conhecia esta escritora, mas, sempre se preocupou com os mais desfavorecidos e por isso tem todo o meu apreço. Um beijinho, amiga e até breve
    Emília

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, Jacaree pela visita. Um beijinho e que tenha uma boa semana. Até logo
    Emília

    ResponderEliminar
  7. Dedicando a sua escrita àqueles que mais precisam é de certeza um pessoa com muito valor e pt merecedora do prémio. É de pessoas destas que o mundo precisa.Um beijinho, Kotta e obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, Helena pela visita. É sempre muito bom vê-la em nossa casinha. Um beijinho e tenha uma boa semana.Até logo, amiga.
    Emília

    ResponderEliminar
  9. ♥ ♥ ♥
    *´¨)♥ ♥ ♥
    ¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
    (¸.•´ (¸.•` * *´¨) ♥ ♥
    ♥ ♥ ♥
    NÃO É POSSÍVEL EXISTIR
    NAQUILO QUE VOCÊ NÃO FOI,
    NAQUILO QUE VOCÊ NÃO VIVEU.
    MAS É POSSÍVEL CRESCER, ATRAVÉS
    DAQUILO QUE VOCÊ TENTOU,
    DAQUILO QUE VOCÊ BUSCOU,
    DAQUILO QUE VOCÊ SENTIU.
    ♥ ♥ ♥ ♥

    BUSCA A TI MESMO SEMPRE, E TUDO NESTA VIDA
    VIRÁ A TEU ENCONTRO, ESTE É MEU EXERCÍCIO DIARIO....
    Muita paz, luz
    e tranquilidade!
    ♥ ♥ ♥
    *´¨) ♥ ♥
    ¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
    (¸.•´ (¸.• LUZ EM SEU CAMINHAR...
    *´¨)♥ ♥ ♥
    ¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
    (¸.•´ (¸.•` * *´¨) ♥ ♥
    Tenha uma boa semana
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Obrigada, Princesa pelo comentário sempre tão bonito. Esse exercício diário devíamos fazê-lo todos.Um beijinho e até breve
    Emília

    ResponderEliminar
  11. OI Emilia
    Desconhecimento total da escritora, mas é enriquecedor termos acesso a esta notavél Se nhora .Alma grandiosa, para revelar o mundo dos desfavorecidos, desmacarar nos seus livros o regime, ser perseguida,MULHER DE CORAGEM , isto merece o prédio Nobel.
    Parabéns Emilia, por trazer ao nosso blogue algo que nos ajuda a meditar , aprende-se até morrer..
    Até breve

    Herminia

    ResponderEliminar
  12. Escutei a notícia, não conheço a escritora, mas penso que o título do livro "O homem é um grande faisão sobre a terra", mostra que deve ser uma mulher de coragem, sem medos e com grande experiência daquilo que foi o regime de Ceaucescu.
    As mulheres são corajosas...São mães.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Também não a conhecia, mas, como gosto de pessoas assim, achei por bem prestar-lhe a homenagem do Começar de novo; acho que prémios destes deveriam ser sempre atribuídos a pessoas que fazem algo pelos outros e parece-me que isso está a ser feito.
    Um beijinho, Hermínia e ainda bem que gostou.
    Emília

    ResponderEliminar
  14. Obrigada, cantinhodacasa, pelo comentário.Gostei imenso da sua última frase« As mulheres são corajosas...São mães » Está tudo dito e bem dito. Beijinhos e volte sempre!
    Emília

    ResponderEliminar
  15. Uma escritora alemã nascida na Romenia, sua vida marcada pela ditadura , foi corajosa com seus relatos duríssimas sobre a vida Roménia sob o regime comunista . Uma mulher destemida, que escrevia com franqueza, sem medo.
    Nada mais que justo e bem merecido este premio.
    Um bravo livro de sua obra:
    A terra das ameixas verdes

    Amigas parabens pela postagem, tornando a todos um reconhecimento merecido.

    ResponderEliminar
  16. Obrigada, Andresa. O meu próximo livro a comprar vai de certeza ser um destes; gosto muito de ler e não posso deixar de conhecer a escrita desta fantástica mulher. Um beijinho e volte sempre com os seus belos comentários
    Emília

    ResponderEliminar
  17. Obrigado pela visita sempre com muito carinho

    De todas as flores que colhemos nos campos, a Amizade é o único sentimento que os ventos podem soprar, mas, suas pétalas jamais cairão *

    Tenha uma boa noite e amanhã um bom dia
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Obrigada, Princesa.Não há nada que leve uma boa amizade; pode até levar alguns amigos, mas os AMIGOS esses ficam de pé por mais forte que seja o vento. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  19. Boa Noite Amigas!

    Saltitando por aqui
    deixo sussurros de amizade nos vossos ouvidos.
    Borrifes de Jacarée

    ResponderEliminar
  20. Olá amigo. Nunca estive muito perto de um jacarée ...por isso nem imaginar como são os borrifos; no entanto, como estes vêm de longe não pode haver perigo e, depois são de um amigo, portanto há que agradecer. Volte sempre. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  21. O que ocorreu com os dois ultimos ganhadores do Prêmio Nobel, foi surpresa pra todo mundo. Mas isso é bom e demonstra que a academia tem automia e não é influenciada pela mídia.

    Gostei do blog. Parabéns!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  22. Seja bem-vindo J. Araújo! Fiquei muito feliz por ter gostado do nosso blog e espero que apareça mais vezes. Também fiquei encantada com os 2 prémios Nobel a que se refere. Está na hora de se mudar de atitudes e mentalidades. Muito obrigada pela visita e volte sempre. Um abraço
    Emília

    ResponderEliminar
  23. Este é o ano das boas surpresas no que respeita ao prémio NObel: o da paz e agora o da Literatura! Um, é base para um futuro com esperança; outra, fala de um passado dificil e com coragem.
    Um beijo.
    Graça

    ResponderEliminar
  24. Agradaram-me muito estes dois prémios, precisamente por aquilo que representam; um serve para nos recordar os horrores do passado, tentando assim evitar que coisas destas voltem a acontecer; infelizmente o homem continua a praticá-los, mas deve-se insistir; há-de chegar a hora em que o ser humano aprenda. O da paz faz-nos, como a Graça bem diz, ver o futuro com mais esperança.Muito obrigada pela visita e pelos comentários sempre muito assertivos. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  25. Olá, é a primeira vez que visito o blog e adorei. Sempre que possivel passarei por aqui.

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  26. Seja bem-vinda,Ná!Que bom que gostou do começar de Novo! Esperaremos as suas visitas, com todo o gosto. Um beijinho e muito obrigada
    Emília

    ResponderEliminar
  27. Este blog é muito bom. Passarei sempre por aqui.

    "Uma amizade verdadeira ultrapassa todas as barreiras, ouve, vê, colhe, dá, não acaba jamais"

    abraços

    ResponderEliminar
  28. Seja bem-vinda, Sónia. É sempre bom fazer novos amigos. Já fui visitar o seu cantinho e gostei muito. Pode ter a certeza que estarei lá com frequência. Obrigada pelas simpáticas palavras e volte sempre. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  29. Bom dia meninas!!!
    Tem um montão de selinhos la para vcs...
    Um belo fim de semana!!!
    bjks
    Chrys
    ;)

    ResponderEliminar
  30. Olá faces de Mulher. Muito obrigada pelos selinhos. Para a semana pega-lo-emos. Um beijo e obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar
  31. H e E!

    "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
    mas na intensidade com que acontecem.
    Por isso existem momentos inesquecíveis,
    coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

    Fernando Pessoa

    Otimo fim-de-semana.
    Borrifes de Jacarée

    ResponderEliminar
  32. Como sempre, muito simpático, desta vez com uma quadra muito profunda de Pessoa.Muito obrigada e um bom fim de semana para o Jacarée também
    Emília

    ResponderEliminar